Início » Como Saber Se Meu Chip Foi Bloqueado?

Como Saber Se Meu Chip Foi Bloqueado?

Se seu número de celular foi cancelado definitivamente por falta de recarga, então você não vai conseguir recuperar sua linha. Isso acontece porque a operadora libera o número para uso de outra pessoa, impedindo que o usuário antigo continue tendo o mesmo número de celular. Mas, nem tudo está perdido.

Como saber se o chip do celular foi bloqueado

Existem algumas formas para saber se o chip do celular foi bloqueado. A ação pode ocorrer por falta de pagamento de fatura em planos pós-pagos, ausência de novas recargas em planos pré-pagos ou por mau funcionamento do chip no seu aparelho.

  • Como saber meu número de celular | Claro, TIM, Oi e Vivo
  • Como bloquear chip de operadora? Vivo, TIM, Claro e Oi

Cada operadora pode ter um procedimento diferente para bloqueio de chip. Mas, no geral, é possível recorrer a alternativas simples para verificar essa característica. A seguir, veja quatro pistas para descobrir se o chip do celular foi bloqueado.

Dicas para saber se um chip foi bloqueado

Continua após a publicidade

Confira três dicas para saber se um chip de celular foi bloqueado:

1. Falta de pagamento de fatura

Quem tem um plano pós-pago de celular precisa efetuar mensalmente o pagamento da fatura no plano contratado. Se houver atraso na quitação do valor, a operadora, então, pode bloquear o número, inutilizando o chip até que a dívida seja paga.

Na maioria dos casos, o bloqueio não é imediato. A operadora avisa sobre o não pagamento da fatura e pede que o cliente regularize a situação. Só depois de alguns dias o chip do celular fica bloqueado, mas liberado assim que for efetuado o pagamento da fatura. Lembrando que, na fatura do mês seguinte, são cobrados acréscimos e multa por atraso.

Continua após a publicidade

2. Falta de recargas no pré-pago

Já nos planos pré-pagos, em que o cliente precisa recarregar um valor para usar o celular, o bloqueio é diferente. Existe um limite de tempo máximo que as operadoras levam em consideração antes de bloquear o chip. Em alguns casos, a operadora pode cancelar o número definitivamente se não for feita uma nova recarga em até 180 dias seguidos.

Para evitar que o chip do celular seja bloqueado, o ideal é fazer pelo menos uma recarga de tempos em tempos. Isso se o seu plano for pré-pago. A recarga pode ser feita online, via SMS, em postos credenciados, entre outras opções. Algumas operadoras, como é o caso da Vivo, ainda oferecem planos com créditos que não expiram, mesmo se você ficar dias sem usar.

Continua após a publicidade

3. Chip com defeito ou mau encaixe

Outra pista para saber se o chip do celular foi bloqueado é checar se o chip está devidamente encaixado na gaveta SIM do celular. Não se trata de um bloqueio, de fato. Entretanto, o mau funcionamento do chip pode impedir que você use os dados do seu plano.

Faça a remoção do chip e verifique o slot em que ele fica encaixado. Se estiver tudo certo, encaixe o chip novamente na gaveta, reinicie o celular e faça uma ligação para testar. Você também pode inserir o chip em outro smartphone e fazer o mesmo teste. Se ainda encontrar problemas, pode ser que o chip ou o seu aparelho estejam danificados.

4. Fique de olho nos SMS do celular

Continua após a publicidade

Por fim, é sempre bom dar uma olhada no aplicativo de mensagens de texto do seu celular. As operadoras costumam enviar um SMS sempre que notarem alguma inconsistência no uso do chip, seja por falta de pagamento da fatura ou falta de recarga em planos pré-pagos. Essas informações são enviadas com antecedência pelas operadoras.

Como saber se meu chip foi bloqueado ou cancelado

As principais operadoras de telefonia móvel do Brasil possuem números de telefone para você saber se o chip foi bloqueado. Abaixo, veja uma lista com o contato de cada empresa. Antes de fazer a ligação, tenha em mãos o nome completo e CPF da pessoa responsável pela linha:

Continua após a publicidade

  • Claro: ligue para *525 usando um celular da operadora, ou 1052 de qualquer aparelho;
  • Oi: ligue para *144 usando um celular da operadora, ou 1057 de qualquer aparelho;
  • TIM: ligue para *144 usando um celular da operadora, ou 1056 de qualquer aparelho;
  • Vivo: ligue para *8486 usando um celular da operadora, ou 1058 de qualquer aparelho.

Bloqueio de chip e bloqueio de aparelho

Um detalhe importante que pode confundir muita gente é sobre o bloqueio de chip e o bloqueio de aparelho. São coisas distintas e que podem acontecer de forma separada ou simultânea.

