Qual o melhor DNS para IPTV?
Para analisarmos a velocidade com que os servidores DNS resolvem uma consulta de um domínio e respondem com o respectivo IP, foi utilizada a ferramenta DNS Benchmark. Foram feitos cinco testes distintos e utilizadas as médias de velocidade de resposta.
Conteúdo
Os 6 melhores servidores DNS públicos de 2023
Se você está pensando em mudar de DNS, seja por segurança ou desempenho, veio ao lugar certo. Confira a nossa lista das seis melhores opções de DNS públicas para você utilizar.
Por Nicolas Muller
em 03/03/2023 16:55
Um DNS (Domain Name System) é um sistema que traduz os nomes de domínio que você insere em um navegador para os endereços IP necessários para acessar esses sites, e os melhores servidores DNS fornecem o melhor serviço possível.
Seu ISP atribuirá servidores DNS sempre que você se conectar à internet, mas nem sempre é a melhor escolha de servidor DNS disponível. Servidores DNS lentos podem causar um atraso antes que os sites comecem a carregar, e se o seu servidor às vezes cair, você não conseguirá acessar nenhum site.
Mudar para um servidor DNS público gratuito pode fazer uma diferença real, com navegação mais responsiva e registros longos de 100% do tempo de atividade, o que significa que há muito menos chance de problemas técnicos.
Alguns serviços também podem bloquear o acesso a sites de phishing ou infectados, e alguns oferecem filtragem de conteúdo para manter seus filhos longe do pior da web.
Você precisa escolher o seu serviço com cuidado – nem todos os provedores serão necessariamente melhores do que o seu ISP – mas para ajudá-lo a ir na direção certa, este artigo destacará alguns dos melhores servidores DNS públicos disponíveis em 2021.
Você precisa ver
- O que é backbone? E como funciona essa tecnologia?
- Como usar o DNS do Google
O que é e como funciona um servidor DNS?
Um servidor DNS é um computador que executa software de servidor de nomes e é responsável por responder a consultas de DNS. Existem diferentes tipos de servidores DNS, incluindo servidores de nomes primários, secundários e recursivos. Os servidores DNS usam o cache para armazenar informações, isso permite que os servidores respondam mais rapidamente às consultas.
Em resumo, um servidor DNS funciona como um sistema de gerenciamento de nomes de domínio na Internet, permitindo que os usuários acessem sites usando nomes amigáveis em vez de endereços IP numéricos. Ele armazena informações sobre nomes de domínio e seus endereços IP correspondentes, responde a solicitações de consulta de DNS e armazena as informações em cache para respostas mais rápidas.
O que considerar ao trocar um DNS
Os servidores DNS públicos são uma ótima maneira de melhorar a velocidade da sua internet. Eles também oferecem proteção contra ataques cibernéticos, e é por isso que são uma boa ideia para os empresários.
O melhor servidor DNS público possui os seguintes recursos:
- Deve ser rápido e confiável.
- Possui mais de um local de servidor em diferentes países.
- Suporta o protocolo DNSSEC, que é um importante recurso de segurança que protege você contra manipulação de dados e espionagem.
Algumas coisas a serem observadas antes de começarmos:
- DNS padrão vs. DNS de terceiros – Quando você tem serviço de Internet, seu provedor de serviços de Internet (ISP) tem um DNS padrão, que sua rede usa para se conectar à web. Os ISPs podem coletar dados sobre clientes e suas atividades na Internet. Um DNS de terceiros pode fazer o mesmo, embora seja mais difícil atribuir a conexão a indivíduos ou famílias específicas.
- DNS gratuito vs. DNS pago – além da óbvia diferença financeira entre um DNS gratuito e pago, as opções gratuitas geralmente têm menos recursos. Um DNS pago terá segurança mais avançada e funcionalidade de desempenho, bem como melhor suporte ao cliente e mais opções de personalização. Mas de modo geral, um DNS gratuito lhe fornecerá a maioria das finalidades.
- DNS público vs. DNS privado – Um DNS público está disponível para a população em geral, e normalmente vem do seu provedor de serviços de Internet ou de um provedor DNS dedicado. Já um DNS privado é normalmente usado por empresas para fornecer aos funcionários acesso mais fácil a sites ou endereços IP internos. Normalmente, você pode usar um DNS público em casa e em um DNS público ou privado no trabalho.
Os melhores servidores DNS públicos de 2022
Abaixo a lista dos melhores seriços de DNS públicos, escolha um, configure no seu celular, computador ou mesmo na TV, verá que a internet pode melhorar no seu dispositivo.
Cloudflare
- Website | Como configurar
O Cloudflare desenvolveu o 1.1.1.1 para ser o “serviço DNS mais rápido do mundo” e nunca registrará seu endereço IP, nunca venderá seus dados e nunca usará seus dados para direcionar anúncios.
