Início » O Que Significa Ser Asexual

O Que Significa Ser Asexual

O transtorno do desejo sexual hipoativo é uma doença caracterizada pela falta de fantasias sexuais e pela falta de vontade de ter contato íntimo, que gera angústia e sofrimento. Neste caso, a pessoa tinha desejo sexual mas em algum momento, este diminuiu ou deixou de existir.

O que significa ser assexual? Causas, tipos e relacionamento

A assexualidade é uma orientação sexual caracterizada pela ausência ou pouca atração sexual ou falta de desejo pelo contato sexual. No entanto, uma pessoa assexual pode apreciar a intimidade, e ser capaz de amar e se envolver emocionalmente com um parceiro.

Desta forma, a pessoa assexual experimenta outras formas de atração, como a atração romântica, a atração estética, em que é apreciada a aparência da outra pessoa, ou atração sensual, envolvendo carinho, beijo ou abraço, por exemplo, mas sem atividades sexuais.

Os relacionamentos assexuais podem ocorrer com pessoas do mesmo gênero ou não, e é mais fácil quando ambas as pessoas do casal são assexuais, e não é um problema de saúde, sendo apenas uma orientação sexual, assim como a heterossexualidade, homossexualidade ou bissexualidade, por exemplo.

O Que Significa Ser Asexual

O que causa a assexualidade

Enquanto que nos transtornos e distúrbios sexuais pode haver fatores envolvidos como estresse, depressão, conflitos de religião, uso de medicamentos que diminuem a libido, e as doenças hormonais como hipotireoidismo e hipogonadismo, na assexualidade a causa não pode ser definida porque não existem causas orgânicas ou psicológicas envolvidas.

O sexólogo clínico é o profissional de saúde mais indicado para tratar os distúrbios relacionados à sexualidade e por isso se a pessoa achar que possui algum tipo de transtorno que precisa de tratamento, deverá procurar por este profissional para alcançar o bem-estar físico, emocional e sexual.

Tipos de assexualidade

Existem alguns tipos ou espectros de assexualidade que variam de acordo com o tipo ou o grau de atração que a pessoa tem, e inclui:

  • Assexual romântico: esse tipo de assexualidade, a pessoa possui uma atração romântica pela outra, podendo se apaixonar e ter interesse pelo relacionamento romântico, mas não tem interesse pelo contato sexual;
  • Assexual arromântico: nesse tipo de assexualidade, a pessoa não possui atração romântica por outra;
  • Assexual demirromântico ou demissexual: é o tipo em que a pessoa sente atração sexual pelo outro, mas somente se tiver um laço emocional forte;
  • Assexual cinzento ou Gray-a: nesse tipo de assexualidade, a pessoa pode sentir atração sexual pelo outro, em momentos ou situações específicas, sem estar relacionada ao romantismo. Além disso, pode ter o contato sexual, ou apenas o desejo sem necessidade de ter relação sexual;
  • Assexual lithromântico: esse tipo de assexualidade a pessoa desenvolve atração romântica por outra, geralmente se apaixonando de forma platônica ou idealizada, no entanto não tem interesse por relacionamentos amorosos.

Além disso, existem subtipos da assexualidade romântica em que a pessoa pode ter atração romântica pelo gênero oposto ou mesmo gênero, como no caso da assexualidade heterorromântica e homorromântica.

Outros subtipos da assexualidade romântica são a assexualidade birromântica, em que a pessoa pode sentir atração romântica por dois gêneros, ou a assexualidade panromântica, que é quando a atração romântica independe do gênero.

Como é o relacionamento assexual

As pessoas assexuais podem ter um relacionamento normal, em que há amor, interesse, envolvimento e, até mesmo, intimidade, incluído rara relação sexual com penetração, masturbação ou sexo oral, no entanto, mesmo assim, os contatos sexuais costumam ser menos frequentes.

Isso porque os assexuais acreditam que o amor não está necessariamente vinculado ao sexo, e, por isso, não sentem necessidade de se sentirem atraídas sexualmente para que se possa estar em um relacionamento.

