Início » Como Saber Se O Bebê Encaixou

Como Saber Se O Bebê Encaixou

Você pode querer ler também:

Como saber se o bebê está encaixado?

Uma maneira de saber se o bebê está encaixado é através do ultrassom. O médico também consegue verificar se o bebê está encaixado ao examinar a barriga.

Também é possível perceber a posição do bebê em casa, apalpando com cuidado a barriga. Para fazer isso, deve:

  1. Colocar uma das mãos no alto da barriga;
  2. Escorregar a mão em direção ao pé da barriga, pressionando suavemente;
  3. Pressionar suavemente com a ponta dos dedos da outra mão entre o polegar e o indicador da 1ª mão;

Se a região estiver dura, é porque a cabeça do bebê está para baixo, indicando que ele está encaixado.

Nas últimas semanas de gravidez, a maioria dos bebês vai estar de cabeça para baixo e com a frente do corpo virada para as costas da mãe. Essa é a posição em que ele está encaixado. É a melhor posição para o parto normal.

Se o bebê não estiver encaixado, não se preocupe. Muitas vezes, ele pode se virar na última hora. Se ele não virar sozinho, o médico pode tentar algumas manobras para ajudar o bebê a ficar na posição correta.

Sempre que tiver alguma preocupação em relação ao seu bebê, procure o médico que faz seu pré-natal. Ele é a pessoa mais indicada para ajudá-la a ficar mais tranquila.

Você pode querer ler também:

  • Quantos meses de gestação são 36 semanas?
  • 37 semanas são quantos meses de gestação?

Leigh K. How Can I Tell What Position My Unborn Baby Is In? Hello Motherhood. 13 June, 2017

Como Saber Se O Bebê Encaixou

A expectativa pelo nascimento deixa a futura mamãe cada vez mais ansiosa. Conforme se aproxima o dia do parto, mais a gestante tem perguntas. Quando e como o bebê se encaixa no lugar certo para nascer são dúvidas frequentes.

Com quantas semanas o bebê encaixa?

O encaixe do bebê – seja da cabeça ou das nádegas – na pelve materna geralmente ocorre na 36ª semana gestacional, mas existe a chance do encaixe acontecer mais tarde na gestação ou no decorrer do trabalho de parto. Usualmente, os bebês nascem de cabeça, na chamada “apresentação cefálica”. Desta forma, o encaixe é clinicamente importante, pois demonstra que a pelve óssea da gestante possivelmente é grande o suficiente para a passagem da cabeça do bebê.

Como saber se o bebê encaixou?

Um dos sinais que o bebê encaixou é a evidente melhora na respiração e na azia, aquela incômoda companheira da futura mamãe. Devido ao novo posicionamento do bebê, pode ficar mais difícil caminhar. Além disso, a bexiga da gestante fica comprimida no fim da gestação, fazendo com que a capacidade de armazenamento da urina diminua. Como consequência, há um aumento na frequência de idas ao banheiro para urinar.

A importância de relaxar a musculatura

Como Saber Se O Bebê Encaixou

A prática de atividades físicas e a força da musculatura da futura mamãe podem influenciar na posição e no encaixe do bebê. O parto normal, inclusive, demanda exercícios prévios e específicos para o fortalecimento da musculatura , principalmente na região do períneo, que pode se romper durante o parto.
Claro, as atividades devem ser específicas para gestantes e elaboradas por profissionais qualificados, como fisioterapeutas ou instrutores especializados. As atividades podem incluir exercícios respiratórios, relaxamento muscular e massagem lombossacral, entre outras.
Para as mamães de segunda viagem, tudo fica mais fácil, pois os músculos da barriga já estarão mais flácidos, e o bebê poderá se mexer com mais facilidade.
Este pode ser o momento perfeito para você se informar sobre a oportunidade de coletar o sangue de cordão.
Clique na imagem abaixo:

Posição cefálica: o que é e como saber se o bebê encaixou

Posição cefálica é quando o bebê está encaixado na região do quadril e de cabeça virada para baixo, apontando para o canal vaginal. Essa é a posição mais favorável para que o parto vaginal decorra sem complicações.

Além de estar de cabeça para baixo, o bebê pode ainda estar virado para as costas da mãe ou para a barriga da mãe, que é a posição mais comum.

Geralmente, o bebê vira sem problemas por volta da 35º semana, porém, em alguns casos, pode não virar e ficar de cabeça para cima ou deitado na transversal, sendo necessário realizar uma cesárea ou um parto pélvico. Saiba como é o parto pélvico e quais os riscos.

Imagem ilustrativa número 1

Como saber se o bebê encaixou

Algumas grávidas podem não detetar qualquer sinal ou sintoma, porém, prestando alguma atenção, existem alguns sinais de que o bebê se encontra na posição cefálica, que podem ser facilmente percebidos, como:

  • Movimento das pernas do bebê em direção à caixa torácica;
  • Movimento das mãos ou braços na parte inferior da pélvis;
  • Soluços na parte inferior da barriga;
  • Aumento da frequência para urinar, devido a uma maior compressão da bexiga;
  • Melhora de sintomas como azia e falta de ar, porque a compressão na região do estômago e do pulmões é menor.

Além disso, a grávida também pode ouvir o batimento cardíaco do bebê, perto da parte inferior da barriga, através de um doppler fetal portátil, o que também é um sinal de que o bebê está de cabeça para baixo. Saiba o que é e como usar o doppler fetal portátil.

Embora os sintomas possam ajudar a mãe a perceber que o bebê virou de cabeça para baixo, a melhor forma de o confirmar é através da realização de um ultrassom e de um exame físico, durante uma consulta com o obstetra.

E se o bebê não virar de cabeça para baixo?

Embora seja raro, em alguns casos, o bebê pode não virar de cabeça para baixo até à 35ª semana de gravidez. Algumas das causas que podem aumentar o risco disso acontecer são a existência de gravidezes anteriores, alterações na morfologia do útero, ter líquido amniótico insuficiente ou em excesso ou estar grávida de gêmeos.

Perante esta situação, o obstetra pode recomendar a realização de exercícios que estimulam a virada do bebê, ou realizar uma manobra designada por Versão Cefálica Externa, em que o médico coloca as mãos na barriga da gestante, virando lentamente o bebê para a posição correta. Caso não seja possível realizar esta manobra, é possível que o bebê nasça em segurança, através de uma cesárea ou de um parto pélvico.

95% dos leitores acham este conteúdo útil (2720 avaliações)

Obrigado pela sua mensagem.

Categorias FAQ

Deixe um comentário