Tabela De Cores Quentes E Frias?
Antes de entender o uso das cores frias em diferentes âmbitos, é importante lembrar que o seu uso, assim como o seu efeito, sempre será influenciado pela quantidade de luz. Assim como apesar do significado das cores existir e ser comprovado por campos tanto da psicologia, comunicação visual ou medicina, a sua percepção sempre é associada a um contexto. Um bom exemplo é o uso de cores frias em momentos dramáticos ou tristes de filmes, por exemplo, mas que também podem representar paz, tranquilidade e natureza em outras cenas. A composição é imprescindível.
Conteúdo
Quais são as cores frias
As cores estão em todos os lugares, muito além do que vemos, são o que sentimos e até escrevemos. As sensações visuais e seus efeitos são um dos fatores que permitem categorizá-las em cores frias, quentes, neutras, dentre outras. A divisão de cores está relacionada com a sua temperatura e com as sensações térmicas e psicológicas que estas produzem no ser humano, assim como a relação que têm com o ambiente das pessoas.
Deste modo, estabeleceu-se uma classificação em cores frias e quentes, que está inserida no que se denomina um círculo cromático. Para conhecer com detalhe que cores correspondem a cada tipologia, no do umCOMO explicamos quais são as cores frias, seus critérios e usos mais frequentes.
Também lhe pode interessar: Quais são as cores quentes
- Cores frias
- Significado das cores frias
- Cores frias e cores quentes
Cores frias
No círculo cromático, estabelece-se uma faixa cromática harmônica, a qual podemos definir como uma escala de cores em que os tons vão sendo suavizados e agrupados de tal maneira que se identificam duas faixas de cores diferentes: a faixa fria e a faixa quente.
Quais são as cores frias
- Azul;
- Turquesa;
- Cíano;
- Índigo;
- Violeta;
- Magenta.
Os tons básicos das cores frias ficam entre azul, verde e ciano, sendo que a sua única cor primária é o azul. As cores frias incluem a faixa que vai do verde até ao violeta passando pelo azul. De fato, as cores frias são todas aquelas em que participa o azul, entre as cores que encontramos, concretamente, o verde, o turquesa, o cíano, o azul, o índigo e o violeta. Dessa forma, é importante destacar que o verde e o magenta são cores limite, por isso, conforme sua intensidade ou tonalidade podem ser identificados em uma faixa ou outra.
Imagem: Reprodução/saibadesign.wordpress.com
Significado das cores frias
Na psicologia das cores, as cores frias transmitem sensações de frio, tranquilidade e conforto. As cores frias também costumam ser associadas com o amanhecer, a noite e elementos como a água ou o gelo. Os tons frios, que vão do azul ao branco, estão associados ao bem-estar, tranquilidade e calma. Mas também está relacionado a pessoas tranquilas, pacientes e organizadas. [1]
Psicologia das cores
As cores frias, atendendo à psicologia da cor, costumam se associar aos seguintes conceitos:
- Serenidade;
- Passividade;
- Sentimentalismo;
- Amplitude;
- Distância;
- Excesso de frio.
Antes de entender o uso das cores frias em diferentes âmbitos, é importante lembrar que o seu uso, assim como o seu efeito, sempre será influenciado pela quantidade de luz. Assim como apesar do significado das cores existir e ser comprovado por campos tanto da psicologia, comunicação visual ou medicina, a sua percepção sempre é associada a um contexto. Um bom exemplo é o uso de cores frias em momentos dramáticos ou tristes de filmes, por exemplo, mas que também podem representar paz, tranquilidade e natureza em outras cenas. A composição é imprescindível.
Imagem: asesoriamoda.com
Audiovisual
Uma referência clássica do uso das cores frias na estética audiovisual são filmes de ficção científica ou ambientes hospitalares e mais assépticos, por exemplo. No cinema, por exemplo, é comum jogar com cores frias e quentes para criar um efeito de contraste e, consequentemente, destaque. Apresentar um protagonista vestindo cores quentes em um ambiente de cores frias é uma das maneiras de destacá-lo.
Imagem: Reprodução/Twitter/@cinemapalettes
Comunicação
Já na publicidade, as cores frias estão associadas a higiene e credibilidade. Esse critério sempre é considerado na hora elaborar peças publicitárias, logos e informes.
Arquitetura e decoração
Já na arquitetura e decoração, as cores frias podem ser um recurso para criar ambientes tranquilos, mais produtivos ou dar a sensação de espaços mais amplos.
