Como Investir Em Fundos Imobiliarios
Importante: A aplicação em Fundos Imobiliários é recomendada para o perfil moderado e agressivo.
Conteúdo
- Como Investir Em Fundos Imobiliarios
- Aprenda como comprar e investir em Fundos Imobiliários (FIIs)
- O que são Fundos Imobiliários (FIIs) e como funcionam?
- Como analisar e escolher Fundos Imobiliários?
- Como comprar e investir em Fundos Imobiliários (FIIs)?
- Fundos Imobiliários: tudo o que você precisa saber para começar a investir
Como Investir Em Fundos Imobiliarios
Diversifique seus investimentos sem pagar taxa de corretagem e com isenção de Imposto de Renda sobre os dividendos.
ABRA SUA CONTA
Diversificação Com aplicações de baixo valor, você já tem acesso a setores do mercado imobiliário e diversifica seus investimentos.
Liquidez As cotas são negociadas diretamente em Bolsa. É possível comprar e vender as cotas quando for conveniente para você.
Praticidade Diferente de comprar um imóvel diretamente, com os Fundos Imobiliários você está livre das complicações burocráticas.
Vantagem fiscal Pessoa física tem isenção de IR sobre os rendimentos distribuídos pelo fundo. A distribuição pode acontecer todos os meses.
O que são Fundos Imobiliários?
Os Fundos de Investimento Imobiliário (FII) são compostos por grupos de investidores que possuem o objetivo de aplicar recursos em diversos tipos de investimentos imobiliários, seja no desenvolvimento de empreendimentos, em imóveis já prontos – como edifícios comerciais, shopping centers e hospitais (Fundos de Tijolo), ou até mesmo em títulos de dívida imobiliários (Fundos de papel).
O FII investe, normalmente, em grandes imóveis, o que leva à diversificação de inquilinos e minimiza o risco de fortes oscilações na distribuição de rendimentos.
Com os FIIS você conta com a gestão ativa de especialistas, que visam extrair o maior valor do portfólio de imóveis ou títulos de dívida, por meio da procura constante de bons inquilinos, da compra e venda de ativos ou até do desenvolvimento de empreendimentos. O objetivo é conseguir retorno principalmente pela exploração de locação, arrendamento, venda do imóvel e demais atividades do setor.
Como investir em Fundos Imobiliários?
Para investir em Fundos Imobiliários é bem simples e você pode fazer de duas formas. A primeira delas é participando de uma oferta pública, em que você pode reservar as cotas de um Fundo Imobiliário que esteja fazendo uma nova emissão, através do site da XP. A segunda forma é comprar as cotas negociadas em bolsa, utilizando o Home Broker ou o app da XP na aba “bolsa”.
Invista em fundos imobiliários
Já investe em FIIs? Traga para a XP Se você já investe em Fundos Imobiliários em outros bancos, aproveite a taxa zero de corretagem e traga seus investimentos para a XP. É super rápido e sem burocracia.
Fazer a portabilidade
Baixe o aplicativo da XP Evolução, rentabilidade e segurança. Tudo em um só lugar, de forma simples e intuitiva.
Ficou com alguma dúvida?
Como abrir uma conta na XP Investimentos?
Qual a carteira recomendada de Fundos Imobiliários da XP?
Quais os custos para operar RV na XP?
Como funciona a assessoria na XP?
Como entrar em contato com a XP?
Tire outras dúvidas
Importante: A aplicação em Fundos Imobiliários é recomendada para o perfil moderado e agressivo.
N/A – fundo com histórico inferior a 12 meses.
