Significado Da Cor Marrom Na Menstruação: O Que Indica?
Sangramento rosa e aguado que aconteça irregularmente (sem um padrão e não relacionado ao seu ciclo menstrual) pode ser um sinal de câncer cervical e deve ser examinado por seu(ua) médico(a) (6).
Conteúdo
- Cor do sangue menstrual: marrom, preto ou vermelho? Isso importa?
- O que significam as diferentes tonalidades do sangue menstrual?
- Sangue menstrual preto, marrom ou vermelho escuro
- Sangue menstrual vermelho vivo
- Sangue menstrual rosa
- Sangue menstrual cinza
- Menstruação marrom escura ou preta: 6 causas e o que fazer
- Principais causas
- Quando ir ao médico
Cor do sangue menstrual: marrom, preto ou vermelho? Isso importa?
Você já deve ter notado que a cor do seu sangue menstrual varia. Às vezes é um pouco marrom ou quase preto, depois fica um tom brilhante escarlate.
Acompanhe o seu ciclo menstrual todo mês com o Clue app
No geral, são as condições de saúde que têm mais probabilidade de afetar a frequência e duração da sua menstruação do que a aparência dela – mas existem algumas razões para o sangue da sua menstruação poder variar de cor.
O que significam as diferentes tonalidades do sangue menstrual?
Sangue (e tecido) mudam de cor dependendo de quanto tempo eles foram expostos à oxigenação do ar. Imagine quando você corta a sua pele – sangue vermelho sai desse novo ferimento. Se você coloca um curativo e olha no dia seguinte, você vai ver que aquele sangue que era vermelho ficou marrom. A cor do sangue parece mais escura porque ele reagiu com o oxigênio, e a maioria da água presente no sangue evaporou, o que faz a pigmentação ficar mais concentrada.
Seu endométrio é o revestimento interno do seu útero, e é onde um óvulo fertilizado se implanta e cresce. O endométrio é feito de tecidos altamente vascularizados com artérias especiais em forma de espiral (1). Isso fornece ao óvulo fecundado um acesso fácil e rápido ao suprimento de sangue fresco (que carrega nutrientes e oxigênio), para então poder começar a se desenvolver.
Quando você menstrua, essas artérias espiraladas se contraem, e na verdade limitam a perda do fluxo sanguíneo (1,2). Depois da contração dessas artérias, o endométrio começa a se romper em pedaços desde as camadas profundas do útero (3). O seu endométrio não se separa tudo de uma vez, é uma separação lenta, controlada, e demora para que o tecido do endométrio faça todo o caminho através do seu colo do útero e pela vagina. Esse sangue inicial pode parecer vermelho escuro ou marrom, ou até mesmo preto, porque leva um tempo para sair de seu corpo.
Durante o rompimento dos tecidos, eles deixam pedaços rompidos de vasos sanguíneos que continuam a sangrar (3,4). É daí que vem o sangue vermelho vivo que você pode ver durante a menstruação. Eventualmente plaquetas (pedaços de células envoltas em sangue coagulado) são ativadas para se unirem e formarem uma barreira que bloqueia o sangramento, fazendo com que a menstruação cesse (2).
Assim que o sangramento recua ao fim da menstruação, ele pode novamente ter tonalidade vermelha escura ou marrom.
Sangue menstrual preto, marrom ou vermelho escuro
No começo ou no final de sua menstruação, o sangue pode ser marrom/vermelho escuro e ter uma consistência grossa – mas também é normal que os primeiros sinais da sua menstruação sejam de tom vermelho vibrante e mais líquido.
Se o sangue parecer mais amarronzado no começo ou no final, é porque o sangue é mais velho e demorou mais para sair do seu útero. O revestimento uterino fica mais escuro conforme demora mais para sair do corpo.
Coágulos na menstruação também são normais nos dias mais intensos e podem vir em vermelho escuro ou quase preto também.
