Início » Como Funciona Um Consórcio De Moto

Como Funciona Um Consórcio De Moto

Faça uma simulação e realize seu sonho!

Consórcio de Motos

O consórcio de motos funciona da seguinte maneira: os participantes do grupo (chamados de consorciados ou de cotistas) contribuem mensalmente pagando uma parcela destinada à formação de uma poupança comum para a compra de um bem, sendo neste caso, uma moto. Dessa forma, o consórcio funciona como um autofinanciamento.

Todo mês, uma ou mais pessoas são sorteadas e têm o direito de retirar do valor total arrecado pelo grupo o crédito adiantado para a compra de sua moto, à vista.

Todos os participantes do grupo recebem o valor para a aquisição do bem, de acordo com as regras previstas no contrato, até o final do prazo do consórcio.

Quem gerencia os pagamentos e as contemplações são as administradoras. Quem fiscaliza e normatiza o sistema de consórcios e as administradoras é o Banco Central do Brasil.

Formas de participação no grupo de consórcio

Existem duas formas de aderir a um consórcio, entrando em um grupo em formação, ou contratando uma cota de um grupo já formado:

1) Grupos em formação são aqueles que ainda não estão fechados e ativos. As administradoras ainda estão reunindo pessoas para participar e a contemplação de seus integrantes começa a ocorrer depois de um prazo pré-determinado.

2) Grupo já formado é aquele que já está operando. Nesse, é possível adquirir dois tipos de cotas:

a) Cota vaga: é uma cota ainda não comprada, disponível junto à administradora.
b) Cota de transferência: nesse caso a compra da cota é feita diretamente do atual consorciado. Assim, o comprador assume integralmente os direitos e as obrigações do contrato

Prazos de duração dos grupos

O prazo de duração do grupo de consórcio de motos é o período de tempo fixado pelo grupo junto a administradora para que se arrecade o valor total do crédito contratado. Esse prazo constará obrigatoriamente no contrato.

Prestações

A prestação é o valor referente a soma das importâncias do fundo comum (valor do crédito da compra de sua moto dividido pelo tempo de pagamento) e a taxa de administração. Podem se somar a estes os valores do fundo de reserva (se existente) e do seguro (se contratado).

Antecipação de pagamento de prestação mensal e do saldo devedor

É possível pagar mensalidades antecipadamente e liquidar o saldo total do crédito antes do prazo. As condições para isso dependem do acertado no contrato com a administradora. A ordem de quitação pode ser direta ou inversa. Se a ordem é inversa, a antecipação de pagamento quitará as prestações vincendas a contar da última. Se a ordem é direta, você deixa de pagar os valores quitados e retoma os pagamentos a serem efetuados nas datas do vencimento.

O consorciado que já tenha adquirido seu bem ou serviço e quitar a totalidade do débito encerrará sua participação no grupo, com a consequente liberação das garantias fornecidas.

Contemplação

A contemplação é a atribuição do crédito ao consorciado para a aquisição do bem, assim como para a restituição das parcelas pagas, no caso dos consorciados excluídos cujo grupo tenha sido constituído a partir de 06 de fevereiro de 2009.
Duas são as modalidades de contemplação:

Sorteio – a contemplação por essa modalidade reflete à própria essência do consórcio, uma vez que todo consorciado ativo, em dia com o pagamento de suas contribuições e o consorciado excluído concorrem em absoluta igualdade de condições.

É consorciado ativo aquele que mantém vínculo obrigacional com o grupo, excetuado o participante inadimplente não contemplado e o excluído. Para assegurar seu direito de participar do sorteio verifique no contrato quais as condições exigidas.

Lance – após a realização do sorteio, será admitida a contemplação mediante o oferecimento de lance pelos consorciados ativos. Os critérios para oferta e desempate de lances serão definidos em contrato. Portanto, verifique no contrato as condições para participar do sistema de lances.

É admitida, desde que previsto em contrato, a contemplação por meio de lance embutido, que nada mais é do que a oferta de recursos mediante utilização de parte do valor do crédito previsto para distribuição na respectiva assembleia.