O bloqueio de chip diz respeito à interrupção dos serviços na sua linha telefônica. O celular pode continuar funcionando normalmente, mas o bloqueio do chip impede que você faça ligações, receba ou envie SMS, ou use internet fora de uma rede Wi-Fi.

Continua após a publicidade

Já o bloqueio do aparelho está relacionado ao número de IMEI, que funciona como a identificação única de cada celular. Você pode bloquear o IMEI, mas manter sua linha telefônica ativa, embora o recomendado é que seja efetuado o bloqueio de ambas opções. É possível solicitar o bloqueio de celular e de IMEI na central de atendimento da sua operadora.

Como Saber Se Meu Chip Foi Bloqueado?

Como Saber Se Meu Chip Foi Bloqueado?

Observe se o chip está danificado Além do compartimento onde fica o cartão, verifique se o chip não está sujo ou danificado, pois isso também faz com que o celular não o reconheça. Se estiver sujo, tente limpá-lo com um pano seco. Caso esteja danificado, verifique se é possível fazer a substituição na operadora.

Como fazer para o chip voltar a funcionar?

Insira a ‘chavinha’ que vem no seu celular, ou a ponta de uma agulha, no furo da bandeja; Empurre-a contra o celular sem muita força até que a bandeja seja aberta. Retire a bandeja e coloque o chip nela; Recoloque a bandeja no celular até que ela fique bem presa novamente.

Tem como recuperar número bloqueado por falta de recarga?

Perder um número de celular pré-pago por falta de recarga é até que fácil, mas ter que conseguir um novo número de celular não é algo que as pessoas gostem de fazer sempre; entretanto, há meios de evitar isso. A seguir, saiba quanto tempo você pode ficar sem crédito no celular para não ter seu número cancelado por falta de recarga. iPhone e cartões SIM (Imagem: Arquivo/Tecnoblog) Tanto no pré-pago quanto no pós-pago, uma linha cancelada em definitivo não pode ser recuperada ; o número do celular é liberado para uso por outro usuário. Entretanto, é possível evitar o cancelamento.

You might be interested: Como Virar O Jogo E Fazer Ela Correr Atrás

Como fazer um novo chip com o mesmo número?

Vivo, Oi e Claro explicam procedimento – Procurada pelo Canaltech, a Vivo diz que fará a troca dos chips perdidos, defeituosos ou roubados, de todos os planos, por meio dos canais de atendimento 1058 ou *8486. “O chip será emitido para o endereço de cadastro do cliente e entregue através dos nossos parceiros logísticos que atuam em todo Brasil.

Assim que o cliente receber o novo chip deverá retornar o contato com a Vivo, que efetuará o procedimento final de ativação do chip. Os prazos para entrega dos chips variam de acordo com cada região e todos os esforços estão centrados para tornar o processo ágil e atender aos clientes no menor período”, informou a companhia.

A Oi não especificou planos, mas também se dispôs a enviar novos SIM cards no caso de furto, roubo ou defeito. O procedimento é feito pelo telefone 1057, com auxílio do app Minha Oi, para que os clientes possam comprovar sua identidade por meio de uma selfie ou documento de identidade.

  1. A Claro respondeu ao Canaltech que, em caso de defeito, perda ou roubo, o cliente precisa ligar para o 1052 e pedir o bloqueio — o procedimento, neste caso, não inclui o envio de chips pelos Correios, pois a tentativa, especialmente no caso dos defeituosos é de resolução remota.
  2. A partir daí, ele será direcionado para um atendimento de acordo com seu caso e o processo seguirá mediante a confirmação dos dados pessoais do assinante da linha.

“Durante o período de quarentena, a aquisição de um novo chip poderá ser feita em supermercados e farmácias. Basta o cliente adquirir uma nova linha pré-pago no varejo, ativar a linha e entrar em contato com o atendimento 1052, para fazer a associação dos números e reativar o número antigo no novo chip.

Tem como recuperar o número que foi cancelado?

Se seu número de celular foi cancelado definitivamente por falta de recarga, então você não vai conseguir recuperar sua linha. Isso acontece porque a operadora libera o número para uso de outra pessoa, impedindo que o usuário antigo continue tendo o mesmo número de celular. Mas, nem tudo está perdido.

Como saber se meu chip foi bloqueado?

pessoa removendo o chip do celular

Quando o chip é bloqueado, ficamos impedidos de realizar e receber ligações, bem como de usar os dados móveis de internet e até mesmo mensagens SMS. Ou seja, as diferentes funcionalidades oferecidas pela operadora deixam de funcionar e seu chip se torna inativado.

Em casos de perda, extravio, furto ou roubo de celular, é fundamental realizar rapidamente o bloqueio do chip da operadora. Dessa maneira, evitam-se problemas de uso de dados e de informações confidenciais. No Brasil, infelizmente, casos de furtos e roubos de smartphone são frequentes, o que demanda atenção redobrada com o aparelho.

