Artigo De Opinião Sobre Tecnologia?
· Conclusão : o autor conclui suas ideias e reafirma seu ponto de vista.
Conteúdo
Artigo De Opinião Sobre Tecnologia?
ARTIGO DE OPINIÃO: NOVAS TECNOLOGIAS: FACILIDADE DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO
Getúlio Bernardo Morato Filho
( AZ ) As novas tecnologias certamente revolucionaram o mundo com sua agilidade, grande quantidade de informação e poder de comunicação. Nesse sentido, o uso do computador, de tablets, de celulares e, consequentemente, da internet tem se tornado cada vez mais comum entre crianças e jovens, mas não há mal nisso.
( AM ) Outra facilidade que os avanços tecnológicos permitem está relacionada a pesquisas de imagens e conteúdo em geral para trabalhos escolares. Atualmente, não é mais imprescindível comprar enciclopédias ou correr para a biblioteca cada vez que realizam pesquisas. Entretanto, a internet não substitui os livros, mas facilita a busca de informações.
( AM ) A internet também é um excelente meio de divertimento para todas as idades, pois possibilita que pessoas se reúnam em torno de um mesmo jogo. Com ela, é possível aprender a dançar, jogar tênis e outros esportes. Assim, crianças e jovens tímidos acabam interagindo mais com os colegas.
( AM ) No entanto, o controle sobre o uso da internet é importante. Proibir o uso jamais. A tecnologia não é um problema, e sim como a pessoa a utiliza. É necessário estabelecer um momento em que a garotada deixe de lado celulares, tablets e computador para brincar ao ar livre, fazer as refeições, ler e conversar face a face.
( VE ) Em suma, a família deve ser a principal construtora de um comportamento saudável no uso da tecnologia, mantendo em casa regras e conversas a respeito do uso correto da rede, seguida pela escola, que também tem a função de educar nesse sentido, já que é grande incentivadora de seu uso.
Fonte: Encontros língua portuguesa, 4º ano:componente curricular língua portuguesa:ensino fundamental, anos iniciais/Isabella Pessoa de Melo Carpaneda, Angiolina Domanico Bragança – 1 ed. São Paulo: FTD, 2018, p.270-3.
Chamarizes : coisas que atraem pessoa ou animal; iscas.
Estreitar laços : fazer algum sentimento ficar mais forte.
Imprescindível : que não se pode deixar de ter; indispensável.
Revolucionar: mudar completamente a situação de alguma coisa.
Entendendo o texto
01. Nesse artigo de opinião, que ponto de vista o autor defende?
Defende que as tecnologias são benéficas se as pessoas souberem usá-las de maneira adequada.
02. Geralmente, os artigos de opinião são organizados assim:
· Ponto de vista : o autor introduz o assunto e apresenta seu ponto de vista.
· Justificativa : o autor apresenta argumentos que justificam seu ponto de vista.
· Conclusão : o autor conclui suas ideias e reafirma seu ponto de vista.
Releia o artigo e classifique-o com as seguintes siglas abaixo:
Ponto de vista : AZ
Justificativa: AM
Conclusão: VE
03. Esse artigo ressalta que o uso da internet deve ser:
a) proibido pelos pais e educadores.
b) controlado pelos pais e pela escola.
c) de responsabilidade exclusiva da família.
04. Nesse artigo de opinião, há palavras e expressões que servem para ligar as ideias nos parágrafos e entre os parágrafos.
Releia o segundo parágrafo.
Dos 6 aos 12 anos, jogos e brincadeiras interativas são os chamarizes. Além disso, há bastante interesse dessa faixa etária em vídeos e desenhos animados. Crianças e jovens também usam a internet para conversar com amigos e familiares, podendo estreitar laços com tios ou primos que não veem sempre, por exemplo.
– E expressão além disso foi usada para ligar as ideias apresentadas no parágrafo, acrescentando-lhe informações. Qual dos elementos a seguir poderia substituir essa expressão, mantendo o mesmo sentido?
Marcadores: ARTIGO DE OPINIÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Professora, Escritora e Blogueira
Barra do Garças, Mato Grosso, Brazil Estudou na instituição de ensino Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória – PR Formada em Letras/Espanhol. Professora Concursada de Língua Espanhola no estado de Mato Grosso. Estudou Administração de empresa na instituição de ensino Universidade Federal de Mato Grosso(UFMT) Ver meu perfil completo