Utilização do crédito contemplado

Para utilizar o crédito, o consorciado ativo contemplado deverá apresentar garantias ao grupo. Estas estarão indicadas no contrato firmado.

O contemplado poderá escolher quando e de quem comprar sua moto nova ou usada. Porém, é necessário comunicar formalmente a sua opção de compra à administradora.

Também é possível usar o crédito para quitar um financiamento. Há, ainda, a possibilidade de converter a carta de crédito em dinheiro, após 180 dias da contemplação. Para tanto, deverá pagar integralmente o débito junto ao grupo e à administradora, cujo valor poderá ser deduzido do crédito a que tem direito.

Atraso ou falta de pagamento das prestações

No consórcio é muito importante manter as parcelas em dia, porque o grupo depende da contribuição de todos os participantes para cumprir seu objetivo. Atrasos são impedimentos para o uso do crédito em caso de contemplação; geram multa e podem acarretar até mesmo na exclusão do grupo.

Caso já esteja na posse do bem e o atraso for superior a 30 dias, a administradora poderá executar as garantias fornecidas pelo consorciado, além de cobrar a multa e os juros.

Exclusão do consorciado do grupo de consórcio

Grupos de consórcios constituídos até 5 de fevereiro de 2009: ocorrendo a exclusão do consorciado por falta de pagamento de parcela, a devolução das quantias pagas ao fundo comum, e se for o caso o fundo de reserva, será feita pela administradora somente no final do grupo. Do valor a ser restituído ao excluído poderá ser aplicada cláusula penal em virtude da quebra de contrato. A quebra do contrato pelo excluído afeta tanto o grupo como a administradora, por isso, a cláusula penal poderá ser instituída em favor do grupo e da administradora. Verifique seu contrato.

Grupos de consórcios constituídos a partir de 6 de fevereiro de 2009: ocorrendo a exclusão do consorciado por falta de pagamento de prestação, o consorciado participará dos sorteios realizados nas assembleias gerais ordinárias de contemplação, observadas as regras e condições contratuais, com o fim exclusivo de devolução das quantias pagas ao fundo comum. Do valor a ser restituído ao excluído poderá ser aplicada cláusula penal (redutor) em virtude da quebra de contrato.

Fonte: ABAC – Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios

Atenção! Em virtude de novas mudanças na legislação e/ou nas condições oferecidas pela administradora, poderão ocorrer alterações nas regras acimas sem aviso prévio. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Relacionamento da Administradora.

Quer comprar ou trocar
de moto sem pagar juros?

Faça uma simulação e realize seu sonho!

Tudo o que você precisa saber sobre o consórcio de moto

Os consórcios de motos funcionam da seguinte forma: os participantes do grupo (chamados de consorciados ou cotistas) fazem contribuições mensais, pagando uma parcela para formar uma poupança comum para comprar uma mercadoria, no caso, uma moto. Dessa forma, o consórcio pode se autofinanciar. A cada mês, uma ou mais pessoas são sorteadas e têm direito à carta de crédito para a compra de uma motocicleta do valor total arrecadado pelo grupo. De acordo com as regras estabelecidas no contrato, todos os participantes do grupo recebem o valor da aquisição do ativo até o final do prazo do consórcio. A pessoa que gerencia o pagamento e a contraprestação é o administrador. O Banco Central do Brasil é responsável pela fiscalização e fiscalização dos sistemas e gestores dos consórcios.

O que é um consórcio de moto?

  1. Grupo com desejo de compra em comum, contribuem com uma parcela mensal para montar uma espécie de “poupança conjunta” (chamada de carta de crédito).
  1. Todos os meses acontece um sorteio, no qual uma pessoa do grupo é selecionada para receber a carta de crédito e efetuar a compra.
  1. Se você não quer esperar ser sorteado, pode dar lances, como um leilão.

Para conquistar um bem é necessário um bom planejamento, dessa forma você não vai acabar se prejudicando em relação aos pagamentos.

