Como Montar Uma Tabua De Frios
Apesar de levar o nome de tábua de frios, ela pode também conter frutas, patês, geléias e pães, como Baguete, pão italiano, pão preto e de centeio, torradinhas, completam uma bela tábua.
Conteúdo
- Tábua de Frios
- SUSTENTABILIDADE
- O que fazer com essa receita?
- Avaliação da receita (1)
- Comentários (0)
- Experimente também
- Cadastre-se e tenha uma experiência completa!
- Como montar Tábua de Frios
- Como montar Tábua de Frios
- Tábua de frios simples
- Tábua de frios com batata chips
- Ingredientes da Tábua de Queijos e Vinhos:
- Como fazer tábuas de frios barata
- Qual quantidade de frios por pessoa?
- Como montar uma boa tábua de frios?
- 1. Escolha onde irá servir: tábua, pedra ou porcelana
- 2. Defina a porção: individual, casal ou buffet
- 3. Corte os queijos e embutidos no formato adequado
- 4. Escolha um tipo de organização e planeje-se
- 5. Invista em decorações naturais, se possível, comestíveis
- 6. Reserve um espaço para os utensílios de servir
- 7. Monte combos com champanhe, vinho ou cerveja
- O que comprar para montar tábua de frios de grande e chique?
- O que colocar em uma tábua de frios simples?
Tábua de Frios
1. Em uma tábua grande de madeira, disponha cada um dos ingredientes lado a lado, ocupando todos os espaços. Sirva em seguida.
SUSTENTABILIDADE
– Você sabia que 97% das embalagens dos produtos Nestlé já são produzidas para serem recicladas?
Chame o Ecobot no WhatsApp (11) 99714-0849 e tire suas dúvidas sobre como reciclar as embalagens dos produtos usados em sua receita.
O que fazer com essa receita?
Salvar
Adicionar ao meu cardápio
Marcar como feita
Compartilhar
Avaliação da receita (1)
1 avaliações
5 estrelas
4 estrelas
3 estrelas
2 estrelas
Comentários (0)
Experimente também
Ovo Ganache de Castanha de Caju
Paella com Carne de Porco e Chouriço
Salada de Vegetais
Carolinas de Natal
Salada Mediterrânea
Salada Marroquina
Bobotie
Capelete Express
Picanha na Grelha
Salpicão de Peru
Baixe GRÁTIS nossos Livros de Receitas
©2022, Nestlé. Marcas registradas por Societé des Produits Nestlé, S.A. Vevey (Suiza)
Cadastre-se e tenha
uma experiência completa!
Com um cadastro em Receitas Nestlé você participa dos nossos Cursos Grátis, baixa nossos Livros de Receitas, tem acesso a Cupons de Descontos, salva suas receitas preferidas e muito mais!
Como montar Tábua de Frios
A tábua de frios está presente em vários tipos de comemorações, como é fácil de fazer ela será o centro das atenções das suas festas. Hoje você vai aprender como montar tábua de frios.
Apesar de levar o nome de tábua de frios, ela pode também conter frutas, patês, geléias e pães, como Baguete, pão italiano, pão preto e de centeio, torradinhas, completam uma bela tábua.
O mais importante para quem vai montar uma delas é a parte “artística”, a arrumação dos frios, combinando cores e administrando contrastes.
A possibilidade de combinações é quase infinita, dependendo sempre de sua disposição para gastar, além das preferências gastronômicas. Aprenda como montar diversos modelos de tábuas de frios:
Como montar Tábua de Frios
Ingredientes:
200 gramas de Queijo Tipo provolone
1 caixa de Morangos
200 gramas de Salaminho Italiano
100 gramas de salame tipo hamburguês
200 gramas de Presunto tipo Parma
1/2 Queijo Brie
azeitonas verdes sem caroço
100 gramas de Queijo tipo gorgonzola
Torradinhas
Modo de preparo:
Primeiramente, pique parte dos queijos e fatie os demais. No caso dos salames opte por comprar já fatiado.
Então, higienize as frutas.
Logo em seguida, coloque uma grande tábua de madeira redonda ou quadrada. Comece colocando os frios no centro, e vá colocando até preencher toda a tábua.
Faça sessões intercalando cada um dos frios.
Tábua de frios simples
Ingredientes:
Presunto ou mortadela picada
Queijo mussarela picado
Ovo de codorna cozido
Uvas
Melancia picada
Abacaxi picado
Modo de preparo:
Primeiramente, para facilitar a montagem, pique em cubos todos os ingredientes.