Arquivo do blog
Marcadores
- ABDIAS CAMPOS (1)
- ABEL SIDNEY (1)
- ACENTUAÇÃO GRÁFICA – ENSINO MÉDIO (1)
- ADÉLIA PRADO (6)
- ADIVINHAS E CHARADAS (2)
- ADJETIVOS/ENEM (1)
- ADJUNTOS E AGENTE DA PASSIVA (1)
- ADONIAS FILHO (1)
- ADONIRAN BARBOSA (3)
- ADRIANA CALCANHOTTO (4)
- ADRIANA FALCÃO (1)
- ADVÉRBIO/ENEM (1)
- AFFONSO ROMANO DE SANT’ANNA (10)
- AFROREGGAE (1)
- ALBERTO CAIEIRO (3)
- ALBERTO DE OLIVEIRA (3)
- ALCÂNTARA MACHADO (3)
- ALDIR BLANC (1)
- ALEIJADINHO (2)
- ALEXANDRE AZEVEDO (1)
- ALEXANDRE HERCULANO (1)
- ALMEIDA GARRETT (4)
- ALMIR SATER (1)
- ALPHONSUS DE GUIMARAENS (6)
- ALUÍSIO AZEVEDO (2)
- ALUÍSIO DE AZEVEDO (3)
- ÁLVARES DE AZEVEDO (9)
- ÁLVARO DE CAMPOS (2)
- AMARO VENTURA (1)
- AMYR KLINK (3)
- ANA MARIA MACHADO (16)
- ANA MIRANDA (3)
- ANA VILELA (1)
- ANÁLISE DE IMAGEM (46)
- ANÁLISE DE POESIA (1)
- ÂNGELA LAGO (1)
- ANÍBAL MACHADO (3)
- ANITTA (1)
- ANNE FRANK (1)
- ANTERO QUENTAL (1)
- ANTÔNIO DE ALCÂNTARA MACHADO (1)
- ANTONIO PRATA (3)
- ANTONIO VIEIRA (1)
- ANÚNCIO (51)
- APÓLOGO (7)
- APOSTO E VOCATIVO (1)
- ARCADISMO (2)
- ARLINDO CRUZ (1)
- ARNALDO ANTUNES (16)
- ARNALDO JABOR (3)
- ARRIGO BARNABÉ (1)
- ARRIGUCCI JR (1)
- ARTHUR AZEVEDO (1)
- ARTHUR CONAN DOYLE (3)
- ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA (5)
- ARTIGO DE OPINIÃO (143)
- ARTIGO EXPOSITIVO (2)
- ARTIGO/ENEM (1)
- ARTUR DA TÁVOLA (2)
- ARY BARROSO (2)
- ATHOS DAMASCENO (1)
- ATIVIDADE DE GRAMÁTICA E ORTOGRAFIA (1)
- ATIVIDADES ADVÉRBIOS (1)
- ATIVIDADES COM AS CLASSES GRAMATICAIS (4)
- ATIVIDADES CONCORDÂNCIA VERBAL/NOMINAL (2)
- ATIVIDADES DE ADJETIVOS (3)
- ATIVIDADES DE ARTIGOS (1)
- ATIVIDADES DE GEOGRAFIA MT (1)
- ATIVIDADES DE INTERJEIÇÃO (1)
- ATIVIDADES DE MORFOLOGIA – ENEM (1)
- ATIVIDADES DE NUMERAL (1)
- ATIVIDADES DE ORTOGRAFIA (3)
- ATIVIDADES DE PREPOSIÇÕES (3)
- ATIVIDADES DE PRONOMES (4)
- ATIVIDADES DE SUBSTANTIVOS (6)
- ATIVIDADES DE VERBOS (7)
- ATIVIDADES DÍGRAFOS/ENCONTRO CONSONANTAIS (1)
- ATIVIDADES GRAMATICAIS (1)
- ATIVIDADES SÍLABAS COMPLEXAS (1)
- ATIVIDADES VOZ ATIVA-PASSIVA-REFLEXIVA (3)
- AUGUSTO DE CAMPOS (2)
- AUGUSTO DOS ANJOS (8)
- AUTOBIOGRAFIA (7)
- AUTORRETRATO (2)
- AVALIAÇAO DIAGNÓSTICA (14)
- BARÃO VERMELHO (1)
- BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS (3)
- BASÍLIO DA GAMA (2)
- BELCHIOR (1)
- BERNARDO GUIMARÃES (1)
- BERTOLD BRECHT (2)
- BETO GUEDES (2)
- BILHETE (1)
- BIOGRAFIA (20)
- BOCAGE (7)
- BRINCADEIRAS RECREATIVAS (1)
- BULLYNG (2)
- C.S.LEWIS (1)
- CAETANO VELOSO (22)
- CAMILO CASTELO BRANCO (2)
- CAMILO PESSANHA (4)
- CAMPANHA PUBLICITÁRIA (10)
- CAPA (8)
- CARLINHOS BROWN (4)
- CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE (133)
- CARLOS EDUARDO NOVAES (13)
- CARLOS HEITOR CONY (9)
- CARLOS QUEIROZ TELLES (17)
- CAROLINA M.DE JESUS (3)
- CARTA (17)
- CARTA ABERTA (3)
- CARTA AO LEITOR (1)
- CARTA DE PERO VAZ (1)
- CARTA DE RECLAMAÇÃO (3)
- CARTA DO LEITOR (5)
- CARTA-TESTAMENTO (1)
- CARTAZ (20)
- CARTUM (20)
- CASIMIRO DE ABREU (5)
- CASSIA ELLER (1)
- CASSIANO RICARDO (4)
- CASTRO ALVES (9)
- CATULO DA PAIXÃO CEARENSE (1)
- CAUSO (5)
- CAZUZA (3)
- CECÍLIA MEIRELES (44)
- CHARGE (36)
- CHARLES BAUDELAIRE (1)
- CHARLIE BROWN JR. (2)
- CHICO BUARQUE (40)
- CHICO CÉSAR (1)
- CHICO MENDES (1)
- CHICO SCIENCE & NAÇÃO ZUMBI (2)
- CHIQUINHA GONZAGA (1)
- CHITÃOZINHO & XORORÓ (1)
- CIDADE NEGRA (1)
- CLARA NUNES (1)
- CLARICE LISPECTOR (23)
- CLASSIFICADOS (2)
- CLÁUDIA LEITE (1)
- CLAUDINO PILETTI (1)
- CLÁUDIO MANUEL COSTA (2)
- CLÁUDIO THEBAS (4)
- COLOCAÇÃO PRONOMINAL (1)
- COLOCAÇÃO PRONOMINAL/ENEM (2)
- COMENTÁRIO (1)
- COMPOSIÇÃO E DERIVAÇÃO (2)
- CONJUNÇÃO/ENEM (1)
- CONSIGLIERI PEDROSO (1)
- CONSUMISMO (4)
- CONTO (432)
- CONTO PARA SÉRIES INICIAIS (21)
- CORA CORALINA (13)
- CORDEL (14)
- CRASE (5)
- CRISTINA MEL (1)
- CRISTINA PORTO (5)
- CRISTOVÃO TEZZA (1)
- CRÔNICA (511)
- CRÔNICA PARA SÉRIES INICIAIS (1)
- CRUZ E SOUSA (13)
- CURRÍCULO- DICAS PARA ENTREVISTA (1)
- DALTON TREVISAN (7)
- DANIEL DEFOE (3)
- DANIEL MUNDURUKU (1)
- DANUZA LEÃO (4)
- DEBATE (4)
- DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO (2)
- DEZ ESTRATÉGIAS DE MEMORIZAÇÃO – ENEM (1)
- DIÁLOGO (4)
- DIÁRIO (9)
- DICA DE REDAÇÃO – ENEM (2)
