Como Tomar Maca Peruana E Tribulus Terrestris Em Pó
A medicina popular peruana usa a maca para aumentar os níveis de energia. Além disso, pelo fato dela conter compostos químicos originados a partir dos glucosinolatos, principal fitonutriente dos crucíferos, seu uso está associado à prevenção de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
Conteúdo
- Maca peruana ou Tribulus – Qual é melhor? Pode tomar juntos?
- Maca peruana ou Tribulus terrestris – Qual é melhor?
- O que é a maca peruana
- Benefícios da maca peruana
- Benefícios do Tribulus terrestris
- Maca Peruana e tribulus podem ser tomados juntos?
- Dosagem da maca peruana
- Efeitos colaterais da maca
- Dosagem de tribulus terrestris
- Efeitos colaterais do tribulus
- Vídeo: Maca peruana ou tribulus para mulheres?
- Como Tomar Maca Peruana E Tribulus Terrestris Em Pó
- Qual o melhor horário de tomar Tribulus Terrestris com maca peruana?
- Qual horário para tomar maca peruana em pó?
- Pode tomar maca peruana e Tribulus terrestris antes de dormir?
- Qual e o melhor horário para tomar Tribulus terrestris?
- Como tomar o Tribulus Terrestris em pó?
- O que tomar antes de dormir para ganhar massa muscular?
- Qual e o melhor horário para tomar Tribulus?
- Pode tomar Tribulus terrestris e maca peruana em jejum?
- Maca peruana: para que serve, como tomar e efeitos colaterais
- Para que serve a maca peruana
- Como tomar maca peruana
- Possíveis efeitos colaterais
- Quem não deve tomar
Maca peruana ou Tribulus – Qual é melhor? Pode tomar juntos?
Maca peruana e Tribulus terrestris são duas ervas comumente utilizadas na medicina popular há séculos. Suas aplicações são as mais variadas, mas ambas têm em comum a capacidade de aumentar a libido, e justamente por isso muitas pessoas as usam frequentemente.
No entanto, existe uma dúvida sobre qual delas é a melhor, e também se podem ser tomadas juntas. Então, para esclarecer, vamos conhecer aqui mais informações sobre ambas, além de trazer a resposta sobre a sua combinação.
Maca peruana ou Tribulus terrestris – Qual é melhor?
A maca peruana e o tribulus terrestris têm alguns efeitos semelhantes e outros distintos. Sendo assim, a resposta para quem pergunta se é melhor tomar maca peruana ou tribulus dependerá exclusivamente do objetivo que leva a pessoa a consumir.
Diante desse cenário, é necessário entender o que é, suas aplicações e benefícios de cada um.
O que é a maca peruana
A maca (Lepidium meyenii) é um tubérculo da família do nabo, proveniente da região dos Andes, no Peru, e por esse motivo leva esse nome. Ela é conhecida como “viagra dos incas”.
No Peru, os nativos usam a raiz em sopas, misturada à farinha de aveia, mas ela também pode ser consumida em sucos, shakes, in natura, ou transformada em uma bebida fermentada chamada de “maca chica”.
Benefícios da maca peruana
A medicina popular peruana usa a maca para aumentar os níveis de energia. Além disso, pelo fato dela conter compostos químicos originados a partir dos glucosinolatos, principal fitonutriente dos crucíferos, seu uso está associado à prevenção de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
Continua Depois da Publicidade
No entanto, as aplicações mais comuns da maca são para melhorar a disfunção erétil, aumentar a libido, e também combater a depressão, perda de cabelo e os sintomas associados à menopausa.
Embora ela seja muito popular, existem poucos estudos científicos que comprovem a sua eficácia. A maioria deles foi feita por empresas que produzem ou vendem a substância, e muitos estudos publicados não atendiam a critérios técnicos exigidos pela comunidade científica. Veja abaixo alguns benefícios observados nas pesquisas disponíveis.
1. Aumenta a libido
A maca peruana é comumente comercializada com o apelo de melhorar o desejo sexual em homens e mulheres, e a boa notícia é que esse efeito é apoiado por pesquisas.
Em 2010, uma revisão publicada no BMC complementary and alternative medicine, um periódico inglês que analisa terapias alternativas, concluiu que a maca peruana tem efeito positivo na disfunção sexual e na libido, tanto em mulheres saudáveis na menopausa, como em homens adultos saudáveis.
2. Pode melhorar a fertilidade masculina
Algumas evidências sugerem que a raiz da maca aumenta a fertilidade masculina, pois existem evidências de que ela é capaz de melhorar a qualidade e a quantidade dos espermatozoides.
Um estudo publicado em 2001, no periódico Asian journal of andrology, concluiu que homens saudáveis, com idades entre 24-44 anos, que ingeriram tabletes contendo maca (1,5 ou 3,0 g/dia) durante 4 meses, apresentaram aumento no volume de sêmen, e também na contagem e motilidade dos espermatozoides.
Continua Depois da Publicidade
3. Alivia os sintomas da menopausa
Quando a menstruação é interrompida pela menopausa, o corpo feminino experimenta uma diminuição natural do estrogênio. A partir daí, sintomas desconfortáveis como ondas de calor, secura vaginal, alterações de humor, problemas de sono e irritabilidade, maior risco de osteoporose, fazem-se presentes, e por isso muitas pessoas buscam alternativas naturais para lidar com eles.
Um estudo, publicado em 2008 no periódico inglês Menopause, concluiu que o consumo de Maca (3,5 g/dia) reduziu os sintomas psicológicos da menopausa, incluindo ansiedade e depressão, além de melhorar os quadros de disfunção sexual.
4. Pode ajudar a reduzir o tamanho da próstata
O aumento da próstata é mais comum em homens idosos, mas os mais jovens não estão totalmente livres do problema. Ter uma próstata com o tamanho aumentado (Hiperplasia Prostática Benigna – HPB) pode dificultar a passagem da urina pela uretra, e consequentemente a sua eliminação.
Um estudo feito em animais e publicado em 2005 no periódico inglês Reproductive biology and endocrinology concluiu que a Maca vermelha reduziu o tamanho da próstata em animais. Mais estudos ainda são necessários para comprovar esse mesmo efeito em humanos, mas os resultados se mostram promissores.
