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Como Fazer Uma Introdução De Um Trabalho

Mais uma vez, a linguagem tem que estar focada na persona: com quem você fala determinará o tom que você deve utilizar.

Como fazer uma boa introdução de TCC?

Uma boa introdução de TCC deve contextualizar o leitor para o assunto que será abordado no trabalho. Não basta dizer qual o tema, porque ele pode ser muito abrangente; você precisa direcionar, de maneira muito clara, do que trata a sua dissertação.

Outro ponto muito importante é informar qual o objetivo do seu TCC e quais as metodologias utilizadas para alcançá-lo.

Confira os 4 pontos essenciais da introdução:

1. Apresentação do tema

Apesar de iniciar o texto, a introdução não tem necessariamente de ser escrita primeiro. Depende de quem escreve.

Há pessoas que se sentem mais à vontade se começarem literalmente do início, e não conseguem desenvolver o trabalho com a sensação de que falta alguma coisa.

Outras, por sua vez, só conseguem avançar depois de terem desenvolvido a sua dissertação e terem noção dos rumos que ela tomou, ou seja, sabem exatamente o que nela foi abordado.

Quem gosta de começar pela introdução, precisa fazer a sua atualização ao longo do desenvolvimento do TCC. Isso garante que nenhum ponto importante seja deixado de lado.

Você tem que dar aquilo que promete, por isso, uma boa dica é sempre que terminar de redigir uma parte, voltar à introdução para escrever o ponto tratado nela.

Não podemos mencionar algo que por algum motivo acabou não sendo desenvolvido ou, ainda, esquecer de mencionar algo tratado no texto.

Desse modo, corremos o risco de o leitor perder o interesse em ler o restante conteúdo pelo fato de não ter encontrado justamente aquilo que achava que iria encontrar.

2. Delimitação do assunto tratado

É importante lembrar que quando você apresenta o tema do seu trabalho, precisa direcionar para o que exatamente será tratado nele. Isso porque um único tema pode abrir um enorme leque de possibilidades de dissertação.

Seja claro na delimitação do tema, contextualize o seu leitor logo no início, nunca ao longo do seu trabalho.

3. Esclarecimento do objetivo

Num TCC, é importante fazer com que as pessoas entendam o seu objetivo, ou seja, qual a importância e a pertinência do seu trabalho.

Se nele você se debruçou sobre o estudo de algo que já existe usando metodologias diferentes — pesquisas de campo, entrevistas ou pesquisa documental, por exemplo —, as pessoas devem perceber isso logo na introdução, entendendo o motivo pelo qual você escolheu fazer dessa forma.

Seja claro, objetivo e lembre-se: a introdução não deve ter explicações. Se ela tem que ser curta (deve ocupar cerca de 10% do texto todo), não há espaço para explicações, afinal explicar faz parte do desenvolvimento do trabalho. Apenas garanta o que deve constar na introdução, ou seja, informe todos os tópicos tratados no texto.

4. Organização das ideias

Você não precisa indicar os pontos abordados no trabalho pela ordem que eles aparecem ao longo do texto. O importante é que tudo esteja lá.

Apesar de não serem apresentados na mesma ordem, é importante que os pontos mencionados façam sentido, que fluam, ou seja, é muito importante estar atento aos aspectos de coesão e de coerência já na introdução.

Não basta indicar os pontos por indicar, como se fosse apenas uma lista com o que será encontrado no texto. Se você organizar muito bem a sua introdução informando os pontos que serão abordados, e claro, o objetivo do trabalho e as metodologias usadas, o leitor terá vontade de o ler. A organização das ideias é dos melhores atrativos.

O leitor tem que partir para o desenvolvimento com isso muito bem claro na sua cabeça: o que vou encontrar ao longo deste trabalho.

Exemplo de introdução de TCC pronta

Selecionamos alguns trechos da introdução do trabalho de conclusão de curso (tcc), apresentado ao curso de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba, de Tamires Oliveira Santos.