- DIETER MANDARIN (1)
- DILÉA FRATE (8)
- DILÉIA FRATE (1)
- DINÂMICAS (4)
- DIOGO NOGUEIRA (1)
- DISCURSO DIRETO/INDIRETO (1)
- DITADO (2)
- DITADOS POPULARES (1)
- DJAVAN (6)
- DOMINGOS PELEGRINI (5)
- DOMINGUINHOS (3)
- DORIVAL CAYMMI (2)
- DRAUZIO VARELLA (3)
- DRÁUZIO VARELLA (1)
- E-MAIL (1)
- ECA (3)
- EÇA DE QUEIROZ (3)
- EDGAR ALLAN POE (3)
- EDITORIAL (16)
- EDUARDO GALEANO (2)
- EDUCAÇÃO FINANCEIRA (1)
- EDY LIMA (2)
- ELIAS JOSÉ (23)
- ELIS REGINA (5)
- EMICIDA (3)
- EMPREGO DOS PORQUÊS (1)
- ENTREVISTA (24)
- EPISÓDIOS DE PROGRAMA (1)
- ÉRICO VERÍSSIMO (8)
- ESOPO (71)
- ESTATUTO (1)
- ESTRANGEIRISMO (1)
- EUCLIDES DA CUNHA (4)
- EVA FURNARI (1)
- EXERCÍCIOS – GLOBALIZAÇÃO (1)
- EXERCÍCIOS -OXÍTONA (1)
- EXERCÍCIOS DE PREPOSIÇÕES (2)
- EXERCÍCIOS DE SUBSTANTIVOS (8)
- EXERCÍCIOS ENCONTROS VOCÁLICOS/CONSONANTAIS/DÍGRAFOS (3)
- EXERCÍCIOS ESTRUTURA DAS PALAVRAS (2)
- EXPRESSÕES POPULARES (1)
- EXPRESSÕES POPULARES/PROVÉRBIOS (1)
- FÁBIO PORCHAT (1)
- FABRÍCIO CARPINEJAR (1)
- FÁBULA (140)
- FÁBULA PARA SÉRIES INICIAIS (43)
- FAGNER (5)
- FAGUNDES VARELA (4)
- FALAMANSA (1)
- FERNANDA LOPES DE ALMEIDA (2)
- FERNANDO BONASSI (3)
- FERNANDO PESSOA (13)
- FERNANDO SABINO (36)
- FERRÉZ (4)
- FICHA DE LEITURA (1)
- FIGURAS DE LINGUAGEM (1)
- FILME (189)
- FILOSOFIA (1)
- FLÁVIA WENCESLAU (1)
- FLÁVIO JOSÉ CARDOZO (2)
- FOLHETO (2)
- FONOLOGIA – EXERCÍCIOS (1)
- FOTO (6)
- FOTODENÚNCIA (2)
- FOTORREPORTAGEM (1)
- FRASES DO RIOBALDO (1)
- FRASES SOBRE EDUCAÇÃO (1)
- FRASES SOBRE LEITURA (1)
- FREDERICO GARCIA LORCA (1)
- FREI BETTO (3)
- FREJAT (3)
- GABRIEL (1)
- GABRIEL O PENSADOR (8)
- GAL COSTA (1)
- GÊNEROS TEXTUAIS (1)
- GERALDO VANDRÉ (2)
- GERÚNDIO/GERUNDISMO (1)
- GIBA PEDROZA (1)
- GILBERTO DIMENSTEIN (7)
- GILBERTO GIL (17)
- GILLES MASSARDIER (2)
- GINCANA CULTURAL (1)
- GISELDA LAPORTA NICOLELIS (2)
- GLAUCO MATTOSO (1)
- GONÇALVES DIAS (9)
- GONZAGUINHA (3)
- GOSCINNY & SEMPÉ (4)
- GRAÇA ARANHA (1)
- GRACILIANO RAMOS (18)
- GRÁFICO (1)
- GREGÓRIO DE MATOS (12)
- GREGORIO DUVIVIER (1)
- GUILHERME ARANTES (1)
- GUILHERME DE ALMEIDA (8)
- GULLAR FERREIRA (29)
- GUSTAVE FLAUBERT (1)
- H.G.WELLS (1)
- HAICAI (7)
- HANS CHRISTIAN (1)
- HARDY GUEDES (3)
- HEBE COIMBRA (1)
- HELENA KOLODY (1)
- HELENA MIRTES (1)
- HELENA MORLEY (1)
- HELOÍSA PRIETO (4)
- HENRIQUETA LISBOA (3)
- HINO (1)
- HINO NACIONAL BRASILEIRO (2)
- HISTÓRIA (26)
- HISTÓRIA PARA SÉRIES INICIAIS (16)
- HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (54)
- HORÁCIO QUIROGA (2)
- HORÓSCOPO (1)
- HUMBERTO DE CAMPOS (3)
- IÇAMI TIBA (2)
- IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO (11)
- ILKA BRUNHILDE LAURITO (1)
- INFOGRÁFICO (7)
- INTERTEXTUALIDADE POEMAS E MÚSICAS (2)
- IRMÃOS GRIMM (8)
- ISAAC ASIMOV (6)
- ÍTALO CALVINO (2)
- IVAN ÂNGELO (9)
- IVAN JAF (1)
- IVAN LINS (6)
- IVANIR CALADO (1)
- IZA (1)
- JACKSON DO PANDEIRO (1)
- JAIME PINSKI (1)
- JANDIRA MASUR (1)
- JEFF KINNEY (1)
- JÔ SOARES (6)
- JOAN GARCIA DE GUILHADE (1)
- JOANA D’ARC (1)
- JOANNA DE ÂNGELIS (3)
- JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA (2)
- JOÃO BOSCO (1)
- JOÃO CABRAL DE MELO NETO (16)
- JOÃO DO RIO (3)
- JOÃO GUIMARÃES ROSA (8)
- JOÃO PAULO E DANIEL (1)
- JOÃO UBALDO RIBEIRO (3)
- JOAQUIM DE SOUSA ANDRADE (1)
- JOAQUIM MANUEL DE MACEDO (4)
- JOGO (1)
- JON SCIESZKA (1)
- JORGE AMADO (7)
- JORGE DE LIMA (5)
- JOSÉ CRAVEIRINHA (3)
- JOSÉ DE ALENCAR (16)
- JOSÉ DE ANCHIETA (1)
- JOSÉ DE NICOLA (3)
- JOSÉ FARIA NUNES (1)
- JOSÉ GANYMÉDES (2)
- JOSÉ LINS DO REGO (3)
- JOSÉ MAURO VASCONCELOS (1)
- JOSÉ PAULO PAES (18)
- JOSÉ ROBERTO TORERO (4)
- JOSÉ SARAMAGO (3)
- JOSTEIN GAARDER (4)
- JOTA QUEST (4)
- JULIETTE (1)
- JÚLIO CORTÁZAR (1)
- JURI SIMULADO (1)
- KEEP CALM (1)
- KELL SMITH (3)
- KLEITON E KLEDIR (1)
- LA FONTAINE (8)
- LAERTE (1)
- LÁZARO RAMOS (1)
- LECI BRANDÃO (1)
- LEGIÃO URBANA (14)
- LEITURA (1)
- LEITURA DE OBRA DE ARTE (4)
- LENDA (53)
- LENDA PARA SÉRIES INICIAIS (8)
- LENINE (2)
- LEO CUNHA (2)
- LEONARDO BOFF (5)
- LEONARDO DA VINCI (3)
- LIEV TOLSTÓI (1)
- LIMA BARRETO (5)
- LINGUAGEM INFORMAL (1)
- LINGUAGEM NÃO VERBAL (3)
- LITERATURA (3)
- LITERATURA JUVENIL (2)
- LIVRO PÃO NOSSO (9)
- LIVRO(ATIVIDADES) A FACE OCULTA (1)