5. Melhora o desempenho físico
Fisiculturistas e atletas conhecem bem a farinha feita a partir da raiz da maca porque ela é um suplemento popular entre eles. Ela é responsável por aumentar a energia e a disposição para a prática de atividades físicas, ajudando a construir massa muscular, ganhar força e melhorar o desempenho físico.
Benefícios do Tribulus terrestris
Tribulus terrestris é uma erva daninha, muito utilizada para tratar a disfunção erétil e sexual. Outros benefícios potenciais do uso de tribulus terrestris são a capacidade de ajudar a controlar a pressão alta, colesterol alto, pedras nos rins e atuar como um diurético.
Continua Depois da Publicidade
1. Melhora a libido
Homens e mulheres podem ter um aumento na libido com o uso frequente de tribulus, e esses efeitos foram comprovados através de pesquisas.
Um estudo publicado em 2016 na Revista Brasileira de Ginecologia Obstetrícia, feito com mulheres na menopausa, concluiu que, após 3 meses de uso da substância, as mulheres apresentaram uma melhora significativa nos problemas sexuais, como lubrificação, sensibilidade e capacidade de ter orgasmos.
Um outro estudo, publicado em 2017 no periódico irlandês Maturitas mostrou que o tribulus terrestris melhorou significativamente a ereção e a satisfação sexual em homens com disfunção sexual leve a moderada tratados com uma dose de 1,5 g por dia.
Entretanto, um estudo anterior analisou os efeitos do tribulus terrestris em homens com disfunção sexual, mas usando a dosagem de 800 mg/dia, e não houve qualquer melhora nos sintomas.
Portanto, quando o assunto é disfunção erétil nos homens, os estudos apresentaram resultados mistos. Isso indica que são necessárias mais pesquisas para uma conclusão definitiva sobre esses efeitos.
2. Estimula a saúde do coração e regula o açúcar no sangue
Tribulus terrestris também demonstra outros efeitos importantes para o corpo, e um deles é a capacidade de ajudar os níveis de colesterol e açúcar no sangue.
Um estudo analisou 98 mulheres com diabetes tipo 2 que tomaram 1.000 mg de tribulus terrestris diariamente. Os resultados apresentaram uma melhora nos níveis de açúcar no sangue e colesterol, após três meses de consumo.
Concluindo, o consumo do tribulus terrestris contribui para a redução dos níveis de açúcar no sangue, melhora a ação da insulina, reduz a resistência à insulina, e pode ajudar a controlar os níveis de colesterol no sangue.
3. Atua como um diurético natural
Um estudo realizado em 2003 e publicado no Journal of Ethnopharmacology evidenciou que o consumo de tribulus terrestris estimula a diurese, e com isso pode ser um remédio natural eficaz para o tratamento de pedra nos rins. Por conta da sua propriedade diurética, ele também pode estimular a eliminação de toxinas, ajudar a aliviar o inchaço e baixar a pressão sanguínea.
4. Pode aliviar a dor e a inflamação
Tribulus terrestris pode ter um efeito significativo no alívio da dor e da inflamação, de acordo com um estudo conduzido pela Kerman Faculty of Pharmacy, que mostrou que consumir altas doses foi eficiente para reduzir a dor em animais. Entretanto, mais estudos são necessários para confirmar essa propriedade.
Maca Peruana e tribulus podem ser tomados juntos?
Seja a maca peruana ou tribulus, ambos demonstram efeitos promissores para a saúde. Porém, para definir qual é o melhor, é preciso identificar qual a sua necessidade.
Por exemplo, cada um tem os seus benefícios comuns e próprios. Se o seu objetivo é melhorar o desempenho durante os exercícios e aliviar os sintomas da menopausa, a melhor indicação é a maca peruana.
Entretanto, se você busca um produto natural para ajudar a saúde do coração, que seja capaz de ajudar a tratar pedra nos rins, dor e inflamação, além de promover níveis mais saudáveis de açúcar no sangue, a recomendação é o tribulus terrestris.
No entanto, se a finalidade de incluir essas substâncias na sua dieta é melhorar a libido e o desempenho sexual, ambos podem te ajudar da mesma forma.
Sim, a maca peruana e o tribulus podem ser consumidos juntos, e já é comum encontrar produtos que combinam ambos. Porém, se você vai tomar separado, é preciso considerar que cada um tem uma quantidade diária a ser consumida, assim como possíveis efeitos colaterais. Veja abaixo:
Dosagem da maca peruana
A maca peruana pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, zonas cerealistas e também pela internet. A dosagem de pó de raiz de maca usada em estudos varia entre 1,5 e 5 gramas por dia.
No entanto, ela também está disponível como cápsulas com concentração de 500 mg e também extrato líquido, que devem ser consumidas conforme orientações contidas nos rótulos dos produtos. Na dúvida, consulte seu médico, e veja com ele a dosagem recomendada para você.
Efeitos colaterais da maca
É preciso considerar que o tubérculo contém goitrogens, substâncias que têm a capacidade de interferir na função normal da glândula tireoide. Isso significa que se você já tem a função comprometida, a maca peruana pode prejudicar ainda mais o seu funcionamento. As mulheres grávidas e lactantes também devem evitar o consumo da maca.
Dosagem de tribulus terrestris
A dose recomendada de tribulus terrestris para reduzir os níveis de glicose no sangue é de 1.000 mg por dia. Já para melhorar a libido e o desempenho sexual, a dose recomendada é de 250 a 1.500 mg por dia.
Um aspecto que deve ser considerado em relação ao consumo de tribulus é que ele contém saponinas, como protodioscina e protogracillina, que são compostos apontados como os responsáveis por promover os seus benefícios.
A maioria dos suplementos de tribulus apresenta uma concentração de saponinas que varia de 45 a 60%. Mas se ele tiver uma dose de saponinas diferente, considere que quanto maior a porcentagem, menor deve ser a dose diária.
Efeitos colaterais do tribulus
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns do uso do tribulis terrestris são constipação (prisão de ventre), dor no estômago, diarreia, náusea, vômito, agitação, dificuldade para dormir e aumento do fluxo menstrual.