Quando se trata de orçamento, devemos lembrar que a compra de um bem não deve comprometer mais de 30% da sua renda. Dessa forma, o consórcio se mostra muito mais vantajoso, já que o valor das parcelas é você quem decide dentro das suas necessidades.

Quais são as vantagens do consórcio de moto?

Veja, a seguir, quais são as principais vantagens de aderir ao consórcio de moto.

Ausência de juros

Diferentemente do financiamento, não existe liberação de crédito para comprar o bem. Todo o recurso usado vem das parcelas e dos lances dos próprios integrantes do grupo. Assim, a administradora não faz a cobrança de juros, uma vez que ela não empresta dinheiro aos consorciados.

O que existe no consórcio é apenas a cobrança de uma taxa de administração, pois há bastante trabalho para administrar o dinheiro dos participantes. O grande benefício disso está no custo final, pois as taxas são bem menores quando comparadas às de financiamentos, por exemplo.

Poder de negociação maior

Assim que o participante recebe a carta de crédito, ele tem o valor total do plano adquirido. Geralmente, os consumidores que podem pagar um bem ou serviço à vista acabam tendo muito mais chances de negociar e conseguir ótimos descontos.

Mais segurança

Não é nada fácil fazer uma poupança para conquistar um bem. Imprevistos acontecem, e isso pode acabar adiando os planos de compra da sua moto. Nesse sentido, o consórcio oferece uma grande segurança, pois você consegue planejar e realmente concretizar a compra do seu veículo.

A facilidade está em escolher a carta de crédito, determinar o prazo em que você deseja fazer a compra e o pagamento das prestações. No final do período, tendo a carta de crédito em mãos, é possível comprar a motocicleta à vista, ou seja, você não tem que adiar a compra.

Com as incertezas da economia, cada vez mais as pessoas estão optando pelo consórcio para que possam realizar seus sonhos.

Uso flexível do crédito

Uma vantagem muito grande de optar pelo consórcio é a flexibilidade na hora de usar o crédito, quando receber a contemplação. Nessa modalidade de compra, você pode escolher quando, onde e o que comprar, desde, é claro, que a categoria do bem que você escolheu seja respeitada.

Qual moto escolher no consórcio?

Agora que você conhece os principais tipos e entende para que serve cada um, é hora de escolher sua moto em 2022. Vale lembrar que, embora a linha esteja em constante aprimoramento, a maioria dos modelos disponíveis existe há muito tempo e reaparecem em edições anuais ou semestrais que trazem pequenas alterações de design e motor.

Nos tópicos a seguir, listamos alguns exemplos de motociclistas em alta demanda em 2022.

Yamaha Crosser 150 Z ABS

A nova versão da Crosser 150 Z ABS chegou ao mercado muito mais robusta e versátil, permitindo o uso de gasolina ou etanol, com melhor desempenho e performance.

Ela apresenta um visual off-road e pode ser usada em terrenos diversos, inclusive trail, por conta do para-lama alto, dos protetores de suspensão dianteira e da própria suspensão em link, que ajuda a absorver o impacto. Os pneus on-off aguentam o tranco na hora de andar pela trilha.

Além disso, ela tem um sistema exclusivo de resfriamento do motor, que o protege de problemas causados por superaquecimentos. O painel e o assento também foram atualizados e estão mais completos, oferecendo mais conforto e segurança.

As novidades não param por aí. Se você pretende adquirir uma moto em 2022, saiba que a Crosser 150 também tem novos freios ABS de série, o que evita travamento na roda dianteira em frenagens bruscas.

Honda Pop 110i

Lançado pela primeira vez em 2007, esse modelo é, atualmente, um dos mais acessíveis da montadora japonesa. A Pop 110i foi a quarta moto mais vendida do país em 2021. Entre as Cub, ela ficou atrás apenas da Honda Biz e promete ser uma boa moto em 2022.

A Pop 110i passou por uma atualização recentemente, com mudanças na injeção eletrônica que garantem o máximo rendimento com menor consumo de combustível. Ela também está mais segura e resistente.