- LIVRO(ATIVIDADES) A MEMÓRIA DAS COISAS (1)
- LIVRO(FRAGMENTO) (2)
- LOBÃO (1)
- LOS HERMANOS (1)
- LOURENÇO DIAFÉRIA (7)
- LUAN SANTANA (2)
- LÚCIA PIMENTEL GÓES (1)
- LUÍS DA CÂMARA CASCUDO (5)
- LUÍS DE CAMÕES (8)
- LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO (86)
- LUÍS FRANCISCO CARVALHO FILHO (1)
- LUÍS GAMA (1)
- LUIZ GALDINO (2)
- LUIZ GAMA (1)
- LUIZ GONZAGA (9)
- LUIZ RUFFATO (1)
- LUIZ VAZ DE CAMÕES (3)
- LUIZ VILELA (5)
- LYA LUFT (7)
- LYGIA BOJUNGA NUNES (13)
- LYGIA FAGUNDES TELLES (9)
- MACHADO DE ASSIS (39)
- MACROCAMPOS (1)
- MALBA TAHAN (2)
- MANDAMENTOS DA INTERPRETAÇÃO (1)
- MANDAMENTOS REDAÇÃO (1)
- MANIFESTO (2)
- MANOEL DE BARROS (18)
- MANUEL ANTÔNIO DE ALMEIDA (3)
- MANUEL BANDEIRA (35)
- MANUEL DA FONSECA (1)
- MAPA (1)
- MARCELO ACKERMANN (1)
- MARCELO D2 (1)
- MARCELO GLEISER (4)
- MARCELO YUKA (1)
- MÁRCIA KUPSAS (2)
- MÁRCIA PFLEGER (1)
- MARCOS BAGNO (3)
- MARCOS REY (6)
- MARGARETH MENEZES (1)
- MARIA BETHÂNIA (2)
- MARIA CLARA MACHADO (2)
- MARIA DE LOURDES KRIEGER (1)
- MARIA DINORAH (7)
- MARIA HELOÍSA PENTEADO (1)
- MARIA JOSÉ DUPRÉ (4)
- MARINA COLASANTI (22)
- MÁRIO DE ANDRADE (10)
- MÁRIO PRATA (4)
- MÁRIO QUINTANA (36)
- MÁRIO SÉRGIO CORTELLA (1)
- MARISA LAJOLO (4)
- MARISA MONTE (4)
- MARK TWAIN (3)
- MARTHA MEDEIROS (11)
- MARTINHO DA VILA (2)
- MARTINS PENA (2)
- MATSUO BASHÔ (1)
- MAURÍCIO DE SOUSA (1)
- MAX NUNES (1)
- MC SOFFIA (1)
- MENSAGEM ESPÍRITA (69)
- MIA COUTO (10)
- MIGUEL DE CERVANTES (2)
- MILLÔR FERNANDES (27)
- MILTON NASCIMENTO (16)
- MINICONTO (1)
- MIRIAM LEITÃO (1)
- MITO (7)
- MOACYR SCLIAR (31)
- MODELO DE RELATÓRIO PORTUGUÊS – ENSINO FUNDAMENTAL (1)
- MODERNISMO (2)
- MODESTO CARONE (1)
- MONTEIRO LOBATO (34)
- MORAES MOREIRA (1)
- MUNHOZ & MARIANO (2)
- MURILO CISALPINO (1)
- MURILO MENDES (3)
- MURILO RUBIÃO (7)
- MÚSICA (563)
- NAIARA AZEVEDO (2)
- NATHALIE LOURENÇO (1)
- NEGO DO BOREL (1)
- NEY MATOGROSSO (2)
- NOEL ROSA (1)
- NOTÍCIA (129)
- NUMERAL/ENEM (1)
- O PENSADOR (1)
- O RAPPA (6)
- OLAVO BILAC (17)
- OLAVO ROMANO (2)
- ONDJAKI (1)
- ORAÇÃO (1)
- ORAÇÕES COORDENADAS (2)
- ORAÇÕES SUBORDINADAS (6)
- ORÍGENES LESSA (1)
- ÓRIGENES LESSA (2)
- OS PARALAMAS DO SUCESSO (2)
- OS RACIONAIS (1)
- OSCAR WILDE (1)
- OSWALD DE ANDRADE (12)
- OSWALDO MONTENEGRO (4)
- OTTO LARA RESENDE (1)
- PABLO NERUDA (4)
- PABLO PICASSO (1)
- PADRE ANTÔNIO VIEIRA (6)
- PADRE ZEZINHO (1)
- PALESTRA (2)
- PANFLETO (2)
- PARÁBOLA (9)
- PARÁBOLA PARA SÉRIES INICIAIS (2)
- PARÓDIA (3)
- PAROXÍTONA E PROPAROXÍTONA (1)
- PÁSCOA (1)
- PASQUALE CIPRO NETO (1)
- PASSE NO ENEM – CHUTE CERTO (1)
- PATATIVA DO ASSARÉ (17)
- PAULA FERNANDES (2)
- PAULA PIMENTA (1)
- PAULINHO DA VIOLA (1)
- PAULO COELHO (1)
- PAULO FREIRE (3)
- PAULO LEMINSKI (17)
- PAULO MENDES CAMPOS (15)
- PAULO TATIT (2)
- PEÇA DE TEATRO (10)
- PEDRO BANDEIRA (19)
- PEDRO BIAL (2)
- PEDRO BLOCH (3)
- PEDRO NAVA (1)
- PELÉ (1)
- PENA BRANCA E XAVANTINHO (1)
- PENSAMENTOS FILOSÓFICOS (1)
- PENSAMENTOS/FRASES – DE AGENDA (2)
- PESQUISA (2)
- PIADA (4)
- PIADA/ ANEDOTA (31)
- PIERRE JEAN DE BÉRANGER (1)
- PINTURA (1)
- PITTY (3)
- PIXINGUINHA (1)
- PLANEJAMENTO EJA (4)
- PLANEJAMENTO PARA IMIGRANTES-HAITIANOS (3)
- POEMA (677)
- POEMA PARA SÉRIES INICIAIS (36)
- POEMA-PIADA (1)
- POEMAS DE MANUEL BANDEIRA (3)
- POESIA (74)
- POESIA PARA SÉRIES INICIAIS (15)
- PONTUAÇÃO/ENEM (2)
- PREDICAÇÃO VERBAL (1)
- PREFÁCIO (1)
- PREPOSIÇÃO/ENEM (1)
- PROJETO DE LEITURA (13)
- PROJETO DE LEITURA: EU E O AUTOR (2)
- PROJETO DE VIDA (12)
- PROJETOS (18)
- PROJETOS INTEGRADORES (18)
- PROJOTA (1)
- PRÓLOGO (1)
- PRONOMES/ENEM (1)
- PROPAGANDA (15)
- PROSA (3)
- PROTAGONISMO (1)
- PROVA DE PORTUGUÊS PARA CONCURSO (1)
- QUADRO/TELA (41)
- QUESTÕES DE LITERATURA/ENEM (3)
- QUESTÕES ENEM (8)
- QUIZ (1)
- RACHEL DE QUEIROZ (7)
- RAIMUNDO CORREIA (6)
- RAP (5)
- RAQUEL DE QUEIROZ (2)
- RAUL POMPÉIA (3)
- RAUL SEIXAS (7)
- RECEITA (7)
- REDAÇÃO DISSERTATIVA (1)
- REDAÇÃO ENEM (22)
- REGÊNCIAS -VERBAL/NOMINAL (2)
- REGINA CHAMLIAN (1)
- REGINALDO PRANDI (6)
- REGULAMENTO (1)
- RELAÇÃO DE MÚSICAS (1)
- RELAÇÃO DOS FILMES PUBLICADOS NO BLOG (1)
- RELATO (16)
- RELATO DE MEMÓRIA (3)
- RENATO RUSSO (8)
- RENATO TEIXEIRA (3)
- REPORTAGEM (145)
- RESENHA (17)