Além disso, uma causa de bloqueio do chip muito comum é devido ao fato de usuários de planos pré-pagos ficarem muito tempo sem recarregar. Isso gera um questionamento: como saber se meu chip foi bloqueado por falta de recarga?

Ficando sem créditos? Fale com nossos especialistas e conheça os planos controle e pós das melhores operadoras do Brasil:

Claro Controle 15GB

8GB do plano + 7GB de portabilidade + WhatsApp e Wazze Ilimitados + Ligações Ilimitadas para qualquer operadora

Vivo Controle 15GB

6GB + 3GB de bônus fatura digital + 5GB portabilidade

Fidelidade de 12 meses

25GB do plano + 25GB extra nos aplicativos + 10GB de portabilidade

30GB + 3GB de fatura digital + 30GB globoplay + 10GB bônus portabilidade

É interessante ressaltar que cada operadora realiza o procedimento de uma forma. Por isso, fique atento a este post e descubra como saber se meu chip foi bloqueado, como bloqueá-lo em casos de necessidade e qual é o passo a passo que deve ser seguido de acordo com as orientações das operadoras de telefonia.

Bloqueado por falta de recargas ou por falta de pagamento da fatura

Geralmente, em planos pré-pagos, existe um limite de tempo máximo para ficar sem recarregar. Algumas operadoras, depois de 180 dias seguidos sem recargas, cancelam os números.

Já nos planos pós-pagos, mensalmente, uma fatura é gerada para o cliente referente ao plano contratado. Em caso de atrasos, o chip pode ser bloqueado e o usuário fica sem acesso aos serviços. Mas como saber se meu chip foi bloqueado?

Para identificar se seu chip foi bloqueado, primeiro verifique quando foi feita a última recarga. Tendo em vista este prazo, você perceberá se está dentro do limite ou não.

Nas mensagens do seu celular, cheque se recebeu algum alerta da operadora solicitando recarga ou informando quando aconteceria o cancelamento.

Para clientes pós-pagos, deve-se checar se todas as faturas estão em dia. Caso não, ligue para a operadora e solicite uma segunda via ou renegociação.

Além disso, deve-se entrar em contato com a Central de Atendimento da operadora para saber mais detalhes sobre o encerramento do seu número ou solicitar outras informações.

O número específico para cada uma das operadoras pode ser consultado neste post, além de outras dicas sobre quais são os melhores horários para contato e demais canais de informação.

Dessa forma, para evitar surpresas desagradáveis como essa, opte por fazer recargas com determinada frequência, da forma mais confortável que preferir. De acordo com seu orçamento mensal, escolha o valor mais conveniente. Contudo, verifique o prazo de validade da recarga escolhida e fique atento à sua duração.

Algumas maneiras de colocar créditos são online, em postos de recarga credenciados, via cartão de crédito, atendimento virtual, SMS e até recarga programada. As operadoras Oi, Claro, Nextel, TIM e Vivo trazem formas práticas para seus clientes recarregarem seus chips rapidamente e com total segurança.

Verifique as mensagens em seu celular

Os vencimentos dos prazos são comunicados pelas operadoras de telefonia, em sua grande maioria, via SMS. Por isso, caso suspeite que seu chip foi bloqueado, veja o histórico de mensagens.

Neste mesmo local, onde estão armazenados seus SMS, certifique-se de que foi enviado para você algum comunicado apontando o fim do prazo para recarga. Usualmente, estas informações são enviadas com antecedência pelas operadoras.

Faça um teste para verificar se é mau funcionamento

Em algumas situações, pensamos que o chip pode estar bloqueado. No entanto, pode ser que ele não esteja encaixado corretamente ou sofreu alguma danificação, o que atrapalha suas funcionalidades.

Para saber se essa é uma das causas, opte por retirar o chip e verificar o slot onde ele é encaixado. Se puder, coloque-o em outro aparelho e faça uma ligação para testar. Caso funcione, o problema pode ser em seu aparelho.

Outra maneira de provar o funcionamento é inserir, em seu celular, um chip secundário e testar o funcionamento. Se a ligação acontecer normalmente, o problema está relacionado ao seu chip principal.

E ainda em relação a essa situação, vale mencionar que, se o seu aparelho está apresentando algum tipo de problema de funcionamento, uma assistência técnica pode ajudar a resolver isso. Se achar mais vantajoso, opte pela troca do celular.

Bloqueio do aparelho é diferente de bloqueio de chip

Uma confusão frequente é a solicitação do bloqueio do aparelho devido à perda, furto ou roubo.

Para impedir que o aparelho seja usado, deve-se pedir o seu bloqueio o mais rápido possível. Para isso, ligue para sua operadora e informe o número de IMEI.

