Início » Como Fazer Um Currículo Para Jovem Aprendiz

Como Fazer Um Currículo Para Jovem Aprendiz

Nesta seção, é importante informar corretamente a sua escolaridade, incluindo o nome e localidade da escola, os anos de início e conclusão de curso (ou mencionar a série que você está cursando), além de escrever um breve resumo sobre seus estudos.

Currículo de Jovem Aprendiz: modelo pronto e como fazer

A escola não te ensinou como fazer um currículo, mas você chegou ao lugar certo para ver um modelo pronto de curriculo Jovem Aprendiz e como fazer um.

Como Fazer Um Currículo Para Jovem Aprendiz

Joana Silveira

Especialista em carreira

Currículo para jovem aprendiz

criar um curriculo

É normal surgirem algumas dúvidas na hora de fazer um currículo para jovem aprendiz, principalmente para quem não tem experiência profissional ou vai montar um CV pela primeira vez na vida. Mesmo que você use um modelo de currículo pronto para jovem aprendiz, talvez você não tenha certeza sobre como preencher cada seção e até o que não se deve colocar no documento. Por isso, nosso guia traz as informações que você precisa para preparar o seu começo de trajetória profissional.

Os artigos a seguir podem ser úteis para quem fazer um currículo para primeiro emprego:

  • Curriculo para primeiro emprego
  • Carta de apresentãçao para jovem aprendiz
  • Carta de apresentação para estagio
  • Curriculo para estagiário
  • Modelo de curriculo pronto
  • O que colocar no curriculo

Modelo de currículo para jovem aprendiz

curriculo para jovem aprendiz

Confira este modelo de currículo para jovem aprendiz e aproveite as próximas explicações deste guia para deixar seu CV impecável e com muito mais chances de sucesso:

curriculo para primeiro emprego

Para se inspirar ainda mais, você pode conferir alguns exemplos de currículos por profissão em nosso site.

Como fazer um currículo para jovem aprendiz

Assim como você, muitos jovens que estão pensando em entrar para o mercado de trabalho procuram informações sobre como fazer um currículo para jovem aprendiz. Por mais que ele tenha algumas características em comum com um currículo para primeiro emprego, é importante prestar atenção aos detalhes que podem fazer toda a diferença no sucesso de sua candidatura.

Para começar, o formato de currículo para jovem aprendiz deve dar mais ênfase aos seus estudos e às habilidades você tem a oferecer. Por isso, é mais indicado optar pelo formato funcional. Você pode, inclusive, colocar a seção Educação antes da seção de Experiência Profissional — mas não deixe de preencher esse campo como explicamos nos próximos tópicos.

E que tal facilitar sua vida usando nosso gerador de currículo para criar seu documento a partir de um modelo pronto? A ferramenta ajuda você a manter o layout impecável e já vem com as seções que um bom currículo para jovem aprendiz deve ter.

Objetivo profissional

Mais do que informar que o seu objetivo profissional é entrar para o quadro de funcionários na condição de Jovem Aprendiz, é interessante aproveitar a seção objetivo do curriculo para demonstrar o seu potencial de desenvolver um bom trabalho na empresa. A dica é usar esse espaço para fazer uma breve declaração de suas intenções e motivos que levam você a acreditar que pode contribuir com aquele time de profissionais ao participar do programa de aprendizado.

Educação

Também chamada de Formação Acadêmica, a seção educação do currículo tem um papel muito importante no CV dos candidatos a empregos como Jovem Aprendiz. Além de ser necessário estar matriculado ou já ter concluído o Ensino Médio para participar desse programa, alguns dados podem fazer diferença no processo de seleção. Por exemplo, o grau de escolaridade, o tipo de instituição de ensino e o seu desempenho escolar.

Nesta seção, é importante informar corretamente a sua escolaridade, incluindo o nome e localidade da escola, os anos de início e conclusão de curso (ou mencionar a série que você está cursando), além de escrever um breve resumo sobre seus estudos.

Se você tem feito treinamentos ou cursos livres que sejam relevantes para o tipo de trabalho que vai desempenhar ou o setor da empresa em questão, crie uma subseção para mencionar esses certificados.

Experiência profissional

Esta costuma ser a seção mais importante de um currículo, mas isso não acontece com quem vai se candidatar a vagas para Jovem Aprendiz — que tem um foco maior em treinar iniciantes com a capacidade de se comprometer com a atuação na empresa.