Arte
Na arte, apesar de muitas vezes não ter um sentido explícito, a psicologia das cores costuma ser considerada pelos artistas junto a outros fatores como a ótica-sensível e simbolismo cultural ou estrutural. Estudos afirmam, aliás, que o uso simbólico das cores é perceptível em todas as civilizações estudadas até agora.
Imagem: Reprodução/Amendoeira em Flor, Vincent Van Gogh
Cores frias e cores quentes
Entender as interações das cores frias com as cores quentes pode fazer toda a diferença no sucesso do efeito desejado. Como explicado, um dos efeitos é o destaque de um elemento, mas elas também podem ser combinadas como complementares. O simples fato de você usar azul em uma composição não faz da sua paleta uma paleta de cores frias, tudo dependerá de como essas cores são trabalhadas. Por isso, sugerimos que você também entenda a fundo quais são as cores quentes, seus significados e usos frequentes.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as cores frias, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.
Referências
- GALLARDO PRADAS, Claudia. Psicologia-Online. Significado das cores na psicologia. Disponível em: . Acesso em 11 de março de 2020.
Cores Quentes
As cores quentes são o amarelo, o laranja e o vermelho.
Elas correspondem às cores que transmitem sensação de calor, uma vez que estão associadas ao sol, ao fogo e ao sangue.
Do ponto de vista psicológico, tons quentes estimulam a alegria, entusiasmo e vivacidade, trazendo energia e disposição.
Entretanto, dependendo de como são empregados, podem sugerir a agressividade e a impulsividade.
Cores Quentes Básicas: Amarelo, Laranja e Vermelho
1. Amarelo
O amarelo é uma cor muito associada ao sol. Assim, essa tonalidade carrega a alegria de um dia de verão, sugerindo vivacidade, luz e prosperidade, pois é também relacionada à riqueza do ouro.
Essa cor na decoração e nas paredes pode ajudar a trazer concentração e luminosidade, portanto é recomendada para lugares em que incide pouca luz natural e ambientes de trabalho.
2. Laranja
O laranja, mistura de amarelo com vermelho, é uma cor relacionada à criatividade, comunicação e entusiasmo.
Entretanto, em pessoas nervosas pode estimular a irritação e ansiedade. Por isso, não se deve exagerar no uso dessa cor nos ambientes.
3. Vermelho
Podemos dizer que o vermelho é uma cor que remete a sensações contraditórias. Ao passo que essa cor simboliza o amor, a entrega e a paixão; pode também despertar sentimentos de fúria e agressividade.
É ainda associada ao sangue e ao coração.
Nos ambientes deve ser usada com parcimônia, mas se bem utilizada estimula o acolhimento e abre o apetite.
Cores Quentes e Cores Frias
No conceito da “Temperatura das Cores” ficou estabelecido que:
- as “cores quentes” são aquelas associadas ao fogo: amarelo, laranja e vermelho;
- as “cores frias” estão associadas à água e ao frio: azul, verde e violeta.
Essa classificação foi criada pelo psicólogo alemão Wilhelm Wundt (1832-1920) com o intuito de designar as sensações que cada bloco de cor gera no ser humano.
Segundo ele, as cores quentes são dinâmicas e estimulantes, as quais estão associados à vitalidade, excitação, alegria e movimento.
Já as cores frias, são as cores estáticas e suaves e, portanto, estão associados aos efeitos calmantes e tranquilizantes.
Círculo de Cores
O círculo de cores é composto pelas doze cores do espectro (vermelho, azul, amarelo, verde, laranja, roxo, vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado, amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado, azul-arroxeado, azul-esverdeado).
Círculo Cromático
As três principais cores quentes, situadas no lado direito do círculo, são o amarelo, o laranja e o vermelho, além das cores terciárias que surgem da mistura entre elas, a saber: vermelho-alaranjado e amarelo-alaranjado.
Cores Frias e Cores Neutras
As cores frias recebem esse nome uma vez que são as cores que transmitem sensação de frio, associadas ao gelo, à água e à lua.
Já, as cores neutras, diferente das cores quentes e frias, não estão associadas às sensações de calor e de frio, uma vez que possuem pouca reflexão da luz, por exemplo, os tons acinzentados, marrons e pastéis.
Complemente sua pesquisa, com a leitura dos artigos:
- Características das Cores
- Cores Primárias
- Cores Secundárias
- Cores Terciárias
- Cores Análogas
- Cores Complementares