Além disso, algumas pesquisas indicam que o tribulus pode contribuir para o aumento da próstata, então os homens com hipertrofia prostática benigna ou câncer de próstata devem evitar o uso da erva.
O fato de o tribulus ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue pode exigir alterações na medicação para diabetes, para evitar a hipoglicemia.
Por fim, grávidas e mulheres que estão amamentando também devem evitar o consumo dessa erva.
Vídeo: Maca peruana ou tribulus para mulheres?
Os vídeos abaixo também vão te ajudar a entender melhor sobre a maca peruana e o tribulus:
Como Tomar Maca Peruana E Tribulus Terrestris Em Pó
Como tomar Tribulus Terrestris com Maca – Recomenda-se a ingestão de 01 (uma) a 02 (duas) cápsulas de Tribulus Terrestris com Maca por dia. Consumir preferencialmente sob orientação do seu médico ou nutricionista. Atenção: Por se tratar de um produto natural, poderá apresentar variações na coloração.
Qual o melhor horário de tomar Tribulus Terrestris com maca peruana?
QUAL O MELHOR HORÁRIO PARA TOMAR MACA PERUANA? – A suplementação de maca peruana pode ser feita em qualquer horário do seu dia, seguindo as orientações do profissional nutricionista. A farinha de maca pode ser diluída em diferentes líquidos, como suco, água, leite ou ainda adicionada em preparações culinárias como bolos, pães e sopas.
Qual a quantidade de maca peruana em pó por dia?
A sugestão de consumo é de 2 comprimidos ao dia com água, para ter melhor efeito no organismo. Podendo ser ingerido antes do café da manhã, do almoço ou do jantar. O consumo da maca peruana pode ser feito em qualquer horário do dia e de acordo com a indicação profissional.
Qual horário para tomar maca peruana em pó?
5. Relacionados à cognição – Uma revisão da literatura de 2014 mostrou que a Maca Peruana pode oferecer benefícios para o aprendizado e para o desempenho da memória. Além disso, os pesquisadores relataram que ela pode ser útil no auxílio das condições que afetam esses processos, como a doença de Alzheimer. A Maca Peruana tem sido amplamente estudada pelos seus benefícios à saúde sexual masculina. A disfunção erétil, que afeta muitos homens, tem sido um dos principais pontos de estudo. Um estudo realizado em 2009 mostrou que o consumo diário de 2,4 g de raiz de maca por 12 semanas resultou em melhora significativa em homens com disfunção erétil leve em comparação com o grupo que recebeu placebo.
Um outro estudo relatou que a Maca Peruana teve efeitos favoráveis na motilidade do esperma em homens inférteis, o que pode ser fundamental para a fertilidade masculina. Além disso, esse estudo mostrou que outros indicadores de qualidade do sêmen foram favorecidos pela Maca Peruana. Um terceiro estudo investigou a relação entre a Maca Peruana e o desejo sexual masculino, mostrando que o consumo dessa raiz milenar pode melhorar o desejo sexual sem provocar mudanças hormonais nos níveis séricos de testosterona e estradiol.
A Maca Peruana pode ser consumida por homens e mulheres de diferentes idades em busca de seus benefícios para a saúde. No entanto, é importante saber como tomar a Maca Peruana corretamente para obter seus efeitos positivos. Para começar, é importante entender que há como consumir Maca Peruana em pó e em cápsulas:
Maca Peruana em pó: não há regra em como tomar Maca Peruana em pó, pois ela pode ser dissolvida nos líquidos em geral ou até mesmo misturada à comida. Água pura, sucos, vitaminas, saladas, pratos quentes e até café são exemplos de onde incluir a Maca Peruana em pó. Por ter um sabor mais adocicado, pode ser interessante acrescentar a raiz em preparações doces. Maca Peruana em cápsulas: em cápsulas, o consumo é bastante simples, pois basta ingerir com água ou outra bebida. Uma das vantagens dessa versão é a possibilidade de ter um maior controle sobre a quantidade que está sendo consumida, sem falar da qualidade. Diferentemente da Maca Peruana em pó à granel, que geralmente não possui tal controle.
Falando um pouco sobre dosagem, a Ocean Drop recomenda 2 cápsulas ao dia. A raiz não precisa ser consumida em um horário específico. Você pode programar o consumo desse superalimento da maneira que preferir, já que o mais importante é assegurar a ingestão diária e manter a oferta ao organismo.
É importante destacar que a Maca Peruana pode levar algumas semanas para apresentar resultados significativos. Por isso, é indicado que o consumo seja regular e constante. Ainda, pessoas que possuem condições de saúde específicas devem consultar um médico ou nutricionista antes de iniciar o consumo. Não existem comprovações científicas de que a Maca Peruana apresenta efeitos colaterais.
Porém, por precaução, é recomendado que mulheres grávidas e lactantes consumam somente sob prescrição e acompanhamento de um profissional da saúde, assim como menores de 19 anos. Além disso, o consumo de Maca não é indicado para pessoas que tenham disfunções hormonais que resultem em uma produção de hormônios superior à normal, isso porque a Maca pode estimular ainda mais a produção de certos hormônios. Se você está procurando a melhor Maca Peruana para obter todos os benefícios que essa raiz pode oferecer, é importante prestar atenção em alguns fatores. A primeira coisa a considerar é a origem do produto. Dê preferência à Maca Peruana cultivada nos Andes, onde as condições climáticas são ideais para a planta.
Além disso, certifique-se de escolher uma marca confiável e de qualidade, que realize testes de pureza e concentração. Por fim, verifique a forma de apresentação da Maca Peruana. Como explicado, ela pode ser encontrada em pó ou em cápsulas. O pó é indicado para quem prefere preparar suas próprias receitas, como sucos e vitaminas, enquanto as cápsulas são mais práticas, seguras e fáceis de usar.
A Maca Peruana pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e em algumas farmácias. No entanto, a forma mais prática de comprar é pela internet. Existem diversas lojas online que comercializam Maca Peruana em pó ou em cápsulas. A Ocean Drop é especializada em superalimentos que oferecem nutrição completa e segura.