Com o tema Redes Sociais e o Vazio Existencial no Mundo Pós-Moderno, o texto apresentado cumpre com os requisitos que uma introdução deve cumprir:

1) Indica os temas abordados no trabalho de forma objetiva.

É nesse contexto que o presente trabalho, tem o objetivo de refletir sobre o uso das redes sociais e o vazio existencial, conceito abordado pela Logoterapia e Análise Existencial. Visto que o vazio é um sentimento cada vez mais comum na sociedade contemporânea, o qual as pessoas tentam preencher a todo custo. Neste artigo também são explanadas características do mundo pós-moderno e suas principais consequências nas relações e no modo de existir do ser humano, que com a falta de segurança provocada pelas transformações do próprio sistema capitalista do consumo, contribui para que as pessoas estejam desnorteadas, com a falta de um referencial a seguir.

2) Esclarece o objetivo do trabalho e as metodologias utilizadas para a sua realização.

Trata-se de um artigo, no qual, para o alcance do objetivo proposto, a metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica, que consiste no levantamento de material já elaborado e publicado em documentos, tais como livros e revistas, com vista a explicar um tema com base em referências teóricas. A pesquisa bibliográfica é reconhecida como um procedimento metodológico importante na produção do conhecimento científico capaz de gerar, especialmente em temas pouco explorados, a elaboração de hipóteses ou interpretações que servirão de ponto de partida para outras pesquisas. (LIMA E MIOTO, 2007).

3) Motiva o leitor a continuar a leitura do trabalho, mencionando o que será explicado no seu desenvolvimento.

Portanto, a seguir serão descritas características mais específicas da sociedade pós-moderna, visto que esta promoveu um grande desenvolvimento das tecnologias e será relatado brevemente sobre a evolução da internet no Brasil que culminou com a explosão do uso das redes sociais. Também serão feitas algumas considerações sobre o uso das redes sociais e a relação com o vazio existencial.

Não deixe de ler outros textos relacionados com este tema:

  • Dicas para a Introdução de uma Redação
  • Coesão e Coerência
  • Epígrafe para TCC: frases célebres para usar no trabalho
  • Resumo de TCC: como fazer nas normas da ABNT (com exemplo)

Você sabe como fazer uma introdução boa de verdade?

A introdução é primordial para produzir um conteúdo, pois é essa etapa que vai incentivar a leitura completa do texto. Por isso, é importante que a introdução seja muito bem escrita e atrativa para que o leitor permaneça no conteúdo até o fim.

22 jul, 18 | Leitura: 9min

Como Fazer Uma Introdução De Um Trabalho

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Vamos ser sinceros: escrever está longe de ser uma tarefa fácil para todo mundo.

Embora muitas pessoas tenham uma habilidade que parece natural (e não é!), a maioria concorda que a parte mais difícil de elaborar um texto é começar.

E, pensando no Marketing de Conteúdo, produzir textos é uma tarefa quase diária.

Afinal, você precisa nutrir a sua persona com conteúdo relevante, bem escrito e coerente para que ela passe por todos os estágios do funil e, enfim, se torne um novo cliente!

Nesse aspecto, a introdução é uma parte fundamental desse processo. Depois do título, ela é o primeiro contato que vai (ou não) levar o seu público a continuar a leitura do seu conteúdo.

Se a introdução estiver ruim, possivelmente o leitor não vai continuar. Se ela não tiver a ver com o tema, também. Se ela for prolixa, cansativa e nada objetiva, então… tchau, leitor.

Então, vamos por partes para facilitar o processo de elaboração das suas introduções. Assim, além de escrevê-las sem grandes dificuldades, você também conseguirá fazer com que elas realmente fisguem o leitor para que ele continue até o fim do seu texto.

É importante lembrar que todas essas considerações valem tanto para textos escritos quanto para a introdução de roteiros de vídeos, palestras ou conversas.

As regras de conversação apenas devem considerar, obviamente, os diferentes contextos, mas vamos falar disso daqui a pouco.