Quanto ao design, o grande destaque é o banco, que manteve textura exclusiva, na cor vermelha (também disponível na cor preta). O resultado final é um assento muito mais confortável, que alia estilo e funcionalidade. O painel também merece atenção especial, pois oferece luzes indicadoras que facilitam a visualização da reserva do combustível.

No quesito segurança, a Pop 110i conta com um sistema inovador de freios CBS (Combined Brake System), cuja frenagem é distribuída em ambas as rodas de maneira equilibrada. Além disso, há um conjunto óptico mais robusto, com piscas melhores e uma lanterna traseira moderna, a qual confere mais visibilidade à noite.

Honda Biz

Essa moto é uma das queridinhas entre os que estão fazendo sua primeira aquisição. Como é uma Cub, o piloto não monta, como em outras motos, mas se senta para dirigir, mantendo os pés próximos ao chão. Para quem está começando ou ainda não tem segurança, é uma ótima opção.

Se comparada a outras motos, a Honda Biz é leve, e o vão entre o assento e o guidão facilita o acesso de pessoas de baixa estatura. Soma-se a isso o preço acessível, a boa mecânica e o baixo consumo de combustível. Todo esse conjunto de vantagens ajuda a colocá-la entre os modelos mais vendidos no Brasil.

Honda CG 160

Próprio para uso cotidiano em centros urbanos, foi o modelo mais vendido do Brasil em 2021 e merece atenção dos consumidores que desejam uma moto em 2022. Para ter uma ideia, só no ano passado foram comercializadas mais de 300 mil Hondas CG 160.

O modelo oferece baixo custo de manutenção, além de ser extremamente econômico em comparação aos demais da mesma categoria. Com uma velocidade maior que a da Biz, ela não apresenta o assento baixo. A linha está disponível em 4 versões: Titan, Start, Fan e Cargo.

Em comemoração aos 25 anos de vendas da CG 160 Titan, a Honda lançou um modelo especial: a Titan S. Com um design e cores (preto, vermelho e branco) únicos, a montadora apresentou ao público uma moto popular com uma roupagem premium.

Yamaha Lander 250

Verdadeira on-off, a Yamaha Lander 250 é uma moto mista que transita muito bem entre a trilha e o asfalto. Apresenta maior cilindrada e mais velocidade, respondendo melhor às dificuldades das estradas de terra. Além de imponente, a Lander 250 é moderna, confortável e tem visual urbano.

O novo modelo apresenta freio ABS na frente, mudanças no guidão, na traseira e na carenagem, além de farol de LED. Apesar da cilindrada maior, ainda é considerada uma moto econômica porque apresenta um consumo estimado de 36 quilômetros por litro, na gasolina.

É importante destacar que esse modelo pesa cerca de 10 quilos a mais que as suas concorrentes, o que pode se tornar um ponto negativo.

E aí, qual o modelo que você vai aderir com o consórcio de moto? Faça sua simulação conosco!

Como Funciona Um Consórcio De Moto

Como Funciona Um Consórcio De Moto

PRAZO DE DURAÇÃO DOS GRUPOS – Esse prazo é variável e dependerá do consórcio e da administradora que você escolher. Esse prazo é o tempo para a arrecadação do valor total do crédito contratado. Ele deve sempre ser definido em contrato. Normalmente, há consórcios de motos que duram de 2 a 6 anos. Mas lembre-se que mesmo se for sorteado no começo, você deverá pagar todas as parcelas restantes.

Como funciona um consórcio de motocicleta?

Os consórcios de motos funcionam da seguinte forma: os participantes do grupo (chamados de consorciados ou cotistas) fazem contribuições mensais, pagando uma parcela para formar uma poupança comum para comprar uma mercadoria, no caso, uma moto. Dessa forma, o consórcio pode se autofinanciar,

A cada mês, uma ou mais pessoas são sorteadas e têm direito à carta de crédito para a compra de uma motocicleta do valor total arrecadado pelo grupo. De acordo com as regras estabelecidas no contrato, todos os participantes do grupo recebem o valor da aquisição do ativo até o final do prazo do consórcio.

