Bebe De 5 Semanas Tamanho
O metabolismo do corpo, a frequência cardíaca e a respiração aceleram devido ao trabalho que o corpo precisa para fornecer oxigênio e nutrientes ao bebê em desenvolvimento. As mudanças emocionais na quinta semana de gravidez podem se tornar mais fortes com sensibilidade, nervosismo e ansiedade.
Conteúdo
- Semana 5 de gravidez
- 5ª semana de gravidez: desenvolvimento do bebê
- Seus sintomas nas 5 semanas de gravidez
- Qual será o tamanho do embrião durante a quinta semana de gravidez?
- Semana 5 de gravidez: coisas que você deve fazer
- Recomendações das 5 Semanas de Gravidez
- Resumo
- 5ª Semana de gestação: o desenvolvimento de mãe e filho
- 05ª Semana
Semana 5 de gravidez
Parabéns! Que emoção confirmar no teste de gravidez que seu bebê está em pleno crescimento e desenvolvimento. Depois de tantos sintomas e desconfortos, esta quinta semana é o início de muitas mudanças que esperam por você, e que você pode acompanhar detalhadamente no Calendário da Gravidez Pampers®
Você sabe o que acontece na 5ª semana de gravidez? Continue lendo para descobrir!
5ª semana de gravidez: desenvolvimento do bebê
A formação do embrião
Mesmo se você estiver grávida de apenas cinco semanas, seu corpo passará por muitas mudanças. A placenta e o cordão umbilical estão se formando, o que fornecerá oxigênio e nutrientes ao embrião. Esses nutrientes (por exemplo, cálcio, ácido fólico ou outras vitaminas) desempenham um papel vital no desenvolvimento saudável do seu filho.
A quinta semana é muito importante na vida do embrião. Nesta fase do período de gestação, as células embrionárias assumem funções-chave, multiplicando-se entre si e desenvolvendo tarefas específicas.
O coração do bebê é formado
É na 5ª (quinta) semana de gravidez (3ª semana de vida do embrião) que o disco trilaminar achatado (1 mm) se dobra e torna-se num embrião cilíndrico. Inicia-se o desenvolvimento crânio-caudal. O embrião alonga-se (5mm) e nele se distingue a região cefálica e a caudal.Forma-se o eixo longitudinal precursor da formação do esqueleto, formando assim o pescoço e o início do sistema nervoso.
As paredes do coração começam a se formar e as células cardíacas começam a bater no final desta semana.Os rins, músculos, ossos e fígado também começam a desenvolver-se.
Até o final deste mês, assim como os órgãos, os neurônios e os pequenos membros, como braços e pernas também começam a se desenvolver.
É nesta altura que começam os primeiros sintomas de gravidez. Eles são muitos e podem não surgir todos ao mesmo tempo.
Hora de ir ao médico
Durante esse estágio, um tampão de muco se forma no colo do útero, uma substância espessa e gelatinosa produzida pelas glândulas cervicais que protege o bebê contra infecções. Nesta semana, o obstetra pode fazer uma ultrassonografia (ou ultrassom) (transvaginal) pré-natal precoce. Na ultrassonografia transvaginal são analisados o saco gestacional, a gema e o embrião (3-5 mm), que ao final desta semana já apresenta função cardíaca (após 5 semanas e 5 dias).
A ecografia permite também verificar se a gestação está se desenvolvendo dentro do útero. Em algumas situações, pode ocorrer uma gravidez ectópica, ou seja, quando a gravidez se instala fora do útero (ovário e trompas). A gravidez ectópica é uma condição grave que pode colocar em risco a vida da mulher. A ecografia obstétrica também é bastante útil para acompanhar a gravidez, determinar a data provável do parto e verificar a viabilidade da gravidez.
Cérebro e medula espinhal
Nessas 5 semanas de gestação, inicia-se o desenvolvimento do tubo neural, tornando-se o cérebro e a medula espinhal, além disso, forma-se o coração, que já bombeia sangue para outras partes de seu minúsculo corpo, fornecendo-lhe oxigênio suficiente para que ele precisa viver.
Um tubo neural malformado que não se fechou pode levar à espinha bífida. Isso pode trazer consequências como problemas de locomoção e dificuldades de linguagem, por isso é recomendável tomar pelo menos 400 microgramas de ácido fólico para proteger a medula espinhal do bebê.
