Início » Exame Indican Positivo O Que Significa?

Exame Indican Positivo O Que Significa?

A disbiose pode ser tratada seguindo diversos pontos, que envolvem mudanças de hábitos e uso de medicamentos.

É benéfico eliminar alimentos que contenham agrotóxicos, praticar atividade física regularmente, ter uma dieta rica em fibras (como frutas, verduras e legumes) e com menos (e se possível, sem) produtos industrializados e açúcar.

Já para o uso de medicamentos, o médico pode prescrevê-los para harmonizar as bactérias boas e ruins do intestino, e é válido ressaltar que em hipótese alguma você deve realizar a automedicação.

Gostou do conteúdo de hoje? Então, compartilhe e informe amigos e familiares. E se deseja ver outros materiais importantes e úteis, continue acompanhando o CCD. Até o próximo conteúdo.

Disbiose: o que é, quais as causas e como funciona o tratamento

O organismo possui uma série de bactérias e fungos, mas alguns deles não são nocivos à saúde, pelo contrário, alguns deles têm efeito positivo no corpo. Quando ocorre qualquer tipo de desequilíbrio dessa flora bacteriana, diminuindo o número de bactérias boas no intestino e aumentando as bactérias consideradas ruins, temos um problema conhecido por disbiose.
Ao longo do conteúdo de hoje do CCD você vai entender mais sobre o que é o problema. Siga com o conteúdo!

Entenda a disbiose

A disbiose pode afetar a capacidade de absorção do corpo dos nutrientes e causar diretamente a carência de vitaminas.

Quando a pessoa apresenta os sintomas de disbiose, o gastroenterologista, clínico ou coloproctologista, podem solicitar alguns exames que facilitam o reconhecimento do problema, como exame de fezes e um exame específico para a disbiose, conhecido por exame Indican.

Como funciona esse exame?

O exame é realizado a partir de uma amostra de urina do paciente, normalmente a primeira urina do dia (ou concentrada por mais de 4 horas).

Logo após é avaliado a quantidade de Indican presente na urina, que é um produto do metabolismo do triptofano – presente em alguns tipos de alimentos.

Quando o paciente apresenta um desequilíbrio da flora intestinal, pode apresentar muita produção de Indican, o que caracteriza a disbiose.

Quais são as possíveis causas?

A disbiose é um problema que pode surgir por causas variadas, que vão desde o estresse a doenças intestinais. Dentre as principais causas estão:

  • Uso prolongado de antibióticos, laxantes ou cortisona;
  • Estresse;
  • Alcoolismo;
  • Baixa imunidade;
  • Alimentação pobre – com baixo consumo de fibras, excesso de alimentos industrializados e excesso de açúcar;
  • Doenças intestinais – como inflamação intestinal e diverticulose;
  • Prisão de ventre.

Sintomas

Os sintomas podem variar em função do local que apresenta o desequilíbrio e também em função dos tipos de bactérias que foram afetadas, sendo os principais:

  • Náuseas – que podem ser constantes ou momentâneas;
  • Diarreia;
  • Eructação – conhecido por arroto;
  • Refluxo;
  • Cansaço constante;
  • Dor de cabeça;
  • Distensão abdominal;
  • Flatulência;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Constipação intestinal.

Além do mais, pessoas que apresentam a disbiose podem acabar desenvolvendo problemas de pele, como acne e urticária. Sendo assim, é fundamental realizar o tratamento de maneira correta e sem interrupções.

Como é realizado o tratamento?

A disbiose pode ser tratada seguindo diversos pontos, que envolvem mudanças de hábitos e uso de medicamentos.

É benéfico eliminar alimentos que contenham agrotóxicos, praticar atividade física regularmente, ter uma dieta rica em fibras (como frutas, verduras e legumes) e com menos (e se possível, sem) produtos industrializados e açúcar.

Já para o uso de medicamentos, o médico pode prescrevê-los para harmonizar as bactérias boas e ruins do intestino, e é válido ressaltar que em hipótese alguma você deve realizar a automedicação.

Gostou do conteúdo de hoje? Então, compartilhe e informe amigos e familiares. E se deseja ver outros materiais importantes e úteis, continue acompanhando o CCD. Até o próximo conteúdo.

Exame Indican Positivo O Que Significa?

Indican–U– Marcador de disbiose intestinal (desequilíbrio na flora intestinal) – repercussão sistêmica. Teste de Disbiose: Este teste torna-se positivo em todas as situações em que a microbiota bacteriana se desequilibra, ou seja, quando há hipercrescimento bacteriano.
Ver resposta completa

O que é indican positivo?