A pessoa que gerencia o pagamento e a contraprestação é o administrador. O Banco Central do Brasil é responsável pela fiscalização e fiscalização dos sistemas e gestores dos consórcios.

É vantajoso fazer consórcio de moto?

Consórcio de moto: como funciona, vantagens e se vale a pena Consórcio | 14/09/2022 O consórcio de moto é uma alternativa de negócio que facilita a realização do seu sonho de adquirir uma motocicleta. Mais vantajoso que um financiamento comum, uma das grandes vantagens do consórcio é de não haver cobrança de juros, somente uma taxa de administração, beneficiando a sua situação financeira.

  1. De acordo com a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (ABAC), as motos estão na liderança dos bens solicitados para consórcio no Brasil.
  2. Segundo a pesquisa, feita entre janeiro e julho de 2022, foram levantados R$6,27 bilhões em créditos para a aquisição de motos.
  3. Resultado 25,4% maior do que o montante acumulado no mesmo período em 2021.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o tema? Continue a leitura deste artigo e entenda como funciona um consórcio de motos, os benefícios e se realmente vale a pena investir nessa modalidade de financiamento para realizar a compra desse bem.

Quando posso pegar a moto no consórcio?

13. Como funciona a carta de crédito? – Ao ser contemplado em um consórcio, você terá acesso a chamada carta de crédito, que corresponde ao valor do bem contratado no início do consórcio, mais as devidas atualizações. A partir do momento que você tiver acesso a sua carta de crédito, você pode adquirir o seu bem sem qualquer dificuldade, como se estivesse pagando em dinheiro.

  1. No entanto, o que acontece é que, no momento da compra, a carta autoriza a transferência do valor ao vendedor da moto — no caso de um consórcio dessa natureza.
  2. A grande vantagem da carta de crédito é que ela o isenta do pagamento de alguns tributos, já que o valor não é transferido em espécie para a sua conta bancária.

Além disso, a carta funciona como um pagamento à vista, já que o valor é integralmente repassado ao vendedor do bem. Isso possibilita que você negocie melhor, barganhando descontos e outras vantagens, por exemplo.

Quanto tempo demora para retirar o bem Depois de contemplado Honda?

Depois de contemplado, quais documentos serão exigidos? Para formalizar o processo de contemplação, é obrigatória a apresentação dos seguintes documentos originais na concessionária Honda ou no fornecedor escolhido por você: CPF, RG, comprovante de residência e comprovante de renda. A contemplação é a atribuição do crédito ao consorciado ativo para a aquisição do bem. O crédito deve ser da mesma categoria à qual a cota esteja referenciada e ter como finalidade a restituição das parcelas pagas aos consorciados excluídos (a restituição aos excluídos por contemplação somente é aplicável aos grupos formados após o dia 06 de fevereiro de 2009). A contemplação é realizada exclusivamente por meio de sorteios e lances. O consorciado excluído somente concorre à contemplação por sorteio. Posso comprar um bem de valor menor ou maior que o crédito? Sim. E se o bem que você for comprar possuir valor menor que o de seu crédito, a diferença será utilizada para quitar as prestações, sempre na ordem inversa dos pagamentos, ou seja, a partir da quitação das últimas parcelas. Quais são as formas de contemplação? A contemplação ocorre por sorteio ou por lance, desde que você esteja em dia com o pagamento das suas parcelas.

You might be interested: Como Tomar Sal Amargo Para Limpeza Intestinal?

Vídeo: Quais são as formas de contemplação?

Posso receber o valor do meu crédito em dinheiro? Para receber o crédito em dinheiro, a cota deverá estar quitada e contemplada, sendo que os valores ficarão disponíveis após 180 dias contados da data da contemplação ou 60 dias após a realização da última assembleia do grupo.