You might be interested: Vitamina D 50.000 Ui Como Tomar
Quanto tempo para Tribulus e maca peruana fazer efeito?
Quando a Maca Peruana começa a fazer efeito Os efeitos da Maca Peruana podem aparecer no período de 8 a 12 semanas, após iniciar o tratamento.
Pode tomar maca peruana e Tribulus terrestris antes de dormir?
Como tomar o Tribulus Terrestris com Maca Peruana? Ingerir 2 cápsulas ao dia, preferencialmente antes de dormir.
Quantas colheres de Tribulus terrestris tomar por dia?
Como tomar – O Tribulus terrestris pode ser tomado na forma de cápsulas ou em pó.
- Tribulus terrestris em cápsulas: a dosagem varia de acordo com o objetivo, a idade, o sexo e o estado de saúde da pessoa. No entanto, geralmente é recomendado tomar de 250 mg a 1500 mg por dia, durante as refeições, e por até 90 dias;
- Tribulus terrestris em pó: a dosagem recomendada varia entre 0,5 g a 3 g ao dia, que devem ser divididos em até 3 doses e por até 3 meses. Esse suplemento pode ser diluído em água, sucos, chás e sopas.
O Tribulus terrestris pode ser comercializado sozinho ou em associação com outras plantas, como a maca peruana, por exemplo. Antes de iniciar o uso do Tribulus terrestris, é aconselhado consultar um médico ou outro profissional de saúde especializado no uso de plantas medicinais. Isso porque a dosagem dessa planta varia conforme os objetivos e o estado geral de saúde de cada pessoa.
E bom tomar Tribulus antes de dormir?
Oferta! R$ 42,50 Ganho de massa muscular e vigor sexual BENEFÍCIOS:
Aumenta a produção natural de testosterona Aumenta o desempenho sexual e estimulo o impulso sexual Aumenta a força e massa muscular Reduz a gordura corporal e fadiga
R$ 42,50 Ganho de massa muscular e vigor sexual BENEFÍCIOS:
Aumenta a produção natural de testosterona Aumenta o desempenho sexual e estimulo o impulso sexual Aumenta a força e massa muscular Reduz a gordura corporal e fadiga
Descrição Informação adicional Avaliações (0)
DESCRIÇÃO O TRIBULUS TERRESTRIS, popularmente conhecido como Videira da Punctura, há muitos séculos é usado em toda a Europa no tratamento da impotência e também como estimulante para impulso e desempenho sexuais. A Ativa’s Farma traz o suplemento TRIBULUS TERRESTRIS para você como uma fórmula concentrada em formato de cápsulas, que facilita a ingestão e o armazenamento.
- São as Saponinas presentes no suplemento que vão estimular a hipófise a produzir mais testosterona.
- O TRIBULUS TERRESTRIS da Ativa’s Farma possui teor de 40% de saponinas, que é a dosagem ideal.
- Menos do que isso compromete a eficácia, e mais do que esse percentual pode ser arriscado para a sua saúde, como qualquer outro agente químico em excesso.
PARA QUE SERVE? TRIBULUS TERRESTRIS age como um estimulante sexual, podendo atuar até mesmo contra a disfunção sexual, agindo principalmente em mulheres pós-menopausa. Além disso, diversos estudos apontam sua eficiência no organismo de atletas devido a sua capacidade em realçar a produção do LH (hormônio luteinizante) e estimular o aumento dos níveis de testosterona sem riscos para o organismo.
- O produto é seguro para homens e mulheres.
- TRIBULUS TERRESTRIS aumenta naturalmente a produção de testosterona no organismo masculino.
- A testosterona é um hormônio fundamental na vida do homem.
- Ela é o principal regulador sexual masculino, além de ser importante para o bom funcionamento do metabolismo, aumento da massa óssea e a musculatura.
No caso dos atletas, a testosterona auxilia no aumento da performance e recuperação após o treino. Este hormônio está intimamente ligado à força, resistência e desempenho. TRIBULUS TERRESTRIS não engorda. Pelo contrário, ele contribui para a o aumento da massa magra, ajudando na definição corporal.
- A ação de TRIBULUS TERRESTRIS no organismo feminino, conforme estudos, aplica-se na diminuição dos sintomas da tensão pré-menstrual e da menopausa.
- O risco de alteração no ciclo menstrual pode ocorrer apenas se o produto for consumido em excesso e por tempo prolongado.
- Lembre-se que todo medicamento, mesmo natural, deve ser consumido sob orientação de um profissional capacitado.
COMO TOMAR? Recomenda-se a ingestão 2x ao dia – manhã e noite. Durante o sono ocorre o pico de insulina no corpo. Por isso, tomar TRIBULUS TERRESTRIS antes de dormir vai maximizar os resultados. A dose diária ou semanal deve ser ajustada de acordo com cada organismo, tendo em vista que os efeitos e resultados variam de pessoa para pessoa.
- Importante: TRIBULUS TERRESTRIS é um tratamento e deve ser utilizado de forma contínua, combinado com exercícios físicos.
- O tempo recomendado para utilização é de 6 meses.
- VALIDADE 4 meses CONTRAINDICAÇÕES TRIBULUS TERRESTRIS é um produto seguro.
- Porém, não se recomenda sua utilização pelos seguintes grupos: gestantes, lactantes, homens com câncer de próstata ou testículo.
REFERÊNCIA ADVERTÊNCIAS 1. Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.2. Imagens meramente ilustrativas.3. Pessoas com hipersensibilidade à substância não devem ingerir o produto.4. Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.5.
- Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.6.
- Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC).
- Proteger da luz, do calor e da umidade.
- Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.7.
- Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças e animais domésticos.8.
Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 18 anos sem orientação médica.9. Os resultados dependem da correta utilização do produto, conforme descrito na posologia.10. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO 11. Evite a automedicação.
Peso | 200 g |
---|---|
Dimensões | 15,5 × 11,5 × 8,5 cm |
Cápsulas | 30 Cápsulas, 60 Cápsulas, 90 Cápsulas |
You might be interested: Como Rezar O Terço De São Miguel Arcanjo
Quanto tempo demora para o Tribulus fazer efeito?