- RICARDO AZEVEDO (7)
- RICARDO FREIRE (1)
- RICARDO REIS (2)
- RICARDO VALLADARES (1)
- ROBERTO CARLOS (9)
- ROLANDO BOLDRIN (2)
- ROMANCE (60)
- RONALD CLAVER (3)
- ROSEANA MURRAY (26)
- ROSELY SAYÃO (7)
- ROTEIRO (1)
- RUBEM ALVES (10)
- RUBEM BRAGA (26)
- RUTH ROCHA (18)
- RYANA GONÇALVES (1)
- SÁ E GUARABYRA (1)
- SAMBA-ENREDO (1)
- SANDRA DE SÁ (1)
- SCHURMAN (2)
- SEMINÁRIO (1)
- SÉRGIO CAPPARELLI (14)
- SÉRGIO REIS (1)
- SÉRGIO SAMPAIO (1)
- SERMÃO (6)
- SEU JORGE (3)
- SILVIA ORTHOF (1)
- SILVIO ROMERO (1)
- SIMULADO (1)
- SIMULADO – FIGURAS DE LINGUAGEM (1)
- SIMULADO -FONEMAS – ENSINO MÉDIO (1)
- SIMULADO ADVÉRBIOS (1)
- SIMULADO ARCADISMO (2)
- SIMULADO BARROCO (1)
- SIMULADO CLASSICISMO (1)
- SIMULADO CONCORDÂNCIA NOMINAL (3)
- SIMULADO CONCORDÂNCIA VERBAL (3)
- SIMULADO CRASE/CONCORDÂNCIA VERBAL (1)
- SIMULADO DE BIOLOGIA (1)
- SIMULADO DE CONTOS DE FADAS (1)
- SIMULADO DE GEOGRAFIA (1)
- SIMULADO DE HISTÓRIA (1)
- SIMULADO DE HISTÓRIA – PERÍODO MILITAR (1)
- SIMULADO DE NUMERAIS (1)
- SIMULADO HUMANISMO (2)
- SIMULADO LITERATURA (3)
- SIMULADO LITERATURA DE INFORMAÇÃO (2)
- SIMULADO NATURALISMO (1)
- SIMULADO ORTOGRAFIA – ENSINO MÉDIO (1)
- SIMULADO PARNASIANISMO (1)
- SIMULADO PORTUGUÊS – ENSINO FUNDAMENTAL (2)
- SIMULADO PORTUGUÊS -ENSINO MÉDIO (5)
- SIMULADO PRONOMES (3)
- SIMULADO REALISMO (3)
- SIMULADO ROMANTISMO (7)
- SIMULADO SIMBOLISMO (2)
- SIMULADO SINTAXE DE COLOCAÇÃO PRONOMINAL (1)
- SIMULADO SUBSTANTIVO/ADJETIVO (1)
- SIMULADO TROVADORISMO (4)
- SIMULADO VERBOS (2)
- SINOPSE (1)
- SÍRIO POSSENTI (1)
- SISTEMA NUMERAÇÃO ROMANA (1)
- SKANK (6)
- SONETO (42)
- STANISLAW PONTE PRETA (19)
- SUBSTANTIVOS/ENEM (1)
- SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA ANALISE DE FILMES (1)
- SUGESTÕES DE PROJETOS (1)
- SUJEITO/PREDICADO (4)
- SYLVIA ORTHOF (7)
- TATIANA BELINKY (11)
- TELMA G.C.ANDRADE (2)
- TEMAS DE PESQUISA – CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA (3)
- TEMAS DE PESQUISA – CIÊNCIAS HUMANAS (2)
- TEMAS DE PESQUISA – CIÊNCIAS NATURAIS (1)
- TEMAS DE REDAÇÃO (27)
- TEÓFILO BRAGA (1)
- TERMOS ESSENCIAIS/INTEGRANTES/ACESSÓRIOS DA ORAÇÃO (3)
- TESTE VOCACIONAL (1)
- TEXTO (752)
- TEXTO CIENTÍFICO (3)
- TEXTO INFORMATIVO (19)
- TEXTO INSTRUCIONAL (3)
- TEXTO JORNALÍSTICO (2)
- TEXTO JURÍDICO (1)
- TEXTO LITERÁRIO (89)
- TEXTO LITERÁRIO/NÃO LITERÁRIOS/GÊNEROS LITERÁRIOS (1)
- TEXTO NÃO VERBAL (5)
- TEXTO PARA REESCREVER – O ASSASSINATO DA ORTOGRAFIA (1)
- TEXTO PARA SÉRIES INICIAIS (63)
- TEXTO VERBAL E NÃO VERBAL (2)
- TEXTOS CURTOS ENSINO FUNDAMENTAL (14)
- TEXTOS CURTOS PARA ENSINO MÉDIO (14)
- TEXTOS INTERDISCIPLINARES (1)
- THALITA REBOUÇAS (2)
- THIAGO DE MELO (6)
- TIPOS DE FRASES (1)
- TIPOS DE LEITURA (1)
- TIRINHAS (146)
- TITÃS (13)
- TOM JOBIM (8)
- TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA (8)
- TOQUINHO (3)
- TRIBALISTAS (4)
- TROVADORISMO (2)
- ULISSES TAVARES (6)
- ULTRAJE A RIGOR (2)
- UMBERTO ECO (1)
- VALÉRIO ROMÃO (1)
- VALORES HUMANOS (1)
- VANDER LEE (1)
- VANESSA DA MATA (3)
- VARIEDADE LINGUÍSTICA (26)
- VERBETE (1)
- VERBO DE LIGAÇÃO (1)
- VERBO/ENEM (1)
- VICTOR e LÉO (3)
- VICTOR GIUDICE (1)
- VIDEOCLIPE (1)
- VINÍCIUS DE MORAES (34)
- VIRIATO CORRÊA (2)
- VISCONDE DE TAUNAY (1)
- VISITA AO GABINETE DO VEREADOR MAURÍCIO GOMES (1)
- VOLTAIRE (1)
- WALCYR CARRASCO (12)
- WANDER PIROLI (4)
- WESLEY SAFADÃO (1)
- WILLIAN SHAKESPEARE (2)
- ZÉ GERALDO (2)
- ZÉ RAMALHO (3)
- ZECA BALEIRO (4)
- ZECA PAGODINHO (1)
- ZIRALDO (12)
Denunciar abuso
SUGESTÕES DE BLOGS
- DELICIAS CASEIRAS
- PORTUGUÊS E CRIOULO HAITIANO
Artigo: O império da tecnologia degenera as novas gerações
As novas gerações têm sido vítimas das tecnologias de comunicação, entre outras. Com efeito, seres humanos na infância são alvo das grandes empresas que neles investem com o único intuito de expansão industrial e pecuniária.
Não há dúvida de que as tecnologias possuem potencial progressista, desde que devidamente utilizadas em favor da educação, saúde, interação humana igualitária e compromisso com o núcleo familiar respeitoso e construtivo. Contudo, todos esses valores humanistas são insignificantes para quem prioriza a riqueza material em desfavor dos princípios do modelo de civilização.