Embora a penetração durante o ato sexual aconteça raramente na assexualidade, devido à falta de interesse, a masturbação pode ser utilizada pelo homem para que o excesso de espermatozoides seja eliminado, já que seu corpo continua essa produção durante toda a vida.

Assim, a masturbação pode acontecer entre pessoas assexuais sem que haja desejo sexual envolvido e sem fantasias sexuais relacionadas, sendo somente um ato mecânico, sendo considerada menos prazerosa e menos intensa do que para as pessoas sexuadas.

Como diferenciar assexualidade de falta de desejo sexual

O transtorno do desejo sexual hipoativo é uma doença caracterizada pela falta de fantasias sexuais e pela falta de vontade de ter contato íntimo, que gera angústia e sofrimento. Neste caso, a pessoa tinha desejo sexual mas em algum momento, este diminuiu ou deixou de existir.

Nesses casos, o apetite sexual pode ser aumentado por meio de terapia, em que é identificada a possível causa da diminuição da libido, além de medidas naturais. Confira algumas opções de remédios caseiros para aumentar o apetite sexual.

No caso da assexualidade, todos os órgãos e sistemas estão funcionando bem, mas a pessoa não tem nenhuma vontade ou necessidade de ter sexo com penetração ou relação sexual, e não se preocupa com isso, por isso não há angústia ou sofrimento envolvido.

Quando há sintomas como angústia e sofrimento, este sintoma pode indicar o transtorno do desejo sexual hipoativo, uma doença que tem diversas causas e que pode ser tratada com medidas simples.

Diferença entre assexualidade e celibato

O celibato é uma escolha onde a pessoa não tem contato íntimo mas também não há namoro, nem casamento e por isso a pessoa não tem nenhum tipo de aproximação ou intimidade, permanecendo solteira por toda a vida.

Um exemplo comum de celibato são os padres e as freiras que decidem por questões religiosas não ter nenhum tipo de relacionamento amoroso, no entanto, eles podem manter o desejo sexual e lutam contra este desejo, reprimindo-o.

No caso da assexualidade, a pessoa não tem qualquer tipo de desejo e por isso não precisa lutar contra estes impulsos, porque eles não existem. Estas são chamadas de assexuais e esta é uma condição permanente, que dura toda a vida, mas pode haver namoro e casamento, mas nem sempre sexo.

O Que Significa Ser Asexual

O Que Significa Ser Asexual

Entenda o que é ser assexual e conheça famosos que já assumiram a orientação sexual Depois de fugir de contato sexual com a namorada Leonor, interpretada por Vanessa Giácomo em na novela “Travessia” Caíque (Thiago Fragoso), Caíque (Thiago Fragoso) revelou o motivo: ele é assexual.

Mas o que o conceito significa? A assexualidade é uma orientação sexual que tem como principal característica a falta de atração sexual por outra pessoa, independentemente de gênero. Segundo especialistas, os assexuais não gostam, não querem e não sentem nenhuma necessidade de fazer sexo. O que não quer dizer que não tenham atração afetiva por seus pares.2 de 2 Thiago Fragoso em ‘Travessia’ — Foto: Globo / Fabio Rocha.

Thiago Fragoso em ‘Travessia’ — Foto: Globo / Fabio Rocha. Por conta disso, muitas vezes pessoas assexuais acabam se relacionando com outras que tenham a mesma orientação ou mantêm relacionamentos abertos com parceiros/parceiras que não se identifiquem com a assexualidade.

A seguir, veja famosos que já se declararam assexuais: Em 2020, o psicólogo Victor Hugo, integrante do elenco do “Big Brother Brasil”, revelou ser assexual. O consultor de moda americano que apresenta realities na TV declarou: “Eu sabia o que eu não era: não estava interessado em meninos e realmente não estava interessado em meninas”, escreveu em seu livro publicado em 2011, ‘Gunn’s Golden Rules: Life’s Little Lessons for Making It Work’.

Em entrevista para a People Magazine, o criador do personagem, Stephen Hilleburg, falou: “Eu os considero quase assexuais. Nós só estamos tentando ser engraçados e isso não tem nada a ver com o desenho”. Em 2015, durante sua transição, Jenner disse que que se identificava como assexual “por agora”.

