Como Saber Se A Pele É Quente Ou Fria
Qual a melhor cor de cabelo para cada tom de pele? Olhe suas fotos de bebê. Aquela cor de cabelo não é perfeita para você? Pode não ser óbvio à primeira vista, mas a cor natural do seu cabelo e a da sua pele têm o mesmo tom. A regra é simples – tons de pele quentes combinam mais com cores quentes e tons de pele frios, com cores frias. O objetivo é escolher uma cor que destaque suas características naturais. Além disso, conhecer seu tom de pele ajuda você na hora de encontrar as cores perfeitas de maquiagem e roupas.
Conteúdo
- Como Determinar o Tom de Pele
- Como Saber Se A Pele É Quente Ou Fria
- Como saber se o marrom é quente ou frio?
- Quais são as 5 cores frias?
- Como saber se tenho a pele oliva?
- Sua pele é quente ou fria? Entenda a diferença que o tipo de reflexo pode fazer
- Pele quente ou fria?
- As estações da pele segundo o visagismo
- Reflexo é opção para as naturais
Como Determinar o Tom de Pele
Este artigo foi coescrito por Paul Friedman, MD. O Dr. Paul Friedman é um Dermatologista premiado especialista em cirurgia dermatológica e a laser, além de dermatologia cosmética. O Dr. Friedman é diretor do Dermatology & Laser Surgery Center de Houston, Texas, e atua no Laser & Skin Surgery Center de Nova Iorque. O Dr. Friedman é professor clínico assistente no Departamento de Dermatologia da University of Texas Medical School, assim como no Weill Cornell Medical College, Houston Methodist Hospital. O Dr. Friedman completou sua residência em dermatologia na New York University School of Medicine, onde atuou como chefe dos residentes e recebeu por duas vezes o aclamado prêmio Husik por sua pesquisa em cirurgia dermatológica. O Dr. Friedman ganhou bolsa do Laser & Skin Surgery Center of New York e recebeu o prêmio de Revelação Jovem em Escrita da American Society for Dermatologic Surgery. Tido como uma das principais referências no campo da dermatologia, o Dr. Friedman esteve envolvido no desenvolvimento de novos sistemas de tratamento a laser e de técnicas terapêuticas.
Há 18 referências neste artigo. Você pode encontrá-las ao final da página.
Este artigo foi visualizado 134 503 vezes.
Neste Artigo:
O subtom de pele é diferente da cor ou tom da pele (clara, média, escura, etc.). Ele permanecerá o mesmo, não importa quão bronzeada você esteja, mesmo que você seja pálida no inverno e bronzeada no verão. Há três tipos de subtons diferentes: frio, quente e neutro. [1] X Fonte de pesquisa Saber qual é o seu tipo pode ser útil por diversos motivos, como ajudá-la a escolher a cor certa de batom, descobrir qual cor de cabelo é a melhor e saber quais cores você deve usar para destacar ainda mais a sua beleza.
Método 1 de 6:
Encontrando seu subtom
Lave seu rosto e espere 15 minutos. A pele deve estar limpa, sem maquiagens, tônicos ou hidratantes. É preciso deixá-la descansando por 15 minutos antes de continuar, já que ela provavelmente estará rosada após a lavagem, o que atrapalha o determinar do subtom.
- Experimente sentar perto de uma janela.
- Se puder, sente do lado de fora de casa.
