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Quais são as principais características do samba?

A popularização do samba aconteceu a partir da década de 1930 e, antes disso, como veremos, o gênero era visto com muito preconceito pela sociedade. Depois que se tornou popular, outros subgêneros surgiram, como o samba-canção, o samba-enredo, a bossa nova, o pagode, o samba-de-breque, entre outros.

Samba de Roda

O samba de roda é um estilo musical popular brasileiro. Trata-se de uma variante do samba com raízes africanas, que reúne diversas músicas, poemas e danças.

Além das tradições trazidas ao Brasil pelos escravizados africanos, a história do samba de roda inclui também algumas características musicais de origem portuguesa.

Quais são as principais características do samba?

Origem do samba de roda

O samba de roda surgiu na Bahia, no século XVII, embora seus primeiros registros datem de 1860. Hoje, ele é patrimônio e herança cultural afro-brasileira.

Esse tipo de samba brasileiro surgiu de um estilo musical africano, o semba, trazido para o Brasil com a chegada de escravizados angolanos.

Está intimamente relacionado à roda de capoeira, que envolve música e luta, e aos orixás, entidades espirituais africanas.

Atualmente, essa manifestação artística está presente em todas as partes do Brasil. Na Bahia, é no Recôncavo baiano que esse ritmo é mais popular. Isso porque essa região foi palco da chegada de escravizados africanos.

Apesar de ser baseado nas tradições africanas, ele também envolve alguns aspectos da cultura portuguesa. Como exemplo, temos o uso de alguns instrumentos como a viola, e ainda, as letras das músicas, cantadas em português.

Características do samba de roda

Samba de roda do Recôncavo baiano.

O samba de roda é composto por um grupo de músicos. Os instrumentos que se destacam são a viola, o pandeiro, o chocalho, o atabaque, o ganzá, o reco-reco, o agogô e o berimbau.

As pessoas que estão assistem à apresentação, acompanham a música batendo palmas.

Desenhos de instrumentos presentes no samba de roda.

O estilo recebe esse nome pois os músicos formam uma roda e uma pessoa de cada vez dança dentro dela. Assim, todos são convidados a dançar e cantar.

Uma das principais características do samba de roda é que, normalmente, são as mulheres que dançam na roda enquanto os homens batem palmas, cantam e tocam os instrumentos.

Essa manifestação geralmente ocorria nas festas tradicionais ou no culto aos orixás. Hoje em dia, ela é comum em qualquer ocasião, simplesmente pela diversão que envolve e proporciona.

As variantes do samba de roda são: o samba chula, o samba corrido e a umbigada. Pesquisadores apontam que o samba carioca foi inspirado no samba de roda da Bahia.

Músicas de samba de roda

O repertório do samba de roda é muito extenso. Diversos músicos brasileiros foram responsáveis por popularizar o ritmo, entre eles Dorival Caymmi e Caetano Veloso.

Dorival Caymmi

Veja abaixo uma letra de samba de roda cantada por Dorival Caymmi.

Roda pião

Quando a gente é criancinha
Canta quadras pra brincar
Quando fica gente grande
Ouve quadras a chorar

Como comove a lembrança
De um tempo feliz
Quando ouvimos cantar

Roda, pião
Bambeia, ô pião

O pião entrou na roda, ô pião
Roda, pião
Bambeia, ô pião

Sapateia no tijolo, ô pião
Roda, pião
Bambeia, ô pião

Passa de um lado pro outro, ô pião
Roda, pião
Bambeia, ô pião

Também a vida da gente
É um pião sempre a rodar
Um pião que também pára
Quando o tempo o faz cansar

Caetano Veloso

Veja abaixo uma letra de samba de roda cantada Caetano Veloso, com letra de Ivone Lara.

Alguém me avisou

Foram me chamar
Eu estou aqui, o que é que há
Eu vim de lá, eu vim de lá pequenininho
Mas eu vim de lá pequenininho
Alguém me avisou pra pisar nesse chão devagarinho

Sempre fui obediente
Mas não pude resistir
Foi numa roda de samba
Que juntei-me aos bambas
Pra me distrair

Quando eu voltar na Bahia
Terei muito que contar
Ó padrinho não se zangue
Que eu nasci no samba
E não posso parar
Foram me chamar

Outros cantores e cantoras

Além dos nomes já destacados acima, saiba que outros artistas brasileiros cantam ou já cantaram samba de roda.

