Início » Como As Teorias De Aprendizagem Podem Auxiliar Os Educadores

Como As Teorias De Aprendizagem Podem Auxiliar Os Educadores

As teorias de aprendizagem pode contribuir na atuação do pedagogo, visto as teorias de aprendizagens fornecem direcionamento a serem seguidos por parte dos docentes. . Por meio do uso de de teorias de aprendizagem o professor poderá: tornar o ensino mais prazeroso; facilitar o processo de ensino e aprendizagem.

Avaliação Final Fundamentos e Teorias da Educação

Leia os materiais offline, sem usar a internet. Além de vários outros recursos!

Baixar aplicativo

Prévia do material em texto

Avaliação Final Fundamentos e Teorias da Educação Para o Socioconstrutivismo, como acontece o processo de ensino-aprendizagem? Focado nas questões orgânicas. Com uma sucessão de estímulos. Conforme o educador determinar. Interage com os processos do inconsciente. Por meio de uma relação dialética. 2. Como as teorias de aprendizagem podem auxiliar os educadores? Estimulando que os educadores sigam os projetos pedagógicos. Promovendo sustentação ao método de ensino utilizado. Determinando a prática. Promovendo regras. Instituindo uma conduta. 3. As regras sociais e econômicas constitutivas ou subjacentes fazem ser essencial que os currículos centrados em disciplinas sejam ensinados e que o status de alto nível seja dado ao conhecimento técnico. Isso ocorre em grande parte pela função seletiva do ensino. Desse modo, é mais fácil estratificar os indivíduos de acordo com “critérios acadêmicos” quando se usa o conhecimento técnico. Tal estratificação ou agrupamento é, em parte, importante, pois nem todos os indivíduos são vistos como detentores da capacidade de contribuir para a geração da forma exigida de conhecimento. Assim, segundo Michel Apple, o conteúdo cultural (conhecimento legítimo ou de alto status) é utilizado como: Um mecanismo ou filtro para a promoção de todos os estudantes. Um método de formar uma classe de cientistas. Uma maneira de promover a igualdade entre os profissionais do futuro. Um mecanismo ou filtro para a estratificação econômica. Um método de formar trabalhadores intelectualizados com senso crítico. 4. Como é denominada a concepção de que não há atributos que não sejam os materiais, de modo que a mente e seus estados mentais são, em certo sentido, inteiramente redutíveis aos corpos e aos estados materiais? Espiritualismo. Materialismo. Dualismo. Socialismo. Interacionismo. 5. Uma das críticas ao processo de modernização à brasileira é: a ideia de “transplantar” modelos latino-americanos de educação jesuítica para as escolas modernas. a ideia de construir integralmente um modelo educacional específico para a sociedade brasileira. a inobservância das limitações econômicas em escolas brasileiras fora das capitais. a ideia de “transplantar” modelos educacionais bem-sucedidos em outras nações, sem analisar as especificidades sociais, históricas, econômicas e geográficas. a ausência de consciência sobre o papel civilizador dos processos educacionais. 6. Os estados e processos mentais nada mais são do que os estados e processos neurofisiológicos do cérebro. Que teoria essa afirmação está revelando? Filosofia da mente. Funcionalismo. Teoria da identidade. Epifenomenalismo. Paralelismo 7. Para o Behaviorismo, as emoções, os pensamentos e os comportamentos são alterados conforme alteração no ____________ Ambiente. Comportamento social. Comportamento psicopatológico. Modo de ser do sujeito. Inconsciente 8. A contemporaneidade vive os efeitos do declínio do homem público, e um dos legados desse processo é: o isolamento social e a baixa identificação dos cidadãos com as perspectivas coletivas. a construção de uma sociedade conectada por laços sociais de coletividade hiperfortalecidos. a liberação de espaços públicos para construção de novos empreendimentos privados. a desvalorização das dinâmicas privadas, fazendo com que indivíduos estejam mais propensos às dinâmicas coletivas. a transferência das possibilidades de visibilidade social dos espaços públicos para os espaços privados. 9. Michel Apple, no livro Ideologia e currículos, questiona por que as escolas fazem o que fazem, isto é, por que continuam reproduzindo ideologicamente um sistema econômico, social e político desigualitário e voltado essencialmente para a formação qualificada e potente da técnica. Marque a alternativa correta. Segundo o autor, uma das causas é em função de os educadores saberem como lidar com os problemas sociais, isto é, estão completamente preparados e informados sobre essas questões pelo viés da educação. O autor acredita fielmente na afirmação de Raymond Williams que explica por que as escolas não se comportam dessa forma: “nem a cultura nem a educação flutuam livremente. Esquecer isso é negligenciar uma arena fundamental para ações e compromissos coletivos”. Conforme o autor, o único fato determinante de a ação das escolas ser assim é as relações de forças que existem há muito tempo reveladas na História. Segundo o autor, uma saída educacional é deixar que o governo resolva as questões sociais, econômicas e políticas, ficando a escola à parte disso. Tal instituição não tem nenhum compromisso com o sistema político, econômico e social. De acordo com o autor, é devido às formas políticas e econômicas que agora estão estabelecidos os princípios sobre os quais nossa vida diária é organizada. Esse processo reprodutivo se tornou uma necessidade “lógica” para a manutenção de uma ordem social desigual. 10. Quais as características da reflexão filosófica? São duas: teoria e prática. São três: radicalidade, rigor e a globalidade. Apenas uma: cognitiva. São duas: racionalidade e argumentação. São duas: racional e cognitiva.