Sistema nervoso, olhos e audição
Ocorre a formação de três camadas: a externa e a ectoderme, que posteriormente constituirá a camada mais externa de sua pele, os sistemas nervoso central e periférico, assim como os olhos e o ouvido interno. Pode consultar o nosso Calendário da Gravidez Pampers®, que lhe fornecerá informações precisas e valiosas sobre o que acontece nesta fase da sua gravidez.
Além disso, o coração, que agora é apenas uma protuberância no centro do embrião, começará a se formar rapidamente. Na verdade, o batimento cardíaco pode ser detectado na sexta semana de gravidez.
Seus sintomas nas 5 semanas de gravidez
Mudanças em seu corpo
Embora o feto ainda seja muito pequeno, atingindo cerca de 13 milímetros no final do segundo mês, a maioria das mulheres sabe desse momento justamente pelo aparecimento dos sintomas. Nesse período, as mulheres costumam apresentar sintomas de náuseas e enjoos matinais devido às rápidas alterações hormonais, que geralmente duram até o final do 3º mês de gravidez. Cólicas menstruais e dores lombares são normais
O metabolismo do corpo, a frequência cardíaca e a respiração aceleram devido ao trabalho que o corpo precisa para fornecer oxigênio e nutrientes ao bebê em desenvolvimento. As mudanças emocionais na quinta semana de gravidez podem se tornar mais fortes com sensibilidade, nervosismo e ansiedade.
Os resultados
Um teste de gravidez caseiro deve mostrar um resultado positivo graças ao hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG) liberado pela nova placenta. Esse mesmo hormônio é amplamente responsável pela náusea, ou enjoo matinal, que muitas mulheres experimentam no primeiro trimestre.
A maioria dos testes de gravidez são precisos após a primeira menstruação atrasada, mas podem ocorrer falsos negativos. Se você teve uma menstruação atrasada, mas um teste de gravidez caseiro deu negativo,é melhor consultar seu médico.
Ao final do 2º mês, é possível saber o sexo do bebê através do exame de sexagem fetal, feito através da análise de uma amostra de sangue materno.
Aliviando os enjoos
Nessa fase, é comum que muitas gestantes parem de comer por medo de enjoos ou vômitos. Para evitar esse desconforto e garantir o fornecimento de nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê, o ideal é comer em intervalos curtos a cada 2-3 horas e em pequenas porções ou tratar com medidas simples como mastigar pequenos pedaços de gengibre.
Qual será o tamanho do embrião durante a quinta semana de gravidez?
Com cinco semanas, o embrião ainda é muito pequeno, mas está crescendo rapidamente. Imagine o tamanho de uma semente de laranja ou de um grão de arroz. Nesta fase, o seu filho pode medir entre 1,3 e 2,5 mm e ter uma forma semelhante à de um girino.
Semana 5 de gravidez: coisas que você deve fazer
- Continue lendo para descobrir como escolher um ginecologista, caso ainda não saiba quem será.
- Agende sua primeira consulta pré-natal. O médico conversará com você sobre o seu caso específico.
- Pergunte para quem ligar se o seu médico não estiver disponível ou após o expediente e você tiver dúvidas.
- Salve o número do médico em seu telefone. Cole os números de contato de emergência na geladeira e adicione-os ao seu diário também.
- Suponha que durante a gravidez você se sentirá excitada, preocupada, eufórica e de muitas outras maneiras.
- Tire uma soneca ou tome um banho morno para aliviar cólicas e dores nas costas.
- Pare de fumar e beber álcool, se ainda não o fez.
- Embora seja raro, recomendamos que você leia sobre os sintomas da gravidez ectópica.
Recomendações das 5 Semanas de Gravidez
Estejam pronta para se sentir ansiosos e animados, preocupados ou com êxtase – todas as reações normais a engravidar.
- Trate todas as câimbras e dor nas costas com um banho morno ou uma soneca
- Cortar o tabagismo e o álcool se você ainda não cortou
- Inscreva-se para obter dicas de gravidez semanais
Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados:
- Tudo sobre Gravidez
- Exercícios para depois da gravidez
- Preparando-se para a gravidez: 3 passos para ficar saudável
Se quiser saber mais sobre este assunto, o convidamos a consultar mais informações confiáveis em:
Resumo
Você chegou às suas 5 semanas de gravidez. Seu corpo estará mudando e seu bebê estará crescendo. Sabemos que é normal ter muitas dúvidas, mas estamos aqui para te ajudar. Separamos os melhores conselhos, dicas e informações sobre o crescimento do seu bebê dentro de sua barriga.
