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Como Educar Um Bebê De Dez Meses

Então, se seu filho já passou dos 24 meses e ainda não fala nada ou emite apenas algumas poucas palavras, é preciso ter atenção e buscar ajuda do pediatra para obter a opinião de um especialista. E, dependendo do que este profissional te falar, depois de descartar toda e qualquer possibilidade de problemas na audição da criança, é bem provável que você volte com uma lista de tarefas para ajudar o seu filho ou filha a começar a falar.

Desenvolvimento do bebê com 10 meses: peso, sono e alimentação

O bebê com 10 meses já faz movimentos de pinça com a mão para segurar pequenos objetos e alimentos e já consegue comer de forma independente, segurando a colher e mastigando bem, mas ainda precisa de apoio e supervisão dos pais e responsáveis.

A criança aos 10 meses já tem as capacidades motoras bem desenvolvidas, engatinhando com o bumbum para cima, já tenta se levantar sozinho com apoio e caminha segurando com as duas mãos em móveis. Nesta fase, o bebê normalmente já reconhece os pais ou responsáveis e interage com eles, sorrindo e tentando falar algumas palavras.

Aos 10 meses a alimentação do bebê ainda deve priorizar o leite materno, ou a fórmula infantil. No entanto, a comida fornece mais nutrientes que o bebê precisa para crescer e se desenvolver, sendo necessário também complementar a alimentação, oferecendo uma papa de frutas nos lanches da manhã e da tarde e uma papa “salgada” no almoço e no jantar.

Vale lembrar que os padrões do sono, a fala, as brincadeiras e a alimentação acontecem em ritmos diferentes para cada bebê. Por isso, em casos de dúvidas sobre o desenvolvimento do bebê, é sempre recomendado realizar uma consulta com o pediatra.

Como Educar Um Bebê De Dez Meses

Peso do bebê

A tabela abaixo indica o intervalo de peso ideal do bebê aos 10 meses, assim como outros parâmetro importantes como altura, perímetro cefálico e ganho de peso mensal esperado, de acordo com a Organização Mundial de Saúde:

Peso para idade

Altura para idade

Ganho de peso mensal

Se o bebê apresenta valores acima ou abaixo desses intervalos, é importante passar por uma consulta com o pediatra para avaliar o desenvolvimento da criança.

Alimentação do bebê

A alimentação do bebê aos 10 meses deve ser composta por 6 refeições diárias, incluindo 2 papas feitas com frutas frescas nos lanches da manhã e da tarde e 2 papas “salgadas”, feitas com vegetais frescos, cereais ou tubérculos, leguminosas e proteínas no almoço e no jantar.

Veja um exemplo de cardápio de 3 dias para a alimentação do bebê com 10 meses:

Leite materno ou fórmula infantil

Leite materno ou fórmula infantil

Leite materno ou fórmula infantil

Lanche da manhã e da tarde

Leite materno ou fórmula infantil + 1/2 caqui amassado

Leite materno ou fórmula infantil + ¼ de mamão papaya pequeno amassado ou em pedaços bem pequenos

Leite materno ou fórmula infantil + ½ kiwi amassado ou em pedaços bem pequenos

1 col de sopa de cenoura cozida amassada + 1 col sopa de arroz cozido amassado + 1 col sopa de feijão cozido amassado + 1 col sopa de carne moída ensopada + ¼ de manga pequena amassada de sobremesa

1 col sopa de abóbora cozida, levemente amassada + 1 col sopa de batata-doce cozida e amassada ou em pedaços bem pequenos + 1 col sopa de lentilha cozida amassada + 1 col sopa de de fígado de frango ensopado e picado em pedaços pequenos + ½ banana amassada de sobremesa

1 col sopa de quiabo ensopado + 1 col. de sopa aipim cozido amassado, 1 col sopa de peito de frango desfiado + 1 col sopa de grão de bico cozido e amassado + ¼ de pera amassada de sobremesa

Lanche da tarde

Leite materno ou fórmula infantil + ½ maçã raspada

Leite materno ou fórmula infantil + 1 fatia bem pequena de melancia em pedaços bem pequenos

Leite materno ou fórmula infantil + ¼ de abacate pequeno amassado

Canja de galinha: 1 col de sopa de cenoura cozida + 1 col sopa de arroz cozido + 1 col sopa de chuchu cozido + 1 col sopa de frango desfiado + ¼ de tangerina picada em pedaços bem pequenos

1 col sopa de batata baroa cozida e amassada + 1 ovo cozido e amassado + 1 col sopa de feijão cozido e amassado + 1 col quiabo cozido e picado em pedaços pequenos ou amassado + ½ fatia pequena de melão amassado ou em pedaços bem pequenos

1 col sopa de carne cozida e desfiada + 1 col sopa de purê de batata + 1 col sopa de feijão cozido e amassado + 1 col de sopa de abobrinha cozida e amassada + 2 morangos pequenos amassados ou em pedaços pequenos

Leite materno ou fórmula infantil

Leite materno ou fórmula infantil

Leite materno ou fórmula infantil

Este cardápio é apenas um exemplo, sendo importante que sejam seguidas as orientações do pediatra e do nutricionista. Entenda melhor como deve ser a alimentação do bebê com 10 meses.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o bebê aos 10 meses também precisa beber 800 ml de água ao longo do dia, considerando a água do leite materno, ou fórmula infantil, a água usada em sopas e caldos e a água pura que deve ser filtrada ou fervida. Saiba como dar água para o bebê com 10 meses.

Além disso, na alimentação dos bebês com 10 meses também é importante evitar alguns tipos de alimentos, como gelatina, chocolate, balas, sal e açúcar, para evitar a formação de hábitos alimentares inadequados que poderão contribuir para doenças como diabetes, obesidade ou pressão alta. Veja uma lista com os alimentos que os bebês de 10 meses não devem comer.

Sono do bebê

O sono do bebê com 10 meses, geralmente é calmo e o número de horas que o bebê precisa dormir por dia é individual, variando de acordo com cada criança.

Pode ser que o bebê aos 10 meses tenha sono e precise dormir um pouco no período da manhã e da tarde também, mas é importante não trocar o sono da noite pelo do dia, pois dormir à noite é fundamental para que a criança tenha o seu crescimento e desenvolvimento adequados.

Para o bebê ter um sono tranquilo, pode ser necessário fazer um “ritual” diário, diminuindo os barulhos na casa e a iluminação no ambiente para acalmar o bebê. Dar banho antes de dormir também ajuda o bebê a relaxar antes de deitar. Além disso, contar uma história ou ouvir uma música suave também pode ajudar o bebê a dormir melhor.

Na hora de dormir, é fundamental evitar atividades que estimulem ou agitem o bebê, como assistir televisão, computador, usar celular ou deixar a luz acesa, pois podem atrapalhar a qualidade do sono da criança.

Desenvolvimento do bebê

O bebê com 10 meses geralmente já engatinha, levanta e senta sozinho, dá adeus com as mãos, bate palmas, consegue segurar objetos firmemente com as mãos, segura em objetos menores usando somente o indicador e o polegar e gosta de ficar em pé apoiando-se nos móveis ou em pessoas.

Nesta fase, o bebê também gosta de imitar os pais e já consegue falar pelo menos uma palavra correta e aponta para as coisas que ele quer.