- Se suas veias forem azuis ou arroxeadas, seu subtom é frio. [3] X Fonte de pesquisa
- Se suas veias parecem esverdeadas, seu subtom é quente. [4] X Fonte de pesquisa
- Se não souber afirmar com certeza se as veias são verdes ou azuis, seu subtom é neutro. Se você tem pele bege ou bronzeada, é bem provável que esteja nessa categoria. [5] X Fonte de pesquisa
- Se você se bronzeia com facildade e raramente se queima, quer dizer que sua pele tem uma quantidade maior de melanina e seu subtom é provavelmente quente ou neutro. [7] X Fonte Confiável PubMed Central Ir à fonte
- Se a pele queima com facilidade e não se bronzeia, então, você tem menos melanina e, portanto, um subtom mais frio. [8] X Fonte Confiável PubMed Central Ir à fonte
- Algumas mulheres com peles escuras podem não se queimar com facilidade, mas podem ter um subtom frio. Faça mais alguns testes para determinar seu subtom com precisão. [9] X Fonte Confiável PubMed Central Ir à fonte
DICA DE ESPECIALISTA
O Dr. Paul Friedman é um Dermatologista premiado especialista em cirurgia dermatológica e a laser, além de dermatologia cosmética. O Dr. Friedman é diretor do Dermatology & Laser Surgery Center de Houston, Texas, e atua no Laser & Skin Surgery Center de Nova Iorque. O Dr. Friedman é professor clínico assistente no Departamento de Dermatologia da University of Texas Medical School, assim como no Weill Cornell Medical College, Houston Methodist Hospital. O Dr. Friedman completou sua residência em dermatologia na New York University School of Medicine, onde atuou como chefe dos residentes e recebeu por duas vezes o aclamado prêmio Husik por sua pesquisa em cirurgia dermatológica. O Dr. Friedman ganhou bolsa do Laser & Skin Surgery Center of New York e recebeu o prêmio de Revelação Jovem em Escrita da American Society for Dermatologic Surgery. Tido como uma das principais referências no campo da dermatologia, o Dr. Friedman esteve envolvido no desenvolvimento de novos sistemas de tratamento a laser e de técnicas terapêuticas.
Paul Friedman, MD
Dermatologista
Nosso Especialista Concorda: tipicamente, tons de pele mais escuros são menos sensíveis à luz do sol. Porém, outros fatores podem causar fotossensibilidade, como medicações ou doenças autoimunes.
- Se a pele parece amarelada ou pálida perto do papel branco, seu subtom é quente.
- Se a pele parece rosada ou avermelhada, seu subtom é frio.
- Se a pele parece acinzentada, é bem provável que ela seja naturalmente bege ou bronzeada e seu subtom seja neutro. O esverdeado da pele e o subtom amarelado criam esse efeito. [10] X Fonte de pesquisa Experimente tons neutros e quentes, já que você está entre essas duas opções. [11] X Fonte de pesquisa
- Se não conseguir determinar nenhuma tonalidade amarelada, bege ou rosada, seu subtom é neutro. Tons neutros ficam bons com bases e outras cores tanto frias quanto quentes. [12] X Fonte de pesquisa
- Se o papel dourado parece melhor, seu subtom é quente.
- Se o reflexo do papel alumínio prateado fizer sua pele brilhar, então, seu subtom é frio.
- Se não perceber qualquer diferença (tanto o prata quanto o dourado parecerem bons), seu subtom é neutro. [13] X Fonte de pesquisa
- Se não tiver papel alumínio em casa, coloque alguma joia dourada ou prata sobre o punho e veja qual combina mais. [14] X Fonte de pesquisa
- Peça para a pessoa examinar a pele na dobra de trás da sua orelha.
- Se a pele for amarelada, seu subtom é quente.
- Se a pele for rosada ou avermelhada, seu subtom é frio.
- Se a pessoa estiver com dificuldades, peça para ela segurar um pedaço de papel branco próximo à pele. Isso ajudará a identificar se a pele parece amarelada ou rosada.
- Por exemplo, olhos azuis claros geralmente indicam uma pele mais fria, enquanto olhos castanhos-esverdeados geralmente indicam que sua pele é mais quente.
Como Saber Se A Pele É Quente Ou Fria
Se o seu contraste for amarelado, esverdeado ou marrom claro, você tem um tom de pele quente. No entanto, se o contraste for rosa, rosado ou azul, isso significa que você tem um tom de pele frio. E se o contraste for cinza ou pálido, você tem um tom de pele neutro.
Qual cor de cabelo combina com tom de pele quente?
Qual a melhor cor de cabelo para cada tom de pele? Olhe suas fotos de bebê. Aquela cor de cabelo não é perfeita para você? Pode não ser óbvio à primeira vista, mas a cor natural do seu cabelo e a da sua pele têm o mesmo tom. A regra é simples – tons de pele quentes combinam mais com cores quentes e tons de pele frios, com cores frias. O objetivo é escolher uma cor que destaque suas características naturais. Além disso, conhecer seu tom de pele ajuda você na hora de encontrar as cores perfeitas de maquiagem e roupas.
- Então, sua pele é fria ou quente? Vamos descobrir agora.