  • A modelo, ativista e escritora inglesa Yasmin Benoit disse à edição britânica da revista Glamour: “Eu vivo uma vida perfeitamente feliz e completa como uma mulher negra, assexual e arromântica”.
  • O vocalista da banda americana The Deerhunter declarou à revista “Out Magazine” em 2019, que “sexualidade é “uma perda de tempo”.

: Entenda o que é ser assexual e conheça famosos que já assumiram a orientação sexual

Como saber se a pessoa é Asexual?

E, como saber se sou assexual? Faça a si mesmo a seguinte pergunta: ‘sinto atração sexual ou já senti alguma vez na vida?’ Caso a resposta seja ‘não’, você é assexual.

O que é um casal assexuado?

A assexualidade corresponde a uma orientação sexual caracterizada pela ausência de interesse por sexo. Para o casal assexual, o amor não está necessariamente vinculado ao ato sexual, e, por isso, não sentem necessidade de se envolver sexualmente para que possam estar em um relacionamento.

Leia também: 10 razões pelas quais os homens perdem a libido Leia também: 5 dicas para salvar sua vida sexual Contudo, é importante que o casal esteja em sintonia para que essa vontade de não ter intimidade sexual, coincida para ambos. E saiba que há uma diferença entre ser assexual e ter falta de desejo sexual,

You might be interested: Cpa 20 O Que Significa

Quando a pessoa tinha desejo sexual mas em algum momento, este diminuiu ou deixou de existir, gerando insatisfação, angústia e sofrimento, então ela apresenta um desejo sexual hipoativo, e não seja assexuada. Neste caso, nós indicamos a terapia para que seja identificada a possível causa da diminuição da libido,

É normal não sentir atração romântica por ninguém?

Assexual: – Assexual é um termo abrangente que abrange um amplo espectro de orientações sexuais. De acordo com o LGBTQIA Resource Center, a assexualidade é um espectro. Algumas pessoas podem não sentir atração sexual ou romântica por ninguém, enquanto outras podem experimentar graus variados de atração sexual ou romântica por pessoas.

Aversão ao sexo: É quando uma pessoa é avessa ou totalmente desinteressada em sexo e comportamento sexual. Favorável ao sexo: É quando uma pessoa tem sentimentos positivos em relação ao sexo em algumas situações. Indiferente ao sexo: Refere-se àqueles que se sentem neutros em relação ao sexo e ao comportamento sexual. Repulsa ao sexo: Refere-se àqueles que sentem repulsa pelo sexo e pelo comportamento sexual. Cupiossexual: Se alguém se identifica como cupiossexual, ele não sente atração sexual, mas ainda deseja se envolver em comportamento sexual ou ter um relacionamento sexual. Assexual Libidoísta: Este termo refere-se àqueles que são assexuados e experimentam sensações sexuais que podem satisfazer com masturbação ou auto-estimulação. Graysexual: Aqueles que são graysexual experimentam atração sexual com pouca frequência ou não muito intensamente. Grayromantic: As pessoas que se identificam como grayromantic podem experimentar atração romântica raramente ou não muito fortemente.

Quando a pessoa não sente atração por ninguém?

A assexualidade é a falta de atração sexual. Ou seja, a pessoa não se sente atraída por ninguém, nem age por um desejo erótico. Essa definição é apenas um espectro sobre o tema, que é amplo e diverso dentro da comunidade. Portanto, a assexualidade não é determinada por aquilo que a pessoa faz ou deixa de fazer.

É normal ser assexuado?

A assexualidade não é uma condição de saúde A pessoa assexual, então, deve se preocupar com o seu estado de saúde e procurar tratamento. Assim como a heterossexualidade e a homossexualidade, a assexualidade é somente uma orientação sexual. Não há nada de errado em ser assexual.

Qual o oposto de assexuado?

O contrário de Assexuado é: Principais antônimos de assexuado: 1 sexuado.

O que é uma pessoa Birromantica?

O que é ser ‘birromântico’? – O psicólogo Daniel Amâncio, que é especializado em saúde mental LGBT+ de pessoas negras, afirma que o conceito de ‘birromantismo’ ainda é “incipiente”, e que quase não existem trabalhos acadêmicos e pesquisas publicadas no Brasil que teorizem a questão.

