Qual Tipo De Papel Para Certificado?
Se você pretende imprimir o seu certificado em uma impressora doméstica, é recomendável comprar um pacote de folhas A4 ao invés da folha inteira, assim o papel já vem no tamanho ideal para impressão.
Conteúdo
Qual o melhor papel para imprimir certificado em casa
Existem várias opções de papel para imprimir certificados, mas o papel vergê é altamente recomendado devido à sua textura, peso e rugosidade, que conferem sofisticação, durabilidade e um acabamento excelente ao documento.
Papel vergê é o mais usado na impressão de certificados
A textura do papel vergê é um dos seus principais atrativos, pois confere uma sensação suave ao toque. No entanto, essa textura pode diminuir um pouco a qualidade da impressão para imagens. O papel vergê também oferece uma variedade de gramaturas , que variam de 80 a 180 g/m² aproximadamente.
A escolha do papel para a impressão de certificados e diplomas pode depender do curso ou atividade para a qual serão utilizados, bem como do investimento desejado em impressão e custo do papel.
Por essa razão, o papel vergê é uma opção popular como um dos melhores papéis gráficos , pois combina qualidade, sofisticação e boa impressão a um custo acessível.
No entanto, é importante ressaltar que existem outras opções de papel disponíveis para impressão.
Sugestões de papel para certificado
Talvez você seja um professor de curso livre procurando opções de folha para imprimir os diplomas dos seus alunos, ou até mesmo um estudante que concluiu um curso online e deseja imprimir o seu certificado em uma impressora doméstica. Aqui vão algumas dicas de papel:
- Papel Couché 180g: é um tipo de papel revestido que oferece uma superfície lisa e brilhante, o que resulta em uma impressão de alta qualidade e cores vibrantes.
- Papel Linho 180g: possui uma textura semelhante ao tecido de linho, conferindo elegância e sofisticação aos certificados e é também muito utilizado para imprimir convites de casamento .
- Papel Reciclado 180g: se você valoriza a sustentabilidade, o papel reciclado é uma opção ecologicamente correta. Ele pode apresentar uma textura leve e um tom levemente amarelado.
- Papel Opaline 180g: é um papel de alta qualidade, suave ao toque e com uma aparência elegante. É uma ótima opção para certificados que exigem um acabamento refinado.
- Papel Color Plus 180g: é mais acessível em termos de preço e garante qualidade para a impressão de certificados. Ele é conhecido por sua ampla variedade de cores vibrantes, o que permite criar certificados com visual chamativo e personalizado.
Dicas para uma impressão de boa qualidade
Atente-se a essas dicas para garantir um bom resultado na impressão de certificados.
Tamanho do papel
Se você pretende imprimir o seu certificado em uma impressora doméstica, é recomendável comprar um pacote de folhas A4 ao invés da folha inteira, assim o papel já vem no tamanho ideal para impressão.
Gramatura do papel
A gramatura é basicamente a grossura do papel, geralmente os diplomas e certificados são impressos em uma folha mais encorpada.
Para ter uma noção, a tradicional folha sulfite A4 tem a gramatura de 75g, então, o ideal é optar por uma folha com gramatura superior à 100g. A impressora doméstica consegue fazer uma boa impressão em papéis até 180g.
Impressão de certificado: conheça técnicas e papéis recomendados
Vamos conversar sobre impressão de certificado?
Os certificados simbolizam vitória e o fechamento de um ciclo importante na vida da pessoa que está finalizando determinada formação, principalmente nos casos de graduação, os quais envolvem cerimônias solenes para a entrega dos mesmos.
Inclusive, muitas pessoas costumam fazer uma cópia autenticada em cartório do arquivo e emoldurar o certificado original na parede de sua residência ou ambiente profissional, valorizando a sua conquista.
Ou seja, não é um simples papel e trata-se de um documento importante que precisa ser bastante resistente, visto que ele pode ser requisitado em entrevistas de emprego ou mesmo em concursos públicos para fins de validação do seu nível de ensino.
Papel vergê é bom para impressão de certificado?
A impressão de certificado pode ser feita com diferentes tipos de papel, porém o papel vergê é o mais recomendado por conta de sua textura, gramatura e rugosidade que conferem sofisticação, resistência e ótimo acabamento ao documento.
O vergê trata-se de um papel mais grosso que o sulfite e mais fino que a cartolina, possui textura levemente rugosa, pequenas linhas paralelas em sua superfície e gramatura que varia geralmente de 80 a 180 g/m².
Veja no link a seguir como escolher a gramatura de papel para material impresso.
Vale destacar também que o preço do papel vergê costuma ser bastante acessível e que ele oferece ótimo resultado nos casos de uso de cores diferenciadas, como o dourado, por exemplo.
Sendo assim, pode-se afirmar que o papel vergê é um dos mais recomendados para a impressão de certificado de cursos superiores.
Já em casos de cursos de aperfeiçoamento ou de conhecimento complementar, é bastante comum o uso de outros papéis mais populares, como o offset e couchê, por exemplo, visto que se tratam de documentos que não demandam de tanta resistência, sofisticação ou mesmo valor afetivo como no caso de um certificado de graduação.
Acesse o link a seguir para saber mais sobre os tipos de papel couché.
O importante é sempre priorizar o objetivo do seu material gráfico impresso e investir em soluções que entregarão o resultado e a qualidade que você deseja.
A PrintStore é referência em impressão digital e atende com qualidade e rapidez seus pedidos. Entre em contato para conhecer nossas soluções para empresas, a plataforma web to print e o serviço de impressão de livros sob demanda para editoras e autores independentes.