As primeiras palavras surgem a partir dos 10 meses e geralmente são as palavras papá e mamã que são as primeiras faladas pelo bebê. Nesta fase, o bebê atende quando é chamado pelo nome e usa gestos para pedir o que quer.

Para ajudar no desenvolvimento do bebê com 10 meses pode-se ensinar a fazer movimentos como bater palmas, dizer tchau, sim e não com as mãos. Além disso, estimular o bebê a reconhecer pessoas, perguntando por pessoas e objetos para que ele aponte ou diga alguma coisa.

Para ajudar no bom desenvolvimento do bebê, é importante falar com a criança de modo correto, mas em alguns momentos o adulto pode falar de forma mais infantilizada, imitando um bebê falando.

Veja o vídeo para saber como ajudar o bebê a se desenvolver mais rápido:

youtube image - Saiba como ajudar o bebê a Sentar, Engatinhar e Andar

Brincadeiras e atividades

A brincadeira é fundamental para ajudar a desenvolver a criatividade, e brincar com outras crianças contribui para uma melhor socialização e interação do bebê. Além disso, a participação dos pais ou responsáveis durante as brincadeiras é essencial, pois isso ajuda a melhorar a comunicação, o vínculo, o carinho e a relação entre eles.

O bebê com 10 meses gosta muito de brinquedos de borracha, campainhas e colheres de plástico. Nesta idade, o bebê também gosta de empilhar cubos e de empurrar coisas, por isso, pode deixar ele empurrar o carrinho ou dar uma caixa grande com tampa e brinquedos dentro para ele tentar abrir.

Outra opção é contar histórias para começar a identificar animais, objetos e partes do corpo, usando pequenos livros com figuras para despertar o interesse e introduzir palavras novas para o bebê. Além disso, cantar músicas e dançar com o bebê ajuda na diversão e desenvolvimento intelectual da criança também.

O bebê de 10 meses

Bebê de 10 meses

Aos 10 meses, muitos bebês engatinham bem, apoiando-se nas mãos e joelhos e com o tronco paralelo ao chão. Há crianças que até já engatinham antes disso, mas aprimoram os movimentos nesta fase.

Seu filho também já senta com firmeza e começa a ser capaz de andar segurando-se em móveis, possivelmente soltando as mãos por alguns segundos e ficando de pé sozinho.

Uma vez que consiga se equilibrar por conta própria, o bebê vai usar outros objetos para se apoiar, vai encontrar formas de escalar móveis e até de subir escadas. Ele dará uns passinhos meio incertos quando você o colocar em posição para andar e, muitas vezes, tentará pegar um brinquedinho.

Os primeiros passos de fato rumo à independência — e ao fim daqueles longos momentos no carrinho ou no carregador — vão surpreender você a qualquer minuto, embora haja crianças que só antem com mais de 1 ano e 3 meses.

Uso dos dedos da mão

Os dedos da mão do bebê estão mais habilidosos. Ele consegue pegar um pequeno objeto entre os dedos polegar e indicador ou médio sem ter que apoiar o punho em uma superfície (e, agora que seu filho já está comendo alimentos sólidos, prepare-se para muita sujeira no chão).

Qualquer coisa bem pequena é intrigante e vai parar na boca. Não há nenhum problema com isso, desde que tais “achados” sejam comestíveis e não tão pequenos que possam fazer a criança engasgar.

Entenda se é normal parecer que o bebê vai engasgar com a comida?

Personalidade que se revela

O temperamento começa a desabrochar. Algumas crianças são bem sociáveis e distribuem sorrisos para todo mundo; outras já são mais reticentes e escondem o rosto quando algum desconhecido se aproxima.

O bebê repete sons, faz gestos para chamar a sua atenção e até dá tchau quando vê você na porta. Ele também está desenvolvendo seus próprios gostos, algo que você vai notar quando ouvir protestos por colocá-lo na cadeirinha do carro ou no carrinho — ele pode até arquear as costas, tornando a tarefa quase uma missão impossível para você.

Será que covinhas no rosto são um traço de família?

Lidando com os medos do bebê

Certamente, o seu bebê terá medo de coisas que não consegue entender ou até de circunstâncias que não o incomodavam antes, como o barulho da campainha ou do caminhão de lixo.

Quando isso acontecer, o melhor a fazer é confortá-lo e explicar o que é aquilo que o assustou.

Tagarela

Neste momento, em que os bebês entendem palavras e frases simples, é importantíssimo conversar muito com eles. Um bom estímulo é repetir as palavras do seu filho com linguagem adulta.

Por exemplo, se ele pedir “áua”, você sutilmente ensina a palavra correta perguntando de volta: “Você quer água?”.

Agora é aconselhável evitar a fala infantilizada o tempo todo. Apesar de ser gostoso falar assim, é bom para o desenvolvimento da criança ouvir a maneira certa de se dizer as coisas.

Por vezes pode parecer meio bobo, mas a conversa com uma criança dessa idade ajuda a aprimorar a linguagem. Quando seu filho soltar uma daquelas frases absolutamente ininteligíveis, simplesmente responda com um “não me diga” ou “é verdade?”.

Ele provavelmente vai sorrir e continuar a falar. Em pouco tempo, você vai perceber que entende algumas palavras, assim como outras formas de comunicação, como apontar e resmungar.

Outra coisa que vale a pena é descrever passo a passo o que você está fazendo, seja na cozinha, no banho ou na hora de vesti-lo.

Ao trocar seu filho para passear, explique: “Vou te colocar no carrinho. Agora vou pôr o cinto. Pronto. Vamos passear”.

Aproveite também para cantar e demonstrar como palavras e gestos combinam (como por exemplo dizendo tchau e acenando ao mesmo tempo). Assim ele passa a absorver palavras-chave e frases recorrentes.

Em breve, o bebê vai começar a ligar as coisas. Quando alguém bater palmas, ele baterá também, e poderá dizer “pa-pa” ao olhar para o pai ou para a comida.

As mesmas palavras, aliás, terão múltiplas funções e, aos poucos, você vai aprender o que elas querem dizer para o seu filho.

Será que o desenvolvimento do meu filho é normal?

Lembre-se, cada bebê é de um jeito e atinge certos marcos de desenvolvimento físico no seu próprio ritmo. O que apresentamos são apenas referências de etapas que seu filho tem potencial para alcançar — se não agora, em pouco tempo.

Caso seu filho tenha nascido prematuro, é provável que você observe que ele leva um pouco mais de tempo para fazer as mesmas coisas que outras crianças de idade similar.

Não se preocupe, a maioria dos médicos avalia o desenvolvimento de um prematuro conforme a idade corrigida e acompanha seu progresso levando isso em conta. Por outro lado, se suspeitar de algo errado, não ache que é cedo demais para buscar uma opinião ou avaliação, seja seu filho prematuro ou não.

Veja também como é o desenvolvimento aos 11 meses e tire suas dúvidas sobre o processo da fala

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Como Educar Um Bebê De Dez Meses

Como Educar Um Bebê De Dez Meses

Aos 10 meses, o bebê deve estar comendo três refeições sólidas por dia. Ele também estará pronto para experimentar alimentos mais complexos, à medida que os sólidos vão gradualmente substituindo o leite como a principal fonte de nutrientes. O bebê ainda precisará de 500 a 600 ml de leite por dia até os 2 anos de idade.