A isenção de imposto de renda é válida para pessoas físicas que tenham menos de 10% da totalidade de cotas do fundo e exclusivamente para fundos imobiliários cujas cotas sejam negociadas em Bolsa de Valores e que tenham mais de 50 cotistas. Consulte a tabela de corretagem da XP Investimentos para saber os custos de corretagem referentes ao FII. As informações ora veiculadas não levam em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de cada investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Os produtos financeiros de investimentos contidos neste material (Fundos de Investimento Imobiliário) são meras proposições de investimentos, não havendo garantia de rentabilidade. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. O investimento em cotas de fundos imobiliários não é adequado a investidores que necessitem de liquidez, tendo em vista que os fundos de investimento imobiliário encontram pouca liquidez no mercado brasileiro, apesar da possibilidade de terem suas cotas negociadas em bolsa de valores ou mercado de balcão organizado. Além disso, os fundos de investimento imobiliário têm a forma de condomínio fechado, ou seja, não admitem a possibilidade de resgate das suas cotas, sendo que, pela baixa liquidez, os seus cotistas podem ter dificuldades em realizar a venda de suas cotas no mercado secundário. Portanto, os investidores devem ler cuidadosamente a seção “Fatores de Risco” do Regulamento e do Prospecto, que contém a descrição de certos riscos que atualmente podem afetar de maneira adversa o investimento em cotas, antes da tomada de decisão do investimento. Ao considerar a aquisição de Cotas, potenciais investidores deverão realizar sua própria análise e avaliação sobre o Fundo. Leia o prospecto e o regulamento antes de investir. O objetivo do fundo não caracteriza compromisso ou garantia por parte do administrador de que o mesmo será atingido. Ainda que o gestor da carteira do fundo mantenha sistema de gerenciamento de riscos, não há garantia de completa eliminação de possibilidade de perdas patrimoniais para o fundo e para o investidor. O fundo não conta com garantia do seu administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Para mais informações e dúvidas sobre produtos, contate o seu agente de investimentos. Analista responsável: Giancarlo Bruno Gentiluomo, CNPI: EM – 1950. Para informações ligue para 4003-3710 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-880-3710 (demais localidades). Para clientes no exterior o contato é 55-11-4935-2701. Para reclamações, utilize o SAC 0800 77 20202. E se não ficar estiver satisfeito com a solução, favor entrar em contato com a Ouvidoria: 0800 722 3730. Para deficientes auditivos ou de fala favor ligar para 0800 771 0101 (todas as localidades).
Baixe o aplicativo da XP
- B3
- BSM
- CVM
- Portal de fornecedores
- Política de privacidade
- Política de cookies
- Segurança
- Configuração de cookies
A XP Investimentos CCTVM S.A., inscrita no CNPJ/ME sob o nº 02.332.886/0001-/04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil (“XP Investimentos”) e exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. Ainda sim, destaca que toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos informa que os recursos de seus clientes são mantidos em conta de registro utilizada exclusivamente pela corretora para registro de operações de cada cliente, conforme previsto no § 6º, Art. 14-A da Resolução do Banco Central do Brasil nº 1.655, de 26 de outubro 1989. Não obstante, a XP Investimentos informa que estas contas de registro não se confundem com as contas de pagamento de que tratam os arts. 6º, inciso IV, e 12 da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013. Por essa razão, esclarece que os recursos mantidos em contas de registro não possuem regime jurídico equivalente ao dos recursos mantidos em conta de pagamento, nos termos previstos no art. 12 da Lei nº 12.865, de 2013.
Av. Chedid Jafet, 75, Torre Sul – Vila Olímpia, São Paulo, SP. CEP: 04551-060
© 2022 XP S.A. CNPJ: 02.332.886/0001-04
Aprenda como comprar e investir em Fundos Imobiliários (FIIs)
Entender como investir em Fundos Imobiliários é muito simples e requer pouco capital para começar! Você precisa somente de uma conta ativa em uma corretora para, então, acessar a plataforma da corretora, buscar o FII pelo código de negociação e, em seguida, enviar ordens de compra para ter cotas dos melhores Fundos do mercado.
De 2020 para cá, investir em Fundos Imobiliários (FIIs) deixou de ser segredo e de ter pouca atratividade para a pessoa física. Em setembro do ano passado, segundo dados da B3 (Bolsa de Valores do Brasil), mais de 1 milhão de CPFs já possuíam alguma cota de Fundo Imobiliário e estima-se que a marca dos 2 milhões foi quebrada ainda em 2021.
A popularização dos FIIs está entre as principais quando observamos o crescimento da Renda Variável no Brasil.
