Como Saber Se O Bebê Esta Encaixado
Meu bebê já está encaixado? Como saber se ele já encaixou? O termo “encaixado” é usado com diferentes significados pelas mamães e médicos. Os médicos definem que um bebê está encaixado quando a cabecinha (ou o bumbum) entra dentro da bacia óssea da mãe e fica fixo na pelve da mulher, sem ficar mais se movendo com tanta liberdade.
Conteúdo
- Gravidez: como saber se o bebê encaixou e o parto se aproxima?
- Você sentiu uma mudança dentro da barriga nas últimas semanas da gestação? Entenda o que significa dizer que o bebê está insinuado e como isso influencia no parto
- O que quer dizer “bebê encaixado”?
- Como Saber Se O Bebê Encaixou
- O que acontece uma semana antes do parto?
- O que acontece um dia antes do parto?
- Qual a diferença de bebê cefálica e encaixado?
- Quando a barriga fica dura é sinal de contração?
- Quando a barriga fica dura é sinal de contração?
- Como saber se a criança está encaixada?
Gravidez: como saber se o bebê encaixou e o parto se aproxima?
Você sentiu uma mudança dentro da barriga nas últimas semanas da gestação? Entenda o que significa dizer que o bebê está insinuado e como isso influencia no parto
Por Fernanda Tsuji 27/06/2023 18h38 Atualizado 27/06/2023
Sentir o bebê dentro da barriga durante os nove meses é uma emoção muito particular, e é natural que a mãe acompanhe os movimentos, acostume-se com os chutinhos e as mãozinhas se mexendo. Mais perto do fim da gravidez, no entanto, a gestante pode sentir que a barriga abaixou e, com isso, outras sensações aparecem: uma melhora na respiração, menos desconforto no estômago e um pouco mais de vontade de fazer xixi. Quando isso acontece, existem grandes chances de o bebê ter virado e estar em apresentação cefálica. É o que popularmente chamamos de “o bebê encaixou” e, nos termos médicos, de insinuação da cabeça.
Embora seja um sinal de que o parto está se aproximando, não é preciso se desesperar e correr para a maternidade. Segure a expectativa, porque isso não quer dizer necessariamente que o nascimento acontecerá nos próximos dias, viu? Pode levar semanas. É apenas um sinal de que o bebê já está numa posição mais favorável para que isso aconteça, principalmente para as mães que desejam o parto vaginal — ainda que não seja garantia que acontecerá desta maneira.
Barriga de grávida (Foto: Thinkstock) — Foto: Crescer
“A cabeça insinuada quer dizer apenas que o parto está próximo. O mais comum para isso acontecer em primigestas (grávidas pela primeira vez) é duas semanas antes, mas quando a paciente é multípara (quando já teve mais de uma gestação), é bem comum que a cabeça insinue só na hora do trabalho de parto”, explica Rosiane Mattar, professora titular de Departamento de Obstetrícia da Escola Paulista de Medicina e coordenadora científica de obstetrícia da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP).
Com a ajuda da obstetra, separamos tudo que você pode esperar da reta final da gravidez e como saber se, de fato, o bebê encaixou. Mas tenha em mente que, independentemente de sua posição, o fundamental é que seu filho ou filha venha ao mundo em segurança. Por isso, é importante o acompanhamento atento e o alinhamento nas decisões tomadas em conjunto entre a mãe, a equipe médica e de parto, combinado? Boa hora!
O que quer dizer “bebê encaixado”?
Considerada uma das etapas do processo do parto, o termo popular refere-se à apresentação cefálica, ou seja, quando o bebê desceu e está de cabeça para baixo, em direção à região pélvica e dentro da bacia óssea da mãe. Ele pode estar ainda virado para a barriga da mulher ou para as costas dela — a posição mais favorável ao parto normal.
Como Saber Se O Bebê Encaixou
Meu bebê já está encaixado? Como saber se ele já encaixou? O termo “encaixado” é usado com diferentes significados pelas mamães e médicos. Os médicos definem que um bebê está encaixado quando a cabecinha (ou o bumbum) entra dentro da bacia óssea da mãe e fica fixo na pelve da mulher, sem ficar mais se movendo com tanta liberdade.
- Muitas pessoas pensam que estar encaixado é estar de cabeça para baixo, mas o bebê pode estar de cabeça para baixo e “alto”, ou seja, não fixo na pelve.
- Não existe uma idade gestacional certa para o bebê encaixar.
- Na verdade, até mais ou menos 32 a 34 semanas a maioria dos bebês já estão de cabeça pra baixo, mas ainda não encaixado.