Na verdade, a riqueza não deve ser entendida como acúmulo pecuniário, mas, sobretudo, como uma vida digna para todos e cada um. Essa é a base moral e ética que há de ser cultivada em favor da humanidade, cujas novas gerações requerem cuidados especiais e prioritários para seu crescimento e desenvolvimento em consonância com o potencial cognitivo que as caracteriza.
Quanto mais avança a imposição tecnológica aos seres humanos, a civilização é degradada em benefício de empresas cuja única meta é o progresso econômico-financeiro. Não faltam exemplos desse progresso tecnológico questionável que afeta, de forma mais nociva, o núcleo infantil da sociedade, faixa etária em que cresce e se diferencia o cérebro como sede da personalidade do ser humano. Como está suficientemente demonstrado, a amamentação é um conjunto de funções maternas, das quais desfruta o bebê quando amamentado. A nutrição adequada é uma delas porque o leite materno é o da espécie humana, com a qualidade nutricional incomparável para esta faixa etária.
Além disso, o lactente é amamentado no aconchego do colo da mãe, com a qual se relaciona calorosamente, trocando olhares que vêm de ambas as almas. O contato pele a pele é estímulo incomparável para o desenvolvimento da criança. A amamentação é, pois, uma prática natural desde a origem da espécie, devendo ser vista como direito da mãe e do seu bebê. Há de ser estimulada e protegida, não substituída. Infelizmente, as empresas já constroem o que levará à produção, propaganda e venda do leite materno em pó. Os bebês perderão assim um direito fundamental que não lhes poderia ser negado. Será o fim da amamentação materna verdadeira, com as consequências nocivas que causará sobre o crescimento e desenvolvimento do lactente.
Ademais, as mudanças no padrão de vida social, comandadas pelas empresas, dão fundamento econômico à redução da fecundidade. Assim, o chamado progresso tecnológico comprometeu radicalmente a taxa de fecundidade da mulher, como número de filhos na idade fértil, por meio de medicamentos e dispositivos contraceptivos. A taxa do Brasil de 1,6 por mulher está abaixo da mundial, que é de 2,5. Portanto, a prevalecer essa estratégia, as novas gerações não serão capazes de renovar as populações. É hoje um dos maiores dilemas que desafiam a humanidade.
Outro exemplo é o telefone celular, instrumento tecnológico que rapidamente já se apoderou dos seres humanos. Possui um potencial comunicativo de abrangente qualidade. Porém, tem sido usado de forma abusiva, sem considerar os riscos a que os usuários são expostos. As crianças são, talvez, as maiores vítimas desse instrumento que produz efeitos colaterais a serem divulgados para a sociedade, em defesa da sua infância. De fato, além de permanecerem, horas a fio, expostas à tela do celular, e também do computador, são contaminadas pelas imagens e conteúdos jamais destinados a essa faixa etária.
Por seu lado, está comprovado que a frequência da miopia aumentou porque o globo ocular das crianças está na fase de formação e sofre danos produzidos pelo uso indevido desses equipamentos tecnológicos. Além disso, a miopia é uma das causas de baixo desempenho escolar da criança.
Nesse escravizante império, é cada vez mais raro o cenário humano de um bebê no colo da mãe, no qual desfruta do amor materno essencial à formação saudável e afetuosa. A maioria dos infantes já vive num carrinho planejado, produzido e vendido pelas empresas. São perfeitos, mas afastam a criança da mãe que, muitas vezes, está ao lado desse equipamento conversando no celular sem dedicar-se ao cuidado materno. Um carrinho não é o carinho do colo materno e não deveria substituí-lo.
Os exemplos acima abordados são claras evidências de que a infância das novas gerações será degenerada pelas empresas que comandam o império atual. Com a criança escrava da tecnologia, a humanidade não terá futuro.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail [email protected].
Tags
Assine a nossa newsletter
Digite seu endereço de e-mail para acompanhar as notícias diárias do Correio Braziliense.
Artigo De Opinião Sobre Tecnologia?
Por Fabio Rodriguez (*) A tecnologia tem o poder de fazer muitas coisas e mudar o mundo tem sido uma delas. Se em 1820 podíamos esperar viver em média menos de 35 anos, e menos de 20% da população sabia ler e escrever, atualmente a esperança de vida duplicou e mais de 80% das pessoas no mundo são alfabetizadas, um número que sobe em Portugal.
Para qualquer observador, é fácil verificar que estes avanços se devem primariamente à tecnologia, ao início da revolução industrial e consecutiva transição para a era da informação. Atualmente, é estimado que 65% das crianças a entrar na escola primária hoje desempenharão funções que ainda não existem, uma indicação clara que será necessário reaplicar o conhecimento e tecnologia que temos às capacidades que impulsionarão o mundo do trabalho no futuro.
Mas, apesar dos ajustes necessários, é certo que somos privilegiados por viver numa altura em que a ciência e tecnologia nos podem assistir, tornando as nossas vidas mais fáceis e fazendo-nos repensar as maneiras de desempenhar as nossas funções diárias.
Mas será que toda a tecnologia beneficiará o futuro da humanidade? Todos os anos são desenvolvidas e aplicadas novas tecnologias a incríveis ritmos e as mesmas têm, possibilitado respostas a um largo espetro de desafios da humanidade. Este ano assistimos a uma quantidade nunca antes de vista de inovação num curto espaço de tempo, como resposta à situação de saúde pública vivida.
Mas aplicar a tecnologia para o bem da humanidade apenas emergirá como um pilar se integrar a inteligência humana e as máquinas, com uma intenção clara de servir e chegar a grandes fações da humanidade, para um bem coletivo. Para isso é necessário ter em conta que, ao ritmo de inovações atual, nem toda a tecnologia é criada para beneficiar a humanidade.
- O que torna este período da história diferente prende-se precisamente com o ritmo de avanço tecnológico: a tendência humana continua a ser pensar de forma linear – quando projetamos as expectativas para daqui cinco anos, comparamos com as diferenças verificadas nos últimos cinco anos.
- E com a tecnologia a avançar de maneira exponencial serão as sociedades, leis e sistemas políticos que terão de se adaptar, para se certificarem que o investimento é guiado para aquelas que verdadeiramente ajudam a humanidade.
No entanto, perante um vasto oceano de possibilidades, quais são então as tecnologias com uma promessa de um futuro mais humano? 1. Inteligência Artificial e automatização Pode parecer contraditório, dado que a perceção pública é que a inteligência artificial tornará funções obsoletas, mas, “eliminar” empregos também permitirá a criação de novos e melhores empregos que substituirão os antigos.
Neste e noutros campos, o papel da inteligência artificial será complementar o humano, ajudando-o nas tarefas mais desafiantes. Adicionalmente IA pode ser aplicada a qualquer campo, o que torna esta aplicação versátil e transversal, seja em saúde, gadgets, entre outros. Isto facilita à criação ou implementação de tecnologia user-centric, que o utilizador ou o paciente precisam.