- Fique perto de uma janela Com um espelho, olhe para a região logo abaixo dos seus olhos.
- A pele é arroxeada/azulada (tom frio) ou está mais para esverdeada/amarelada (tom quente)? Faça o teste do blush Aplique blush rosa em uma bochecha e blush pêssego na outra.
Aplique mais do que o normal, vá para perto de uma janela e olhe no espelho. O blush rosa destaca tons rosados na sua pele? Sua pele provavelmente é fria. Se o blush pêssego destaca tons dourados na sua pele, ela é quente. Agora veja qual blush fica melhor em você.
Qual combina perfeitamente com sua pele? Peles frias ficam melhor em rosa. Já as peles quentes ficam mais bonitas em pêssego. Preste atenção à sua pele Ela queima com qualquer solzinho? Isso é um sinal de que provavelmente ela é fria. Peles de tons quentes costumam se bronzear com facilidade. Pegue um lençol branco Coloque-o sobre seus ombros e observe o contraste da sua pele contra o tecido muito branco.
Se o lençol destaca os tons azulados e rosados da sua pele, o tom dela provavelmente é frio. Em peles de tons quentes, o lençol branco destaca os tons amarelados e alaranjados. Vire seu pulso Qual a cor das suas veias? Veias azuis indicam peles frias; já as veias verdes são um sinal de pele quente. Use uma correntinha dourada Aproveite e coloque uma correntinha prateada também. Agora dê um passo para trás e se olhe no espelho. Qual fica melhor? Peles frias tendem a ficar melhores em bijuterias prateadas, enquanto o dourado fica melhor em tons quentes.
- Mas cuidado: este teste não é definitivo, porque é muito subjetivo.
- Nosso conselho é usá-lo para tirar a dúvida entre dois tons.
- Ok, agora vamos somar as respostas.
- Descobriu que sua pele é neutra? Você está com sorte! Você fica bem em blush rosa ou pêssego e pode usar acessórios dourados ou prateados.
Você também pode usar a maioria dos tons de coloração! Cores de cabelo para pele fria Lembre-se: colorações em tons frios ficam melhor em tons de pele frios. Cinza, platina e champanhe: essas são algumas palavras geralmente usadas em colorações de tons frios, que vão combinar com seu tom de pele.
You might be interested: Como Consultar Pasep Pelo Banco Do Brasil
E um bônus: tons frios suavizam o alaranjado. Se a sua pele é mais clara, tons acinzentados e frios também ficam ótimos, além dos vermelhos verdadeiros e do bordô. Cores de cabelo para pele quente Tons de pele quentes combinam mais com cabelos em tons quentes. Na coloração, procure as palavras dourado, bronze e cobre.
Bônus: colorações de tons quentes vão “esquentar” seu cabelo com vermelhos e dourados. Tons de peles frias geralmente têm um toque azulado/rosado. Por outro lado, peles quentes têm um toque amarelado, alaranjado ou até esverdeado. Se o seu tom de pele for avermelhado, uma coloração acinzentada ou fria pode atenuar qualquer vermelhidão instantaneamente! Na dúvida, quase todo mundo fica ótimo em tons neutros.
Como saber se o Subtom e rosado ou amarelo?
Se elas forem arroxeadas seu tom de pele é frio, ou seja, seu subtom é rosado. Se elas forem esverdeadas, seu subtom é amarelado e se as duas cores forem aparentes seu subtom é neutro, ou seja, tanto os produtos com o subtom amarelado quanto os produtos com subtons rosados e neutros servem para sua pele.
Como saber se o marrom é quente ou frio?
Marrom quente e marrom frio, como diferenciar Dando sequência aos por aqui, a cor de hoje é o marrom, um neutro super interessante para compor nossos looks, por isso, vou ensinar vocês, como diferenciar marrom quente do marrom frio. Os tons mais amarelados, como já vimos, são os quentes, e os mais rosados são frios, por isso, marrons e nudes amarelados ficam especialmente lindos em outonos e primaveras.
Quais são as 4 cores quentes?
São elas: Cores quentes: amarelo, vermelho, laranja, vermelho-alaranjado, laranja-amarelado. Cores frias: azul, verde, violeta, azul-esverdeado, verde-amarelado, roxo-azulado.
Quais são as 5 cores frias?