Sangue menstrual vermelho vivo
O fluxo menstrual fica mais pesado geralmente no segundo ou terceiro dia do ciclo, à medida que o revestimento uterino sai mais rápido. A cor vermelha mais viva é do novo sangue que não teve muito tempo de escurecer antes de deixar o seu corpo.
Sangue menstrual rosa
Sangramento de escape é qualquer sangramento que aconteça fora do seu ciclo regular. Algumas pessoas tem sangramento de escape no meio do ciclo, também conhecido como sangramento de ovulação (4,5). O sangramento que se mistura com o fluído fértil cervical pode aparentar ser vermelho claro ou rosa para algumas pessoas.
Sangramento rosa e aguado que aconteça irregularmente (sem um padrão e não relacionado ao seu ciclo menstrual) pode ser um sinal de câncer cervical e deve ser examinado por seu(ua) médico(a) (6).
Sangue menstrual cinza
Se você tem um fluido cinza, isso pode ser sinal de alguma infecção. Se você tem sangramento pesado com pedaços de tecidos acinzentado, isso pode ser sinal de um aborto espontâneo. Consulte médicos(as) para ambas as situações.
O significado da cor da menstruação ainda é mal compreendido.
Uma empresa até arrecadou milhares de dólares no Kickstarter para construir um “coletor menstrual inteligente” que analisaria a cor do sangue.
A saúde reprodutiva e menstrual ainda não é completamente compreendida e deixada de lado quando comparada a outros aspectos da saúde. A falta de uma educação apropriada e pesquisa sobre saúde feminina impacta negativamente pessoas no mundo inteiro de diversas formas.
Uma variação na cor do sangue menstrual é normal, e não significa nada sério.
Mudanças na cor do sangue da menstruação não são algo para se preocupar. Mas preste atenção ao volume do seu fluxo menstrual, mudanças na duração do ciclo e dor, já que essas coisas podem indicar outras condições.
Artigo publicado originalmente em 19 de outubro de 2017.
Menstruação marrom escura ou preta: 6 causas e o que fazer
A menstruação escura e em pouca quantidade normalmente é normal e não indica qualquer tipo de problema de saúde, especialmente se surgir no início ou no final da menstruação. No entanto, quando este tipo de menstruação é recorrente, pode também ser sinal de alterações hormonais, problemas no útero, estresse ou doenças sexualmente transmissíveis, por exemplo.
Além disso, quando a mulher começa a tomar a pílula anticoncepcional pela primeira vez, troca de pílula ou utiliza a pílula do dia seguinte, a menstruação também pode ficar mais escura ou tipo borra de café, voltando ao normal no próximo ciclo.
O ideal é que sempre que a coloração da menstruação provoca algum tipo de dúvida, se faça uma consulta com o ginecologista, para entender se existe alguma causa que precise de tratamento mais adequado. Veja as principais dúvidas sobre a menstruação.
Principais causas
A menstruação preta, marrom ou tipo borra de café, pode ser causada por:
1. Alterações emocionais
Algumas alterações do estado emocional da mulher, como excesso de estresse ou desenvolvimento de depressão, podem afetar a estrutura do útero, diminuindo a espessura das suas paredes. Como consequência, há atraso na descamação das parede uterina, facilitando a oxidação do sangue e tornando a menstruação mais escura.
O que fazer: Nesses casos é importante investir em atividades que ajudem a promover a sensação de bem estar, como praticar atividade física ou outras atividades que ajudem a relaxar.
2. Alterações hormonais e menopausa
Quando surgem alterações hormonais provocadas por problemas de tireoide, ou até mesmo, pela menopausa é muito comum que a menstruação fique escura e em pouca quantidade. Essa alteração também é muito comum ao trocar a pílula anticoncepcional ou quando a mulher já não está amamentando com muita frequência e a pílula da amamentação não está sendo suficiente para não haver nenhum sangramento.
O que fazer: No caso da menstruação escura ser devido a problemas na tireoide, é importante que sejam verificados os níveis de hormônios da tireoide para que o ginecologista possa indicar o melhor tratamento caso haja necessidade.