  1. Nunca atendi um caso clínico em que o sujeito se reconheceu dentro dessa orientação, de ser uma pessoa ‘birromântica’.
  2. Acredito que essa discussão ainda é um tanto incipiente, inclusive nas produções acadêmicas científicas brasileiras, pelo o que eu pude pesquisar”, afirma.
  3. Contudo, o profissional explica que para a organização internacional Rede de Visibilidade e Educação Assexual (Aven – sigla em inglês), essa orientação está “dentro do guarda-chuva da assexualidade”.

“É uma orientação sexual de pessoas que não têm interesse pela prática sexual com uma outra pessoa, mas que podem ter o interesse romântico. Essas pessoas mantêm o desejo de estar na companhia de alguém, de ter compromissos, de ir ao cinema, de sair, de receber presentes e tudo mais, mas não o interesse sexual.

Dentro dessa definição, essas pessoas podem ser homo românticas, hétero românticas, ‘birromânticas’, ‘arromânticas’, demi românticas e até ‘ panrromânticas ‘. Existem outras classificações, inclusive, porque essa compreensão não se esgotou ainda”, afirma o especialista. Daniel ainda esclarece que as dinâmicas de relacionamento são variadas, o que pode gerar diversas combinações de parceiros com diferentes sexualidades.

“Uma pessoa assexual ou ‘birromântica’ pode estabelecer um relacionamento e ter combinados, porque a outra pessoa não necessariamente precisa ser assexual ou ‘birromântica’, por exemplo. O acordo do casal pode ser de não monogamia, uma situação que eu já acompanhei em atendimentos”, finaliza.

  • Para a pedagoga com especialização em sexologia clínica, Claudia Petry, as diversas formas de se reconhecer sexualmente ainda podem causar uma certa confusão na cabeça das pessoas.
  • Tentar se encaixar seria trazer para si muitas dores, já que o padrão social ainda é heteronormativo”, afirma.
  • É preciso que a pessoa vá se entendendo, vá estudando, vá se identificando e vá vivendo da forma que ele se sinta bem, confortável e confiante.

You might be interested: Cnpj Inapta O Que Significa

É um aprendizado para todos: para o próprio ser, para seu círculo de amizade e para sua família. Mas é importante que a pessoa entenda que ela terá que conquistar, dentro dela mesma, a possibilidade de fazer e ser o que a faz mais feliz”, diz a especialista.

  1. O psicólogo especializado em sexualidade LGBT+, Lucas De Vito, corrobora com a afirmação.
  2. Assumir um termo é importante para se colocar na sociedade e se compreender melhor.
  3. Mas o ideal, é compreender que assim como todo mundo, a sexualidade é um espectro.
  4. Ouvir mais o desejo e agir de acordo com ele sem culpar ou sentir vergonha é o mais significativo”.

Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Telegram! Clique aqui para entrar no grupo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

O que é não sentir atração romântica?

Assexual romântico e arromântico: entenda os significados Saiba o que é ser assexual, cores da bandeira e mais Foto: iStock A assexualidade é uma das letras presentes na sigla e se refere às pessoas que não sentem atração sexual por outras pessoas. Essa ausência de interesse sexual pode ser parcial ou total.

Abaixo, listamos as principais dúvidas sobre assexualidade. Confira: O que é uma pessoa assexual? Ser uma pessoa assexual significa não sentir atração sexual por outras pessoas, seja uma ausência total de interesse sexual ou parcial. É uma orientação sexual legítima, assim como a heterossexualidade, a homossexualidade e a bissexualidade.

As pessoas assexuais podem ter sentimentos românticos por outros indivíduos, mas não sentem necessidade de ter relações sexuais. Qual a diferença entre assexual e assexuado? O termo “assexual” é usado para descrever a orientação sexual em que a pessoa não sente atração sexual, enquanto “assexuado” se refere a algo que não tem sexo ou características sexuais, e não é usado para se referir a pessoas.

