Início » Fiz Uma Declaração Retificadora Quando Vou Receber?

Fiz Uma Declaração Retificadora Quando Vou Receber?

De acordo com a lei que rege o imposto de renda da pessoa física, os contribuintes que possuem seu imposto de renda descontado diretamente na fonte podem ter direito a receber a restituição. Gastos médicos e educacionais, existência de dependentes, doações e pensões alimentícias estão entre os principais tipos casos que geram restituição do imposto … Ler mais

Retifiquei minha declaração do Imposto de Renda: quando vou receber?

Uma dúvida muito recorrente entre os contribuintes é: Retifiquei Minha Declaração, Quando Vou Receber? A entrega de uma declaração retificadora não necessariamente atrasa a restituição, em especial se for feita em prazo curto desde a entrega da original. Segundo a Receita Federal, passa a valer como data de entrega o dia em que a declaração retificadora foi enviada.

A Receita considera, para fins de pagamento da restituição, a data em que foi entregue a última declaração retificadora. Sendo assim, é melhor fazer a retificação o quanto antes. Se você retificou logo nos primeiros dias de março, então receberá mais cedo nos primeiros lotes. Por outro lado, se retificou perto do final do prazo ou após o encerramento da entrega, então provavelmente receberá no último lote. Mas não se preocupe, o valor a restituir será corrigido de acordo com a taxa de juros da economia.

Restituição do Imposto de Renda 2023

24/05/2023 24/05/2023 Por Imposto de Renda

Fiz Uma Declaração Retificadora Quando Vou Receber?

De acordo com a lei que rege o imposto de renda da pessoa física, os contribuintes que possuem seu imposto de renda descontado diretamente na fonte podem ter direito a receber a restituição. Gastos médicos e educacionais, existência de dependentes, doações e pensões alimentícias estão entre os principais tipos casos que geram restituição do imposto … Ler mais

Restituição do Imposto de Renda 2022

05/05/2023 05/05/2023 Por Imposto de Renda

De acordo com a lei que rege o imposto de renda da pessoa física, os contribuintes que possuem seu imposto de renda descontado diretamente na fonte podem ter direito a receber a restituição. Gastos médicos e educacionais, existência de dependentes, doações e pensões alimentícias estão entre os principais tipos casos que geram restituição do imposto … Ler mais

Algum artigo deste site foi útil para você e gostaria de contribuir com nosso trabalho? Esta é a nossa chave PIX para contribuições de qualquer valor.

Categorias

  • Declaração de Imposto de Renda 2023
  • Obrigações Fiscais
  • Obrigações Previdenciárias
  • Obrigações Trabalhistas
  • Pagamento de Imposto de Renda 2023
  • Restituição de Imposto de Renda 2023

Fiz Uma Declaração Retificadora Quando Vou Receber?

Fiz Uma Declaração Retificadora Quando Vou Receber

Quem fez retificação do Imposto de Renda recebe quando?

Como funciona a restituição do IR para quem enviou a declaração retificadora? –

  • A restituição do IR para cidadãos que precisaram retificar a declaração, é similar ao procedimento usual.
  • Após o envio da declaração retificadora, o contribuinte que tiver direito à restituição, receberá os valores em data adiada, considerando a data da retificação.
  • A depender da data de envio da segunda declaração, as datas de recebimento de valores podem ser parecidas ou até iguais às datas originais.

Quando sai a restituição do Imposto de Renda de quem caiu na malha fina?

Como saber se caí na malha fina e como sair dela Este 2022, a restituição do Imposto de Renda foi paga em cinco lotes (veja calendário abaixo) em 31 de maio, 30 de junho, 29 de julho, em 31 de agosto e em 30 de setembro.
Ver resposta completa

Quando a Receita vai pagar a restituição 2023?

Desde a quinta-feira (20), o contribuinte pode consultar o lote residual de restituição do Imposto de Renda de abril. (Alexas Fotos/Pexels) A Receita Federal paga nesta sexta-feira (28) o lote residual da restituição do Imposto de Renda referente ao mês de abril de 2023,

3.647 contribuintes idosos acima de 80 anos; 25.136 contribuintes entre 60 e 79 anos; 3.957 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave; 9.615 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Foram contemplados ainda 248.579 contribuintes não prioritários, de acordo com a Receita. Segundo a Receita, os lotes residuais são os de contribuintes que caíram na malha fina, mas depois regularizaram as pendências.
Ver resposta completa

You might be interested: O Que É Rescisão Injusta Do Contrato De Trabalho?