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O que é uma introdução

Introdução, como o próprio nome diz, é a parte do texto que introduz o assunto que vai ser tratado. Pode parecer óbvio, mas na prática muitas vezes não é. Quer ver?

Vamos listar o que não é uma introdução.

  • Um resumo do texto. Afinal, você quer que o leitor vá até o fim. Se tudo o que uma pessoa precisa saber estiver na introdução, por que ela continuaria lendo o texto?
  • Um retrato da humanidade. A não ser que o seu texto seja sobre a origem dos seres humanos, você não precisa começar com “Desde os primórdios…”. É chato!
  • Uma mera repetição do título. A pessoa já leu o título. Ela quer saber mais sobre o assunto.
  • “Era uma vez…” Uma introdução não é, definitivamente, um espaço para você contar uma história gigantesca e sem contexto ou encher linguiça, a não ser que você esteja produzindo contos para a Disney (e nem ela usa mais esse método).

Agora, vamos pensar na função e no que você deve fazer na sua introdução:

  • Contextualize o leitor: Afinal, de um mesmo título você pode fazer diversas abordagens a respeito de um assunto. Por isso, a introdução é um ótimo lugar para contextualizar o leitor sobre qual o caminho que você pretende seguir ao longo do texto.
  • Traga alguma informação relevante: Afinal, você quer que aquele texto gere valor para o seu leitor. Se não, ele vai embora.
  • Instigue: Mas, como dito anteriormente, você não quer que ele leia a introdução e se contente com o seu texto. Por isso, desperte a curiosidade dele, deixando alguma pergunta ou uma promessa (que, é claro, deve ser cumprida no texto).
  • Seja breve: Se a sua introdução tem 5 parágrafos de 12 linhas, eu possivelmente não vou ler o seu texto. Você também não leria.
  • Revele os benefícios de continuar a leitura: Ao ler um texto, as pessoas querem saber o que elas ganham com isso, ou por que aprender sobre aquilo é importante. Essas informações são ótimas para uma boa introdução.
  • Torne o texto escaneável: Ou seja, permita que o leitor faça uma leitura dinâmica da introdução, e que a partir dela ele se interesse pelo conteúdo. Isso pode ser feito colocando a informação mais importante em negrito ou trazendo links relevantes.

Você deve estar pensando “Como eu vou fazer isso tudo num texto de 2 ou 3 parágrafos curtos?” Calma, tem jeito.

Como fazer uma introdução realmente boa

Embora não exista uma fórmula para escrever uma boa introdução (ainda bem, por que isso possivelmente tornaria os textos monótonos, mecânicos e sem relevância), existem alguns pontos que devem ser pensados na hora de começar um texto.

Persona

Todo texto é escrito para alguém. No nosso caso, sua persona.

Então, quem é sua persona e quais são os objetivos dela? Qual problema ela espera resolver com a leitura desse conteúdo?

O problema da sua persona deve ser evidenciado na introdução; você deve mostrar que tem a solução e que essa solução estará ao longo do texto.

Guia para criação de personas

Tema

Não se esqueça nem por um minuto do seu tema. Caso isso aconteça, você possivelmente vai dar uma viajada e, quando voltar, o leitor já terá ido embora.

O tema é o motivo pelo qual a sua introdução existe, por isso, todo o texto deve estar em torno dele.

Linguagem

O tom do seu texto começa na introdução, e é a linguagem que gera a primeira empatia com o leitor e auxilia no engajamento.

Por isso, para evitar ter que adequar toda a linguagem do conteúdo ao final, já comece utilizando o mesmo padrão desde a introdução.

Mais uma vez, a linguagem tem que estar focada na persona: com quem você fala determinará o tom que você deve utilizar.

Contexto

Se você está dando uma palestra, fazendo um vídeo para seu site ou escrevendo um post para seu blog, essas introduções podem conter as mesmas informações, mas devem ser passadas de forma diferente.

Por isso, jamais ignore o contexto de fala na hora de elaborar um texto.