O que fará o bebê encaixar são as contrações mas não existe uma data certa para isso acontecer. Alguns bebês só encaixam durante o trabalho de parto. O útero é composto de músculo e ele se contrai e vai emburrando o bebê para baixo. Logo, o bebê pode estar na posição de cabeça para baixo mas ainda não estar encaixado. O exame de toque é a melhor maneira de definir se o bebê está realmente encaixado.
- O ultrassom apenas visualiza que a cabeça está muito baixa e difícil de ser medida.
- Alguns sintomas podem indicar que o bebê já encaixou.
- Pode haver uma melhora na respiração e na azia da mamãe.
- Devido ao novo posicionamento do bebê, pode ficar mais difícil caminhar.
- Além disso, a bexiga da fica ainda mais comprimida pela cabeça do bebê fazendo com que a capacidade de armazenamento da urina diminua.
Como consequência, há um aumento na frequência de idas ao banheiro para urinar. A cabeça óssea do bebê dentro da bacia óssea da mãe pode provocar desconforto pélvico com sensação de pressão, choques e repuxadas na pelve com repercussão até na vagina. : Meu bebê já está encaixado? Como saber se ele já encaixou?
You might be interested: Como Fazer Portabilidade Para Tim
Quando o bebê está encaixado ele se mexe?
Bebê Encaixado – O espaço para o bebê vai ficando apertado e os seus movimentos diminuem cada vez mais, até entrar em posição de nascimento com sua cabeça encaixada nos ossos da pélvis, Algumas mulheres relatam que conseguiram sentir o momento exato em que o bebê encaixou, percebendo ele se virando e descendo para a posição do nascimento.
Quantas semanas o bebê se encaixa?
Geralmente, o encaixe do bebê na pelve costuma acontecer na 36° semana. Porém, há a probabilidade de ser mais tarde ou mesmo durante o trabalho de parto. Essa posição de ‘cabeça pra baixo’ é chamada de ‘posição cefálica’.
Quanto tempo antes do parto a barriga fica baixa?
Geralmente, a barriga baixa e o encaixe do bebê costumam acontecer na 35ª ou 36ª semana da gestação, principalmente se tratando de gestantes de primeira viagem.
O que acontece uma semana antes do parto?
1O pré-parto acontece quando o bebê começa a se colocar na posição do nascimento, o que pode ocorrer até 15 dias antes do parto.2Muitos sintomas podem acompanhar essa fase, como cólicas, vontade de ir ao banheiro, perda de peso, picos e baixas de energia, muco com sangue.
O que acontece um dia antes do parto?
Pré-parto – Antes das quatro fases citadas, existe uma etapa chamada de pré-parto, que começa cerca de 15 dias antes do trabalho de parto propriamente dito. Fazem parte dessa etapa alguns acontecimentos. Confira-os a seguir. – A “descida da barriga” ou “queda do ventre” é a entrada do bebê na bacia da mulher.
- – No pré-parto, o aumento da pressão sobre os nervos costuma causar cãibras nas pernas e inchaço nos pés e tornozelos. Colocar as pernas para o alto e descansar deitada sobre o lado esquerdo estimula a circulação sanguínea e ajuda a reduzir o inchaço dos pés;
- – Picos e baixas de energia;
- – Dias antes do parto, algumas mulheres chegam a perder até 500 g por dia, resultado das alterações hormonais que reduzem a retenção de líquidos;
- – Muitas mulheres relatam sentir nas costas uma dor intensa que as deixa irritadas e inquietas;
– Sentimentos similares aos que você poderia sentir pouco antes da menstruação são comuns nos dias que antecedem o parto, como: irritabilidade, dores de cabeça ou cansaço. Algumas mulheres relatam episódios de diarreia.
Qual a diferença de bebê cefálica e encaixado?
Estática Fetal Por exemplo, chamamos de APRESENTAÇÃO CEFÁLICA quando o feto está com a cabeça para baixo e APRESENTAÇÃO PÉLVICA quando o feto está com a cabeça para cima e portanto irá nascer de nádegas.
You might be interested: Como Calcular Hora Extra 100 Por Cento
O que posso fazer para o bebê virar e encaixar?
Exercício 2 – Coloque uma almofada no chão, perto da cama ou do sofá. Com os joelhos dobrados em cima da cama ou do sofá, incline o corpo para a frente até chegar com as mãos no chão, sobre a almofada. Apoie a cabeça nos braços e mantenha os joelhos firmes na beira da cama ou do sofá.
É possível o bebê virar com 37 semanas?
Até Quando o Bebê Pode Virar Para o Parto Normal? – Especialistas afirmam que o bebê pode virar até mesmo na hora do parto, porém com um prognostico favorável da posição correta ainda antes deste desse momento, tranquilizará médico e parturiente. Normalmente o bebê vira em torno da 30ª a 34ª semanas de gestação, porém alguns bebês o fazem antes ou depois desse prazo.