Em uma bandeja, coloque em cada canto um dos ingredientes.
As frutas vão dar um charme e volume na sua tábua de frios simples.
Logo em seguida, sirva, ou se não for servir, guarde a tábua de frios na geladeira.
Tábua de frios com batata chips
A maneira mais simples de usar batata chips como Pringles ou Rufles, e colocar cream cheese ou outro patê na tábua de frios, e ir fazendo uma flor com as batatas, vá colocando as batatas de baixo para cima.
Ingredientes da Tábua de Queijos e Vinhos:
Queijos: Não sendo uma mesa de queijos e vinhos, estes têm importância menor, não precisam estar em mesma quantidade e variedade que os frios. Mesmo assim, escolha uns dois ou três tipos, sempre pensando nos sabores, dentre os da lista de sugestão:
SABOR FORTE: Gorgonzola, Roquefort, Parmesão, Provolone, Cheddar, Queijo do Reino, Brie
SABOR SUAVE: Gouda, Itálico, Emmenthal, Gruyère, Estepe, Port Salut
Elementos para decoração das tábuas: Acima de tudo, ouse. Não se limite apenas a elementos salgados. Utilize muitas frutas secas para a decoração: cerejas, damascos, ameixas.
Então, algumas frutas podem ser utilizadas na decoração, diretamente sobre os frios: uva, Frutas frescas podem ser servidas em separado, decorando a mesa propriamente dita: figo, melão, abacaxi, manga, maçã, pêra.
Todas as frutas já devem estar abertas, descascadas, fatiadas, enfim, prontas para o consumo, com os frios.
Outros elementos utilizados para decoração: tomate seco, ovinhos de codorna, fios de ovos, ramos de manjericão ou outras ervas.
Como fazer tábuas de frios barata? Esse tipo de petisco é ideal como acompanhamento de bebidinhas geladas, principalmente no verão. E preparar ela também não exige mais do que alguns minutos, pode acreditar é possível deixar a imaginação voar e criar as mais variadas apresentações.
Como fazer tábuas de frios barata
A tábuas de frios barata e simples está aberta a adaptações. Ou seja, cabe a você colocar o que desejar, por isso não se esqueça de dar uma olhada no seu cofrinho e confira se você não pode acrescentar um salame diferente ou até mesmo outro legume variado.
O que vai definir os ingredientes que você irá utilizar na sua tábua de frios barata praticamente é o dinheiro que você possui disponibilizado para poder fazer o investimento. Então se organize e se prepare para servir algo de qualidade, mas, que esteja dentro do seu orçamento.
Vale ressaltar que é possível adaptar uma tábua de frios a qualquer valor e ainda assim conseguir servir petiscos que são dignos aos seus convidados. Os principais ingredientes para você montar uma tábua de frios que seja barata são: queijos, até porque esse ingrediente não pode faltar, entretanto, não precisa necessariamente ser aqueles queijos raros e caros e que talvez você mesmo não goste.
Sendo assim, você pode usar o que encontrar mais acessível ai na sua região, como, por exemplo: você pode usar queijo mussarela, prato ou qualquer um que encontrar mais em conta ai na sua região.
Outro ingrediente que também é muito utilizado é o salame que em algumas regiões pode chegar a custar um preço elevado, porém, que pode ser substituído por outros ingredientes que sejam mais simples, como: presunto fatiado, por exemplo.
Qual quantidade de frios por pessoa?
Um cálculo razoável nos leva a 100 gramas de frios e queijos, somados, por
pessoa.
Então na hora de montar sua tábua, pense na quantidade de pessoas que irá servir.
Vale também pensar se terá outros tipos de petiscos.
Pronto! Agora é só separar os ingrediente se montar a sua tábua de frios.
Como montar uma boa tábua de frios?
A mesa de frios encanta a todos, seja em uma lanchonete, buffet ou restaurantes. A maioria das pessoas se deliciam nos queijos, tanto que experimentam um pouquinho de cada – “muçarela, provolone e quero aquele queijo rosinha também”, diz o consumidor.
A mesa de frios agrada gregos e troianos! O que acha de fazer dinheiro com ela? O público gosta de quitutes e, geralmente, compram comidas que dão trabalho para preparar em casa.
É a sua chance de aumentar as vendas com pouco investimento: venda tábuas de frios prontas (simples, veganas, sem lactose, sofisticadas etc.). A Castellmaq ajuda, veja como montar uma tábua de frios.