Quanto tempo demora para o tribulus fazer efeito? – Alguns estudos demonstram efeitos já a partir de uma semana, mas a maioria das pesquisas tiveram a avaliação de efeito padronizada 2 meses após iniciar o tratamento, Mas, agora falando sobre os possíveis efeitos colaterais do tribulus terrestris: será que são muito intensos? Na verdade não.
Dentro das doses estudadas, o tribulus é seguro de ser usado, e até efeitos colaterais leves como azia e dor de estômago são incomuns. E, de forma prática, com relação ao preço do tribulus terrestris, ele pode variar bastante, já que não se trata de uma medicação com preço tabelado, e sim de um fitoterápico que pode ser produzido por várias fontes diferentes.
Mas é importante ressaltar: só consuma medicamentos provenientes de fontes confiáveis e verificáveis, Se você tem algum tipo de queixa relacionada a sua libido ou ereção, então se consulte com um médico urologista, que te ajudará a investigar as causas do problema e apontar o melhor tratamento para o seu caso.
Pode tomar maca peruana todos os dias?
A Maca Peruana é um suplemento prático de ser consumido, que pode ser encontrado em pó ou em cápsulas. A recomendação, no geral, é que a Maca Peruana seja consumida uma vez ao dia e em qualquer horário que for melhor, como antes ou depois do treino.
Pode tomar maca peruana em pó com café?
Como usar maca peruana? – A quantidade pode variar conforme a pessoa e o metabolismo, mas você adicionar o pó da maca aos poucos no seu preparo e experimentar. Geralmente, a recomendação é sempre toma no café da manhã ou no máximo no início da tarde, pra não prejudicar a qualidade do sono, Veja algumas ideias para inserir maca na sua alimentação:
- Café: pra começar o dia cheio de energia, inclua a maca peruana na sua principal refeição. Dá para polvilhar no café, numa salada de frutas ou no seu iogurte com granola.
- Smoothie : pra quem é fã desta bebida refrescante, uma opção super saborosa é incluir a maca peruana nas receitas preferidas. Fica uma delícia como banana, leite vegetal e cacau.
- Cereais: mais prático, impossível. É só adicionar o pó de maca peruana nos cereais para introduzir o alimento nas refeições de uma forma super gostosa.
- Lanche de tarde: que tal acrescentar a maca peruana em farinhas? Assim, você garante os benefícios ao consumir bolinhos, panquecas e pães;
- Cremes: você pode também adicionar o pó aos cremes e patês do dia a dia, deixando tudo mais saudável e nutritivo.
Por fim, elencamos duas receitinhas práticas pra você experimentar:
O que e melhor Tribulus ou maca peruana?
Maca peruana e Tribulus terrestris: qual o melhor? – Mas se os dois suplementos têm propriedades tão parecidas, tanto faz usar um ou outro, não é mesmo? Na verdade, não é bem assim. “Seja a maca peruana ou o Tribulus terrestris, ambos demonstram efeitos promissores para a saúde.
Contudo, definir qual é o melhor depende da sua necessidade, já que apesar de terem alguns efeitos em comum, cada um deles tem os seus benefícios próprios”, explica Jamar. Por exemplo, se você quer melhorar o desempenho nos exercícios e aliviar os sintomas da TPM, o profissional indica a maca peruana.
No entanto, se quer proteger a saúde do coração, prevenir pedras nos rins e reduzir dores e inflamações, ele recomenda o Tribulus terrestris. Por fim, se você quer mais disposição e energia, além de um melhor desempenho sexual, a associação dos dois fitoterápicos vai muito bem.
- Sempre levando em consideração os efeitos colaterais de cada um e a dosagem correta, prescrita por um profissional de saúde”, alerta o especialista.
- Isso porque o Tribulus, por exemplo, é contraindicado em casos de hipertensão ou cardiopatias, uma vez que pode descompensar a pressão arterial ou provocar a eliminação excessiva de potássio no sangue.
Além disso, gestantes, lactantes e pacientes com problemas no fígado também devem evitar a plantinha. Em todo caso, é sempre melhor consultar o seu médico. Fontes: Jamar Tejada, farmacêutico e naturopata; e Michelle Reis, diretora farmacêutica da Phytocare Farmácia de Manipulação,
Qual o efeito da maca peruana no organismo?
Maca Peruana: para que serve? – No quesito indicações, a Maca Peruana é usada na medicina tradicional para aumentar a disposição, energia e o vigor físico. Além disso, ela aumenta a vitalidade e a libido, e contribui para diminuir o cansaço e a fadiga.
Qual o efeito da maca peruana para o homem?
Libido e outros benefícios –
- Em mulheres, observou-se uma melhora nos sintomas da menopausa ;
- Nos homens, foi demonstrada diminuição no tamanho da próstata em casos de hiperplasia benigna, assim como, o aumento da motilidade e contagem de espermatozoides.
Uma pesquisa muito semelhante foi realizada na Universidade Peruana Cayetano Heredia, publicada em 2014 no “”, que acompanhou os efeitos da maca peruana em homens de 24 a 44 anos por quatro meses e comprovou os mesmos resultados do estudo anterior. – A maca peruana afeta diretamente na melhora do desejo sexual.
- Aumenta a libido, tanto no homem quanto na mulher, pois possui propriedades estimulantes – explica Tais.
- Por ser um estimulante sexual natural e ter propriedades vasodilatadoras e tônicas, a maca peruana ajuda ainda a diminuir a disfunção erétil.
- Além disso, a combinação de vitaminas do complexo B, zinco e vitamina E auxilia na formação dos hormônios sexuais, aliviando as famosas ondas de calor.
A maca, portanto, mostrou ter efeitos:
- Estimulante sexual, atuando no aumento da libido de homens e mulheres;
- De redução de sintomas da menopausa;
- Antioxidante, prevenindo envelhecimento das células;
- Antifadiga, que diminui o cansaço excessivo;
- Energética, ajudando no desempenho esportivo;
- Imunomoduladora, fortalecendo as defesas do sistema imunológico;
- Antiviral, que auxilia no tratamento de infecções virais;
- No controle de peso e ganho de massa magra, por ser rico em carboidratos complexos;
- Na regulação do trânsito intestinal, por causa de suas fibras;
- Na prevenção e tratamento da diabetes, pois ajuda na redução da absorção de glicose no organismo, já que concentra grande quantidade de fibras e uma enzima que atua no processo de digestão e reduz a inflamação associada a doenças crônicas, como diabetes tipo 2.