Círculo das Cores – O círculo de cores ou círculo cromático é formado pelas doze cores do espectro, donde coexistem as três cores primárias (vermelho, azul, amarelo), três secundárias (verde, laranja, roxo ou violeta) e seis terciárias (vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado, amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado, azul-arroxeado, azul-esverdeado).
Segundo a figura acima, as cores frias estão localizadas do lado esquerdo do círculo cromático, enquanto as cores quentes estão situadas do lado direito.Note que as três cores frias básicas são o azul, o verde e o violeta (roxo ou púrpura), e mais as cores terciárias que surgem da mistura entre elas, a saber: vermelho-arroxeado, azul-arroxeado, azul-esverdeado.Da mesma maneira, as cores quentes possuem três principais, ou seja, o vermelho, o amarelo e o laranja, mais as cores terciárias correspondentes dessa mistura: vermelho-alaranjado, amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado. Complemente sua pesquisa com a leitura dos artigos :
O que é um loiro quente?
O loiro quente é o mais puxado para o dourado Os tons de loiro mais quentes são aqueles puxados para o dourado e para o mel. É um dos mais pedidos, já que ele ilumina os traços do rosto e, de acordo com a técnica de clareamento feita, pode ficar mais intenso ou mais suave.
Quais são os tons de loiro frio?
O loiro frio é um tom mais acinzentado Entram nessa categoria os loiros em tom de mel, caramelo e as nuances de loiro mais avermelhadas. Já o loiro frio tem como principal característica o fundo mais acinzentado, como loiro pérola, por exemplo, ou quase branco, como os platinados.
O que é uma pele neutra?
A pergunta mais comum entre minhas clientes depois de fazer o teste de análise cromática é: Quais as cores de maquiagem que devo usar? O teste de coloração pessoal é perfeito para ajudar no processo de escolha da maquiagem. Ele vai identificar se o seu subtom de pele é fria, quente ou neutra e isso é essencial na hora de escolher a tonalidade da base e do corretivo. Que raiva que dá né? Afinal você pagou uma fortuna para fazer aquela make incrível e o resultado ficou longe do que você esperava. A solução para que isto não aconteça jamais édescobrir a base ideal para o seu tipo de pele e levar junto ao maquiador. Agora como descobrir o seu subtom de pele? O ideal é fazer o teste de coloração pessoal para ter certeza absoluta BUTse isso não é acessível à você neste momento, existem alguns truques que podem ajudar nesta descoberta. Agora observe os seguintes pontos:
You might be interested: Lirio Da Paz Como Cuidar
Cor das veias: Observe a parte de dentro do seu antebraço. Preste atenção na cor das suas veias e se elas forem azuladas ou roxas seu subtom é frio, mas se forem esverdeadas, então seu subtom é quente. Se você não conseguir distinguir entre o azulado e o esverdeado, é porque provavelmente seu subtom é neutro.
Papel branco: Lave bem o rosto para que saia toda a maquiagem. Depois, seque e espere uns 10 minutos para a pele descansar e sair qualquer vermelhidão causada pelo sabonete ou pela toalha. Vá para um local bem iluminado (de preferência luz natural). Agora é hora de prender os cabelos de forma que o rosto fique livre e sem sombra. Pegue uma folha de papel branca e coloque próximo ao seu rosto e observe. Se ele aparentar estar levemente azul ou mais rosado, seu tom de pele é frio, porém se ele ficar com uma aparência desbotada ou um pouco amarelado, seu tom de pele é quente. Acessórios: Já reparou se você fica melhor de dourado ou prateado? Pegue uma bijuteria ou jóia dourada e coloque perto do rosto. Agora pegue uma prateada e observe a diferença entre uma e outra. Qual complementa melhor o seu tom de pele e qual deixa você mais apagada? Os metais dourados ficam mais harmoniosos com tons de pele quente e os prateadas com tons de pele frio. Já a pele neutra combina tanto com o dourado quanto com o prateado. Que inveja das neutras! Cores: Agora reflita sobre a sua relação com as cores que veste. Você se acha mais bonita vestindo vermelho, lilás, azul, roxo ou rosa? Em caso positivo, seu tom de pele é frio. Agora se você se acha mais linda quando usa verde escuro, marrom, bege, dourado, amarelo e tons de terra, seu tom é quente. E se você é a pessoa mais colorida da turma e se sente linda usando todas as cores, seu tom é neutro!