Abaixo temos um exemplo de programação de alimentação com sugestões de comidas para lhe dar uma ideia de como estruturar seu dia no que diz respeito à nutrição. As sugestões devem ser usadas como um exemplo para ajudar você a planejar refeições e horários. Não há necessidade de segui-las estritamente ou servir o mesmo cardápio todos os dias.

É importante oferecer ao seu bebê uma variedade de alimentos, pois quanto mais alimentos você conseguir apresentar a ele enquanto pequeno, menores as chances de ele apresentar resistência para comer quando crescer. Uma mistura de alimentos dados com colher e aperitivos para comer com as mãos é excelente para criar uma variedade.

3 a 4 porções de alimentos ricos em amido, como batata, pão, massa ou macarrão. 3 a 4 porções de frutas e vegetais. 2 porções de proteína, como carne, peixe, ovos ou grãos e sementes.

O que uma criança de 10 meses deve fazer?

Falta muito pouco para o bebê completar seu primeiro ano de vida. E nos dois meses que antecedem o seu aniversário, ele dá sinais sobre como é a sua personalidade e temperamento. Mas, não é só isso. Selecionamos outras características que marcam o décimo primeiro mês do bebê.

  • Confira! Ele não para mais! Nessa idade, o bebê já consegue engatinhar bem e dá sinais de que está melhorando a cada dia os seus movimentos.
  • Prova disso é que começa a tentar caminhar pela casa, se equilibrando sozinho e apoiando em móveis ou no sofá, e também já senta sozinho e com mais firmeza.
  • São os primeiros sinais de que em breve ele não precisará mais do carrinho, declarando a sua independência e vontade de conhecer com as próprias perninhas todos os lugares.

Quer pegar tudo com os mãos Com mais habilidade nas mãos, o bebê de dez meses tem mais firmeza e coordenação motora para pegar objetos entre os dedos polegar e indicador ou médio. Por causa disso, é bom que os pais estejam atentos às coisas que podem ficar aos olhos do bebê, já que ele vai tentar pegar o que quiser e até levar à boca.

Peças pequenas e pontiagudas, por exemplo, são perigosas e devem estar muito bem guardadas em armários fechados ou lugares altos. Revelando a sua personalidade Aos dez meses já vai dar para dizer se o seu bebê é mais sociável ou se ele prefere ficar na dele quando está com outras pessoas. As crianças mais sociáveis vão querer chamar a atenção nessa fase, emitindo sons com a boca, fazendo gestos, distribuindo sorrisos e dando tchau para as pessoas na rua.

Pura simpatia! Assim como ela começa a revelar a sua personalidade, também dá sinais do seu temperamento. E os pais perceberão isso quando o bebê demonstrar a sua opinião ao não querer ser colocado no carrinho ou na cadeirinha do carro, por exemplo. Experimentando alimentos sólidos Como o bebê já é capaz de segurar algumas coisas com as próprias mãos, também consegue segurar alguns alimentos sólidos, como os biscoitos que dissolvem fácil na boca.

  • Mas, é importante que os pais acompanhem a “aventura” do filho enquanto ele estiver se alimentando para que não corra o risco de engasgar.
  • Também é o momento de orientar o bebê a utilizar uma colher para se alimentar sozinho.
  • O famoso “aviãozinho” entra em ação, mas também é a hora de deixar a criança aprender a levar a colher até a própria boca, criando a autonomia ao se alimentar.

Converse com o seu bebê Como aos dez meses o bebê entende frases simples e balbucia algumas palavras, está na hora de estimular o entendimento dele, conversando com o seu filho quando ele disser algo. Se ele pedir “áua”, ensine a forma correta de dizer a palavra perguntando se “ele quer água?” Incentive a sua comunicação respondendo com perguntas as falas dele, mesmo que você não entenda nada do que ele estiver falando.

Ao perceber o seu interesse e aprovação pelo o que ele estiver tentando dizer, poderá sorrir e continuar a falar. Vale a pena lembrar que é importante não manter a fala infantilizada quando estiver se comunicando com a criança, para que ela se desenvolva corretamente e aprenda a forma certa de dizer as coisas.

Crie uma rotina para ele dormir O bebê saberá que está na hora de dormir se os pais criarem uma rotina para esse momento, como cantar sempre a mesma música para embalar o sono, contar uma historinha, deitar com a criança na cama para que ela relaxe entre outras opções.

  1. Aproveite muito todos os momentos dos dez meses do seu bebê.
  2. Com certeza, um dia você irá lembrar com carinho dessa fase e de todas as novidades que ela proporcionou! Crédito da imagem: Ivanko_Brnjakovic – iStock – Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste.

Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail [email protected], Cuide bem, viva bem!

Qual é a crise dos 10 meses?

Se não consegue ficar de pé, segurando em um apoio. Se não mantém contato visual. Se não demonstra interesse em pessoas e objetos. Se não fala palavras em silabas.

Como é o salto de 10 meses?

Todos os Saltos de Desenvolvimento do bebê: – 1 Mês – Entre 4 ½ – 5 ½ semanas Sensações e as paisagens O bebê sofre um rápido amadurecimento em seu metabolismo, órgão internos e sentidos. Sua visão melhora, ele consegue ver padrões em branco e preto e passa a se interessar mais pelo ambiente a sua volta.

  1. 2 Meses – Entre 7 ½ – 9 ½ semanas
  2. Compreendendo os padrões
  3. A visão passa a ficar mais desenvolvida, o bebê já é capaz de compreender melhor os padrões e fixar o olhar em figuras
  4. 3 Meses – Entr 11 ½ – 12 ½ semanas
  5. Aprimorando suas habilidades

Seu bebê já consegue se virar quando ouve sons altos, além de conseguir ver um objeto com mais claramente e em distâncias maiores, antes ele só enxergava vultos em preto e branco. Seu pescoçinho está ainda mais durinho, ele já pode levar a mão na boca.4 Meses – Entre 14 ½ – 19 ½ semanas Eventos Esse é um dos saltos mais longos (dura de 4 a 6 semanas), além de ser um dos saltos mais perceptíveis.

Agora ele consegue alcançar e pegar um brinquedo, sacudi-lo, colocá-lo na boca e passá-lo de uma mão para outra. Poderá tirar um pano do seu próprio rosto e coloca a mão da mamãe ou do papai em sua boca. Depois desse alto o bebê vai poder virar de costas e de barriga para baixa, se arrastar para frente e para trás.6 Meses – Entre 22 ½ – 26 ½ semanas Relações Agora seu bebê já tem maior controle cobre os movimentos dos braços e penas e testará as consequências de algumas ações, como por exemplo, jogar um objeto no chão e ver o que acontece.

Neste salto o bebê começa a perceber que a mamãe não faz parte dele, que são dois seres individuais.7 Meses – Entre 33 ½ – 37 ½ semanas Categorias Agora seu bebê observará tudo a sua volta e estudará cada detalhe passando a categorizar as coisas ao seu redor, um cachorro por exemplo, não é um cavalo.