É claro que se você puder mencionar algum trabalho que já tenha feito, mesmo que tenha sido em caráter temporário ou não-remunerado, isso pode contar pontos a seu favor. Se esse for o caso, comece a lista pela ocupação mais recente e inclua todos os dados necessários na seção experiência profissional.

Mas não se preocupe se você nunca trabalhou, pois aqui também dá para mencionar experiências com voluntariado ou participação em projetos extracurriculares.

O que fazer quando se tem zero experiência

Ter zero experiência não é exatamente um problema para as empresas que seguem as leis sobre contratação de aprendizes. Afinal, gerar oportunidades de emprego para quem ainda não tem experiência é exatamente a ideia de iniciativas como o Jovem Aprendiz ou Aprendiz Legal.

Mas lembre-se que você deve se enquadrar nos critérios que a empresa estipular. Para saber mais sobre os principais tipos de programa de aprendizado, inclusive o Pronatec, consulte o site do Ministério do Trabalho (MEC). Além disso, você pode se cadastrar no CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) ou em outras instituições com o mesmo propósito.

Habilidades

A seção Habilidades do currículo é uma das mais interessantes para quem tem pouca (ou nenhuma) experiência profissional. Afinal, nela você apresenta os seus pontos fortes de uma maneira mais concisa e marcante do que no resto do CV.

Por exemplo, dá para escrever apenas “domínio do Pacote Office” ou “noções básicas de Excel” em vez de mencionar os dados de um curso que você tenha feito — ou se aprendeu a montar planilhas assistindo a vídeos na internet.

Além disso, você pode citar algumas habilidades e competências na carta de apresentação, caso pretenda enviar uma junto com o seu currículo.

Informações Adicionais

A seção de Informações Adicionais geralmente dá destaque a algo que seja importante para a sua candidatura, mas não tem muito a ver com o conteúdo das outras seções. Por exemplo, se você participou de ações de voluntariado em uma ONG, teve um conto publicado no jornal da cidade ou ganhou um concurso relacionado ao trabalho que pretende fazer.

Também vale a pena criar uma seção extra no currículo com um nome personalizado, como Publicações, Premiações ou Idiomas (para valorizar o fato de você dominar bem alguma língua estrangeira).

O que não colocar em um CV de Jovem Aprendiz

Há uma série de detalhes que é melhor não incluir no currículo. Estes são os principais:

  • Raça, gênero, estado civil, idade etc. – dados que podem ser associados e preconceito ou discriminação já não fazem parte dos currículos modernos, mas você pode informar a sua data de nascimento no CV de Jovem Aprendiz.
  • Números de documentos – incluir esse tipo de informação no CV também é coisa do passado, você só vai ter que apresentar documentos na fase de admissão.
  • Referências, pretensão salarial e disponibilidade de horários – caso algum desses dados for requisitado no anúncio de emprego, prefira colocar na carta de apresentação.
  • Gírias, abreviações, erros gramaticais ou de digitação – por isso, não deixe de revisar o texto do seu CV antes de enviar.

Não tem certeza se é preciso colocar foto no currículo de Jovem Aprendiz? Essa é uma dúvida comum para quem está se preparando para procurar emprego, mas a resposta varia de empresa para empresa. Como a foto no CV é algo relativamente novo em nossa cultura, só insira a sua imagem se você souber que é uma expectativa da empresa para a qual vai se candidatar.

Atualizado em 23 junho 2023

Currículo Jovem Aprendiz 2022: Como fazer? Modelo de Currículo PDF

As empresas estão exigindo currículos bem elaborados, por isso é muito importante aprender a fazer um bom currículo Jovem Aprendiz 2022. É por meio desse documento, que você poderá ser selecionado. Então, aprenda hoje o passo a passo para preparar um currículo Jovem Aprendiz 2022 completo!

currículo Jovem Aprendiz 2022

GUIA DE CONTEÚDO

  • Como funcionam as vagas para Jovem Aprendiz?
    • Quem pode ser um Jovem Aprendiz?

    Como funcionam as vagas para Jovem Aprendiz?