You might be interested: Como Rezar O Creio Em Deus Pai?
Pode tomar Tribulus todos os dias?
O consumo em excesso ou por tempo prolongado do tribulus terrestris pode causar uma série de problemas de saúde. Em mulheres as complicações envolvem: aumento do clitóris, alteração do ciclo menstrual, acne, aumento de pelos e infertilidade. Já em homens os problemas são: atrofia testicular e infertilidade.
Qual o melhor horário para tomar Tribulus terrestris em pó?
É necessário que um médico indique qual é o horário mais adequado para tomar tribulus terrestris. Mas, em geral, o recomendado é tomar pela manhã ou uma hora antes do treino, sempre acompanhado de alguma refeição.
Qual e o melhor horário para tomar Tribulus terrestris?
Tomar 02 cápsulas ao dia de preferência com 30 minutos após as refeições ou conforme orientação de um profissional habilitado.
Como tomar o Tribulus Terrestris em pó?
Como tomar Tribulus Terrestris em pó – Dissolva uma (01) colher de sopa do produto em um copo (200ml) de água, suco ou bebida de sua preferência (melhor gelada). As sugestões de uso deste produto são empíricas e estão baseadas em tradicionais conceitos populares de usos e costumes.
Em algumas pessoas, o consumo de Tribulus em pó em jejum pode causar um certo desconforto gástrico, por este motivo, sempre que utilizar o produto faça próximo de alguma refeição, ou siga consuma de acordo com a recomendação do médico ou nutricionista. Atenção: crianças, idosos, gestantes e portadores de qualquer enfermidade, melhor consumir este produto sob orientação de nutricionista ou médico.
Produto hidroscópico (teme umidade). Após o uso manter a embalagem bem vedada ao abrigo do sol, calor e umidade. Após aberto, melhor se consumir em até 15 dias. Este produto não substitui uma alimentação equilibrada e seu consumo deve ser orientado por médico ou nutricionista.
Pode tomar Tribulus Terrestris por quanto tempo?
Recomenda-se o uso por 60 dias. Os comprimidos devem ser ingeridos inteiros e com quantidade suficiente de água para que possam ser deglutidos.
O que tomar antes de dormir para ganhar massa muscular?
Ficar muitas horas sem comer não é um hábito que os praticantes de musculação gostam de adotar – afinal, isso pode prejudicar o fornecimento de nutrientes para os músculos, dificultando assim a hipertrofia (aumento de massa muscular). É a partir dessa lógica que muitos fazem o chamado pre-sleep protein (proteína pré-sono, em tradução livre).
- Trata-se de ingerir whey protein (ou outro suplemento à base de proteínas) 30 minutos antes de dormir para que a recuperação muscular aconteça a todo vapor e as horas em jejum não atrasem o processo.
- Esse foi o objeto de estudo, aliás, de uma pesquisa publicada em 2016 na revista Nutrients,
- Nela, os cientistas concluíram que a maior disponibilidade de aminoácidos (moléculas que formam as proteínas) durante o sono estimula a síntese de músculos.
Contudo, seriam precisos pelo menos 40g do nutriente antes de dormir para provocar o efeito desejado. Leia também: Truque da temperatura corporal para emagrecer funciona? Mas será que isso serve para todo mundo? Confira:
Qual e o melhor horário para tomar Tribulus?
Tomar 02 cápsulas ao dia de preferência com 30 minutos após as refeições ou conforme orientação de um profissional habilitado.
Como tomar o Tribulus terrestris em pó?
Como tomar Tribulus Terrestris em pó – Dissolva uma (01) colher de sopa do produto em um copo (200ml) de água, suco ou bebida de sua preferência (melhor gelada). As sugestões de uso deste produto são empíricas e estão baseadas em tradicionais conceitos populares de usos e costumes.
- Em algumas pessoas, o consumo de Tribulus em pó em jejum pode causar um certo desconforto gástrico, por este motivo, sempre que utilizar o produto faça próximo de alguma refeição, ou siga consuma de acordo com a recomendação do médico ou nutricionista.
- Atenção: crianças, idosos, gestantes e portadores de qualquer enfermidade, melhor consumir este produto sob orientação de nutricionista ou médico.
Produto hidroscópico (teme umidade). Após o uso manter a embalagem bem vedada ao abrigo do sol, calor e umidade. Após aberto, melhor se consumir em até 15 dias. Este produto não substitui uma alimentação equilibrada e seu consumo deve ser orientado por médico ou nutricionista.
Pode tomar Tribulus terrestris e maca peruana em jejum?
Maximizando o Desempenho Amoroso – Antes de tudo, indicamos para quem está ingressando agora que inicie com doses menores e vá aumentando de acordo com as reações de seu organismo. Sinta-se à vontade para adequar os horários para melhor atender às necessidades e respostas de seu corpo! Mas vamos para o que interessa: tomar tribulus terretris antes de dormir vai melhorar seu desempenho amoroso? Se você tiver a paciência de manter seu uso contínuo durante algumas semanas, a resposta é sim! Para isso, você precisará tomar uma dose de tribulus terretris todos os dias antes de se deitar.
A dose irá depender da concentração de saponinas presentes no extrato da planta, então, recomenda-se o uso de no mínimo 400mg com 40% de extrato de saponina. Tome sempre com um pouco de água e de preferência, de estômago vazio. Os resultados esperados são o aumento do desejo e a uma melhor ereção para homens, bem como, despertar amoroso em mulheres.
Você poderá encontrar outras recomendações de uso, como por exemplo, duas doses por dia (cerca de 1 grama de manhã e à noite) para combater a impotência. Aproveite e leia nossos outros artigos sobre a influência da testosterona na vida do homem e da mulher, você vai gostar!
Qual a forma correta de tomar Tribulus terrestris?