5 semanas de gravidez – checklist
5ª Semana de gestação: o desenvolvimento de mãe e filho
Estamos na 5ª semana de gravidez, neste momento você já deve saber que está grávida; e a partir de agora, não é mais permitido esquecer do acompanhamento e exames pré-natal.
Depois da sua primeira visita ao médico para confirmar a gravidez o ideal é que continue visitando-o mensalmente.
Escolha um médico com o qual você se sinta confortável já que será o responsável pelo seu cuidado, acompanhamento e vigilância de todo o desenvolvimento embrionário e seguir, rigorosamente, as etapas da sua gravidez.
5ª semana de gestação: sintomas e recomendações para esta fase
Você está feliz pela notícia, porém começam a surgir os primeiros sintomas; provavelmente sentirá dor nos seios e talvez se sinta cansada, um estranho sabor metálico na boca ou simplesmente vá ao banheiro urinar com frequência. Não se preocupe, são todos sintomas normais.
Siga as recomendações médicas para uma vida saudável, todas podem ser aplicadas perfeitamente com cuidado na gravidez.
Recomendações médicas para 5ª semana de gravidez
Atividade física: você descobrirá que a prática de exercícios (como por exemplo Ioga) ou esportes aeróbicos (caminhar, natação) é muito benéfico durante toda a gravidez e o pós-parto.
São muitas as razões para recomendação de atividade física durante a gravidez já que previne a hipertensão, a prisão de ventre, reduz as dores nas costas e previne estrias e varizes.
As mulheres grávidas, a não ser que tenham restrições médicas para não o fazer, deveriam exercitar o seu corpo pelo menos 30 minutos por dia. Esta prática permitirá que você se sinta melhor tanto fisicamente quanto emocionalmente.
Uma dieta equilibrada e bastante água. Durante a gravidez, a alimentação é um dos pilares mais importantes para a saúde da grávida e do bebê.
A gravidez é acompanhada por numerosas mudanças no corpo: mudanças hormonais são produzidas e a função digestiva se vê alterada pela presença de náuseas, azia e prisão de ventre.
5ª semana de gestação: desenvolvimento do seu bebê
Nesta etapa a maioria dos embriões medem entre 1,5 e 3,0 mm de longitude, comparável com uma pequena semente de linhaça. O embrião está crescendo rapidamente, a sua longitude cefálica é de um pouco maior do que 1 mm. No bebê começa a ser formado um coração que pulsará irregularmente. O sistema nervoso está começando a se desenvolver e, em breve, dá-se início a circulação sanguínea.
A sua coluna vertebral está crescendo e o seu cérebro já tem dois lobos. Além de alguns órgãos tais como o fígado, os rins e os intestinos começam a se formar. O tubo neural que conecta o cérebro com o cordão espinhal se fechará e começarão a aparecer como pequenas protuberâncias, os membros superiores e inferiores.
O período entre esta semana e a semana 10 é no qual a possibilidade de teratogênese (malformações fetais) é maior. Portanto, evitar a ingestão de substâncias que possam gerá-la, como drogas, tóxicos etc.
Vale lembrar que a evolução de crescimento do bebê varia principalmente considerando os fatores genéticos, recomendamos que você se atente para a semana anterior e posterior à semana que você se encontra no presente momento, e, lembre-se o acompanhamento pré-natal com o obstetra é de extrema importância para saúde de mamãe e bebê.
05ª Semana
O Bebê O embrião em desenvolvimento tem 3 membranas celulares: uma superior (ectoderma), uma inferior (endoderma) e uma membrana media (mesoderma).
leitura 6min
atualização 13/10/2022
Navegação por tópicos
O Bebê
O embrião em desenvolvimento tem 3 membranas celulares: uma superior (ectoderma), uma inferior (endoderma) e uma membrana media (mesoderma). Cada uma destas membranas ira formar órgãos distintos, como pode ser visto na tabela abaixo:
Camada | Estruturas formadas |
---|---|
Ecdoderma | Tubo neural, pele, pêlos, cabeles, lente do olho, revestimento dos ouvidos, nariz, seios da face, boca, ânus, esmalte dos dentes, hipófise e glândulas mamárias |
Mesoderma | Coração, sistema circulatório, pulmões, ossos, músulos, tecido linfático, baço, sistema excretor e órgãos reprodutivos |
Endoderma | Intestinos, fígado, pâncreas e bexiga. |
No início desta fase o embrião tem a forma de um “disco” e mede cerca de 0,4 mm; no final da mesma ele tem a forma de uma “sola de sapato” (a região da cabeça é mais larga e maior que a região da cauda) e mede em torno de 2,5 mm. Vasos sanguíneos secundários aparecem na superfície externa do envoltório embrionário (saco coriônico), que está literalmente imerso no revestimento uterino, dando seqüência à formação da futura placenta.