Ele passará a interagir mais com as pessoas e a compreender melhor o significado das palavras ditas para ele. Os bebês também ficam mais “temperamentais” e expressão mais suas vontades.10 Meses – Entre 41 ½ – 46 ½ semanas Sequências Esse salto será gigantesco e implicará em uma grande mudança, se antes o seu bebê apenas desmontava e jogava as coisas, agora ele tentará montar pela primeira vez em sua vida.

Ele também passará a querer fazer as mesmas coisas que os pais fazem. Alguns bebês já começam a caminhar.11 Meses – Entre 50 ½ – 54 ½ semanas Brincando com objetos Seu bebê tentará falar mais palavras e tentará te imitar com mais clareza. Ele agora já começa a entender melhor o mundo a sua volta e tenta interagir com ele.14 Meses – Entre 59 ½ – 64 ½ semanas Princípios Seu bebê já combina palavras e tenta expressar em gestos o que deseja, como apontar para um objeto.

  • 18 Meses – Entre 70 ½ – 76 ½ semanas
  • Controle o seu corpo
  • Seu bebê começa a usar mais palavras regularmente, inicia jogos, aponta as partes do corpo quando perguntado e sabe até mesmo responder a instruções como “me dá um beijo”.

Que idade os bebês começam a falar?

Clínica Dra. Lausane Dietrich de Pediatria | Especialidade Pediatria e Puericultura – Blumenau / SC – Dra. Lausane – CRM 13815 Cada bebê tem seu próprio tempo para tudo, nascimento dos dentes, engatinhar, andar, correr e para falar. A linguagem progride ao longo dos anos da criança.

Dos 2 a 3 meses de vida, o bebê começa emitir seus primeiros sons (angu, guu, bá), tentando imitar e comunicar-se verbalmente. Estes sons emitidos são ouvidos pelo próprio bebê e assim começa o desenvolvimento da fala. Ele tenta imitar os sons que capta ao seu redor, nas brincadeiras com os papais. Com 6 meses aos 9 meses o bebê começa a formular palavras bilabiais como “dada”, “gugu” e a partir de 1 ano podem estar falando palavras como mamãe, vovô entre outras mais simples.

Algumas crianças somente vão começar a falar próximo dos 2 anos e se isso não acontecer precisará ser avaliado pelo pediatra e pela fonoaudióloga.

COMO INCENTIVAR O BEBÊ A FALAR?– Falar, cantar, contar histórias e brincar com o bebê pedindo para ele dizer o nome dos bichinhos estimula a sua fala; mas é muito importante que as palavras sejam ditas corretamente.– Incentive sempre seu bebê, oferecendo oportunidade para que ele fale nos momentos em que ele se utilizar de gestos ou linguagem não verbal, formule a frase para que ele associe as palavras aos objetos e ao mesmo tempo ele entenda a importância da comunicação oral.– Lembre-se as brincadeiras são a forma que as crianças têm para apreender, utilize esse momento juntos para estimular a sua fala e o seu desenvolvimento.O QUÊ VOCÊ DEVE EVITAR OU NÃO FAZER?– Utilizar-se de fala infantilizada ou errada não é uma boa prática para o desenvolvimento da criança.

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– O uso de telas como TV, computadores ou smartphones são contraindicados, pois tornam a criança passiva a apenas escutar e ver imagens intensamente coloridas e não estimulam a criança a falar. A criança precisa ser estimulada deixar ele exposta muitas horas a telas é prejudicial ao seu desenvolvimento.

Qual é a fase mais difícil de um bebê?

Fase 7: Começo da independência Costuma ser por volta dos dois anos. Em contraste com a angústia da separação, a mais difícil entre as 7 fases em que o bebê dá mais trabalho e demanda mais atenção, nesta o pequeno fica incontrolável.

Quando o bebê começa a comer arroz e feijão?

Os primeiros alimentos da vida do bebê –

Até os seis meses

A introdução alimentar em bebês nesta fase acontece a partir do alimento mais importante: o leite materno. Até os seis meses, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno em livre demanda. É essencial lembrar que o leite materno na introdução alimentar (e também depois dela) é completo, tendo tudo que o bebê precisa para crescer saudável. Muitos pais têm dúvida se devem oferecer água ao bebê nos seis primeiros meses e a indicação de pediatras é: não! O leite materno é realmente tudo que o bebê precisa!

Efetivamente, a introdução alimentar inicia aqui, a partir dos 6 meses de vida. Deve ser feita gradualmente, respeitando os limites para compreender como o organismo do bebê reage a cada alimento consumido. No entanto, é importante lembrar que a amamentação pode e deve continuar mesmo após a introdução da alimentação infantil, sendo complementar aos alimentos que o bebê passará a consumir. A introdução alimentar 6 meses prevê, segundo orientações dos especialistas, a oferta inicialmente de frutas, legumes e verduras, para que a criança sinta e se habitue às texturas e sabores. Na sequência, pode-se acrescentar arroz, feijão, macarrão e proteínas, tornando a alimentação completa. Nessa fase, a água é o líquido que deve ser oferecido à criança e, a partir de 1 ano, os sucos naturais podem fazer parte da rotina alimentar.

Quando o bebê começa a falar papai e mamãe?

Em qual idade é normal que a criança comece a falar? – Esta é uma questão muito debatida e que intriga a muitas mães e pais que anseiam por ver os filhos falarem suas primeiras palavras. Contudo, é preciso entender que todo ser é único e tem seu próprio tempo, por isso, é de suma importância respeitar o ritmo de desenvolvimento da criança. Isso não significa que os pais não devam estimular os seus filhos a falarem, porém, é preciso encontrar um equilíbrio, não forçando a criança a falar. Mas e quando este tempo começa a demorar, o que fazer? Quando é preciso se preocupar? Apesar de algumas crianças já ensaiarem as primeiras palavras (como papá “papai” e mamá “mamãe”) antes mesmo dos 12 meses de idade, é super normal que a fala destas palavras ocorra entre os 12 e os 18 meses,

E quase sempre os termos “papai” e “mamãe” são os primeiros a serem emitidos pelo neném, porque os próprios estimulam a criança a falar essas palavras desde que começam a escutar os primeiro balbucios do bebê. É preciso entender que até os 2 anos de idade é muito normal que a criança ainda não tenha um vocabulário maior do que 50 a 100 palavras e que, somente a partir desta idade é que devemos começar a nos preocupar.

Então, se seu filho já passou dos 24 meses e ainda não fala nada ou emite apenas algumas poucas palavras, é preciso ter atenção e buscar ajuda do pediatra para obter a opinião de um especialista. E, dependendo do que este profissional te falar, depois de descartar toda e qualquer possibilidade de problemas na audição da criança, é bem provável que você volte com uma lista de tarefas para ajudar o seu filho ou filha a começar a falar.

Quando o bebê fala mamá?

Primeiras palavras: quando a criança começa a falar? – A partir dos 2 a 3 meses de vida o bebê começa a emitir alguns sons (angu, guu, bá), muitas vezes olhando fixamente o rosto dos pais falando, tentando imitar e comunicar-se verbalmente. Esses sons emitidos são ouvidos pelo próprio bebê e assim começa o desenvolvimento da fala.