Indican, pesquisa na urina Comentários O indican é o resultado da decomposição do triptofano intestinal, estando normalmente presente em traços na urina. Sua absorção intestinal é maior na presença de constipação ou aumento da putrefação intestinal. Assim, o indican tem seu nível aumentado nas enterites, na obstrução intestinal, no íleo paralítico e nas neoplasias gastrointestinais.

  • O indican também apresenta-se elevado em quadros de decomposição bacteriana de proteínas corpóreas, como septicemias e gangrenas.
  • Veja também Triagem urinária mínima dos erros inatos do metabolismo,
  • Nível terapêutico ou Valor de Referência Normal = traços Condição – Urina recente (jato médio da 1a urina da manhã).

Para que serve o teste indican?

Entenda a disbiose – A disbiose pode afetar a capacidade de absorção do corpo dos nutrientes e causar diretamente a carência de vitaminas. Quando a pessoa apresenta os sintomas de disbiose, o gastroenterologista, clínico ou coloproctologista, podem solicitar alguns exames que facilitam o reconhecimento do problema, como exame de fezes e um exame específico para a disbiose, conhecido por exame Indican.
Ver resposta completa

O que é teste de disbiose positivo?

O exame serve para analisar se há um desequilíbrio (disbiose) da MICROBIOTA intestinal que pode estar relacionado a diversas doenças. Com o diagnóstico também é possível traçar melhores estratégias terapêuticas para cada caso.
Ver resposta completa

Como é feito o exame de indican?

Coleta INDIC: Coletar em frasco apropriado preferencialmente a primeira urina da manhã ou com intervalo mínimo de 4 horas após a última micção. Desprezar o primeiro jato de urina e sem interromper a micção, coletar o jato médio e fechar corretamente para não permitr a entrada de ar na amostra.
Ver resposta completa

Qual exame indica disbiose intestinal?

O exame de microbioma deve ser feito após um pedido médico em que há uma suspeita de disbiose (desequilíbrio na microbiota) ou para descoberta de uma predisposição a doenças.
Ver resposta completa

O que pode ser feito em caso de disbiose grave?

Como cuidar da microbiota do intestino – A alimentação saudável é a forma mais efetiva de proteger o intestino. Existem algumas comidas mais indicadas que afetam positivamente a população de micro-organismos, Recomenda-se a ingestão de alimentos com probióticos, como leite fermentado, kefir e iogurte.
Ver resposta completa

You might be interested: Cid M 75.1 O Que Significa?

O que quer dizer flora bacteriana positiva?

A flora bacteriana que é indicada no exame de urina corresponde ao conjunto de microrganismos, como bactérias e fungos, que estão naturalmente presentes na região genital de homens e mulheres, sem causar qualquer sintoma. A flora bacteriana aumentada no exame de urina é normalmente consequência de situações que alteram a imunidade, como estresse ou ansiedade, ou ser devido à erros durante a coleta, o que não é motivo de preocupação, sendo apenas recomendado pelo médico a repetição do exame.
Ver resposta completa

O que significa bactérias positivas no exame de urina?

O que é bacteriúria assintomática? – Bacteriúria significa presença de bactérias na urina. A presença de bactérias na urina costuma estar associada à infecção do trato urinário (ITU), mas isso nem sempre é verdade. É perfeitamente possível ter bactérias na urina, mas não ter infecção urinária.

  • O trato urinário é composto pelos rins, ureteres, bexiga e a uretra.
  • Por conseguinte, a infecção do trato urinário, ou simplesmente infecção urinária, ocorre quando existe acometimento sintomático de um ou mais desses componentes do sistema urinário por algum micro-organismo, geralmente bactérias, mas também por fungos ou vírus (explicamos os sintomas da infecção urinária no artigo: 10 sintomas comuns da infecção urinária ) Quando o paciente tem bactérias na urina, mas não apresenta nenhum sinal ou sintoma de infecção urinária, dizemos que ele tem apenas bacteriúria assintomática,

A bacteriúria assintomática, portanto, é o termo médico utilizado quando é detectado, através do exame chamado urocultura, um número maior do que o esperado de bactérias na urina de um indivíduo que não apresenta sinais ou sintomas de infecção urinária.
Ver resposta completa

O que é teste Sibo?

O diagnóstico de SIBO é feito principalmente por um teste chamado hidrogênio expirado e o tratamento é feito com antibióticos específicos, mudanças alimentares e uso de probióticos. No entanto, é importante identificar o que levou ao aparecimento, evitando, assim, a recorrência.
Ver resposta completa

Como é as fezes de quem tem disbiose?