Agora vamos ao que interessa: QUAIS MAQUIAGENS COMPLEMENTAM ESSES TONS! A cor certa de make pode realçar a pessoa, já quando você erra a mão, pode destacar as olheiras ou parecer mais velha. Então fique esperta na hora de escolher! Pele quente: opte por sombras e esmaltes em tons dourados ou alaranjados.
A base deve ter fundo amarelado e os batons variam entre vermelhos vivo ou alaranjado, tons de pêssego e tons amarronzados. Dê preferência para sombras e lápis em tons de dourado e marrom. Pele fria: prefira tonalidades acizentadas, como o próprio chumbo ou o azul na hora dos esmaltes e sombras. Para a base, opte por aquelas com fundo rosado ou puxado para tons de cinza.
Os tons de rosa mais vibrantes no batom favorecem o subtom frio, assim como os vermelhos puxados para cereja e ameixa, além dos beges escuros. Lápis preto e sombras cinza e prateadas vão favorecer mais. Se você achou tudo isso uma confusão e quer a ajuda de uma profissional para acertar de vez na escolha da maquiagem, agenda aí uma sessão de análise cromática.
You might be interested: Como Ativar O Chip Da Vivo?
Como saber se tenho a pele oliva?
O que é a pele oliva e como identificá-la? – Este tipo de pele é um pouco mais difícil de se identificar e costuma deixar as pessoas um pouco confusas. E para acabar de vez com qualquer dúvida, vamos ao que interessa. A pele oliva tem um tom mais amarelado e o fundo é composto por subtons que são esverdeados.
Como fazer o teste da paleta de cores?
Como descobrir minha paleta de cores? Site faz teste online grátis Descobrir sua paleta de cores é possível com o site Colorwise.me. A ferramenta analisa os tons da sua pele, cabelo e olhos e revela quais são as cores recomendadas, que mais combinam com a sua aparência, e quais você deve evitar.
- O recurso é ideal para mulheres que desejam descobrir qual maquiagem usar e para homens que buscam composições de cores para roupas.
- No tutorial a seguir, confira como usar o Colorwise.me para descobrir a sua cartela de cores.
- Para melhores resultados, o site recomenda tirar uma selfie de boa qualidade em um ambiente com iluminação natural.
Vale citar que também é possível pelo celular com a ajuda do app grátis My Best Colors. 3 apps gratuitos para descobrir sua paleta de cores Deixe a sua opinião no Fórum do TechTudo Veja também: assista ao vídeo a seguir e aprenda como editar suas fotos do Instagram com presets do Lightroom Como usar presets do Lightroom para editar suas fotos do Instagram Passo 1. Acesse o site Colorwise.me (https://colorwise.me/) e clique em “Discover your palette”; 2 de 8 Saiba como descobrir a sua paleta de cores — Foto: Reprodução/Helito Beggiora Saiba como descobrir a sua paleta de cores — Foto: Reprodução/Helito Beggiora Passo 2.
- Em seguida, clique em “Browse” e localize uma selfie no seu computador para fazer upload; 3 de 8 Faça upload de uma selfie para descobrir sua paleta de cores — Foto: Reprodução/Helito Beggiora Faça upload de uma selfie para descobrir sua paleta de cores — Foto: Reprodução/Helito Beggiora Passo 3.
- Centralize o círculo no seu rosto e use o botão na borda para aumentar ou diminuí-lo.
O seu rosto e cabelo devem ficar dentro do círculo; 4 de 8 Ajuste a sua selfie para descobrir sua paleta de cores — Foto: Reprodução/Helito Beggiora Ajuste a sua selfie para descobrir sua paleta de cores — Foto: Reprodução/Helito Beggiora Passo 4. Feito o ajuste da foto, pressione “Get started”, logo abaixo da imagem; 5 de 8 Clique sobre o botão indicado para descobrir sua paleta de cores — Foto: Reprodução/Helito Beggiora Clique sobre o botão indicado para descobrir sua paleta de cores — Foto: Reprodução/Helito Beggiora Passo 5.