Afie as facas, prepare os fatiadores e vamos colocar novidades nessa empresa!
1. Escolha onde irá servir: tábua, pedra ou porcelana
Os chefs de cozinha sabem, e muito bem, que a apresentação do prato faz a diferença na experiência do cliente. Envolve alimentos belíssimos, posicionados de forma artística e no prato adequado.
A tábua de frios traz aquela ideia de rusticidade mesmo, mas não precisa se prender apenas à tábua tradicional.
Você pode montar em bolachas de madeira, pedras, louças de porcelana e cerâmica. Depende do público, custo do material e onde será servido. Lembre-se de pegar alguns recipientes para os acompanhamentos.
2. Defina a porção: individual, casal ou buffet
A maioria das pessoas compram para um jantar romântico, aniversário, churrasco gourmet, casamento, coquetel, encontro de amigos etc.. Mas isso não impede de comprar uma porção única — lembre-se das pessoas que moram sozinhas.
Ofereça mais de uma porção para atender a necessidade do cliente e deixá-lo satisfeito. Por exemplo, porção individual, casal, buffet completo ou personalizado, assim você garante uma ótima gestão de materiais.
A dica é calcular entre 150g – 200g de frios e 100g de acompanhamentos por pessoa.
3. Corte os queijos e embutidos no formato adequado
O charme da mesa de frios é o corte dos alimentos. Queijos em cubinhos, triangulares (cunha), rodelas (tora), estrela, enfim, a diferença entre eles torna ainda mais saboroso. Por isso, respeite o formato de cada queijo.
A textura do queijo também implica na escolha da faca, uma vez que queijo farelento (como o gorgonzola) precisa do corte suave da faca plana larga, enquanto os queijos duros (parmesão, cheddar e gouda) precisam do corte firme das facas planas estreitas.
Não para por aí. O tamanho das fatias pode encantar ou desagradar. Você já viu pedaços generosos de gorgonzola? Pois é, quanto mais forte o sabor, menor a fatia.
4. Escolha um tipo de organização e planeje-se
A montagem das tábuas de frios precisa de organização, planejamento e controle de produção. Se cortar mais muçarela do que realmente precisa, será um desperdício. Por isso, antes dessa etapa há a contagem das porções.
O espaço total é dividido entre os queijos, acompanhamentos, embutidos e molhos. Precisamos aproveitar e deixar bonito, ao mesmo tempo.
Você pode montar das seguintes maneiras:
- Em círculos/morrinhos;
- Em fileiras na horizontal, vertical ou diagonal;
- Por tipo de alimento (queijos à esquerda, molhos ao centro e acompanhamentos à direita).
Você pode seguir duas estéticas: a perfeccionista que posiciona os queijos milimetricamente, sem erros.
Ou, a naturalista que separa os alimentos, mas não organiza fatia por fatia. Aqui, deixe a cor e corte dos alimentos chamarem a atenção.
A única ressalva é quanto à mistura de sabores! Imagine só: pegar um pão sírio com gosto de gorgonzola. Não fica tão ruim, mas não é legal comer algo com gosto de outra coisa.
Então, escolha bem onde colocará cada queijo, molho, acompanhamento e decoração, para que nenhum tire o sabor do outro.
5. Invista em decorações naturais, se possível, comestíveis
As decorações naturais dão um toque de frescor, tornando os queijos ainda mais apetitosos. Não é à toa que elas estão na maioria dos cardápios de restaurantes chiques.
Na tábua de frios não é necessário colocar um monte de decorações, porque vira um exagero. E, dependendo do que é, compromete o sabor dos queijos.
A melhor forma de decorar é colocar alguns ramos em uma posição: apenas no centro ou em uma das laterais. Você pode colocar tomilho, manjericão, alecrim ou flores comestíveis.
6. Reserve um espaço para os utensílios de servir
Há três formas de servir uma tábua de frios: delivery, comer no local ou buffet de eventos.
Dentre essas opções apenas na delivery você fornece utensílios e talheres descartáveis, que já são um diferencial.
Já no seu restaurante e buffet de eventos é necessário mais refinamento. Garfos, facas, espetos, palitos, espátulas e colheres de inox.
7. Monte combos com champanhe, vinho ou cerveja
Entenda: o cliente quer praticidade! Você acha mesmo que ele se dará ao trabalho de pesquisar qual vinho combina com qual queijo? Não, a maioria deixa isso de lado porque é cansativo.