Com 6 meses, estará balbuciando, aos 9 meses formula palavras bilabiais como “dada” e a partir de 1 ano pode estar falando palavras como mamãe, vovô. Algumas crianças começam a falar próximo dos 2 anos e se isso não acontecer precisará ser avaliado pelo pediatra e pela fonoaudióloga. Para falar, seu filho precisa de coordenação motora em sua boca, língua, garganta e mesmo seus pulmões,

Não é uma surpresa que leva anos para acertar tudo isso! Alguns sons são difíceis para crianças, então não se preocupe ou critique se seu bebê cometer alguns erros.

Quando o bebê começa a dormir a noite inteira?

Durante os primeiros 3 meses é natural que o bebê acorde a cada 2 ou 3 horas, independente do horário. Já a partir dos 4 meses, a maioria costuma dormir à noite e passar mais tempo acordado durante o dia.

Qual fase o bebê fica mais apegado à mãe?

Entenda a fase do apego e como fazer o bebê ficar mais independente da mãe – O bebê só quer a mãe? Calma, em alguns momentos isso é normal. “Existe a idade do apego, em torno do nono mês de vida, o bebê tem um maior apego com a mãe, isso faz parte do desenvolvimento da criança, nessa fase isso é normal”, observa a pediatra Tatiana Miranda, coordenadora do pronto socorro infantil do Hospital Leforte.

  1. A atitude dos pais, principalmente da mãe, neste momento é essencial para que esse comportamento não continue e atrapalhe no desenvolvimento neuropsicológico do bebê.
  2. Nessa fase a mãe deve ter consciência que é normal ele ficar mais apegado, não querer ir com outras pessoas, e que isso vai passar, não se deve forçar ele a ficar com outras pessoas se ele chorar muito, e a questão para o bebê é a segurança da presença da mãe”, diz Tatiana Miranda.

Também é importante que passado essa fase, a mãe não desenvolva o apego ao bebê, ou seja, quando ele começar a aceitar novamente mais outras pessoas do seu convívio que a mãe não se sinta incomodada, com “ciúmes” e desestimule o bebê a ir com outras pessoas.

  • A convivência com outros adultos e crianças é fundamental para o bom desenvolvimento neuropsíquico do bebê.
  • Crianças muito apegadas a mãe tornam-se pessoas inseguras, e desenvolvem baixa autoestima, pois não acreditam serem capazes de enfrentar problemas sozinhos”, ressalta Tatiana Miranda.
  • Em outros momentos, além dos nove meses, a dificuldade para ficar com outras pessoas pode ocorrer devido ao zelo excessivo dos pais.

Um exemplo disso é a a mãe querer fazer tudo sozinha em relação ao filho e acabar não permitindo a aproximação de outras pessoas. A personalidade da criança também pode influenciar nesta maior proximidade com a mãe. Isto porque alguns bebês têm uma tendência ao apego exagerado e não aceitam o distanciamento.

  • Para que a criança de adapte a outros adultos, a mãe pode começar ficando próxima a outra pessoa, assim o pequeno irá perceber que ela é confiável e aos poucos irá se aproximar.
  • Caso a dificuldade esteja no fato do bebê só querer o colo da mãe e não aceitar ficar no berço ou carrinho, é importante tornar o ambiente em que ele ficará confortável.

Coloque objetos importantes para o bebê naquele local, como o paninho ou o brinquedo favorito. No começo é importante que a mãe fique ao lado da criança enquanto ela estiver no berço ou carrinho.

Qual é a bebê de mais forte?

Lula nasceu no dia 31 de janeiro pesando cerca de dois quilos e meio. Hoje ela é chamada de o bebê mais forte do mundo! Os pais atribuem a força da bebê aos exemplos de vídeos de levantadores de peso, mas também a proporção do corpo pequeno dela.

Quando o bebê fica mais fácil?

Dormir – É preciso ter paciência: o sono dos recém-nascidos costuma vir em doses homeopáticas: 1 ou 2 horas. No mundo ideal, a mãe poderia aproveitar este momento também para relaxar. Procure acionar o seu grupo de apoio (marido, amigos e familiares) para ajudá-la, se for o caso, com afazeres domésticos e outras questões, especialmente nos momentos mais difíceis.

  • Via de regra, o tempo de permanência do bebê no sono vai aumentando, o que garante à mãe mais tranquilidade.
  • Por quanto tempo o bebê deve ficar no mesmo quarto que a mãe? Resposta para essa e outras perguntas nem sempre são definitivas.
  • Em geral, os pediatras sugerem que o bebê fique no mesmo quarto no primeiro ou segundo mês, o que facilita a amamentação e outros cuidados.

No entanto, se a mãe e o pai se sentem mais confortável com ele ao lado, não há qualquer necessidade de deslocá-lo de ambiente para que fique sozinho. E vice-versa. Sinta a sua relação e o perfil do seu bebê para tomar essa decisão.

Quando se considera atraso na fala?

Alterações nesse processo – Ana Carina e Camila ainda atentam que, a os 18 meses, as crianças começam a justapor duas palavras. E, aos 3 anos, constroem frases simples com cerca de três palavras. Segundo as fonoaudiólogas, o atraso na fala é considerado quando a criança atinge esses parâmetros, mas com lentidão.

  1. Por exemplo, em vez de produzir as primeiras palavras aos 12 meses, a criança começa a emiti-las apenas aos 18.
  2. O atraso deve ser observado com maior atenção se ultrapassar os dois anos de idade.
  3. Esse atraso pode ser um sinal de alerta e estar relacionado a diferentes condições.
  4. Como alteração auditiva ou intelectual, síndromes genéticas, transtorno do desenvolvimento de linguagem, entre outras”, afirmam.

Mas nem sempre é preciso se preocupar. O ideal é ter o acompanhamento de um especialista. Em muitos casos, como relata o neurologista pediátrico Eduardo Jorge, crianças que demoram para desenvolver a comunicação verbal interagem muito bem. Por outro lado, algumas dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA), que apresentam todos os sinais de desenvolvimento e começam a falar aos 12 meses, podem apresentar regressão depois desse período.

Por que meu filho de 2 anos não fala?

As causas de atraso da fala são variadas, podendo ser : Dificuldade sensorial. Alterações do neurodesenvolvimento como Deficiência Intelectual. Autismo.

É normal bebê de 1 ano e 2 meses não falar?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online – Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa. Mostrar especialistas Como funciona? Olá! Para estimular mais o bebê, você deve conversar bastante com ele, mesmo que ele não entenda. Você pode ir narrando tudo o que está fazendo, falando o nome das coisas e perguntando para o bebê, cantar musiquinhas e deixar lacunas para o bebê completar a canção, e tudo o mais que surgir na sua imaginação.

Essa interação deve ser divertida e não uma cobrança. Fique tranquila e divirta-se também com o bebê, algumas crianças são mais falantes que outras e isso não é um problema, tendo em vista que seu bebê já foi avaliado por um profissional. Olá! Cada criança possui sua própria fase de desenvolvimento físico, motor, psíquico, entre outros.

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Se possível, procure focar no envolvimento com seu bebê, observando as informações tradicionais de uma criança da mesma faixa etária. Caso o que ocorre no seu seio familiar, com seu filho, te incomode, acesse pessoalmente os profissionais de saúde que se encontram à sua disposição.