Toda vez que comprar um celular, anote o número de IMEI em um local de fácil acesso, como em um bloco de papel, agenda ou outro de sua preferência. Isso é imprescindível para evitar qualquer possível problema no futuro. Para isso, digite *#06# no aparelho e anote o número que aparecer na tela. Outras duas formas são consultando atrás da bateria (para modelos cuja bateria é removível) ou na caixa do dispositivo.

Se eventualmente acontecer alguma situação que necessite do bloqueio do aparelho, entre em contato com sua operadora e forneça este código do IMEI para a solicitação.

Vale frisar que o aparelho estará bloqueado, mas o chip ainda não. Por isso, na central de atendimento, solicite também ao atendente o bloqueio do chip.

É fundamental registrar um boletim de ocorrência para sua segurança e que sejam tomadas todas as medidas necessárias.

Como bloquear o chip TIM?

Para fazer esse procedimento, basta ligar para o número *144, diretamente do seu TIM, ou 1056, em qualquer telefone. Primeiro, ouça atentamente à gravação e selecione a opção para falar diretamente com um atendente. A partir daí, você será informado sobre quais são os próximos passos.

Outra forma de bloquear o chip da TIM é em uma das lojas físicas da operadora espalhadas pelo Brasil.

Tenham em mãos documentos de identificação, já que eles podem ser solicitados para efetuar o atendimento e confirmar seus dados cadastrais. Além disso, somente o usuário ou titular da linha pode pedir essa ação.

A operação de bloqueio do TIM chip é gratuita.

Entenda mais sobre o bloqueio do seu chip TIM, leia “Como saber se meu chip foi bloqueado?”!

Como bloquear o chip Oi?

Para solicitar o bloqueio do seu chip Oi, há algumas maneiras. O aplicativo Minha Oi, disponível para Android e iOS, oferece a possibilidade do cliente, após login com seus dados cadastrais, solicitar o bloqueio em casos de perda ou roubo.

Pelos telefones *144, direto do seu Oi, ou 1057, em qualquer telefone, para falar com um dos atendentes da central e pedir o bloqueio. Além disso, você poderá tirar dúvidas sobre todo o procedimento.

Como bloquear o chip Claro?

A Claro oferece algumas formas para seus clientes bloquearem o chip. Para ser mais prático, pelo aplicativo Minha Claro, pode ser solicitado o bloqueio. O app está disponível para Android e iOS.

Para quem desejar, basta entrar em contato com a central de atendimento pelo número 1052. Neste canal, os atendentes informarão como é feito o procedimento e tirarão todas as suas dúvidas.

Presencialmente, em uma das lojas físicas da operadora, é possível realizar o pedido de bloqueio e solicitar informações complementares que resolverão suas dúvidas.

Como bloquear o chip Vivo?

Os clientes Vivo que desejam solicitar o bloqueio de seus chips podem realizar a partir do app Minha Vivo. Nele, após fazer login com seus dados, basta seguir até a opção “bloqueio por perda ou roubo” e seguir o passo a passo.

Por telefone, essa solicitação pode ser feito pelos números *8486, em seu Vivo, ou 1058, usando qualquer telefone fixo ou móvel.

Como bloquear o chip Nextel?

Se você deseja bloquear o seu chip Nextel, é necessário solicitar atendimento pela página Meu Nextel, disponível no site da operadora. Para isso, deve-se informar seu número de telefone e senha cadastrados.

Clientes Nextel também podem pedir essa operação por telefone pelos números

1050, (11) 4004-6611 ou *611. Nestes canais, os atendentes tiram suas dúvidas, apresentam os demais serviços e realizam o bloqueio.

Como fazer para desbloquear meu chip?

Se você deseja reabilitar seu chip, basta entrar em contato com a operadora. Serão solicitados seus dados cadastrais e explicados todos os procedimentos necessários para o desbloqueio e retomada da sua linha. Por isso, fique atento às coordenadas informadas pelo atendente, anote o número do protocolo e verifique junto a ele se sua situação já está regularizada na operadora.

Dicas complementares

Caso não esteja satisfeito com os serviços oferecidos por sua operadora, conheça outros planos. Não fique sem comunicar. Com certeza algum dos planos pré, pós ou controle das principais operadoras de telefonia móvel do Brasil conseguirá atender suas demandas e se encaixar em seu orçamento mensal.

Por fim, uma dica fundamental em todas as solicitações feitas à operadora é anotar o número de protocolo do atendimento. Dessa forma, é possível reivindicar a solução do seu problema com segurança.

Conseguiu tirar suas dúvidas com este post? Conte para a gente se o bloqueio do seu chip foi feito rapidamente e se conseguiu solucionar suas demandas. Compartilhe nas redes sociais.

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Escrito por: Gabriela Resende

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e especialista em telecomunicações. Por acreditar na importância do acesso à informação, produz conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.

Categorias FAQ

Deixe um comentário