Nesta fase o embrião poderá ser visualizado pela ultrassonografia transvaginal. Nesta fase este exame é mais recomendado pois possui melhor resolução de imagem. Não existe risco de aborto com o exame. Se o embrião não for visto não se preocupe! Ele é tão minúsculo que às vezes pode ser difícil de identificá-lo. Esta dificuldade em ver o embrião é comum e os critérios para diagnosticar abortamento ao ultrassom foram recentemente revisados para trazer maior segurança.
Imagem de ultrassom transvaginal de um embrião de cerca de 5 semanas. O embrião é apenas o pequeno ponto branco! O anel branco sobre o qual o embrião está é uma estrutura chamada vesícula vitelina, responsável pela nutrição do bebê nesta fase.
A futura mamãe
Sua menstruação está atrasada e, provavelmente, você está grávida. Existem vários “kits” disponíveis para teste de gravidez já com poucos dias de atraso menstrual. Contudo, o ideal é fazer uma dosagem sangüínea do hormônio beta-hCG (gonadotrofina coriônica beta) que é produzido, especificamente, pela placenta em formação. Leia mais sobre os testes de gravidez.
Você poderá cuidar muito bem do seu cabelo, mas NUNCA use tinturas, substâncias para alisamento e outros tipos de produto utilizados para alterar a forma dos cabelos, pois eles têm sempre um pouco de amônia, uma substância contra-indicada, especialmente nos três primeiros meses de gestação, uma vez que ela entra na corrente sangüínea através do couro cabeludo. Depois desse período, como não se sabe ao certo se estes produtos químicos são prejudiciais ao bebê, é recomendável que você não use. O ideal é procurar soluções alternativas como a henna, que é comprovadamente segura.
As alterações hormonais que acompanham a gravidez tornam suas mamas inchadas e doloridas, à medida que as glândulas de leite se multiplicam. Você pode começar a sentir mais fome e enjôo pela manhã. Se isto está incomodando você veja nossas 8 dicas para reduzir os enjoos. Seu útero, em crescimento constante, começa a pressionar a bexiga, aumentando a freqüência urinária. Esses sintomas variam em intensidade de mulher para mulher e de gravidez para gravidez numa mesma mulher.
Chegou a hora de marcar sua primeira consulta ao obstetra e certamente, esta será a visita mais longa de toda a gravidez. Não se esqueça de fazer uma lista com suas perguntas antes de ir ao consultório, pois será o momento certo para você tirar todas as suas dúvidas. Nesta primeira consulta, seu obstetra irá lhe fazer uma série de perguntas sobre sua história familiar e solicitar vários exames para avaliar sua saúde e possíveis problemas que possam atingir o seu bebê, como por exemplo: urina, fezes, sangue (HIV – AIDS, sífilis, grupo sangüíneo, fator Rh, anticorpos anti-toxoplasma, glicemia e outros) e o ultrassom. Seu obstetra também lhe pesará, medirá a pressão sanguínea e calculará, com base no primeiro dia da sua última menstruação, em que fase gestacional você se encontra e a data provável para o nascimento do seu bebê. Se você estiver ansiosa poderá usar uma Calculadora de Idade Gestacional para saber isso. Não se esqueça também de dizer a ele sobre as doenças que por ventura você tenha e de todos os medicamentos que está tomando.
O medo de sofrer um aborto costuma incomodar a maioria das grávidas – e esse receio faz sentido. Cerca de 20% das mulheres que engravidam abortam até a 8ª semana. Se você abortar, não fique se culpando, pois entenda que geralmente o aborto ocorre devido à própria natureza, que interrompe a gestação para evitar que um bebê venha a se desenvolver ou a nascer com problemas. Você só deverá começar a se preocupar caso ocorram 3 ou mais abortamentos consecutivos, pois aí sim é necessário fazer estudos sobre abortamento habitual.