Como as teorias da aprendizagem podem auxiliar os educadores?

As teorias de aprendizagem auxiliam os educadores a compreender como o processo de ensino se relaciona com a aprendizagem. Isto é, as teorias de aprendizagem promovem sustentação ao método de ensino utilizado, permitindo a visualização do aprendizado a partir da aplicação de estratégias educacionais.

Como Psicologia da aprendizagem pode contribuir para o papel do professor?

Se o papel do professor é ensinar e o do aluno é aprender, a psicologia da aprendizagem tenta contribuir como uma ponte, para que este processo, que nós chamamos de ato pedagógico, tenha êxito. . Para ser mediador, o professor precisa conhecer os fundamentos da aprendizagem.

Em que a teorias da educação vem contribuir para uma prática pedagógica mais dinâmica e eficaz?

O saber docente não é formado apenas da prática, sendo também nutrido pelas teorias da educação. A aproximação entre teoria e prática nos mostra novos horizontes que nos possibilitam buscar novas práticas de ensino que facilitem a aprendizagem dos educandos. .

Quais as principais teorias de aprendizagem apresente as de maneira resumida?

Zona de desenvolvimento proximal. Sincretismo do pensamento infantil. Aprendizagem significativa.

CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM Inatismo, empirismo e construtivismo
JEAN PIAGET (1896-1980) Esquemas de ação
Conhecimento prévio
Adaptação e equilibração
LEV VYGOTSKY (1896-1934) Zona de desenvolvimento proximal

Como as teorias podem apoiar os professores no processo de ensinar e aprender?

As teorias de aprendizagem pode contribuir na atuação do pedagogo, visto as teorias de aprendizagens fornecem direcionamento a serem seguidos por parte dos docentes. . Por meio do uso de de teorias de aprendizagem o professor poderá: tornar o ensino mais prazeroso; facilitar o processo de ensino e aprendizagem.

Qual é a função da psicologia da aprendizagem?

A Psicologia da Aprendizagem estuda o complexo processo pelo qual as formas de pensar e os conhecimentos existentes numa sociedade são apropriados pela criança. . A interação entre adultos e crianças, e entre crianças, portanto, é fundamental na aprendizagem.

Como implementar aprendizagem contemporânea?

Aprendizagem contemporânea: Planejar e implementar práticas pedagógicas a partir dos interesses dos adolescentes e das necessidades do século 21, com o uso dos recursos e das tecnologias disponíveis na escola e na comunidade.

Qual o seu modelo educacional?

Considerando os aspectos cognitivos, emocionais e psicomotores da aprendizagem, bem como sua influência sobre o processo educacional e modo de auxiliar os professores na prática de ensinar, em 1956, Bloom apresentou seu modelo educacional no trabalho intitulado “Taxonomia de objetivos educacionais – Manual 1: domínio cognitivo”.

Como desenvolver a aprendizagem compartilhada?

Aprendizagem compartilhada: Estimular a prática de aprendizagem entre pares, criando momentos diversos em que os próprios alunos ensinam algo aos colegas. Ressignificação do erro: Criar estratégias para ressignificar a noção de “erro”, de forma que seja percebido como necessário e orientador para o processo de desenvolvimento.

Por que a educação vai além do âmbito acadêmico?

Ele entendia que a educação vai além do âmbito acadêmico, pois deve servir ao propósito de extrair todo o potencial humano, para que este alcance seus sonhos com um olhar mais otimista para os alunos, sem vê-los como meros estudantes.

Como as teorias da aprendizagem podem auxiliar os educadores?

Como as teorias da aprendizagem podem auxiliar os educadores?

Como as teorias de aprendizagem podem auxiliar os educadores? Estimulando que os educadores sigam os projetos pedagógicos. Promovendo sustentação ao método de ensino utilizado. . Isso ocorre em grande parte pela função seletiva do ensino.