Objetivo do conteúdo

Obviamente, todo bom texto informa. Porém, cada texto tem um objetivo específico dentro do seu contexto.

Por exemplo, pense no objetivo de um post no seu blog: você quer levar o seu leitor a outro estágio do funil? Quer convencê-lo de que seu produto é uma boa opção?

A sua introdução deve deixar claro para o leitor aonde ele vai chegar com a leitura do conteúdo.

Se você não sabe aonde quer chegar antes de começar o texto, possivelmente sua introdução será genérica e não gerará o engajamento necessário.

Basta imaginar uma viagem. O primeiro passo é comprar uma passagem ou pegar uma estrada. Se eu não sei para onde vou, o início do meu trajeto vai ser confuso, cansativo e cheio de buracos (mesmo).

Tamanho do que está sendo produzido

Quanto menor o texto, menor a introdução. Por isso, se um post tem 500 palavras e a sua introdução ocupa 250, tem alguma coisa errada com o seu texto.

Você deve utilizar a menor quantidade de palavras possível para introduzir o assunto, e isso só será possível se você for objetivo.

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Um bom exemplo

Vamos imaginar um tema. Você precisa escrever um texto sobre as vantagens dos churros do carrinho do “tio” da esquina.

Sua persona é Flávia, de 26 anos, publicitária, apaixonada por doces, mas que sempre fica em dúvida entre as opções gourmet e as tradicionais, como as do bom e velho “tio” que vende churros na esquina.

Para ajudar Flávia a resolver o problema dela, você está elaborando um post de 1.000 palavras. Com base em todas essas informações que vão determinar o andamento do seu texto, esta seria uma boa introdução:

“Quem não ama churros? Afinal, a ideia de uma massa quentinha, crocante por fora, macia por dentro e recheada de um maravilhoso doce de leite que escorre pelas pontas é tentadora!

Mas muitas vezes você se questionou se deveria comprar os churros do tradicional ‘tio’ da esquina ou se deveria apelar para as versões gourmet e cheias de complementos do foodtruck da pracinha.

Por isso, nós vamos te ajudar a entender as diversas vantagens dos churros de carrinho do ‘tio’ da esquina — que, acredite, vão muito além do preço e da proximidade!”

Vamos fazer uma checklist para ver se essa introdução atendeu a todos os pontos apresentados anteriormente.

  • Texto breve: essa introdução tem 93 palavras, menos de 10% do que terá o texto.
  • Linguagem: informal e direta, apropriada à persona, para gerar identificação e engajamento.
  • Tema e objetivo: não precisamos falar de 200 tipos de doce; o foco está na escolha dos melhores churros.
  • Escaneabilidade: destaque para a informação mais importante, que deve despertar a curiosidade do leitor.
  • Contexto: uma breve explicação sobre o que são churros, para aguçar a curiosidade do leitor e mostrar conhecimento sobre o assunto.
  • Informação relevante e que instiga o leitor, sem entregar o ouro: “vão muito além do preço e da proximidade” — o texto vai levá-lo a conhecer informações que fogem do óbvio.

Viu? Não é tão difícil. Se você sempre imaginar que está tendo um diálogo com o leitor, terá mais facilidade de começar uma introdução.

Um péssimo exemplo

Vamos imaginar o mesmo contexto, mas agora com uma péssima introdução.

“Desde o início da humanidade as pessoas se alimentam. E, dentre os diversos tipos de alimentos existentes, uma classe aguça o paladar de muitos e conta com verdadeiros fãs e seguidores: os doces.

Segundo o dicionário Aurélio, doce é o nome genérico dado aos alimentos feitos com açúcar e mel, prioritariamente. Dado esse fato, é de conhecimento de todos que existe uma grande variação de produtos classificados como doces, desde os que contêm frutas e vegetais até os com base de massas, leite, ovos e derivados.

Uma opção muito famosa entre o público brasileiro são os churros. Churro é uma massa de formato cilíndrico de aproximadamente 15 centímetros, frita em óleo quente, coberta com açúcar refinado e canela e recheada com vários tipos de doces pastosos, sendo mais comum o doce de leite.