A termo de exemplo existem atualmente muitos companheiros de inteligência artificial que pretendem colmatar os desafios humanos, como por exemplo aparelhos de visão ou próteses inteligentes.2. Energias renováveis As tentativas de combater as alterações climáticas apenas pela via de redução de consumo de energia não-renovável, não resultarão numa abordagem suficiente a longo prazo para colmatar este problema.
- A verdade é que apenas uma combinação de energias renováveis e limpas poderá ser a resposta eficiente em termos de custos, tanto monetários quanto ambientais, a este desafio.
- Desde 1977 que o preço das células solares já baixou 99,5%, graças a avanços tecnológicos.
- Em pouco tempo, esta energia será financeiramente mais benéfica do que os combustíveis fósseis.3.
Tecnologia alimentar Para dar conta de um crescimento populacional desmesurado, serão necessárias tecnologias alimentares, que procurem obter os alimentos mais nutritivos e sustentáveis para uma grande quantidade de pessoas. Neste sentido, tanto as carnes de laboratório, como os alimentos geneticamente modificados e a agricultura vertical, trarão soluções para uma população futura, abundante e com pouco espaço habitável.
Assim, se soubermos identificar corretamente onde aplicar os nossos investimentos, a sociedade não só evoluirá como avançará com consciência e ética, unindo populações e eliminando divisões criadas pelo progresso. Para isto é importante que os governos saibam investir nas tecnologias de futuro, que apoiem os cidadãos a longo prazo, a par daquelas que têm de ter investimento, como é caso de todo o investimento tecnológico feito para combater a pandemia.
(*) Iberian Manager da OrCam Technologies
Ver resposta completa
You might be interested: Resumo De Artigo Cientifico Pronto?
Quais são as tecnologias mais comuns nos próximos dez anos?
ARTIGO DE OPINIÃO: O AVANÇO DA TECNOLOGIA ARTIGO DE OPINIÃO: O avanço da tecnologia Rania Al-Abdullah – rainha da Jordânia Árvores luminescentes plantadas nas calçadas para substituir lâmpadas de rua. Encanamentos de água que monitoram os próprios vazamentos.
- Braços biônicos comandados pela mente.
- Protetores bucais que detectam comoções cerebrais.
- Carros que dispensam motoristas.
- Essas são algumas tecnologias que se tornarão mais comuns nos próximos dez anos.
- E não há dúvida de que o ritmo das inovações deve acelerar vertiginosamente à medida que as mentes mais criativas do mundo procurem satisfazer as demandas do nosso apetite insaciável por avanços e um estilo de vida instantâneo, mais rápido, mais barato, mais fácil e melhor – independentemente do que “melhor” possa significar.
Mas quando refletimos sobre o que serão os próximos dez anos devemos nos perguntar: qual é o benefício oferecido por essas tecnologias se elas não podem ser compartilhadas e desfrutadas por todos – especialmente pelas pessoas ou nações que mais necessitam delas? Ou se a falta de segurança e estabilidade impede as pessoas de terem acesso? Em outras palavras, qual é o benefício do progresso tecnológico sem o progresso moral? Resposta: nada mais que uma ilusão de progresso.
- Neste exato momento na minha região, o Oriente Médio, homens são decapitados por bruxaria enquanto crianças são forçadas a assistir.
- Mulheres são escravizadas e abusadas por pertencer a “outra” religião.
- Cerca de 5 milhões de crianças não frequentam a escola, ignorantes quanto ao seu futuro e o futuro da sua região.
Em outros lugares, as cenas revoltantes em Ferguson e Baltimore nos lembram que embaixo da superfície – e muitas vezes acima dela – a injustiça e o preconceito estão em ebulição nos Estados Unidos. Vimos a intolerância religiosa se manifestar nos massacres do Quênia.
Ainda este ano, mil refugiados em busca de uma vida melhor morreram afogados, em parte por causa da indiferença da comunidade global quanto às suas aflições. Enquanto o progresso for exclusivo e não inclusivo, compartilhado por alguns e não por todos, veremos mais incidentes como esses. E veremos cada vez mais lobos solitários e grupos terroristas como Estado Islâmico, Al Shabad e Boko Haram alimentando o sentimento de injustiça das populações e buscando satisfação deturpada.
Para um progresso real e duradouro precisamos voltar atrás, ao que é essencial. Retornar às raízes de nossa humanidade e aos valores universais que nos ligam um ao outro. E temos de desejar avidamente e buscar incansavelmente esses valores como se fossem um novo smartphone, uma Fitbit ou um novo videogame.
Imagine o poder por trás do simples ato de conhecer outras pessoas diferentes de nós próprios – e nos comunicarmos com alguém de uma religião ou cultura diferentes da nossa. Como seria imensa a compreensão e a compaixão se nos colocássemos no lugar do outro. Amor de mãe Sou árabe e muçulmana, mãe de quatro filhos, mas vi com simpatia e aplaudi as ações de Toya Graham, uma mãe negra, quando ela arrancou seu filho dos tumultos em Baltimore e o obrigou a voltar para casa.
Sei que não fui a única. O amor de uma mãe é o mesmo em qualquer cultura, religião ou língua. Por acaso Toya é diferente de Ghada, de 40 anos, uma mãe síria de cinco meninas e dois meninos? Seu marido foi morto por um franco atirador, a casa de seus sogros foi saqueada e queimada, suas filhas ameaçadas de estupro e morte e com os serviços de segurança atrás, ela fugiu com seus filhos.
- No meio da noite, temendo que a luz da lua os delatasse, ela vagou por terrenos acidentados e montanhosos carregando o filho mais novo e o que podia de haveres, até alcançar a fronteira jordaniana.
- O amor de uma mãe é o mesmo em qualquer cultura, religião ou língua.
- É no momento que pensamos que “este poderia ser meu filho” que começamos a nos identificar com os outros e com as esperanças e temores recíprocos.
You might be interested: Pagamento De Dívida Prescrita Artigo?
É o impulso que nos leva a assumir a responsabilidade pelo bem-estar recíproco. Esta é a essência da cidadania global e do que significa viver num mundo interdependente: sermos capazes de depender um do outro. Mas, em algum lugar em nosso mundo que avança velozmente, repleto dos mais recentes gadgets que se tornaram supostos símbolos do “progresso”, um número demasiado de pessoas esquece os valores com base nos quais nossa família global é constituída.
Então, como resolver isso? Com um aplicativo chamado “Moralidade”, que clicamos diariamente para nos lembrarmos de ser honestos, amáveis e generosos? Ou com um “Valuebit” que colocamos em nosso pulso para contar os pontos de integridade, amor e perdão? Que tal parar, colocar de lado os dispositivos, olhar e ouvir nossos corações e nossas consciências? Nada de muita “conectividade”, somente nos conectarmos um com o outro.