Quanto tempo demora para cair o pagamento na Receita Federal?

Após o pagamento, os dados contábeis são enviados em meio magnético ao Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), no prazo máximo de três dias úteis, quando do encerramento dos períodos decendiais, e de quatro dias úteis, nos demais casos.
Ver resposta completa

Imposto de Renda: veja como retificar a declaração já enviada

Contribuinte tem até 5 anos para retificar a declaração do Imposto de Renda na plataforma oficial da Receita Federal.

8 de maio de 2023 – Atualizado 3 meses atrás

Tempo médio de leitura: 6 minutos

Todos os anos, os contribuintes brasileiros precisam fazer a sua declaração de Imposto de Renda utilizando o programa oficial da Receita Federal. É comum que o usuário encontre dificuldades em usar o Programa Gerador da Declaração (PGD) ou que tenha se confundido na hora de preencher os dados necessários para o preenchimento.

Se você cometeu algum erro ao preencher a declaração do IR, saiba que é possível retificar as informações e reenviar o documento ao Fisco. Acompanhe a leitura para entender o passo a passo para retificar a declaração de Imposto de Renda e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

As declarações de Imposto de Renda já enviadas são sempre identificadas no sistema da Receita pelo nome do contribuinte, número do CPF, tipo (completa ou simplificada) e número do recibo, e são classificadas entre “Original” ou “Retificadora“.

Com isso, o programa da Receita criará uma cópia da versão mais recente enviada da sua declaração, que estará disponível na aba “Em Preenchimento”. O próximo passo é clicar para abrir esse documento e fazer as devidas correções.

Preste bastante atenção na hora de preencher, de forma a evitar cometer erros e precisar fazer uma nova retificação. Para confirmar que completou todas as etapas e não houve falhas no processo de preenchimento, antes de enviar, procure pela opção “Fichas da declaração”, e clique em “Verificar pendências”.

O programa da Receita vasculha o documento e poderá apontar alertas vermelhos (que precisam necessariamente serem corrigidos antes do envio) e alertas amarelos (que não impedem que a declaração seja enviada, mas podem precisar de atenção por parte do contribuinte).

Após finalizar todos os ajustes necessários e corrigir os erros da declaração anterior, clique em “Entregar declaração” para finalizar o processo. Com isso, a nova versão do documento substitui a declaração entregue anteriormente pelo contribuinte. Dessa forma, ela volta para a fila de restituição.

Quantas vezes posso retificar a declaração de Imposto de Renda 2023?

Não existe um limite máximo de retificações que o contribuinte pode realizar em sua declaração do Imposto de Renda. Desde de que cumpra o prazo estabelecido, não tenha sido notificado pela Receita Federal (para um procedimento de fiscalização) e siga as regras explicadas, é possível retificar o documento quantas vezes achar necessário.

IMPOSTO DE RENDA

Além disso, se o contribuinte desejar corrigir seu IR ainda dentro do prazo de declaração, que vai até 31 de maio, também pode realizar alterações quantas vezes quiser, inclusive podendo alterar o formato de tributação entre completo e simplificado.

Contudo, vale ressaltar que, ao fazer a retificação, é como se o contribuinte estivesse entregando uma nova declaração, pois a nova versão anula a enviada anteriormente. Assim, ele irá para o final da fila de restituição de imposto, caso tenha algum valor a receber.

Regras para o envio da declaração retificadora

As regras que se aplicam à retificação da declaração de IR 2023 também valem também para as de anos anteriores. Isso significa que a Receita Federal permite que o contribuinte faça quantas retificações precisar em declarações de até cinco anos anteriores, desde que não tenha sido notificado de procedimento de fiscalização no documento.

É possível realizar ajustes nos dados e corrigir informações por meio do programa da DIRP, mas a retificação não permite alterar o formato de tributação escolhido (completo ou simplificado) – que só pode ser mudado até o prazo de entrega da declaração, em 29 de abril.

Agora que você já sabe como corrigir erros da declaração passada do seu Imposto de Renda, que tal ler mais sobre economia, finanças e investimentos? Confira outros artigos!

Categorias FAQ

Deixe um comentário