  • Saudações! Acho que é normal.
  • Cada criança é única e tem seu próprio tempo.
  • Evite, tanto quanto possível, comparar seu bebê com outros.
  • Siga as orientações do fonoaudiólogo.
  • Uma das melhores maneiras de estimular é via socialização, por exemplo em creches com número expressivo, porém não excessivo, de cuidadores e outras crianças.

Cada criança tem seu tempo para expressar a fala. Pode ser estimulada através da conversa com familiares incluindo a criança, contando estorinhas, cantando e principalmente repetindo palavras com boa dicção para que ela possa perceber a diferença dos sons.

Quando a interação/resposta da fala demora muito acontecer, vale a pela buscar uma avalição específica como Neurologista e Fonoaudióloga. Procure estimulalo, sei que é dificil nao ficar ansiosa, mas tente. Os bebes por mais novos que sejam tendem a perceber e sentir o ambiente a volta. Att Eduardo Outro fator importante é permitir o tempo da criança sentir necessidade de pedir algo.

Algumas mães conhecem tão bem as diferentes formas de pedir da criança que não esperam elas fazerem isso por meio da linguagem. Quer um exemplo? A criança pode pedir algo apontando, olhando para essa coisa ou mesmo balbuciando. Algumas mães dão imediatamente o que a criança solicitou desses modos e assim o bebê não precisa da linguagem para conseguir o que quer.

Nesses casos, você pode dizer que não entendeu o que a criança quer, pode falar o nome do objeto, perguntar se é esse objeto que se chama “X” que ela deseja. Veja que ao mesmo tempo você mostra a palavra correspondente e também faz com que a criança entenda que vai ser mais fácil obter o que ela quer se utilizar a linguagem verbal.

Olá! Assim como os colegas colocaram, cada criança tem seu ritmo de desenvolvimento. No entanto, você pode contribuir estimulando a fala, conversando com ele, demonstrando alegria e fornecendo atenção sempre que ele se comunicar verbalmente com você, estimulando ele a dizer o nome dos objetos, cante junto com ele, leia histórias.

  1. Ou seja, existem várias formas de estimular a aprendizagem da fala.
  2. Espero ter ajudado.
  3. Boa sorte! Olá.
  4. Cada criança tem o seu tempo, e o ambiente também influencia diretamente na aquisição da fala, é importante estimular, interagir bastante com o bebê.
  5. Fique muito tranquila, sobre tudo, se perceber que está prolongando, procure um fonoaudiologo, este é o profissional que tem competencia para ajudar.

Abraços! Cada criança tem o seu tempo de desenvolvimento, portanto é perfeitamente normal que nessa fase ele apenas balbucie, você precisa se preocupar se aos 3 anos ele não verbalizar frases. O importante nesse momento é estimula-lo, sempre que ele apontar para algo querendo fale o nome do objeto e estimule ele a repeti.

  • Importante também a socialização, principalmente com outras crianças e evitar passar muito tempo em aparelhos eletrônicos.
  • Lembre-se que cada criança tem o seu tempo de desenvolvimento e com certeza logo, logo seu bebe estará falando tudo.
  • Abraços! Olá! É importante entender que cada bebê tem seu tempo e o processo de desenvolvimento nem sempre acompanha a média e isso não necessariamente é um problema.

Como forma de cuidado, você levou o bebê a um especialista e isso é muito importante, pois o acompanhamento com o pediatra e outros profissionais é necessário para o desenvolvimento saudável de todos os bebês. Para seguir a orientação do fonoaudiólogo você pode conversar com o seu bebê, contar historinhas, cantar, nomear o que ele está fazendo e os objetos ao seu redor, incentivar e aguardar as tentativas de fala e, o mais importante: curtir esses momentos, divertir-se com o seu bebê.

Uma interação prazerosa e divertida fará bem para ambos. E todas essas dicas servem para você e os demais familiares/ pessoas que fazem parte do cotidiano da criança, portanto, TODOS devem participar. Cada indivíduo tem seu tempo. Pelo seu relato você já procurou a profissional adequada para responder sua questão.

Se não sentiu confiança, procure saber com o médico pediatra de sua confiança. É importante que você esteja tranquila até para respeitar o tempo do seu bebê e assim fluir de maneira mais leve o desenvolvimento dele. Boa noite a senhora precisa ter um pouco de paciencia, o que é recomendavel que fale com ele as palavra certinha não diminutivo ou da forma de como ele balbucia é importante que ele aprenda a ouvir os sons das letras de forma certas não diminutivos.

Nesta idade precisa ter paciencia cada criança tem seu tempo de falar. é bom eliminar os vezegiativos. Olá. O desenvolvimento da criança vem da absorção e assimilação. Logo, quanto mais pessoas estiverem falando perto dela, mas ela se sentirá estimulada a falar. Como com uma “imitação dos adultos” mesmo.

Acho que foi isso que a fono quis dizer. Também é importante aceitar o tempo dela, e não forçar. O balbuciar já é indício de que o desenvolvimento está acontecendo. Fique tranquila. O mais importante é que você converse bastante com ele! Converse enquanto brinca, fale o nome das cores, dos brinquedos, invente histórias.

  1. Converse enquanto o alimenta, fale dos alimentos, do cheiro, do sabor, da temperatura.
  2. Converse enquanto dá banho, fale o nome das partes do corpo, da água, da espuma, itens que utiliza.
  3. Converse enquanto passeia, fale o nome das árvores, flores, céu, sol.
  4. Enfim, sempre que possível converse, nomeie as emoções que ele sente e tente sempre ajudá-lo a entender o que acontece, descrevendo as cenas que ele vive.

Mas, entenda que cada criança tem seu próprio ritmo. Talvez seja importante você trabalhar sua ansiedade em relação ao desenvolvimento do seu filho. A psicoterapia pode te ajudar a lidar melhor com suas expectativas e com a realidade do seu bebê. Existem crianças que não falam nada até os dois anos, mas depois que começam se desenvolvem normalmente.

  • Então, cada caso é um caso e deve ser analisado em suas particularidades.
  • Busque ajuda de profissionais! Olá, realmente nessa faixa etária é importantíssimo a estimulação dos adultos.
  • Através de atividades lúdicas, músicas e leituras, você cria o repertório de linguagem do seu filho.
  • Outra coisa importante é deixar a criança se comunicar quando deseja algo, pois muitos pais são ansiosos e só de perceber o que é desejado, já atende a vontade sem esperar a expressão verbal do filho.

Cada criança tem seu tempo e precisamos proporcionar um ambiente de acolhimento, de estímulo e de rotina. Caso perceba que estes estímulos não contribuíram para seu desenvolvimento, aconselho procurar um pediatra para fazer uma avaliação e devidos encaminhamentos.

Siga as orientações do fonoaudiólogo. Se ainda tem dúvidas, sugiro em pediatra Super importante observar a criança em todos os aspectos, porém há necessidade de se esperar até os 3 anos de idade para maiores preocupações. Enquanto isso, não se canse de fazer as estimulações necessárias. “Procurei um fonoaudiólogo e ele pediu para estimular ele mais!” O próprio fonoaudiólogo pode exemplificar melhor essas orientações, volte a ele ou busque outro caso queira se sentir mais seguro e excelente ver pais buscando especialistas, parabéns deveriam ser todos assim.