Mas, não bastassem as variações de sabores, existem ainda outros fatores determinantes na hora de escolher um churro, como optar pela sua versão tradicional ou ainda pela versão adaptada, mais conhecida como ‘gourmet’, que além do recheio tem opções de cobertura. Por isso, entenda qual é a melhor opção.”

Você provavelmente ficou com preguiça de terminar a leitura desse trecho — se é que terminou.

Se a introdução está assim, imagine o conteúdo? Dentre os vários erros, os que mais merecem atenção (para que você nunca os cometa) são:

  • há várias informações que o leitor já conhece e dispensa;
  • a contextualização do assunto é feita em um nível absurdamente macro e desnecessário (só fala de churros no 3º parágrafo);
  • usa uma linguagem cansativa e que não dialoga com a persona;
  • não dá nenhuma novidade que já não seja de conhecimento prévio do leitor ou que não esteja no título;
  • não instiga a continuar lendo;
  • não tem elementos de escaneabilidade.

Você provavelmente já viu em algum lugar uma introdução como essa: longa, massante e desnecessária. A sensação que você tem ao ler um texto assim é exatamente a mesma que sua persona teria.

É por isso que uma introdução bem-feita é tão importante: ela vai determinar se o leitor continuará ou não lendo o seu conteúdo.

Se falhar nesse aspecto, além de perder o leitor naquele momento, você poderá marcar negativamente a sua imagem com ele para sempre!

Se depois de todas essas dicas e dos exemplos que demos você ainda não estiver convencido de que é capaz de escrever uma boa introdução, você tem algumas opções.

Uma delas é treinar. Algumas coisas são aprendidas fazendo e, como dissemos no início, escrever não tem nada a ver com dom, mas sim com prática!

Se ainda assim você não estiver convencido, outra opção é contratar um gerente de conteúdo para planejar, analisar e executar as melhores medidas, principalmente se for preciso terceirizar a produção de conteúdo.

É fundamental entender que a produção de conteúdo faz parte de uma estratégia maior de Marketing e Vendas, sendo muito poderosa para atrair e converter clientes. Quer aprender outras estratégias de geração de oportunidades de vendas? Confira nosso material sobre geração de leads!

Como fazer uma introdução: exemplos, frases e o que evitar

Neste artigo, vamos ensinar as técnicas e dar dicas de como escrever um começo de texto cativante, seja para uma redação, crônica, artigo científico ou trabalho escolar.

Aqui você vai conferir:

  • O que é uma introdução?
  • Importância de escrever uma boa introdução
  • Como fazer uma introdução?
  • Exemplos de introduções
  • Frases para iniciar uma introdução
  • O que evitar ao fazer uma introdução
  • Conclusão

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O que é uma introdução?

Indo direto ao ponto, introdução é o início de um texto.

Ela tem o intuito de introduzir o assunto que será abordado pelo autor.

De forma simplificada, a introdução, além de informar o conteúdo dos parágrafos seguintes, também precisa motivar o leitor a continuar a leitura.

Ou seja, ela é um convite para que o texto seja lido até o final.

Por essa razão, é fundamental apresentar o tema de forma esclarecedora e atrativa.

Ao fazer isso, você já começa a sua redação com o pé direito.

Importância de escrever uma boa introdução

Se você leu o tópico anterior, já pode imaginar qual é a importância de uma boa introdução .

Mas, se ainda tem dúvidas, não tem problema, vamos falar disso agora.

Já aconteceu de você perder o interesse em um texto logo após passar do título?

Bom, as chances são grandes de você ter experimentado essa situação pelo menos uma vez.

Uma das principais razões para a desistência é uma introdução fraca.

Se o início do texto não chama a atenção ou explica o tema que será abordado, dificilmente, você terá o desejo de permanecer no conteúdo.

O mesmo vale para introduções que são incoerentes ao desenvolvimento.