- DNS primário: 1.1.1.1
- DNS secundário: 1.0.0.1
- DNS primário: 2606: 4700: 4700 :: 1111
- DNS secundário: 2606: 4700: 4700 :: 1001
Há um aplicativo 1.1.1.1 para Android e iOS, para configuração rápida em dispositivos móveis.
OpenDNS
- Website
Propriedade da Cisco, o OpenDNS tem duas opções gratuitas: Family Shield e Home. O Family Shield é bom para pais que querem ter certeza de que seus filhos não estão acessando conteúdos impróprios. Já o Home se concentra na segurança e no desempenho da Internet.
- DNS primário: 208.67.222.222
- DNS secundário: 208.67.220.220
- DNS primário: 2620: 119: 35 :: 35
- DNS secundário: 2620: 119: 53 :: 53
Os servidores acima são para OpenDNS Home, para o qual você pode criar uma conta de usuário para definir configurações personalizadas. A empresa também oferece servidores DNS que bloqueiam conteúdo adulto, chamados OpenDNS FamilyShield: 208.67.222.123 e 208.67.220.123. A empresa também oferece uma DNS premium, o OpenDNS VIP.
DNS do Google
- Website | Como configurar
O produto DNS do próprio Google também é gratuito. Ele se concentra na velocidade, segurança e validade dos resultados, de acordo com a empresa. Ele oferece apenas resolução de DNS e cachê, e não há bloqueio de site com DNS público.
- DNS primário: 8.8.8.8
- DNS secundário: 8.8.4.4
- DNS primário: 2001: 4860: 4860 :: 8888
- DNS secundário: 2001: 4860: 4860 :: 8844
QUAD9
- Website
O Quad9 possui servidores DNS públicos gratuitos que protegem seu computador e outros dispositivos de ameaças cibernéticas, bloqueando imediatamente e automaticamente o acesso a sites inseguros e sem armazenar seus dados pessoais.
- DNS primário : 9.9.9.9
- DNS secundário : 149.112.112.112
- DNS primário : 2620: fe :: fe
- DNS secundário : 2620: fe :: 9
O Quad9 não filtra conteúdo, apenas domínios que são phishing ou contêm malware serão bloqueados. O Quad9 também tem um DNS público IPv4 inseguro em 9.9.9.10 (2620: fe :: 10 para IPv6).
AdGuard DNS
- Website
O AdGuard DNS tem dois conjuntos de servidores DNS, os quais bloqueiam anúncios em jogos, vídeos, aplicativos e páginas da web. O conjunto básico de servidores DNS são chamados de servidores “Padrão” e bloqueiam não apenas anúncios, mas também sites de malware e phishing.
- DNS primário: 176.103.130.130
- DNS secundário: 176.103.130.131
- DNS primário: 2a00: 5a60 :: ad1: 0ff
- DNS secundário: 2a00: 5a60 :: ad2: 0ff
Existem também servidores de “Proteção à família” (176.103.130.132 e 2a00: 5a60 :: bad1: 0ff) que bloqueiam conteúdo adulto e tudo incluído nos servidores “Padrão”.
CleanBrowsing
- Website
A CleanBrowsing tem três opções de servidores DNS públicos gratuitos: um filtro de segurança, um filtro adulto e um filtro familiar. Estes são os servidores DNS para o filtro de segurança, o mais básico dos três que é atualizado a cada hora para bloquear sites de malware e phishing.
- DNS primário: 185.228.168.9
- DNS secundário: 185.228.169.9
- DNS primário: 2a0d: 2a00: 1 :: 2
- DNS secundário: 2a0d: 2a00: 2 :: 2
O filtro de conteúdo adulto do CleanBrowsing (185.228.168.10) impede o acesso a domínios adultos, e o filtro familiar (185.228.168.168) bloqueia conteúdos adultos ao mesmo tempo que proxies e VPNs.
É seguro usar um servidor de DNS público?
Sim, é seguro usar um servidor de DNS público, desde que sejam tomadas algumas precauções e escolhido um servidor confiável.
Servidores de DNS públicos, como os acima mencionados, são executados por empresas respeitáveis e geralmente oferecem maior rapidez e segurança do que os servidores DNS padrão do provedor de serviços de internet (ISP).
Você precisa ver
- Os melhores VPN em 2023
- 10 melhores sites (que funcionam) de Torrents em 2023
Qual o melhor servidor de DNS público?
O servidor do Google é um ótimo servidor de DNS público.
É seguro usar um servidor de DNS público?
Sim, é seguro usar um servidor de DNS público, desde que sejam tomadas algumas precauções e escolhido um servidor confiável, como os mencionados aqui no artigo.