E se este progresso moral avançar no mesmo ritmo do progresso tecnológico, este será, de fato, o real progresso. AL-ABDULLAH, Rania. O avanço da tecnologia. O Estado de S. Paulo, 10 maio 2015. Caderno Internacional, p. A14. Boxe complementar: FONTE: Reprodução/www.unicef.org/brazil/pt/br_kent_007.jpg Rania Al-Abdullah (1970) é rainha da Jordânia, país árabe situado na região do Oriente Médio, que faz fronteira com Síria, Israel, Arábia Saudita e Palestina.
- A rainha Rania é conhecida por trabalhos em que promove o desenvolvimento cultural e educacional de crianças e jovens.
- Por esses trabalhos, foi designada Defensora Eminente do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
- Já esteve no Brasil em visita oficial, quando pôde conhecer projetos educacionais desenvolvidos no nosso país para a promoção educacional de crianças.
Entendendo o texto 1. Em que veículo de comunicação o texto foi originalmente publicado? O texto de Rania Al-Abdullah foi publicado no jornal O Estado de S. Paulo.2. Quem seriam os leitores supostos desse texto? Os leitores do jornal O Estado de S. Paulo são, em geral, adultos, normalmente interessados em informar-se sobre questões e temas da atualidade.3.
- Que questão polêmica é discutida no texto de Rania Al-Abdullah? A questão polêmica está explícita: “qual é o benefício do progresso tecnológico sem o progresso moral?”.4.
- Você, como leitor desse texto, consegue posicionar-se em relação a essa questão polêmica? Concorda com a autora ou discorda dela? Por quê? Escreva essas ideias.
Resposta pessoal.5. Em que parágrafo do texto essa questão polêmica aparece pela primeira vez? No segundo parágrafo.6.Depois de argumentar sobre essa questão, Rania Al-Abdullah a retoma e conclui sua argumentação. Em que parágrafo isso ocorre? No último parágrafo.
Ver resposta completa
Qual a importância da tecnologia para a sociedade?
Por Fabio Rodriguez (*) A tecnologia tem o poder de fazer muitas coisas e mudar o mundo tem sido uma delas. Se em 1820 podíamos esperar viver em média menos de 35 anos, e menos de 20% da população sabia ler e escrever, atualmente a esperança de vida duplicou e mais de 80% das pessoas no mundo são alfabetizadas, um número que sobe em Portugal.
- Para qualquer observador, é fácil verificar que estes avanços se devem primariamente à tecnologia, ao início da revolução industrial e consecutiva transição para a era da informação.
- Atualmente, é estimado que 65% das crianças a entrar na escola primária hoje desempenharão funções que ainda não existem, uma indicação clara que será necessário reaplicar o conhecimento e tecnologia que temos às capacidades que impulsionarão o mundo do trabalho no futuro.
Mas, apesar dos ajustes necessários, é certo que somos privilegiados por viver numa altura em que a ciência e tecnologia nos podem assistir, tornando as nossas vidas mais fáceis e fazendo-nos repensar as maneiras de desempenhar as nossas funções diárias.
- Mas será que toda a tecnologia beneficiará o futuro da humanidade? Todos os anos são desenvolvidas e aplicadas novas tecnologias a incríveis ritmos e as mesmas têm, possibilitado respostas a um largo espetro de desafios da humanidade.
- Este ano assistimos a uma quantidade nunca antes de vista de inovação num curto espaço de tempo, como resposta à situação de saúde pública vivida.
You might be interested: Artigo Cientifico Sobre Exercicios Aerobicos?
Mas aplicar a tecnologia para o bem da humanidade apenas emergirá como um pilar se integrar a inteligência humana e as máquinas, com uma intenção clara de servir e chegar a grandes fações da humanidade, para um bem coletivo. Para isso é necessário ter em conta que, ao ritmo de inovações atual, nem toda a tecnologia é criada para beneficiar a humanidade.
- O que torna este período da história diferente prende-se precisamente com o ritmo de avanço tecnológico: a tendência humana continua a ser pensar de forma linear – quando projetamos as expectativas para daqui cinco anos, comparamos com as diferenças verificadas nos últimos cinco anos.
- E com a tecnologia a avançar de maneira exponencial serão as sociedades, leis e sistemas políticos que terão de se adaptar, para se certificarem que o investimento é guiado para aquelas que verdadeiramente ajudam a humanidade.
No entanto, perante um vasto oceano de possibilidades, quais são então as tecnologias com uma promessa de um futuro mais humano? 1. Inteligência Artificial e automatização Pode parecer contraditório, dado que a perceção pública é que a inteligência artificial tornará funções obsoletas, mas, “eliminar” empregos também permitirá a criação de novos e melhores empregos que substituirão os antigos.
Neste e noutros campos, o papel da inteligência artificial será complementar o humano, ajudando-o nas tarefas mais desafiantes. Adicionalmente IA pode ser aplicada a qualquer campo, o que torna esta aplicação versátil e transversal, seja em saúde, gadgets, entre outros. Isto facilita à criação ou implementação de tecnologia user-centric, que o utilizador ou o paciente precisam.
A termo de exemplo existem atualmente muitos companheiros de inteligência artificial que pretendem colmatar os desafios humanos, como por exemplo aparelhos de visão ou próteses inteligentes.2. Energias renováveis As tentativas de combater as alterações climáticas apenas pela via de redução de consumo de energia não-renovável, não resultarão numa abordagem suficiente a longo prazo para colmatar este problema.
A verdade é que apenas uma combinação de energias renováveis e limpas poderá ser a resposta eficiente em termos de custos, tanto monetários quanto ambientais, a este desafio. Desde 1977 que o preço das células solares já baixou 99,5%, graças a avanços tecnológicos. Em pouco tempo, esta energia será financeiramente mais benéfica do que os combustíveis fósseis.3.
Tecnologia alimentar Para dar conta de um crescimento populacional desmesurado, serão necessárias tecnologias alimentares, que procurem obter os alimentos mais nutritivos e sustentáveis para uma grande quantidade de pessoas. Neste sentido, tanto as carnes de laboratório, como os alimentos geneticamente modificados e a agricultura vertical, trarão soluções para uma população futura, abundante e com pouco espaço habitável.
Assim, se soubermos identificar corretamente onde aplicar os nossos investimentos, a sociedade não só evoluirá como avançará com consciência e ética, unindo populações e eliminando divisões criadas pelo progresso. Para isto é importante que os governos saibam investir nas tecnologias de futuro, que apoiem os cidadãos a longo prazo, a par daquelas que têm de ter investimento, como é caso de todo o investimento tecnológico feito para combater a pandemia.
(*) Iberian Manager da OrCam Technologies
Ver resposta completa
Por que as tecnologias modernas tornam a vida mais fácil e não complicada?
Um artigo fascinante faz você pensar sobre muitas coisas, mas ainda acredito que as tecnologias modernas tornam a vida mais fácil e não complicada. E o fato de que nem todos podem tornar sua vida mais fácil é apenas um sinal de que toda a população do planeta está se desenvolvendo em ritmos diferentes.
Ver resposta completa