  • Ataulfo Alves
  • Beth Carvalho
  • Dona Edith do Prato
  • Clementina de Jesus
  • Nega Duda
  • Dona Ivone Lara
  • Nelson Cavaquinho
  • Pixinguinha
  • Zeca Pagodinho

Curiosidades sobre o samba de roda

Outro fato interessante sobre o samba de roda é que em 2003, ele foi incluído no Livro de Registro as Formas de Expressão.

Já em 2005, passou a ser Patrimônio Imaterial da Humanidade, tendo sido considerado Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Foi então que, em 2013, recebeu a titulação de Patrimônio Cultural do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Samba de roda do Recôncavo Baiano

Veja um trecho do documentário “Samba de Roda do Recôncavo Baiano” produzido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O Recôncavo Baiano celebra um dos maiores festivais de samba de roda do Brasil: o Festival de Samba de Roda do Recôncavo, que acontece na cidade de Cachoeira.

Também conhecido por FéSamba, o Festival de Samba de Roda de Cachoeira consiste na apresentação de diversos grupos de samba de roda.

A diferente escolha de instrumentos e linguagens de cada grupo mostram a quão ampla é a diversidade do samba de roda.

Quiz do folclore

Não pare por aqui! O Toda Matéria selecionou uma série de textos riquíssimos sobre o folclore para ajudar você a ampliar os seus conhecimentos.

  • História do samba
  • Capoeira
  • Danças africanas como forma de comunicação cultural
  • Frevo: origem, características e tipos da dança
  • Maracatu

Samba

O samba é um gênero musical que surgiu no Brasil, no começo do século XX, e é reconhecido nacional e internacionalmente como um dos símbolos do país. Essa expressão cultural é considerada patrimônio cultural imaterial brasileiro e surgiu nas comunidades de afro-brasileiros em alguns bairros do Rio de Janeiro.

Acesse também: Como surgiu o Carnaval?

Samba, patrimônio cultural do Brasil

Quando falamos de samba, estamos falando de uma expressão cultural típica do Brasil que é conhecida como um gênero musical e como uma dança praticada ao som de canções do gênero. Esse gênero surgiu nas comunidades de afro-brasileiros que moravam no Rio de Janeiro no começo do século XX.

O pandeiro é um dos instrumentos mais importantes na composição de um samba.

Atualmente, o samba (tanto o gênero musical como a dança) são elementos muito tradicionais da cultura popular brasileira e é um dos grandes símbolos culturais de nosso país no exterior. Ele é tradicionalmente relacionado com o Carnaval brasileiro, sobretudo com os desfiles das escolas de samba, que acontecem, principalmente, em São Paulo e Rio de Janeiro.

A popularização do samba aconteceu a partir da década de 1930 e, antes disso, como veremos, o gênero era visto com muito preconceito pela sociedade. Depois que se tornou popular, outros subgêneros surgiram, como o samba-canção, o samba-enredo, a bossa nova, o pagode, o samba-de-breque, entre outros.

A importância do samba na cultura brasileira é tamanha que, além de fazer parte da cultura e identidade do brasileiro, é reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Brasil. Além disso, existe uma data comemorativa que foi criada na década de 1960 e que se popularizou como o Dia Nacional do Samba. Essa data é celebrada no dia 2 de dezembro.

Uma composição de samba utiliza, principalmente, instrumentos de percussão, como o pandeiro, o surdo, o tamborim, o ganzá e o agogô, e instrumentos de corda, como o cavaquinho e o violão. A cuíca, um instrumento de que se obtém som pela fricção de uma haste, também é importantíssima para esse gênero.

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Quando falamos de samba, imediatamente nos remetemos ao Carnaval e aos desfiles das escolas de samba. Veremos como ambos contribuíram para que o samba se tornasse cada vez mais popular. A ligação do samba com o Carnaval deu origem ao samba-enredo, o subgênero que é utilizado para puxar os desfiles que as escolas de samba realizam.

Acesse também: A prática carnavalesca do entrudo

Como surgiu o samba?

O samba surgiu no começo do século XX e é uma influência da cultura africana em nosso país. Tem uma ligação com as rodas de dança que os negros escravizados realizavam nos seus poucos momentos livres. Essas rodas de dança, geralmente, eram puxadas por um ritmo musical obtido por meio dos batuques. Uma das danças mais praticadas era o lundu, que, acredita-se, foi introduzida aqui por africanos trazidos da Angola.