Agora, use os seletores à direita para marcar as cores da sua pele (skin), cabelo (hair) e olhos (eye). Se necessário, use a opção localizada no canto inferior esquerdo da foto para descobrir a cor predominante de cada item; 6 de 8 Selecione as cores da sua pele, cabelo e olhos para descobrir sua paleta de cores — Foto: Reprodução/Helito Beggiora Selecione as cores da sua pele, cabelo e olhos para descobrir sua paleta de cores — Foto: Reprodução/Helito Beggiora Passo 6.
Após selecionar as cores, clique em “Next” para avançar; 7 de 8 Clique sobre o botão indicado para descobrir sua paleta de cores — Foto: Reprodução/Helito Beggiora Clique sobre o botão indicado para descobrir sua paleta de cores — Foto: Reprodução/Helito Beggiora Passo 7.
Sua pele é quente ou fria? Entenda a diferença que o tipo de reflexo pode fazer
Os cabelos, coloridos ou naturais, têm uma tonalidade e um reflexo que se destaca sob uma luz forte ou sob o sol. Essa nuance pode ser fria ou quente e, quando combinada ao tom de pele, pode fazer maravilhas por seu visual, ao valorizar traços e definir mais o corte do cabelo.
Pele quente ou fria?
Para descobrir seu reflexo ideal, é preciso analisar a cor da sua pele. Para saber, basta olhar para a parte interna do seu antebraço, como explicou o colorista Marcos Coraza em entrevista ao Uol Mulher: “se enxergar tonalidades de rosa e azul e suas veias parecerem azuladas, o seu tom de pele é frio. Já se predominar o tom amarelo, com veias esverdeadas, o tom da pele é quente”.
Conheça os produtos
Cuidados com a pele
As peles quentes e frias devem estar em harmonia com a coloração dos cabelos para que o resultado da mudança não seja artificial. Por exemplo: peles frias combinam com colorações acinzentadas, irisadas, beges, amadeiradas e platinadas enquanto as quentes ficam melhor em tons acobreados, chocolate, avermelhados, acaju e dourados. Outro ponto importante é não escolher uma cor muito parecida com a da pele, independente do tipo: “uma mulher negra jambo, por exemplo, deve evitar castanhos profundos”, explicou Marcos.
As estações da pele segundo o visagismo
As peles frias e quentes segundo o visagismo são separadas segundo as estações e podem ser identificadas a partir de como fica a pele depois de exposta ao sol. As frias são as peles inverno, porque essa estação representa os tons opacos como os roxos e azuis fechados, e o verão, com suas cores pastel e o azul do céu e do mar.
Para identificar uma pele invernal, avalie se seu bronzeado fica escuro, sem quase profundidade, em tom puxado para o café. Pessoas com esse tipo ficam bem cores como os vermelhos frios, vinho, magenta e rosa intenso Se a pele fica vermelha e depois volta ao branco, sua estação é o verãom, e suas cores favoráveis são o azul, verde e rosa.
As quentes são representadas pelo outono e a primavera, estações de cores vivas. A pele primaveril ganha um bronzeado dourado quando pega sol, que combina com tons alaranjados como o coral e o pêssego e a outonal, uma cor puxada para o cobre que fica bonita em cores como verde musgo e dourado. Esse tom é um dos mais comuns do Brasil e aparece até nas mais branquinhas, que criam sardas puxadas para essa tonalidade.
Reflexo é opção para as naturais
Para quem não colore os fios, o uso de tonalizantes pode ajudar a criar reflexos que turbinam o visual sem promover uma mudança radical. Além de colorir inteiramente os fios, outra opção é aproveitar os tons para criar textura ou profundidade com técnicas como as mechas 3D e as californianas – que também devem ser escolhidas de acordo com o tom de pele.
As cores quentes acendem o visual; principalmente nos fios mais escuros como os castanhos e pretos. As tonalidades mais fechadas também são facilmente associadas às estações mais frias do ano. Já as colorações mais frias garantem um visual mais discreto e com mais brilho, porque os reflexos azulados, acinzentados e irisados refletem mais luz, como acontece com o preto azulado.
Outro tom frio famoso é o platinado, que deve ser adotado com cuidado para combinar com seu estilo e não tornar a pele muito pálida. Para as mulheres de pele quente que querem seguir esta tendência, prefira um loiro dourado claríssimo, que terá resultado parecido e destacará o bronzeado.
Matéria publicada em 13 de abril de 2021, por Webedia .