O que é disbiose intestinal? – Disbiose intestinal é um termo que se refere ao desequilíbrio da microbiota do intestino, ou seja, quando há mais bactérias patogênicas do que benéficas. O papel da flora intestinal (como é chamada popularmente a microbiota) é de auxiliar em vários processos, como a digestão de alimentos e a absorção de nutrientes, além de proteger contra o aparecimento de doenças.

You might be interested: Qual O Significado De Sonhar Com Gato Novo?

Em alguns casos, a alteração da flora intestinal pode causar sintomas passageiros, incluindo excesso de gases intestinais, diarreia, prisão de ventre, distensão abdominal e fezes mal formadas, por exemplo. Quando não é tratada, pode piorar e aumentar o risco da pessoa desenvolver doenças, como intolerância à lactose e ao glúten ou síndrome do intestino irritável.

Entre as principais causas da disbiose estão: estresse, uso de substâncias tóxicas e uma alimentação desbalanceada, pobre em fibras e rica em industrializados.
Ver resposta completa

Como saber se o paciente tem disbiose?

Quais são os sintomas da disbiose intestinal? – Você acha que pode ter disbiose? Fique alerta aos sintomas! Os principais estão relacionados às disfunções nutricionais, além das imunológicas, metabólicas, neurológicas e estruturais. Náuseas e vômitos, aumento de gases, distensão abdominal, alterações no trato intestinal como diarreia ou constipação, fadiga, depressão, ansiedade, mudanças de humor e candidíase de repetição também são sinais de alerta para o desenvolvimento da doença.
Ver resposta completa

Porque a disbiose engorda?

O sobrepeso e a obesidade podem estar ligados com o desequilíbrio de uma bactéria do intestino. Conhecida como disbiose, a condição é caracterizada pelo desequilíbrio da microbiota intestinal e pode começar mesmo antes do nascimento. Ou seja, desde pequeno o indivíduo pode já ter uma tendência a ganhar peso.
Ver resposta completa

O que é triptofano intestinal?

O triptofano é um componente alimentar comumente presente na dieta e a quantidade ingerida deste aminoácido pode estar relacionada à determinação dos níveis plasmáticos de IS a partir de sua metabolização pelas bactérias intestinais.
Ver resposta completa

O que não pode comer quem tem disbiose?

A adoção de uma alimentação variada, rica em fontes de fibras, vitaminas e minerais e pobre no consumo de fontes de açúcar, gordura saturada e gordura trans e de alimentos ultra processados e refinados, é fundamental para evitar ou controlar a disbiose intestinal.
Ver resposta completa

Qual exame de sangue detecta inflamação no intestino?

Proteína C-Reativa (PCR) – A PCR é uma proteína produzida no fígado, que aumenta, ou diminui, sua concentração com um quadro de inflamação ou trauma. Dessa forma, o exame é útil no diagnóstico e monitoramento de condições inflamatórias crônicas, como doença inflamatória intestinal, artrite e doenças autoimunes.
Ver resposta completa

O que quer dizer flora bacteriana positiva?

A flora bacteriana que é indicada no exame de urina corresponde ao conjunto de microrganismos, como bactérias e fungos, que estão naturalmente presentes na região genital de homens e mulheres, sem causar qualquer sintoma. A flora bacteriana aumentada no exame de urina é normalmente consequência de situações que alteram a imunidade, como estresse ou ansiedade, ou ser devido à erros durante a coleta, o que não é motivo de preocupação, sendo apenas recomendado pelo médico a repetição do exame.
Ver resposta completa

You might be interested: Google O Que Significa Mb

O que quer dizer reagente no teste de gravidez?

TESTE DE FARMÁCIA OU EXAME DE SANGUE? Engravidar é algo muito desejado por muitas mulheres e um futuro distante para muitas outras. A verdade é que quando a menstruação atrasa, a dúvida é sempre a mesma: será que estou grávida?! Quando surge essa dúvida a primeira coisa que todo mundo faz é ir à farmácia mais próxima pra comprar um teste de gravidez. A dúvida de todas as mulheres! O teste de gravidez de farmácia é uma fitinha com sensibilidade ao hormônio HCG. Se houver a presença desse hormônio na urina da mulher a fitinha acusa, e consequentemente sinaliza uma gravidez. (Pra quem não sabe, HCG é o hormônio que o corpo produz quando a mulher engravida).

Porém, o que gera dúvida em muitas mulheres é: deu negativo, posso confiar? Eaí que vem o medo de todo mundo! O teste de farmácia pode dar falso negativo, sim. Se a gestação tiver muito recente e ainda tiver poucos hormônios HCG produzido o teste pode não detectar a presença suficiente e sair um resultado negativo.