Como é realizado o sorteio? O sorteio considera o primeiro prêmio da Loteria Federal, na semana da assembleia. Com essa numeração é realizado o cálculo que determina qual será a cota contemplada. Para estar elegível para a contemplação, a parcela deve ser paga antes do vencimento e a cota não pode ter valores em atrasos.

Como faço para retirar o bem? Vá à uma concessionária Honda, comprovando que:

Foi contemplado(a); Tem renda mensal 3x maior do que o valor da parcela; Tem seu nome limpo.

Se não tiver mais a renda de quando começou o consórcio ou estiver com nome sujo, você deve apresentar um fiador que esteja dentro dos critérios da lista.

Vídeo: O que fazer após ser contemplado?

É preciso ter o nome limpo para fazer um consórcio?

Organize as dívidas sem se preocupar – Não se preocupe: você pode fazer um consórcio mesmo com o nome sujo. Pois, seu crédito não será analisado enquanto você não for contemplado. Mesmo assim mantenha seus pagamentos em dia e tente lidar com as demais despesas da melhor forma possível.

O que é preciso para fazer um consórcio de uma moto?

Como entrar em um consórcio de moto? – Você tem duas formas de participar de um consórcio de moto. Uma é entrar em algum grupo que ainda está se formando, que ainda irá começar a contemplação, no qual a administradora ainda está buscando pessoas para atingir o número ideal de participantes.

Por que consórcio não vale a pena?

Desvantagens do consórcio – O principal lado negativo do consórcio é que sem um lance, você depende da sorte para ser contemplado. Ou seja, assim como você pode ser sorteado nos primeiros meses, também pode demorar a ser contemplado. E, na prática, ficar quase todo o prazo do consórcio para ter acesso ao bem.

É seguro fazer consórcio?

12, É totalmente confiável – O consórcio é um investimento confiável e bastante procurado pelos clientes que têm um perfil poupador. A organização financeira e as prestações fixas, sem juros. Isso permite aos consumidores adquirir seus bens por valores mais justos. Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube,

É possível ser contemplado no primeiro mês de consórcio?

Para ser contemplado exigi paciência, mas não é preciso depender apenas da sorte! – Um dos principais incômodos de quem contrata um consórcio é a espera para ser contemplado. A menos que você tenha muita sorte, é preciso ter paciência. Contudo, existem algumas formas de acelerar esse processo e tentar ser contemplado mais rápido.

You might be interested: Como Tirar O Amarelado Da Roupa Branca?

Quantas pessoas são contempladas por mês no consórcio Honda?

Na modalidade de contemplação por sorteio, o número de contemplações varia entre uma e cinco, a depender do plano de consórcio contratado.

Qual é o consórcio que mais contempla?

Simule agora sua conquista com o Consórcio Santander – Conquistar seu sonho com o Consórcio Santander é mais simples e econômico do que você imagina. Você pode escolher entre planos para a aquisição de:

Carro, van, ônibus ou caminhão; Motos novas e seminovas; Casa, terreno ou apartamento; Reforma ou construção de imóveis; Tratores, máquinas e placas solares; Embarcações como jet ski, lancha ou iate.

O Consórcio Santander tem a maior média de contemplados do Brasil: são cerca de 5 mil cartas de crédito disponibilizadas todo mês, por sorteios e por lances. Além disso, nas modalidades de imóveis e veículos (leves ou pesados) é possível utilizar até 30% da própria carta de crédito para potencializar a oferta de lance e tentar ser contemplado mais rápido.

É difícil ser contemplado no consórcio?

Um dos principais incômodos de quem contrata um consórcio é a incerteza do tempo de espera. A menos que você tenha muita sorte, a probabilidade indica que é preciso ter paciência. Contudo, existem algumas formas de acelerar esse processo e ser contemplado no consórcio com mais rapidez.

Como ficam as parcelas do consórcio depois do lance?

5. Como o lance impacta a parcela do consórcio? – O lance é uma espécie de oferta responsável por viabilizar a entrega da carta de crédito ao consorciado. O valor poderá ser tanto abatido igualmente das parcelas restantes, quanto utilizado para adiantar determinado número de parcelas.