    A princípio, o programa Jovem Aprendiz da a oportunidade de emprego aos jovens brasileiros. O contrato de trabalho pode durar até dois anos. Mas não são todas as pessoas que tem esse direito, primeiro elas precisam ser estudantes ou recém formados em escola pública.

    Poderá aderir ao programa as empresas de médio ou grande porte. De acordo com o número de funcionários, a Lei da Aprendizagem define o número de Aprendizes a contratar.

    Quem pode ser um Jovem Aprendiz?

    Existem regras ditas em Lei, elas são básicas e precisam ser cumpridas pelas empresas. Porém, o quesito de idade fica a critério da empresa de acordo com as atividades que o Aprendiz fará.

    Veja na regra geral, quem pode ser um Aprendiz!

    • Quem possui idade mínima de 14 anos e máxima de 24 anos, mas estuda ou estudou em escola pública;
    • Jovem que tem o tempo disponível para trabalhar e que buscam seu primeiro emprego.

    Entenda ao participar das inscrições Jovem Aprendiz 2022 , é necessário colocar o currículo Jovem Aprendiz 2022!

    O que não pode faltar no currículo Jovem Aprendiz 2022?

    É interessante que o candidato a Aprendiz saiba exatamente quais dados devem ser inseridos no currículo Jovem Aprendiz 2022! Afinal, é esse o documento pelo qual a empresa o conhecerá.

    currículo Jovem Aprendiz

    ✓ Saiba quanto é o salário do Jovem Aprendiz 2022

    Então, para te ajudar nessa etapa tão importante, separamos as melhores informações do que não pode faltar no seu currículo!

    • Nome completo e idade;
    • Endereço e número de telefone para contato
    • Endereço de e-mail atualizado (coloque seu e-mail profissional);
    • Informações da escola que estudou ou estuda;
    • Qual o objetivo ao conseguir a vaga e para qual cargo pretende disputar;
    • Suas qualificações e habilidades
    • Cursos que já realizou (Não esqueça de citar a instituição de ensino e o ano de conclusão).

    Pronto, agora que já sabe como deve ser feito o seu currículo, capriche e dê o seu melhor. Um currículo bem feito, faz toda a diferença na seleção dos candidatos a Jovem Aprendiz 2022 .

    Qual a importância de um bom currículo para o Jovem Aprendiz?

    Ainda não sabe qual a importância do bom currículo Aprendiz?! Bom, vamos te explicar!

    Primeiramente fique ciente de que esse é um dos documentos mais importantes, quando se está disputando a vaga de Aprendiz. Porque, é por meio dele que a empresa irá te conhecer.

    Imagine a seguinte situação:

    • Você é uma pessoa do RH da empresa “X” e está com 30 currículos para analisar e dentre os 30, apenas 5 estão bem feitos. Porém, são apenas 3 vagas disponíveis. Qual seria seu critério?! Pegaria um currículo mal feito e colocaria para disputar a vaga? Certamente os melhores currículos possuem melhores oportunidades!

    Deu para perceber a importância de um currículo bem feito pra Jovem Aprendiz?!

    Um detalhe importante é saber que a empresa não precisa mais de currículo com foto. A não ser que seja uma exigência da mesma, apenas uma ficha com dados já é suficiente.

    Como fazer um currículo para Jovem Aprendiz?

    Como fazer o currículo? Veja algumas instruções de como fazer a seguir:

    • Informe no seu currículo todos os seus dados pessoais como nome completo, idade, endereço e e-mail. Muitos colocam o RG e CPF, nesse momento essa informação não é necessária;
    • Informe o seu objetivo, mostre que você quer crescer dentro da empresa;
    • Informe o cargo que procura, no caso o cargo de Jovem Aprendiz em qualquer área;
    • Faça uma lista com todas as suas qualificações;
    • Coloque no currículo a sua formação acadêmica e cursos extras;
    • Coloque se preferir a área de interesse, se houver mais de uma opção no cargo de Jovem Aprendiz;
    • Dê informações sobre a instituição de ensino que estuda, quando irá acabar e os idiomas que você fala.

    Modelos de currículo para Jovem Aprendiz 2022

    Por fim, confira a seguir alguns modelos de currículos bem elaborados. Inspire-se para criar o seu currículo para vagas de Jovem Aprendiz 2022, através dele você conquistará a oportunidade da entrevista.

Categorias FAQ

Deixe um comentário