Quando acontece devido à menopausa ou troca da pílula anticoncepcional, não é necessário realizar qualquer tipo de tratamento, no entanto caso outros sintomas estejam presentes, é importante consultar o ginecologista para que possa ser feita uma avaliação.
3. Infecções sexualmente transmissíveis
Algumas infecções sexualmente transmissíveis causadas por bactérias, como clamídia e gonorreia, podem provocar uma degradação mais rápida do sangue da menstruação, tornando o sangue menstrual mais escuro. Além disso, este tipo de menstruação geralmente é acompanhada de cheiro fétido, corrimento marrom antes ou depois da menstruação, dor pélvica e febre acima de 38º C. Confira outros sinais e sintomas que podem indicar alguma IST.
O que fazer: Na presença de sinais e sintomas indicativos de IST, é importante que o médico seja consultado para que possa ser iniciado o tratamento com o antibiótico mais adequado. Além disso, é recomendado que o casal realize o tratamento, mesmo que não existam sintomas, pois dessa forma é possível prevenir reinfecção.
4. Endometriose
A endometriose consiste no crescimento de tecido endometrial fora do útero, podendo provocar fortes dores na região pélvica e sangramentos escuros, tipo borra de café, que podem acontecer tanto durante o ciclo menstrual como fora do ciclo. Nestes casos, a menstruação além de escura também é mais prolongada, podendo demorar mais de 7 dias para acabar.
O que fazer: Em caso de suspeita deve-se ir ao ginecologista para que possam ser realizados exames que avaliam o útero e a região pélvica como um todo e, assim, seja possível verificar a gravidade da endometriose e a necessidade de realizar cirurgia para tratar a endometriose.
5. Pós-parto
Uma outra situação em que a menstruação escura é normal, é no período pós-parto em que o útero demora cerca de 45 dias, para voltar ao tamanho normal, havendo sangramento durante todo esse período. Nessa fase esse sangramento, não é exatamente a menstruação, mas a coloração é escura e pode confundir muitas mulheres, mas esta é uma situação normal e esperada.
O que fazer: Caso o sangramento seja persistente e seja verificado o aparecimento de outros sintomas, é importante consultar o ginecologista para que seja feita uma avaliação e, assim, ser possível saber se é normal ou se é necessário realizar tratamento.
6. Gravidez
A presença de um pequeno sangramento rosa, marrom ou vermelho escuro é considerado normal nas primeiras semanas de gravidez, sendo normalmente indicativo de que o embrião foi implantado na parede do útero.
No entanto, quando a “menstruação” escura acontece nas fases finais da gravidez ou é acompanhada por outros sintomas como dor abdominal, do no ombro, tontura ou cansaço excessivo, pode ser indicativo de gravidez ectópica ou aborto.
O que fazer: Caso a menstruação escura acontece mais para o fim da gestação, é importante que o médico seja consultado imediatamente para que sejam feitos exames que permitam avaliar o desenvolvimento da gravidez e possa ser identificada a causa dos sintomas.
Quando ir ao médico
Normalmente alterações no sangramento menstrual são normais e não indicam problemas, mas o ginecologista deve ser consultado se também surgirem outros sintomas ou sinais como:
- Menstruação que dura mais de 7 dias;
- Ficar sem menstruar por mais de 3 meses;
- Ter sangramentos de escape;
- Dor na região íntima;
- Febre acima de 38º C;
- Tonturas;
- Palidez na pele ou abaixo das unhas.
Também é importante lembrar que em casos de suspeita de gravidez, o aparecimento de sangramentos escuros, em pedaços ou em grandes quantidades também é motivo para procurar o médico porque pode se tratar de um aborto espontâneo, e pode ser necessário fazer uma curetagem para limpar o útero. Confira os sinais e sintomas que podem indicar um aborto espontâneo.
94% dos leitores acham este conteúdo útil (7094 avaliações)
Obrigado pela sua mensagem.