Além do investimento em ações, aumentou também o interesse dos investidores em como investir em Fundos Imobiliários. Encarar imóveis como investimentos não é algo novo na cultura do brasileiro. Porém, não são todas as pessoas que dispõem de recursos para adquirir propriedades em uma única tacada, além de arcar com as taxas, burocracias e custos do imóvel.
Os Fundos Imobiliários (FIIs) oferecem uma alternativa para que você tenha acesso às aplicações no mercado imobiliário e vários tipos de imóveis de modo seguro e que ainda receba uma parte proporcional dos proventos gerados pelas propriedades. É justamente isso que vamos explorar no artigo de hoje!
Ao longo desse conteúdo, você vai descobrir praticamente tudo de mais importante sobre os Fundos Imobiliários (FIIs):
- O que são Fundos Imobiliários e como funcionam.
- As vantagens de investir em Fundos Imobiliários.
- Os tipos de Fundos Imobiliários.
- Como analisar e escolher Fundos Imobiliários.
- Como investir em Fundos Imobiliários.
- Como montar uma carteira de Fundos imobiliários.
O que são Fundos Imobiliários (FIIs) e como funcionam?
Os Fundos de Investimento Imobiliário, também chamados de FIIs, são uma classe de ativos de renda variável que reúne cotistas para, com os recursos levantados, aplicar em demais ativos do mercado imobiliário: galpões logísticos ou industriais, prédios de escritórios, shoppings, hotéis, certificados de recebíveis imobiliários, letras de crédito, entre outros.
Na prática, funciona assim:
- Um Fundo é constituído por uma gestora e dividido em milhares (ou até mesmo milhões) de cotas;
- Essas cotas são vendidas na Bolsa de Valores para investidores pessoa física e institucionais;
- O Fundo compra ou constrói imóveis com os recursos das cotas vendidas. Além disso, eles podem aplicar em produtos financeiros do mercado imobiliário;
- O Fundo é administrado de forma a gerar o melhor retorno comercial com base nos seus objetivos;
- Os lucros gerados pela exploração comercial ou venda desses imóveis, além dos ganhos das aplicações financeiras, são divididos entre os cotistas, de acordo com a proporção de participação de cada um.
Como analisar e escolher Fundos Imobiliários?
Atualmente, a B3 já disponibiliza centenas de FIIs para o investidor. Como dissemos no início do artigo, o aquecimento do mercado com a entrada recorde de pessoas físicas na Bolsa incentiva ainda mais o lançamento de novos Fundos. É um mercado que só cresce!
Nesse cenário, fica aquela dúvida: afinal, ao realizar a comparação de Fundos Imobiliários, como analisar e escolher as melhores opções do mercado?
Alguns fatores indicadores podem ser observados para analisar os FIIs que vão compor a sua carteira, tais como:
- Liquidez diária: representa o volume de negociações por dia;
- Índice de vacância: quanto tempo os imóveis ficam vagos/alugados;
- Qualidade e tipo de gestão: o quão eficientes são os administradores do Fundo.
- Governança corporativa: a maneira como o FII é administrado e gera transparência aos seus cotistas;
- Qualidade e localização dos imóveis: bons imóveis bem localizados tendem a ter baixas taxas de vacância;
- Taxas cobradas pelo Fundo: as taxas mais comuns são as de administração e performance;
- Regularidade e nível do dividend yield: permite estudar como é a remuneração dos cotistas;
- Tamanho do patrimônio do Fundo: quantos imóveis possui, a área bruta locável (ABL), carteira de investimentos do FII etc.
Ademais, conte sempre com o apoio de especialistas no assunto para saber como investir em Fundos Imobiliários. A equipe da Toro Investimentos preparou um conteúdo especial com os melhores e mais promissores Fundos para investir. Confira:
Como montar uma carteira com os melhores Fundos Imobiliários?
Para encerrar este tópico sobre a análise dos FIIs, vale a pena destacar algumas boas práticas para aumentar a sua diversificação na carteira de Fundos Imobiliários.
Fundos Imobiliários são ativos de renda variável. Logo, a cotação pode variar para cima ou para baixo, bem como vale o princípio de que retornos passados não são garantias de retornos futuros.