Heterorromântico: sente atração romântica por indivíduos do gênero oposto;Homorromântico: se relaciona romanticamente com pessoas do mesmo gênero;Birromântico: é atraído romanticamente por indivíduos do mesmo gênero e do gênero oposto;Panrromântico: se apaixonam por qualquer pessoa, independentemente do gênero.

Assexual arromântico Uma pessoa assexual arromântica é aquela que não sente atração sexual ou romântica por outras pessoas. Isso significa que ela não sente desejo e nem interesse em desenvolver relacionamentos amorosos. Área cinza Pessoas assexuais na área cinza podem podem ter relações sexuais em alguns casos, mas esse interesse é bem limitado em alguns casos.

You might be interested: O Que Significa Sonhar Tirando Meleca Do Nariz?

Demissexual: sente atração sexual apenas quando desenvolve um vínculo afetivo/emocional com a outra pessoa;Grayssexual: sente atração sexual de forma reduzida, independentemente do vínculo afetivo/emocional;Frayssexual: sente atração sexual quando não há um vínculo com a outra pessoa;Cupiossexual: não sente atração pelos outros, entretanto ele tem desejos sexuais e demosntra vontade de ter uma vida sexual ativa;Assexual fluído: sente sua atração sexual flutuar entre demissexual e grayssexual.

Como saber se uma pessoa é assexual? A assexualidade é uma orientação sexual e, assim como outras orientações sexuais, não pode ser determinada apenas por características físicas ou comportamentais. A única maneira de saber se uma pessoa é assexual é se ela mesma se identificar como tal, e para isso, a psicoterapia é importante, pois ela ajuda no pessoas que buscam se autoconhecer.

As pessoas assexuais podem ter diferentes experiências em relação à atração sexual, ou seja, algumas podem sentir pouca ou nenhuma atração sexual, enquanto outras podem sentir atração sexual em raras ocasiões. Porém, todas as pessoas assexuais compartilham a característica de não sentir atração sexual de forma consistente ou predominante ao longo do tempo.

Bandeira assexual Saiba o significado das cores da bandeira assexual Foto: istock A bandeira assexual é um símbolo importante para a comunidade e é usada para representar a identidade assexual e aumentar a visibilidade e o reconhecimento da assexualidade como uma orientação sexual legítima. Entenda o significados das cores:

Preto: representa a ausência de atração sexual;Cinza claro: representa a área cinza entre a sexualidade e a assexualidade, conhecida como demissexualidade ou semissexualidade;Branco: representa parceiros e aliados não sexuais;Roxo: representa própria assexualidade como comunidade.

: Assexual romântico e arromântico: entenda os significados

O que é arromântico restrito?

Tipos de arromântico – A atração, seja sexual ou romântica, é um espectro. Dessa forma, existe uma variedade de pessoas arromânticas. As três identidades principais são: arromânticos estritos, demiarromânticos e gray-arromânticos, explicou Mayara Barros, que é demiarromântica. Abaixo, entenda o que cada termo significa:

Arromântico ou arromântico estrito: pessoas que não sentem atração romântica. Demiarromântico: alguém que não sente atração romântica, porém, ao estabelecer um vínculo, pode sentir. Gray-arromântico: alguém que sente atração romântica raramente, apenas em situações específicas. Frayrromânticos: a pessoa deixa de sentir atração romântica quando estabelece uma conexão afetiva. Akoirromânticos: a pessoa sente atração romântica, porém, conscientemente ou inconscientemente, não quer atuar sobre ela.

Como visto, o aspectro é amplo. Entretanto, nem sempre o assunto é abordado socialmente. Desse modo, muitas pessoas não se encaixam nos padrões estabelecidos, porém não conseguem definir como se identificam. É justamente sobre o processo de autoconhecimento que o próximo tópico tratará. Acompanhe!

É possível se tornar arromântico?

P: Tudo bem eu me identificar como arromântico(a) se eu gosto de histórias de romances? – R: Sim, você pode ser arromântico(a) e ainda gostar de romances. No geral, pessoas gostam de ver coisas na ficção que elas muitas vezes não gostariam de fazer parte na vida real.

Categorias FAQ

Deixe um comentário