Quanto é o lance médio para ser contemplado?

Escolha a época do ano – O ideal é que o lance seja de 30% a 50% do valor total da carta de crédito. Mas sempre é importante observar as estatísticas do seu grupo de consórcio. No entanto, se você não tiver essa quantia, opte pela época do ano em que a concorrência costuma ser mais baixa, como é o caso de dezembro, janeiro e fevereiro.

O que acontece se eu não pagar o consórcio da moto?

Multa e juros – O primeiro temor de quem atrasa uma parcela de um consórcio é a questão da multa e também dos juros. Isso porque é muito complicado quando você precisa desembolsar um valor a mais, que não estava planejado, para continuar no consórcio.

O que acontece quando se é contemplado no consórcio?

Como o plano de consórcio é encerrado? – Ao receber a contemplação não indica que as obrigações com o grupo se encerram. Como frisamos, mesmo depois da contemplação, as parcelas que restam mantêm-se sendo pagas mensalmente pelo consorciado, com exceção nos casos em que o lance feito seja o suficiente para quitar o plano.

  • Tão logo sejam quitadas todas as prestações, o cotista — já contemplado e satisfeito — encerra suas obrigações com aquele grupo.
  • Em resumo, para alcançar uma cota em um grupo, o consorciado deve celebrar um contrato de adesão, no qual estarão determinadas as normas que conduzirão a transação contratada, como: saldo devedor, taxa de administração, reajuste das prestações, consórcio contemplado, prazo de contratação, valor das prestações, direitos e obrigações do cotista e da administradora, entre outros.

Em resumo, caso seja contemplado, após análise da administradora e liberação da Carta de Crédito, o consorciado escolhe o bem. Em seguida, apresenta as garantias exigidas à administradora e, após aprovação, terá a liberação do pagamento. Mesmo após a contemplação, o consorciado deverá continuar pagando as prestações até o encerramento do grupo. Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube,

O que fazer depois de quitar o consórcio da moto?

O que é a desalienação de veículo? – A desalienação de veículo é quando a alienação fiduciária é encerrada e a documentação do automóvel é atualizada com essa informação. O processo também é conhecido como baixa no gravame, que indica quando um veículo está vinculado a um financiamento.

Quando todas as prestações da dívida são quitadas, é preciso fazer a desalienação e a atualização da documentação. Isso porque não é possível, por exemplo, transferir um veículo que ainda não foi desalienado, mesmo que o financiamento já tenha sido quitado. É necessário retirar a alienação fiduciária antes de vender ou transferir um carro ou moto.

Inclusive, caso você queira adquirir um veículo por meio do financiamento, é essencial conferir se ele não está alienado, pois se estiver, o bem não pode ser comercializado. Essa é uma medida importante para não cair em golpes, Depois de entender o que deve fazer após quitar um financiamento de veículo, descubra se vale a pena antecipar ou não o pagamento das prestações.

Quanto tempo em média dura um consórcio?

Normalmente, no consórcio de imóveis, por exemplo, os grupos duram 180 meses, ou seja, você tem até 15 anos para ser sorteado, contudo, não se assuste! Caso você pense em investir em veículos, existem grupos de 36 até 80 meses. Para consórcio de serviços, geralmente os grupos são de 40 meses.

You might be interested: Como Tirar A Carteira De Trabalho?

Qual o prazo máximo de um consórcio?

Quanto tempo dura um consórcio imobiliário? O consórcio imobiliário geralmente tem o prazo acima de 10 anos, sendo a média 15 anos, ou 180 meses. Porém, dependendo do valor negociado, ele pode superar 200 meses. Apesar disso, você não precisa esperar, necessariamente, todo o prazo para receber o seu crédito.

Qual o tempo máximo para ser contemplado em um consórcio?

O que você precisa saber? – Pinheiro destaca que dá para fazer um cálculo simples para investigar se aquele consórcio tem uma boa saúde financeira, com capacidade de contemplar todos os seus cotistas (participantes do grupo) num prazo aceitável. Antes de avaliar, você vai precisar saber de dados como a média de lance das últimas assembleias, o número de cotistas e quantas pessoas são contempladas por mês.