Ou seja, o começo diz uma coisa, e o restante do texto, outra completamente diferente.

Se isso acontece, é abandono na certa antes de chegar ao final.

Sendo assim, uma boa introdução deve simplificar as ideias, manter-se no tema e induzir o leitor a querer virar a página (ou descer a barra de rolagem no dispositivo).

Como fazer uma introdução?

Uma boa introdução conversa diretamente com o título e o desenvolvimento do seu texto.

Ela requer dinamismo e fluidez da explicação, além da organização das ideias de forma simplificada.

Ainda que objetiva, a introdução precisa ser chamativa.

Para ajudá-lo a construir uma introdução perfeita, listamos alguns aspectos que você precisa considerar.

Ao construir uma introdução , você deve considerar a sua persona.

Isso quer dizer que o seu texto precisa atender aos objetivos do seu leitor, até mesmo para atraí-lo.

Praticar a empatia é algo que ajuda nesse sentido.

Reflita sobre o que a persona necessita e deseja antes de colocar as ideias no papel.

Tema

A introdução não existe sem um tema e vice-versa.

Todo o seu texto irá orbitar a temática escolhida.

Perder-se do tema pode prejudicar a fluidez da leitura e o entendimento por parte do leitor.

Certifique-se de manter seu texto no foco do assunto do início ao fim.

Linguagem

A linguagem se relaciona diretamente com o público-alvo. Ao pensar na persona, será mais fácil definir a linguagem ideal para o leitor.

Utilizar uma abordagem robusta em um tema descontraído, por exemplo, pode fazer com que ele perca o interesse imediatamente.

Da mesma forma que um artigo científico escrito de forma coloquial não é visto com bons olhos.

Entendeu a importância deste item?

Contexto

Assim como o tema, o contexto deve sempre ser levado em consideração durante todo o processo criativo.

Atente-se à forma como quer se comunicar, aos canais escolhidos e, sobretudo, às circunstâncias que acompanham o assunto.

Objetivo do conteúdo

Ainda que se tratando de um fator básico, é muito fácil se perder no objetivo do seu conteúdo, e esse pode ser um dos erros mais desastrosos na construção da sua introdução .

Portanto, lembre-se do que você espera atingir com o seu texto.

Uma redação com objetivo bem definido e claro vai ajudar a gerar o engajamento necessário no leitor.

Exemplos de introduções

Vamos ver alguns exemplos de introdução ? Confira a seguir:

Introdução de uma redação

Independentemente do tema, a introdução de uma redação deve ser apresentada de forma objetiva e atrativa. O assunto precisa ficar em destaque e, dependendo do tipo de texto, o ponto de vista deve ser evidenciado.

Confira a introdução de uma das redações nota mil do ENEM 2019 produzida pela candidata Ana Clara Socha e divulgada no portal G1 :

“Embora a Constituição Federal de 1988 assegure o acesso à cultura como direito de todos os cidadãos, percebe-se que, na atual realidade brasileira, não há o cumprimento dessa garantia, principalmente no que diz respeito ao cinema. Isso acontece devido à concentração de salas de cinema nos grandes centros urbanos e à condição cultural de que a arte é direcionada aos mais favorecidos economicamente.”

Introdução de uma crônica

Em essência, a crônica se refere a situações corriqueiras e contemporâneas. São textos curtos e de simples linguagem. O início dela também precisa ser chamativo para despertar o interesse do leitor e fazer com que ele se conecte ao assunto abordado.

Confira a introdução de um crônica produzida por Machado de Assis e divulgada no site Toda Matéria :

“Quem nunca invejou, não sabe o que é padecer. Eu sou uma lástima. Não posso ver uma roupinha melhor em outra pessoa, que não sinta o dente da inveja morder-me as entranhas. É uma comoção tão ruim, tão triste, tão profunda, que dá vontade de matar. Não há remédio para esta doença. Eu procuro distrair-me nas ocasiões; como não posso falar, entro a contar os pingos de chuva, se chove, ou os basbaques que andam pela rua, se faz sol; mas não passo de algumas dezenas. O pensamento não me deixa ir avante. A roupinha melhor faz-me foscas, a cara do dono faz-me caretas…”

Introdução de um trabalho científico

A introdução de um trabalho científico é um pouco diferente das anteriores porque precisa apresentar a pesquisa realizada e o motivo do estudo. Além disso, nela, o autor pode explicar a lógica usada para a investigação.