Ingerir um comprimido, via oral, uma vez ao dia, a cada 24 horas. A dose diária não deve ultrapassar a um comprimido ao dia. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Maca peruana: para que serve, como tomar e efeitos colaterais
A maca peruana é um tubérculo considerado um “superalimento”, que nutre o corpo e contribui para o aumento da energia e do vigor físico.
O nome científico da maca peruana é Lepidium meyenii, mas é popularmente conhecida como Ginseng-dos-Andes ou Viagra-dos-Incas. Por ser muito rica em alcalóides, flavonoides e glicosídeos, a maca peruana tem vários benefícios para a saúde, podendo ser usada para aumentar a vitalidade e a libido, e diminuir o cansaço e a fadiga.
A maca peruana pode ser comprada em lojas de produtos naturais sob a forma de cápsulas ou pó gelatinizado, que pode ser misturado em vitaminas ou sucos de fruta, por exemplo. Deve ser usada com orientação do médico, do nutricionista ou do fitoterapeuta.
Conheça mais sobre os benefícios da maca peruana no vídeo a seguir:
Para que serve a maca peruana
A maca peruana pode ser usada para:
1. Aumentar o desejo sexual
A maca peruana possui substâncias como macaridinas, macamidas, glucosinolatos e alcaloides, com propriedades estimulantes, tônicas e antidepressivas e, por isso, é considerada um poderoso estimulante sexual, sendo indicada para aumentar o desejo sexual.
Um estudo mostrou que doses de 1500 a 3000 mg de maca peruana por dia, na forma gelatinizada em pó, podem ajudar a melhorar o desejo sexual e aumentar libido em homens, após 8 semanas de tratamento.
Outro estudo feito com mulheres, com doses de 3000 mg por dia de raiz da maca peruana, tomadas por 12 semanas, demonstrou que a planta foi capaz de ajudar a aumentar libido de mulheres com disfunção sexual causada pelo uso de antidepressivos.
No entanto, ainda são necessários mais estudos para avaliação do efeito da maca peruana para aumentar o desejo sexual. Veja outras estratégias para aumentar o desejo sexual.
2. Melhorar a disfunção erétil
De acordo com um estudo, que utilizou 2,4 g da raiz da maca por 12 semanas em homens, essa planta pode ajudar a melhorar a disfunção erétil leve em homens, melhorando o bem estar geral e o desejo sexual. No entanto, ainda são necessários mais estudos que confirmem essa ação da maca peruana.
3. Ajudar a controlar a glicemia
Alguns estudos feitos com ratos em laboratório, mostraram que a maca peruana pode ajudar a controlar a glicemia devido à presença de flavonoides e fenóis na sua composição, com ação antioxidante, que ajudam a reduzir os danos causados pelos radicais livres nas células e melhorar a produção e/ou a ação da insulina, podendo ser um interessante aliado natural no tratamento da diabetes.
Ainda assim, são necessários estudos em humanos que comprovem esse benefício.
4. Diminuir o cansaço e a fadiga
Os polissacarídeos presentes na maca peruana podem ajudar a aumentar a energia e o rendimento, tanto físico como mental, reduzindo os sintomas de cansaço e fadiga.
Além disso, a maca peruana, por aumentar os níveis de energia no corpo, pode ser usada por atletas ou por pessoas que desejam melhorar o desempenho nas atividades físicas. Quando consumida após a prática de esportes, pode ajudar a reduzir a dor ou a fadiga muscular. Veja outros suplementos para melhorar o desempenho físico.
5. Melhorar a concentração e o raciocínio
Os ácidos graxos presentes no óleo essencial de maca possuem efeito antioxidante que reduz o dano causado pelos radicais livres nas células, protegendo os neurônios. Desta forma, esta planta pode ajudar a aumentar o rendimento mental, melhorando o raciocínio, a concentração e a memória.
6. Aliviar sintomas da menopausa
Alguns estudos têm demonstrado que os flavonoides presentes na maca peruana podem ajudar a aliviar os sintomas da menopausa, como ansiedade ou depressão, melhorando o humor e a disposição.
Além disso, a maca pode ajudar a regular os níveis de estrogênio no corpo, o que pode reduzir os sintomas da menopausa como ondas de calor ou suor noturno, por exemplo.
7. Ajudar a emagrecer
A maca pode ser usada como suplemento durante processos de emagrecimento pois melhora os níveis de energia, e aumenta a disposição para realização de exercícios físicos. No entanto, seu uso deve ser feito com orientação do médico, e fazer parte de uma dieta balanceada indicada pelo nutricionista. Veja como fazer uma dieta para emagrecer com saúde.
8. Prevenir o envelhecimento precoce
Devido às suas propriedades antioxidantes, a maca peruana pode ajudar a prevenir o envelhecimento precoce, já que o consumo da maca favorece o aumento da concentração de interleucina-6 circulante no sangue, combatendo os radicais livres. No entanto, ainda são necessários mais estudos que comprovem esse efeito.
9. Melhorar a hiperplasia benigna da próstata
A maca peruana pode ajudar a diminuir a inflamação associada à hiperplasia benigna de próstata, já que é capaz de diminuir a quantidade de células inflamatórias da próstata.
10. Prevenir a osteoporose
A maca peruana pode ajudar a prevenir a osteoporose, já que pode exercer um efeito protetor sobre os órgãos regulados por hormônios esteroides, como o estrogênio, sendo benéfico para prevenir a perda óssea no organismo.
Como tomar maca peruana
A dose diária recomendada de maca em cápsulas é de cerca de 3g, dividida em 3 vezes, que podem ser tomadas durante as refeições, e por um período de até 4 meses.
A maca também pode ser consumida na forma de raiz em pó, devendo ser adicionada na preparação em vitaminas, iogurtes ou sucos de fruta, por exemplo, na proporção de 2 a 3 colheres de chá.
No entanto, a dosagem pode variar de acordo com o tipo de tratamento ou da condição a ser tratada. Dessa forma, é recomendado sempre consultar um nutricionista ou um naturopata antes de utilizar a maca.
Possíveis efeitos colaterais
A maca peruana é segura para a maioria dos adultos quando usada em pequenas quantidades na alimentação ou tomada nas doses recomendadas de até 3g por dia e por até 4 meses.