Quando a barriga fica dura é sinal de contração?
Contrações regulares – As contrações (percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga) são sentidas no abdômen – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, ajudando a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.
Durante o estágio inicial do trabalho de parto, as contrações são sentidas como cólicas menstruais. Quando o processo de nascimento começar verdadeiramente, as contrações se tornam regulares. Nos estágios iniciais, usualmente ocorrem em intervalos de 15 a 20 minutos e duram entre 30 e 45 segundos. Conforme o trabalho de parto avança, essas contrações ficam mais freqüentes e duram em torno de 60 segundos.
Na fase em que você sentir de duas a três contrações em 10 minutos e que duram por volta de 45 segundos ou mais, deve procurar o hospital e avisar seu médico. As contrações se mantêm constantes, mesmo se você estiver deitada ou andando. Se perceber contrações regulares e dolorosas antes da 37ª semana, procure imediatamente seu médico ou o hospital, pois poderá estar entrando em trabalho de parto prematuro.
Quando o bebê se mexe muito no final da gravidez?
Cuidado com “mexer demais” e diabetes gestacional – As gestantes que forem diagnosticadas com diabetes gestacional devem ficar ainda mais atentas a cada movimento do seu bebê. Durante a gravidez, ocorrem adaptações na produção hormonal materna para permitir o desenvolvimento do feto.
- A placenta é uma fonte importante de hormônios que reduzem a ação da insulina, responsável pela captação e utilização da glicose pelo corpo.
- Diante disso, o pâncreas materno aumenta a produção de insulina para compensar esse quadro de resistência.
- Porém, em algumas mulheres, tal processo não ocorre, desenvolvendo nelas um quadro de diabetes gestacional, caracterizado pelo aumento do nível de glicose no sangue.
You might be interested: Como Deixar O Cabelo Cacheado Masculino
Quando o bebê é exposto a grandes quantidades de glicose ainda no ambiente intra-uterino, há maior risco de crescimento fetal excessivo, ou seja, macrossomia fetal, e, consequentemente, partos traumáticos, hipoglicemia neonatal, até mesmo o risco de desenvolver obesidade.
Dessa maneira, se a gestante for diagnosticada com diabetes gestacional, seu bebê também será afetado; e uma das formas de perceber isso é através dos movimentos do pequeno. Quanto mais glicose o bebê receber, mais energia ele terá para se movimentar; assim, a frequência aumenta, mas não por um bom motivo.
Diante disso, ter um bebê que mexe muito na barriga é sinal de saúde, sim. Mas lembre-se: não se preocupe se o seu bebê for daqueles mais quietinhos. Os pais podem estimulá-los por meio de sons, alimentos e luzes na barriga. Atente-se para os casos em que o pequeno se mexe muito ou fica parado, e vá frequentemente ao médico para entender cada situação.
Quando a barriga fica dura é sinal de contração?
Contrações regulares – As contrações (percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga) são sentidas no abdômen – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, ajudando a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.
Durante o estágio inicial do trabalho de parto, as contrações são sentidas como cólicas menstruais. Quando o processo de nascimento começar verdadeiramente, as contrações se tornam regulares. Nos estágios iniciais, usualmente ocorrem em intervalos de 15 a 20 minutos e duram entre 30 e 45 segundos. Conforme o trabalho de parto avança, essas contrações ficam mais freqüentes e duram em torno de 60 segundos.
Na fase em que você sentir de duas a três contrações em 10 minutos e que duram por volta de 45 segundos ou mais, deve procurar o hospital e avisar seu médico. As contrações se mantêm constantes, mesmo se você estiver deitada ou andando. Se perceber contrações regulares e dolorosas antes da 37ª semana, procure imediatamente seu médico ou o hospital, pois poderá estar entrando em trabalho de parto prematuro.
É possível entrar em trabalho de parto antes de sair o tampão?
Ao entrar em trabalho de parto, a mamãe sente contrações no abdome e nas costas que vão se tornando dolorosas, frequentes e intensas. Algumas mulheres entram em trabalho de parto sem perder o tampão mucoso e com a bolsa íntegra.
Como saber se a criança está encaixada?
A posição do bebê dentro do útero pode ser verificada pelo seu obstetra durante a palpação da sua barriga, através da Manobra de Leopold, que habitualmente deve ser feita durante as consultas pré-natais no final da gravidez. Quando houver suspeita de apresentação pélvica ou transversa, podemos complementar a avaliação pelo exame de toque. Não é necessário fazer ultrassonografia para avaliar posição fetal e a posição vista no ultrassom pode mudar até o dia do parto. Também não é necessário fazer toque vaginal de rotina no pré natal, a menos que a gestante tenha algum sintoma que justifique o toque.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.