Tudo isso pode ser pedido ao vendedor do consórcio. Ele deve ser transparente. Ao contrário do que possa parecer, nem sempre ter mais cotistas é um bom indicativo, Um grupo maior também não significa que ele tenha mais dinheiro ou esteja com um caixa melhor. Por regra do Banco Central, todo consórcio deve contemplar pelo menos um cotista por mês através de sorteio na loteria federal.

As demais cartas de crédito disponíveis normalmente vão para os maiores lances, “Se há um grupo com prazo de 100 meses e ele contempla uma média de três cotistas por mês, ao fim do prazo, considerando esse ritmo, serão contempladas 300 pessoas. Se este mesmo grupo possui mil cotistas já é um sinal de alerta.

Não vai ter caixa para contemplar todo mundo até o final do prazo determinado”, diz o especialista. Por outro lado, se um grupo de consórcio tem apenas 100 cotistas e contempla uma média de cinco pessoas por mês, com um prazo de 20 meses, significa que ele conseguiria contemplar todos até o fim do período proposto.

Melhor ainda é quando um grupo tem, por exemplo, 200 cotistas, mas contempla em média 10 deles por mês, com prazo de 30 meses. Na teoria, todos poderiam ser contemplados num prazo mais curto que o previsto, dentro de 20 meses. Isso é um indicativo de que aquele grupo tem uma saúde financeira capaz de garantir a carta de crédito de todos com muito mais rapidez.

Por isso, é importante pedir todas essas informações para o vendedor do consórcio para avaliar bem o histórico e as probabilidades. “O cliente deve pedir que o vendedor esclareça o tamanho do grupo que está oferecendo, já que sua probabilidade de ser sorteado é de 1 sobre a quantidade de cotistas do grupo.

Então, melhor estar num grupo de 100 cotistas, desde que saudável, do que num grupo de 3.000 cotista s”, diz Pinheiro. Tenha em mente que, quanto mais cartas contempladas por mês, melhores suas chances de conseguir a sua rapidamente, Depois que encontrar opções com uma boa saúde financeira, é hora de avaliar se o valor que você tem disponível para dar de lance é o suficiente para garantir uma contemplação mais rápida,

Esses valores vão depender de cada grupo, do tipo de bem que você está adquirindo e dos prazos de quitação. Para se ter uma ideia, de acordo com Pinheiro, uma média histórica do mercado de consórcio para veículos aponta que, após 12 meses, lances de 40% do valor da carta de crédito costumam ser contemplados,

” O cliente deve tentar saber pelo menos quantas cotas foram contempladas nos últimos três meses por lance e sorteio em cada mês, e qual a média de lance dado nesses meses, Isso o ajudará a estimar se o valor que ele tem disponível para dar de lance é competitivo e, então, analisar se o grupo ou cota oferecido faz sentido”, pontua Pinheiro.

Um mesmo consórcio pode ter vários grupos com o mesmo valor de carta de crédito. Por isso, o mais recomendado é realizar uma pesquisa entre grupos, para qual deles tem lances mais baixos ou que se aproximem do que você pode pagar. Não deixe de perguntar ao vendedor o valor mínimo e o valor máximo de cada lance nos últimos três meses,

Se o seu futuro lance estiver na média para cima, aquele pode ser um grupo interessante para você. Descarte grupos com lances historicamente fora do seu orçamento.

Quanto tempo demora o encerramento de um grupo de consórcio?

Todo grupo de consórcio tem definido em contrato seu prazo de duração. Este representa o tempo que o consorciado tem para pagar o crédito contratado, bem como para utilizá-lo, após ser contemplado por sorteio ou lance. Mas o que acontece quando esse prazo se encerra? A administradora deve realizar alguns procedimentos para encerrar o grupo, bem como cumprir prazos.

Categorias FAQ

Deixe um comentário