No entanto, quando consumida em quantidades excessivas ou por tempo de tratamento prolongado, a maca pode causar alergia, por isso, o seu uso deve ser feito somente com orientação médica, de um nutricionista ou de um profissional de saúde com experiência em plantas medicinais.
Quem não deve tomar
A maca peruana não deve ser utilizada durante a gravidez ou amamentação, porque ainda não existem estudos que confirmem a segurança desse tubérculo nessas situações.
Pessoas com problemas na tireoide só devem usar a maca sob a orientação de um médico. Isso porque essa brássica é rica em glicosinolatos, que são compostos bioativos que podem alterar a produção de hormônios na tireoide.
Além disso, a maca peruana também não deve ser usada por mulheres com histórico de algum tipo de doença ou câncer dependente de estrogênios, como endometriose, mioma uterino, câncer de mama, ovário ou útero.
99% dos leitores acham este conteúdo útil (22757 avaliações)
Obrigado pela sua mensagem.
As suas sugestões são sempre bem vindas.
Obrigado pela sua mensagem.
Enviamos para você um email.
Por favor, siga as instruções presentes nesse email para que possamos continuar em contato e responder à sua questão.
Escrito por Flávia Costa – Farmacêutica. Atualizado por Marcela Lemos – Biomédica, em agosto de 2023. Revisão clínica por Manuel Reis – Enfermeiro, em agosto de 2023.
Bibliografia
- VÁSQUEZ-VELÁSQUEZ, Cinthya; Gasco, Manuel et al. Inflammatory pathway employed by Red Maca to treat induced benign prostatic hyperplasia in rats. Vol.52. 3.ed; 1-8, 2020
- HAO, Liu; WENWEN, Jin et al. Discovering anti-osteoporosis constituents of maca (Lepidium meyenii) by combined virtual screening and activity verification. Food Research International. Vol.77. 2.ed; 215-220, 2015
- GONZALES, Gustavo. Ethnobiology and Ethnopharmacology of Lepidium meyenii (Maca), a Plant from the Peruvian Highlands. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine. 1-11, 2012
- RODRIGO, M. E.; et al. Disminución del daño oxidativo y efecto hipoglicemiante de la maca (Lepidium meyenii Walp) en ratas con diabetes inducida por streptozotocina. An Fac Med. 72. 1; 7-11, 2011
- DRUGS.COM. Maca. Disponível em: . Acesso em 15 fev 2022
- PERES, N. S. L.; et al. Medicinal effects of Peruvian maca (Lepidium meyenii): a review. Food Funct. 1-10, 2020
- CISNEROS R.; et al. Relación de glutatión reducido/oxidado (GSH/GSSG) en ratas diabéticas tratadas con maca (Lepidium meyenii walp). An Fac Med. 72. 2; 107-111, 2011
- JIVAD, N.; RABIEI, Z. A review study on medicinal plants used in the treatment of learning and memory impairments. Asian Pacific Journal of Tropical Biomedicine. 4. 10; 780-789, 2014
- STONE, M.; et al. A pilot investigation into the effect of maca supplementation on physical activity and sexual desire in sportsmen. Journal of Ethnopharmacology. 126. 3; 574-576, 2009
- RUBIO, J.; et al. Doseresponse effect of black maca (Lepidium meyenii) in mice with memory impairment induced by ethanol. Toxicology Mechanisms and Methods. 21. 8; 628-34, 2011
- STOJANOVSKA, L.; et al. Maca reduces blood pressure and depression, in a pilot study in postmenopausal women. Climacteric. 18. 1; 69-78, 2015
- ZENICO, T.; et al. Subjective effects of Lepidium meyenii (Maca) extract on well-being and sexual performances in patients with mild erectile dysfunction: a randomised, double-blind clinical trial. First International Journal of Andrology. 41. 2; 95-99, 2009
- MELNIKOVA, I.; et al. Effect of Lepidium meyenii Walp. on Semen Parameters and Serum Hormone Levels in Healthy Adult Men: A Double-Blind, Randomized, Placebo-Controlled Pilot Study. Evid Based Complement Alternat Med. 2015. 324369, 2015
- GONZALES, G. F.; et al. Effect of Lepidium meyenii (MACA) on sexual desire and its absent relationship with serum testosterone levels in adult healthy men. First International Journal of Andrology. 34. 6; 367-372, 2002
- DORDING, C. M.; et al. A Double-Blind Placebo-Controlled Trial of Maca Root as Treatment for Antidepressant-Induced Sexual Dysfunction in Women. Evid Based Complement Alternat Med. 2015. 949036, 2015
- BEHARRY, S.; HEINRICH, M. Is the hype around the reproductive health claims of maca (Lepidium meyenii Walp.) justified?. J Ethnopharmacol. 2011. 126-170, 2018
- SHIN, Byung-Cheul; et al. Maca (L. meyenii) for improving sexual function: a systematic review. BMC Complementary and Alternative Medicine. 10. 44; 1-6, 2010
- BROOKS, Nicole A.; et al. Beneficial effects of Lepidium meyenii (Maca) on psychological symptoms and measures of sexual dysfunction in postmenopausal women are not related to estrogen or androgen content. Menopause: December. 15. 6; 1157-1162, 2008
- GONZALEZ Gustavo; VILLAORDUÑAS Leonidas et al. MACA (Lepidium meyenii Walp), UNA REVISIÓN SOBRE SUS PROPIEDADES BIOLÓGICAS . Revista Peruana de Medicina Experimental y Salud Pública. 31. 1; 100-110, 2014
- GONZALES Carla, YUPANQUI Irma et al. Acceptability, Safety, and Efficacy of Oral Administration of Extracts of Black or Red Maca (Lepidium meyenii) in Adult Human Subjects: A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Study. Pharmaceuticals . 9. 3; 1-23, 2016
- STOJANOVSKA L, LAW C et al . Maca reduces blood pressure and depression, in a pilot study in postmenopausal women . Climacteric Journal. 18. 1; 1-10, 2015
Marque consulta com um Clínico Geral perto de você!
Atendemos mais de 150 convênios em 7 estados do Brasil*.
*Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe e Distrito Federal