Siga o Oficina da Net no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
Esse texto foi útil? Sim Não
😕 Poxa, então nos conte o que podemos melhorar
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.
Nicolas Muller
Editor-chefe |
Nícolas Müller é fundador do Oficina da Net. Jornalista por profissão, cobre tecnologia desde 2005, analista de produtos e apresentador dos canais do Youtube, tendo analisado já mais de 120 diferentes produtos. E-mail: [email protected]
Comentários
Últimas em Internet
YouTube Shorts desabilitará links em comentários e descrições a partir de 31/08 para evitar spam. Ícones de redes sociais também serão removidos.
Android 14 Android 14 permite bloquear conexões com redes móveis não criptografadas
Google começa a implementar recurso de segurança e privacidade em redes móveis que não utilizam criptografia. Entenda como funcionará!
Minas Gerais entra na era do 5G com Anatel liberando a tecnologia em 35 cidades. Conectividade avançada e inovação à frente!
São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia e Pará estão entre os estados onde a TIM acaba de ampliar a cobertura do 5G.
Google criou o Resultadso sobre Você, uma forma de esconder os dados pessoais na internet, aumentando a privacidade.
Minas Gerais é um ponto estratégico para a TIM, que lidera com o 5G após ativar o 4G em todos os 853 municípios do estado.
Qual o melhor DNS [e por que?]
Utilizar um bom serviço de DNS pode ajudar a melhorar, de forma significativa, a qualidade do acesso à internet. Para ajudar você a tirar o máximo proveito da sua conexão, nós testamos os mais conhecidos para concluir: afinal, qual é o melhor DNS?
Qual o melhor DNS?
Para tentar definir, comparamos os principais serviços grátis disponíveis e analisamos dois aspectos diferentes: a privacidade e a velocidade. Abaixo, você conhece os serviços analisados e, ao final do texto, a nossa conclusão de qual é o melhor DNS gratuito.
Google DNS (8.8.8.8 e 8.8.4.4)
O Google DNS conta com toda a infraestrutura do Google para oferecer um dos DNS mais rápidos. Isso é possível, entre outras coisas, graças ao motor de buscas do Google, que varre a internet, de forma ininterrupta, em busca de novos domínios e páginas.
Em contrapartida, diferentemente do que é oferecido por outros serviços do mesmo tipo, o DNS do Google não oferece filtros que permitam o bloqueio de acesso a sites maliciosos e domínios associados a botnets (usadas em ataques DDoS) e de phishing.
OpenDNS (208.67.222.222 e 208.67.220.220)
O OpenDNS é um dos mais conhecidos no mundo. Além de fornecer um acesso veloz, conta com uma série de ferramentas que permitem que os usuários criem listas de domínios a serem bloqueados ou utilizem categorias pré-criadas pelo serviço para impedir o acesso a determinados tipos de sites e evitar a exibição de publicidade.
Cloudflare DNS (1.1.1.1 e 1.0.0.1)
Mais conhecida pelo seu serviço de entrega de conteúdo (CDN), utilizado por milhões de sites ao redor do mundo, a empresa também oferece aos usuários o Cloudflare DNS.
A ferramenta promete, além de velocidade, privacidade, com a eliminação dos registros de log do usuário a cada 24 horas. Também promete não coletar dados referentes a hábitos de navegação na internet que poderiam ser repassados a terceiros.
Quad9 (9.9.9.9)
Assim como os demais, o DNS da Quad9 se preocupa muito com a velocidade de resolução dos domínios, mas vai além. Ele conta com 19 listas de domínios maliciosos que são atualizadas constantemente. Quando um endereço que faz a distribuição de malware é requisitado, o IP não é resolvido e o acesso não é completado.
Também se preocupa com a privacidade, afirmando que, quando é necessário armazenar dados dos usuários, isso é feito de forma anônima. Ele também conta com uma “lista dourada” de domínios que nunca devem ser bloqueados, como os do Google, da Amazon e da Microsoft, além de ter servidores de DNS espalhados em 90 países.
Análise
Pode parecer simples, mas não é tão fácil apontar o melhor DNS disponível de forma gratuita. Então, para sermos justos, analisamos a lista acima de duas formas:
- velocidade
- privacidade
Confira, abaixo, como se deu a análise de cada um dos aspectos.
Velocidade
Para analisarmos a velocidade com que os servidores DNS resolvem uma consulta de um domínio e respondem com o respectivo IP, foi utilizada a ferramenta DNS Benchmark. Foram feitos cinco testes distintos e utilizadas as médias de velocidade de resposta.
Analisamos o tempo de resposta (em milissegundos) para uma solicitação de um domínio já armazenado no Cache DNS e para uma nova solicitação e o resultado mostra a velocidade mínima, média e máxima das respostas. Lembrando que, quanto menor a velocidade, mais rápido poderá ser o acesso.