Uma das variantes dessas rodas de dança era o samba de roda, um estilo musical que reunia africanos escravizados para praticar danças e capoeira. Esse estilo musical surgiu na Bahia, em meados do século XIX, e foi um dos precursores do samba tradicional (conhecido como samba urbano carioca). O samba de roda também tem uma ligação direta com as práticas rituais de culto aos orixás.

As práticas do samba de roda foram levadas ao Rio de Janeiro ao final do século XIX e começo do século XX. A abolição do trabalho escravo, anunciada em 1888, possibilitou que milhares de africanos e seus descendentes escravizados conquistassem sua liberdade. A nova condição e a falta de perspectivas fizeram com que muitos deles se mudassem para a capital do Brasil: a cidade do Rio de Janeiro.

Por isso que, no começo do século XX, o Rio de Janeiro tinha uma grande população negra. Nessa cidade, muitos dos afro-brasileiros, libertos ou filhos deles, reuniram-se em bairros como Saúde, Gamboa, Cidade Nova e Estácio. Nesses locais, a figura das tias baianas se tornou extremamente importante para as comunidades de negros.

Nas primeiras décadas do século XX, as festividades realizadas pelos negros, como as rodas de capoeira e de samba, eram proibidas pelas autoridades, que encaravam com temor as manifestações culturais dos afro-brasileiros. Era uma manifestação aberta de racismo da sociedade brasileira no começo desse século.

Assim, as tias baianas que se mudaram para o Rio de Janeiro foram as responsáveis por criar espaços onde os negros poderiam se reunir para realizar as suas festividades e seus rituais religiosos sem que fossem incomodados e reprimidos pela polícia. Esses eram os terreiros, locais que se estabeleceram como ponto de encontro comunitário, local de festividade e de culto aos orixás.

O surgimento das escolas na década de 1920 contribuiu para a popularização do samba.[1]

Nos terreiros localizados nos bairros onde os negros residiam, surgiu o samba urbano carioca, a forma mais tradicional do samba no Brasil. Os historiadores estabeleceram que o marco da história do samba no Brasil foi a composição dePelo Telefone”, canção que surgiu em encontros de sambistas como Donga e Mauro de Almeida no ano de 1916.

Os ritmos de origem afro-brasileira já estavam sendo popularizados no Rio de Janeiro desde o final do século XIX. O samba, por sua vez, começou a conquistar cada vez mais espaço com o surgimento das escolas de samba, o que aconteceu na década de 1920. Os desfiles realizados por essas agremiações ampliou a aceitação do samba pela sociedade carioca.

Popularização do samba

A utilização do samba nos desfiles promovidos pelas escolas de samba ajudou na difusão desse gênero pelo Rio de Janeiro e ampliou sua aceitação. Esse foi um dos fatores que contribuíram para a popularização desse gênero musical no Brasil. Outro fator foi a utilização do rádio como principal meio de comunicação em nosso país.

Na década de 1930, o samba conquistou espaço na indústria fonográfica brasileira e passou a ser reproduzido nas rádios, sendo enxergado cada vez mais como opção de lazer pela população. A popularização do samba e o espaço que esse gênero ganhou nas rádios também foram explorados por Getúlio Vargas para promover a construção da identidade e nacionalidade do brasileiro naquela década.

Assim, a repressão ao samba perdeu força, e essa manifestação cultural começou a ser exaltada a ponto de ser exportada como parte da cultura brasileira. No entanto, a popularização do samba na década de 1930 contou com iniciativas de “desafricanização” do gênero, isto é, ele passou a ser apresentado por muitos como uma manifestação da miscigenação do Brasil, mas as influências africanas eram diminuídas.

Sambistas famosos

Como sabemos, o samba é um dos gêneros musicais mais influentes do Brasil e é conhecidíssimo no exterior. Na década de 1930, com a popularização do samba, alguns nomes se destacaram, mas, com a modernização e evolução do gênero, dezenas de outros sambistas conseguiram consolidar carreiras de destaque. Alguns desses nomes são:

  • Dorival Caymmi
  • Noel Rosa
  • Ataulfo Alves
  • Cartola
  • Carmen Miranda
  • Beth Carvalho
  • Zeca Pagodinho
  • Jorge Aragão

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