Todas as orientações acima estão corretas, mas lembrando que elas não descartam a necessidade de você buscar um profissional. Olá! É normal que o seu bebê ainda não esteja falando aos 1 ano e 6 meses. A fala é um processo que acontece de forma gradual, e cada criança tem seu próprio ritmo.

  1. O que você pode fazer para estimular a fala do seu bebê é conversar com ele, usando palavras simples e repetindo-as.
  2. Você também pode ler livros para ele, cantar músicas e brincar com jogos que estimulem a fala.
  3. Além disso, é importante que você responda às tentativas de comunicação do seu bebê, mesmo que elas sejam balbucios.

É importante que você siga as orientações do fonoaudiólogo para estimular a fala do seu bebê. Se você tiver alguma dúvida, não hesite em entrar em contato com ele.

olá, eu falo rápido e as vezes as pessoas não entende e repito as vezes a mesma coisa que já falei, o que fazer?que especialista devo procurar? Olá,tudo bem? Bebê de 18 meses,fala bastante.Mas a linguagem não é compreensível.Não dá para entender nada. Porque isso acontece? Falar rápido e repetir a frase 3,4 vezes é psicológico ? Meu marido fala muito rápido, come as sílabas, ninguém o entende. Ele é tão acostumado com isso, que repete o que fala, no fim da frase. É caso de fono ou psicóloga? Olá! Sinto muito nojo e raiva de qualquer tipo de barulho de boca, mastigação com a boca aberta, chupando dedo com alguma comida, pessoa limpando dentes com fio dental, tomando bebidas “chupando”, me dá muita raiva e acaba até me afastando de pessoas da minha família, porque eu evito de comer junto, A gagueira poderia ser considerada a dislexia da linguagem oral? Do ponto de vista neurológico, há alguma relação entre os dois distúrbios? Boa noite existe alguma relação entre dislexia e gagueira? Gostaria de saber se a gagueira tem cura? Existe algum tratamento para quem fala muito rápido?

O que um bebê de 1 ano e 2 meses deve falar?

1 a 2 anos – PIM – Primeira Infância Melhor Considerando que o período de desenvolvimento da criança entre 1 e 2 anos de idade é longo, acelerado e permeado de transformações socioafetivas, motoras, cognitivas e na linguagem, optamos por subdividir esta etapa de desenvolvimento em dois períodos: 12 aos 18 meses e 18 aos 24 meses de vida, ou seja, de 1 ano a 1 ano e 6 meses e de 1 ano e 6 meses aos 2 anos.

Algumas crianças com um ano já caminham e outras irão caminhar ao longo dessa faixa etária. Nesta fase a criança está em constante movimento e mesmo que caia com frequência, pouco a pouco vai ganhando segurança. Inclusive, perto dos 2 anos, chega a subir e descer degraus baixos, além de segurar um brinquedo enquanto caminha.

Utiliza a colher, o copinho e quer comer e beber sozinho. Gosta de arrastar as coisas, chutar e atirar a bola, mesmo que às vezes ela escorregue de suas mãos. Quer conhecer e pegar tudo que o rodeia e está ao seu alcance. Já associa as formas, cores e tamanhos dos objetos.

  • Pode-se mostrar para ele um objeto e solicitar que escolha em um conjunto de até três objetos diferentes, o que apresentar características semelhantes àquele.
  • Ao final desse período algumas crianças já conseguem fazer muitas coisas sozinhas.
  • Ajudam na troca das roupas, fraldas e até no banho, além de imitar os adultos em atividades como: dar de comer a um bebê, pentear o cabelo e rotinas diárias como varrer ou lavar.

Utiliza pelo menos 2 palavras para expressar uma ideia. Por exemplo, se tem fome, fala “quero papá”. Mesmo não tendo pronún- cia correta, sua linguagem pouco a pouco vai se desenvolvendo e ao redor dos 2 anos pode falar frases de até 3 palavras, além de cumprir, simultaneamente, até 3 ordens simples.

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Todas as crianças precisam se sentir amadas por seus pais e familiares. Demonstre seu amor. As crianças sentem seu carinho quando são abraçadas, beijadas e quando acham graça de suas travessuras. Mostre a seu filho, com carinho, o que ele pode ou não fazer. É importante que todos na família evitem ordens contraditórias não discutindo em sua frente. Tenha paciência. Não grite e nem o castigue. Não o critique por querer tudo para si. Pouco a pouco aprenderá a compartilhar o que possui com outras crianças e pessoas que convivem com ele. É necessário que a criança, desde pequena, aprenda a utilizar algumas regras simples de boa convivência nos seus relacionamentos. Ensine seu filho quando deve dizer “obrigado”, a cumprimentar as pessoas na chegada e na saída dos lugares onde for. Oriente seu filho para que recolha seus brinquedos quando terminar a brincadeira. Demonstre satisfação e alegria sempre que ele fizer isso.

Realize atividades para promover o desenvolvimento integral do seu filho Este é um momento muito importante para o desenvolvimento integral da criança. Você pode ajudar seu filho nessa tarefa:

Procure falar de forma mais clara e correta possível. Se ele pedir algo por gestos, faça com que diga o que quer. Dê a ele pequenas tarefas como buscar o sapato ou pegar a bola e atirá-la. Pergunte a seu filho qual é o seu nome. Mesmo que ele não responda, pouco a pouco o fará. Peça que mostre onde está seu nariz, boca ou outra parte do corpo. Isso também pode ser feito com um boneco. Quando passear com ele, fale sobre as coisas que veem. Faça com que preste atenção no que existe ao seu redor. Mostre a seu filho livros de história, fotos, revistas e fale sobre personagens, objetos ou animais que aparecem. Peça que imite os sons dos objetos ou animais. Como por exemplo, “tic-tac”, “piu-piu” e “au-au”. Aproveite esses momentos para contar histórias curtas e simples, porque o seu tempo de concentração é muito pequeno. Ofereça caixas e potes de diferentes tamanhos para que coloque um dentro do outro. Estimule a criança a construir uma torre com 3 elementos utilizando caixas ou latas, de tamanhos pequeno, médio e grande. O mesmo pode ser realizado com blocos de madeira ou plástico. Ofereça ao seu filho caixas, potes e frascos para que abra e feche. Primeiro caixas sem tampa fixa, ex.: caixa de sapato pequena, para que tampe e destampe. Ao final da faixa etária podem ser oferecidos frascos de plástico com tampa de rosca para que também tampe e destampe. Como criança gosta de brincar com água, encha um pote para que jogue seus brinquedos dentro para que ela se divirta passando a água de um para outro. Depois, com uma concha, brinque de tirar todos os brinquedos de dentro da água. Não lhe fará mal e a brincadeira será prazerosa. Lembre-se que a presença do adulto é fundamental nas brincadeiras com água. Na presença de um adulto ofereça um carrinho para ser puxado por uma corda ou várias caixas unidas por um fio. Mais adiante coloque brinquedos em um lugar difícil de ser alcançado para que tente pegá-los. É muito importante estimular os movimentos dos dedos e mãos. Para isto, prepare uma caixa com uma pequena abertura em cima e pequenos pedaços de cartão para que a criança os coloque dentro da caixa. Esta atividade é prazerosa e di- vertida. Fique junto da criança quando estiver realizando esta brincadeira e evite que ela coloque pequenos objetos na boca. Ofereça lápis de cor e de cera com espessura grossa e folhas de papel de tamanho grande para que seu filho rabisque. Ele ainda não está fazendo desenhos definidos, pois nesse momento a sua expressão gráfica se dá através de rabiscos. Lembre-se de que você tem que estar por perto para evitar que machuque os olhos ou coloque os objetos na boca. Ensine seu filho a amassar pedaços de papel para fazer bolas e jogar com elas. Considerando que rasgar papéis é uma atividade que agrada às crianças, isso não será difícil de realizar. Quando ele caminhar com certa segurança, faça com que carregue um brinquedo enquanto caminha. Você também pode ajudá-lo a passar por cima de algum brinquedo ou objeto pequeno no chão. Com vários brinquedos e objetos colocados lado a lado, forme um caminho em linha reta e peça para que a criança ande no meio. Aproveite todas as oportunidades para que ela suba e caminhe por lugares de pouca altura, como cordão de calçada, por exemplo. Brinque de “pega-pega” para que ela caminhe mais rápido e você não a alcance. Ensine seu filho a subir e descer degraus baixos. Para ajudar, segure-o pela mão. Amarre um barbante ou corda entre 2 bancos ou cadeiras, um palmo acima do chão e ensine seu filho a passar por cima. Segure-o pela mão para que não perca o equilíbrio. Quando conseguir fazer, estimule para que repita a atividade sozinho. Jogue bola com seu filho. Peça que ele busque e a atire para você. Você pode colocar a bola no alto para que ele tenha que esticar os braços para pegá-la, ou no chão, para que se agache e pegue. Continue cantando músicas com ritmos diferentes, produzindo os sons dos objetos e/ou brinquedos. Faça com que imite os sons que ouve no dia a dia, como o “pocotó, pocotó” do cavalo; o “muuu” da vaca; o “tchichch” da água da torneira ou o “bíbííí” da buzina do carro. Conte histórias com frases curtas a seu filho; ele se interessa ainda por figuras grandes e coloridas e pelos personagens da história. Você pode aproveitar caixas de remédio e de leite, por exemplo, para criar fantoches com o rosto dos personagens da história. A criança gosta muito de brinquedos que se movem e falam. Utilize brinquedos suspensos no ar, que a criança possa empurrar e pegar de volta. Isso auxilia no fortalecimento dos braços e mãos.

Cuide da saúde do seu filho

A alimentação de seu filho está mais semelhante à de toda a família. Evite os alimentos fritos. Para ensiná-lo a mastigar bem, não moa a carne. Para estimular a mastigação e a musculatura orofacial, os alimentos devem ser cortados em pedaços bem pequenos e não devem ser liquidificados ou amassados. Agora o seu filho já pode comer ovos inteiros com gema e clara cozidos. Ensine-o a comer de tudo. A hora da alimentação deve ser tranquila, de modo a não desconcentrá-lo. Lembre-se que é natural que seu filho coma devagar e em quantidade suficiente para a sua necessidade. Ensine seu filho a comer sozinho. Sente-o na sua cadeirinha e ofereça a ele uma colher para que se alimente. Não faz mal que se suje. Perto dos 2 anos é muito provável que já saiba se alimentar sem auxílio. Lembre-se de lavar suas mãos antes e depois das refeições. Por volta dos 2 anos aproximadamente, dorme entre 12 e 13 horas por dia. Para dormir, coloque seu filho em lugar tranquilo e agradável. Além disso, evite que ele fique agitado ou irritado antes de dormir. Deite-o sempre na mesma hora, na cama dele. Cante e/ou conte histórias para ele. Caso chore, atenda-o na sua própria cama. Ele não deve dormir na cama dos adultos. Banho é um momento de descontração para a criança. Compartilhe as brincadeiras com seu filho nesse momento. Os alimentos devem ser servidos separadamente no prato para que a criança identifique as diferenças de sabor, cor, temperatura e aroma dos alimentos. É muito importante manter não só a higiene do bebê, como dos demais membros da família e também da casa, pois garante proteção à saúde de todos. A limpeza dos dentes é fundamental para que se mantenham saudáveis. Escove os dentes de seu filho diariamente e permita que ele também escove, para que comece a aprender a usar sua escova. O creme dental com flúor ajuda a prevenir as cáries, mas não deve ser engolido; use pouca quantidade de creme dental. Caso seu filho tenha o costume do bico ou de chupar o dedo, você deve começar a eliminar esse hábito porque provoca malformações em suas arcadas dentárias. Sugerimos que durante o sono você retire o dedo ou o bico da sua boca. Certamente seu filho ainda não avisa antes de fazer xixi e cocô. Não brigue por isso. A partir de 1 ano e 6 meses você pode estimulá-lo a ir ao banheiro. Observe o horário do dia em que a criança costuma fazer suas necessidades e, todos os dias, perto desta hora, leve-o ao banheiro. Pouco a pouco, irá aprender a dizer “xixi” e “cocô”, mesmo que, às vezes, diga só depois de fazer. Cuide para que seu filho faça xixi antes de dormir. Assim, ficará mais confortável e terá um sono mais prolongado. Durante a noite observe se há a necessidade de troca de fraldas. Ao final desta faixa etária, seu filho já caminha por toda a casa e sente curiosidade por tudo. Muitos acidentes acontecem nesta fase por descuido dos familiares. Evite acidentes domésticos, não deixando que fique sozinho em balcões, escadas, janelas ou outros lugares que ofereçam perigo. Na rua, segure sempre em sua mão. É importante que seu filho esteja sempre calçado, evitando assim, as parasitoses e vermes. Lembre-se de levar seu filho às consultas periódicas ao médico, pois suas orientações são muito importantes. E não esqueça de levar a Caderneta de Saúde da Criança.

Alimentação saudável para crianças até os dois anos

A partir dos 6 meses ofereça, de forma lenta e gradual, outros alimentos como: arroz, batata, carnes, feijão e legumes, mantendo o leite materno até os 2 anos de idade ou mais. As frutas podem ser oferecidas como sobremesas e lanches. Dê preferência às frutas da estação e não acrescente açúcar. A alimentação complementar deve ser oferecida de acordo com os horários de refeição da família, em intervalos regulares e de forma a respeitar o apetite da criança. A alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida de colher; começar com consistência pastosa (papas/purês) e, gradativamente, aumentar a sua consistência até chegar à alimentação da família. Ofereça à criança diferentes alimentos ao dia. Uma alimentação variada é uma alimentação colorida. Estimule o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições. Evite dar açúcar, café, alimentos enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas, nos primeiros anos de vida. Use o sal com moderação. Cuide da higiene no preparo e manuseio dos alimentos, além de garantir o seu armazenamento e conservação adequados. Estimule a criança doente a se alimentar, oferecendo a alimentação habitual e seus alimentos preferidos, respeitando a sua aceitação.

Conforme o quadro a seguir, observe o que seu filho pode fazer ao final dos 18 meses (1 ano e 6 meses) de vida. Caso haja algo que ainda não tenha conseguido realizar, não se preocupe. Continue estimulando diariamente e logo ele estará fazendo. Conforme o quadro a seguir, observe o que seu filho pode fazer ao final dos 24 meses (2 anos) de vida.

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