Confira trechos da introdução feita por Suzana Pinheiro Machado Mueller em artigo sobre O impacto das tecnologias de informação na geração do artigo científico: tópicos para estudo:

“Os artigos científicos, publicados nos periódicos científicos, além de oferecerem um meio para a preservação do conhecimento neles registrado, servem a pelo menos mais três propósitos: a comunicação entre cientistas, a divulgação de resultados de pesquisa e dos estudos acadêmicos, e o estabelecimento da prioridade científica. Dessas funções, apenas na última citada é considerado como o único meio, gozando, até agora, de consenso na comunidade científica e acadêmica. [. ] A motivação do presente texto vem do interesse pelo periódico científico e da convicção de que não é possível o seu estudo sem o conhecimento da intensa atividade de comunicação que precede à sua impressão e divulgação, quer o interesse do estudo seja o da pesquisa, quer da administração dos serviços de biblioteca [. ].”

Machado MuellerS. P. (1). O impacto das tecnologias de informação na geração do artigo científico: tópicos para estudo. Ciência Da Informação, 23(3). Recuperado de http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/528

Introdução de um trabalho escolar

Na introdução de um trabalho escolar, o assunto em questão deve ser destacado, bem como o objetivo do trabalho. Deve-se ainda evitar o uso de opiniões ou conclusões a respeito do tema.

Confira a introdução de trabalho escolar sobre a obra Dom Casmurro divulgada no site Dalei.me .

“Este trabalho aborda o livro “D. Casmurro”, de Machado de Assis. Apresenta dados sobre o autor e sobre a obra estudada. A história foi escrita no século XIX, durante o período literário denominado Realismo, em que os autores procuravam descrever as personagens sem idealização, com defeitos e qualidades reais. “D. Casmurro” conta a história de Capitu e de Bentinho, narrada por Bentinho, que acredita ter sido traído pela mulher, Capitu, da qual se separa. Entretanto, ele apenas observa indícios que o levam a concluir que foi traído pela esposa. Não há uma comprovação desses fatos. Será abordado também o tema do casamento na atualidade, por ser ligado ao enredo”.

Frases para iniciar uma introdução

Para fazer uma boa introdução , algumas técnicas podem ajudar, e uma delas é ter na manga frases padrão para iniciar o texto.

Confira as opções:

  • “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  • “Muito se discute a importância de …”
  • “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  • “Observando o cenário…”
  • “É de conhecimento geral que…”
  • “Em face do cenário atual…”
  • “Segundo a pesquisa…”
  • “Tendo em vista que…”.

O que evitar ao fazer uma introdução

Um grave erro ao fazer a introdução é apresentar o tema de forma confusa.

Isso pode acontecer se você não usar as palavras corretas, por exemplo.

Por essa razão, sempre que tiver dúvida quanto ao significado ou a escrita de algum termo, prefira usar aqueles que você conhece bem.

Carregar o texto de informações também pode confundir o leitor.

Se estender demais na introdução é uma falha tão expressiva quanto ser vago na abordagem.

Portanto, seja direto, e lembre-se de que ser objetivo é diferente de ser explicativo.

Por fim, tenha ainda o cuidado de não repetir informações do título ou dos textos motivadores (no caso de exames que cobram a redação).

Isso só faz com que a sua introdução fique repetitiva e canse o leitor.

Como escolher uma faculdade EAD

Com todas essas informações e recomendações, ficou fácil saber como fazer uma introdução impecável, não é mesmo?

Agora é só colocar todas as dicas em prática.

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