Por isso, aconselha-se realizar esse teste na primeira urina da manhã, porque a urina está mais concentrada. Devido a essa possibilidade de dar um falso negativo, muitas mulheres recorrem ao teste de gravidez de sangue, famoso exame BHCG. Mas o que você não sabe é que realizar este exame é muito mais seguro e confiável.

O exame de BHCG analisa a presença do hormônio HCG no sangue, e por analisar no sangue e não na urina, que é mais seguro. Mas qual exame eu tenho que fazer? Existem dois exames: BHCG Qualitativo e o BHCG Quantitativo. Vamos à explicação de cada um: – BHCG Qualitativo: analisa se HÁ ou NÃO a presença do hormônio HCG no sangue.

O resultado é: Reagente (quando há o hormônio, ou seja, você está grávida) ou Não Reagente (quando não há a presença do hormônio, ou seja, você não está grávida). – BHCG Quantitativo: analisa a QUANTIDADE do hormônio HCG no sangue. É mais utilizado pelos médicos para calcularem a quantidade de semanas, pois quanto maior a quantidade do hormônio, mais avançada é a gestação.

Para ambos os exames não é necessário jejum, por isso você pode fazer em qualquer horário do dia. E aqui no Hemotec, para coletas após às 9h o resultado do BHCG Qualitativo fica pronto em 1h. Ou seja, você tem acesso a um resultado rápido e mais confiável do que a fitinha! Não precisa agendar, o atendimento é por ordem de chegada! Mas é importante você levar um documento com foto.

E aí, conseguimos te ajudar? Até a próxima, Hemotec. : TESTE DE FARMÁCIA OU EXAME DE SANGUE?
Ver resposta completa

Novidade disponível na Clínica Exames de Urina para Diagnóstico de Disbiose, Avaliação de Supra Rena

Teste de Disbiose: Este teste torna-se positivo em todas as situações em que a microbiota bacteriana se desequilibra, ou seja, quando há hipercrescimento bacteriano. As bactérias intestinais aeróbias convertem o aminoácido essencial triptofano em indol. Ele, após absorção, é transformado e 3-hidroxi-Indol (Indican).

No fígado se conjuga com o sulfato de potássio e ácido glucurônico, para serem transportados pelo plasma até os rins e serem excretados pela urina.

RECOMENDA-SE REPETIR O EXAME A CADA 60 DIAS ATÉ QUE SE REESTABELEÇA A HOMEOSTASE

Adrenal-SU– Avaliação da Supra Renal.

No dia-dia as pessoas estão expostas a agentes estressores que podem ter origens psíquicas, emocionais, físicas, químicas, nutricionais e até eletromagnéticas. Estes fatores estimulam o sistema nervoso simpático e sistema hipotalâmico, liberando substâncias neuroendócrinas tais como ACTH, que estimula a glândula supra-renal com posterior liberação de adrenalina e corticóides. A adrenalina tem um papel importante no stress, tanto no processo de luta quanto de fuga. Mas quando as situações de stress tornam-se crônicas há nos pacientes uma liberação prolongada de adrenalina acompanhada de depleção de minerais como magnésio, potássio e cálcio, má absorção de açúcar, dislipidemias e consequentemente aumento do stress oxidativo. Se esta situação permanecer por muito tempo (meses) a glândula adrenal poderá entrar na fase de esgotamento, ou seja, não liberar mais adrenalina e corticóides.

RECOMENDA-SE REPETIR O EXAME A CADA 60 DIAS ATÉ QUE SE REESTABELEÇA A HOMEOSTASE

MDA-U– Avaliação para o estresse oxidativo.

Este teste avalia a presença de substâncias tóxicas oxigeno-reativas (ROTS) ao ácido tiobarbitúrico na urina, mais especificamente a presença de MDA na urina. Em condições normais o MDA deve ser negativo na urina; ele vai tornar-se positivo quando, principalmente, as membranas citoplasmáticas tenham a sua função alterada em virtude da peroxidação lipídica aumentada, fenômeno este que começa com a degradação dos fosfolipídeos de membrana, por via do omêga 6, responsável pelo respectivo aumento de produção de ácido araquidônico, originando o incremento da formação de PGE2, na qual tem atividade pró-inflamatória, pró-trombótica, vasoconstritora e pró-agregante plaquetária. Além desses efeitos o PGE2 tem por produtos finais a liberação de material ceróide, lipofucsina e ácido D-Malondialdeído (MDA).

1) Stress aumentado;

2) Peroxidação lipídica;

3) Inflamação e alergias;

4) Artrite reumatoide;

7) Alterações neurológicas e cardiovasculares

Categorias FAQ

Deixe um comentário