Como psicologia da aprendizagem pode contribuir para o papel do professor?

Se o papel do professor é ensinar e o do aluno é aprender, a psicologia da aprendizagem tenta contribuir como uma ponte, para que este processo, que nós chamamos de ato pedagógico, tenha êxito. . Para ser mediador, o professor precisa conhecer os fundamentos da aprendizagem. E em relação à avaliação.

Em que a teorias da educação vem contribuir para uma prática pedagógica mais dinâmica e eficaz?

O saber docente não é formado apenas da prática, sendo também nutrido pelas teorias da educação. A aproximação entre teoria e prática nos mostra novos horizontes que nos possibilitam buscar novas práticas de ensino que facilitem a aprendizagem dos educandos. .

Qual a relação entre motivação e aprendizagem?

A motivação tem uma relação recíproca com a aprendizagem e o desempenho; isto é, a motivação influencia a aprendizagem e o desempenho, e o que os alunos fazem e aprendem influencia sua motivação.

Quais áreas de conhecimento a psicologia da educação se fundamenta?

A psicologia da educação é uma subárea de conhecimento dentro da psicologia, que tem como função a produção de saberes relativos aos fenômenos psicológicos constituintes do processo educativo. Estudar psicologia da educação ou psicologia educacional é compreender o processo de ensino e aprendizagem.

Qual a importância da Psicologia da Educação na prática diária dos professores?

A psicologia da educação ajuda o professor a adaptar seu ensino de acordo com o nível dos alunos e seus processos de aprendizagem. Para que o conhecimento seja repassado de forma eficiente, é preciso que o professor tenha uma boa didática ligada a um ensino dinâmico, divertido e saudável.

Por que as teorias da aprendizagem de Piaget e Vygotsky podem contribuir com a prática do professor?

A partir das conclusões de Vygotsky e de Piaget, percebemos que o papel do professor deve superar a visão tradicional e os modelos em que ele possui o conhecimento e apenas se encarrega de transmiti-lo aos seus alunos.

Qual a relação entre atenção e motivação?

Para Antunes (1999), a atenção do ponto de vista cerebral, é uma das funções mais importantes do ser humano o qual mais se valoriza no aluno. . Pode-se então dizer que a motivação é que estimula a atenção e conseqüentemente proporciona o ensino e aprendizagem.

O que é motivação no processo de aprendizagem?

A motivação acadêmica ou escolar tem um papel determinante nos processos de ensino aprendizagem. Tem função ativadora e estimulante no comportamento já que mobiliza recursos internos. E permite que o aluno se envolva de forma mais profunda e empenhada na aprendizagem.

Quais aspectos podemos destacar como indispensáveis para a prática da psicologia da educação?

3) Quais aspectos podemos destacar como indispensáveis para a prática da psicologia da educação? RESPOSTA: c)Percurso formativo como também sua constante atualização, através de pesquisas e formação continuada. . 5)De acordo com a psicologia da educação, não é possível uma aprendizagem passiva.

Qual é o conceito de psicologia do desenvolvimento?

Psicologia do Desenvolvimento é uma disciplina que se dedica a estudar as mudanças – ou a ausência delas – que atingem as pessoas no decorrer de suas vidas.

Qual é a importância da Psicologia para a educação?

A psicologia da educação ajuda o professor a adaptar seu ensino de acordo com o nível dos alunos e seus processos de aprendizagem. Para que o conhecimento seja repassado de forma eficiente, é preciso que o professor tenha uma boa didática ligada a um ensino dinâmico, divertido e saudável.

Qual a importância da Psicologia para o processo?

A importância da psicologia no processo ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a .

Qual a contribuição para a aprendizagem atual na teoria de Jean Piaget e Vygotsky?

Contudo, enquanto Piaget enfatiza a interação com o meio físico, Vygotsky da ênfase sobre a interação com meio sócio-cultural. . Ambos os autores, entretanto, consideram o sujeito como um ser ativo que constrói ou re-constrói seu próprio conhecimento.

Qual a importância ou não de se conhecer e aplicar as teorias da aprendizagem?

As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, e tentam explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento.

Mais tópicos

  • Qual a verdadeira história de Jó?
  • Pode plantar rosa do deserto no chão?
  • Qual a sintaxe para calcular a raiz cúbica de 8 no Excel?
  • Qual dia que vai passar o filme Quarto de Guerra?
  • O que significa a sigla Bcc no E-mail?
  • Porque a patela é considerada um osso sesamoide?
  • O que comer de fibra?
  • Quando o herdeiro morre antes do autor da herança?
  • Como fazer escala cromática cores?
  • Qual é o Cid de gravidez de risco?
Categorias FAQ

Deixe um comentário