Mas você pode proporcionar uma explosão de sabores. Com o conhecimento de harmonização dos chefs de cozinha e sommeliers do estabelecimento, monte combos completos.
Aliás, é possível montar tábuas temáticas:
- Afrodisíaca: queijos e vinhos para um jantar do dia dos namorados, romântico etc.;
- Premium: queijos com vinhos e champanhes para sommeliers;
- Viagem gastronômica: queijos e bebidas importados.
Com esses 7 processos você consegue montar tábuas de frios autênticas. Com elas, você consegue aumentar as vendas e agradar até os consumidores mais exigentes.
O que comprar para montar tábua de frios de grande e chique?
O que uma mesa posta, mesa de brunch e mesa de frios têm em comum? É fácil, variedade de alimentos, frescos e bem organizados.
A parte mais desafiadora do processo é pensar na engenharia de cardápio (quais queijos comprar e quanto de cada, por exemplo).
Pensando nisso, nós trouxemos uma lista completa com os ingredientes de uma tábua de frios grande e chique, que mais parece uma mesa de frios. Confira!
Queijos frescos, firmes, azuis, rosa e veganos
Muitos queijos. O queijo é o ingrediente principal e precisa ter variedade. Veja quais são as melhores opções:
- Minas frescal;
- Camembert;
- Muçarela;
- Provolone;
- Gruyere;
- Stilton;
- Gouda;
- Ricota;
- Tofu;
- Vegano*;
- Parmesão;
- Roquefort;
- Gorgonzola;
- Cream cheese.
*O queijo vegano não contém nenhum ingrediente de origem animal. Pode ser preparado com castanha-de-caju, inhame, batata, batata-doce e sementes.
Embutidos
Os embutidos trazem um toque salgado ao palavras, alguns até lembram as carnes. Confira:
- Salame italiano;
- Presunto parma;
- Peito de peru;
- Lombo;
- Copa;
Pães, torradas e massas
Comer apenas queijos e embutidos é um pouco sem graça. Precisa de algo para acompanhar, então, nada melhor que um pãozinho macio ou crocante. Entre eles:
- Brioche;
- Baguete;
- Sírio;
- Torrada;
- Integral;
- Sem glúten.
Oleaginosas
As oleaginosas são castanhas e nozes que, na tábua de frios, atuam como petiscos. Aparecem para trazer crocância e uma textura mais sequinha ao paladar. Compre as seguintes oleaginosas:
- Castanha-de-caju;
- Castanha-do- Pará;
- Macadâmia;
- Amendoim;
- Castanhas;
- Amêndoas;
- Pistache;
- Nozes;
- Avelã.
Geleias, cremes, molhos e patês
As geleias, cremes, molhos e patês trazem umidade e ligam aos ingredientes. Pode passar no pão, na fatia de queijo ou mergulhar as frutas. Dê uma olhada:
- Molho de ervas finas;
- Molho de chocolate;
- Molho de iogurte;
- Molho de mel;
- Geleia de damasco;
- Geleia de amora;
- Patê de pimenta;
- Patê de cenoura;
- Creme de alho;
- Babaganoush;
- Guacamole;
- Coalhada;
- Homus.
Frutas
As frutas trazem leveza, sabor e frescor ao paladar. Algumas delas vão muito bem junto com os queijos, outras são melhores depois — para tirar aquele gosto forte da boca. Veja:
- Tomates confit;
- Uva niagara;
- Uva verde;
- Damasco;
- Morango;
- Azeitona;
- Melão;
- Kiwi;
- Pera.
Ufa! A lista é extensa, mas vale a pena ler por completo. Serve como inspiração para montar pratos diferentes e proporcionar uma viagem pela gastronomia, sem sair da cozinha.
O que colocar em uma tábua de frios simples?
Uma empresa tem clientes que gostam de “mesa cheia”, ou melhor, com variedade. Não obstante, há clientes que gostam da simplicidade. Pensando nesse segundo grupo, trouxemos uma lista para montar uma tábua de frios mais caseira, veja:
- Embutidos: presunto, peito de peru, lombo, mortadela, salame, salsicha e linguiça;
- Acompanhamentos: pães, torradas, bolachas, palmito, patês e azeitonas;
- Queijos: muçarela, provolone, parmesão e cheddar.
Se você seguir as nossas dicas fica fácil montar uma tábua de frios. Com essa ideia, a sua empresa aumenta o faturamento e renova o catálogo.
As nossas dicas não param por aqui. Veja também como conservar alimentos, afinal, os queijos podem estragar rapidamente.