Por meio de um portfólio variado, você pode minimizar os seus riscos e diversificar suas fontes de renda passiva com FIIs. Aqui vão algumas dicas para o iniciante em Fundos Imobiliários:
- Investir em Fundos Imobiliários de gestoras diferentes.
- Investir em Fundos Imobiliários de tipos de imóveis diferentes.
- Dar pesos semelhantes para os FIIs na sua carteira.
- Investir em Fundos Imobiliários com imóveis em diferentes regiões geográficas.
- Diversificar conforme o tipo de Fundo Imobiliário (tijolo, papel, Fiagros, híbridos, Fundos de Fundos etc).
- Reinvestir os rendimentos recebidos em novas cotas para potencializar os ganhos da carteira.
Como comprar e investir em Fundos Imobiliários (FIIs)?
Para finalizar esse artigo completo sobre como investir em Fundos Imobiliários, destacaremos os principais passos para você saber onde e como comprar as suas cotas de FIIs para rechear a sua carteira.
Passo a passo para comprar suas cotas de Fundos Imobiliários
- O primeiro passo é abrir e ter uma conta ativa em uma corretora de valores. Assim sendo, priorize as instituições modernas, digitais e que não cobrem taxas de corretagem e manutenção da sua conta, como o caso da Toro Investimentos.
- O segundo passo é transferir os recursos para a sua conta na corretora. Verifique o tamanho do aporte que realizará de acordo com a cotação atual do Fundo Imobiliário que você escolheu e faça a transferência. A depender do horário, o dinheiro fica disponível para investir no mesmo dia!
- O terceiro passo é procurar qual Fundo Imobiliário você vai adquirir na plataforma da corretora pelo nome do ticker. Assim como as ações, o código-símbolo de negociação dos FIIs tem quatro letras seguidas pelo número 11. Por exemplo: HGLG11, XPML11, BRCO11, IRDM11, etc. Quando o localizar, basta configurar a quantidade de cotas, conferir o valor e fazer a confirmação. Por fim, é importante salientar que não existe mercado fracionário e lote padrão para os FIIs, ou seja, todos eles são negociados de um em um.
Percebeu como é simples investir em Fundos Imobiliários pela Toro? Além disso, para facilitar a sua vida, criamos um vídeo mostrando o passo a passo para quem quer aplicar em FIIs de um jeito simples e revolucionário:
Fundos Imobiliários: tudo o que você precisa saber para começar a investir
Você sabia que é possível viver com a renda de aluguéis sem ter que comprar um imóvel ou se preocupar com condomínio, reformas e IPTU? Entenda como funcionam os Fundos Imobiliários (FIIs) e comece a investir como um profissional.
7/11/2022 19h16 • Atualizado há 5 meses
Nesta página
Reforma tributária
IVA: o que é e como vai funcionar o Imposto sobre Valor Agregado
9 ago 2023
Renda fixa
Tesouro Educa+: tudo sobre o título público para planejar o pagamento dos estudos
7 ago 2023
Planejamento sucessório: conheça a importância e saiba como fazer
4 ago 2023
Taxa básica de juros
Taxa Selic: O que é, para que serve e como influencia seus investimentos
2 ago 2023
Juros dos EUA
Como investir na renda fixa americana?
27 jul 2023
História do Google: como a Alphabet se tornou uma das maiores Big Techs do mundo
21 jul 2023
Imposto sobre heranças
ITCMD: como funciona o imposto sobre heranças e quem deve pagar
19 jul 2023
Investir no exterior
Conta internacional: para que serve e o que é necessário para abrir uma
13 jul 2023
Payroll: entenda como funciona o indicador da economia americana que afeta as bolsas de valores
7 jul 2023
Macroeconomia
Curva de juros: entenda o que é e quais os impactos para a economia
5 jul 2023
- Cadastre-se
- Quem Somos
- Media Kit
- Tabela de preços MoneyLab
- Cases de sucesso
- Política de Privacidade
- Política de cookies
- Preferências de cookies
- Fale conosco
© 2000-2023 InfoMoney. Todos os direitos reservados.
O InfoMoney preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.