Início » 22 Semanas Tamanho Do Bebe

22 Semanas Tamanho Do Bebe

Na 22ª semana da gestação, os olhos do bebê já estão bem formados, mas a íris, que dá cor aos olhos, continuará se desenvolvendo até o nascimento. As sobrancelhas já estão formadas e a visão está mais desenvolvida, permitindo ao bebê perceber melhor a luz e a escuridão, mesmo com as pálpebras ainda cobrindo os olhos.

Desenvolvimento do bebê – 22 semanas de gestação

Na 22ª semana de gestação, o desenvolvimento do bebê é marcado pelo desenvolvimento das papilas gustativas, que serão responsáveis pelo paladar do bebê depois do nascimento. O sistema límbico no cérebro responsável pelos sentimentos e emoções também está se desenvolvendo.

Nesta fase da gestação, o bebê já reconhece a luz e a escuridão, pois seus olhos já estão bem formados, apesar de ainda estarem cobertos pelas pálpebras.

Durante essa semana, a mulher pode sentir a barriga mais dura em alguns momentos do dia, devido à contração do útero preparando o corpo para o futuro parto. Além disso, a dor pélvica devido ao crescimento do útero e o inchaço nas pernas e nos pés e as veias dilatadas nas pernas podem continuar.

22 Semanas Tamanho Do Bebe

Desenvolvimento do bebê

Na 22ª semana da gestação, os olhos do bebê já estão bem formados, mas a íris, que dá cor aos olhos, continuará se desenvolvendo até o nascimento. As sobrancelhas já estão formadas e a visão está mais desenvolvida, permitindo ao bebê perceber melhor a luz e a escuridão, mesmo com as pálpebras ainda cobrindo os olhos.

O bebê está crescendo rapidamente e consumindo mais cálcio para um desenvolvimento saudável, especialmente dos ossos e dos dentes. As papilas gustativas do bebê também estão se desenvolvendo e a alimentação da mulher pode influenciar no paladar do bebê.

O cérebro continua a se desenvolver formando redes complexas de neurônios e o sistema límbico, responsável pelo controle das emoções e sentimentos, está em pleno desenvolvimento.

Nesta fase da gestação, bebê se movimenta cada vez mais e segura o cordão umbilical com mais força, pois tem o sentido do toque mais desenvolvido, e seus movimentos são cada vez mais sentidos pela mulher.

Tamanho e peso do bebê

O tamanho do bebê com 22 semanas de gestação é de cerca de 27,4 centímetros, medidos da cabeça aos pés, e cerca de 19,2 centímetros da cabeça ao bumbum, sendo equivalente ao tamanho de um mamão papaia. O peso do bebê nessa semana é cerca de 476 gramas.

Mudanças no corpo da mulher

Na 22ª semana de gravidez, o útero já ultrapassa a altura do umbigo e a dor pélvica pode continuar devido ao afrouxamento dos ligamentos e músculos da pelve, para acomodar o bebê em crescimento.

Além disso, podem ocorrer as contrações de Braxton-Hicks, também chamadas de contrações de treinamento, que são leves e consideradas normais, pois os músculos do útero podem se contrair e relaxar regularmente, fazendo com que a barriga fique mais dura em alguns momentos do dia, preparando o útero e os tecidos pélvicos para o futuro parto.

Nesta fase da gestação, devido ao aumento do útero, do peso corporal e do volume de sangue circulando no organismo, os sintomas de inchaço nas pernas e pés, e os pequenos vasos dilatados nas pernas podem continuar.

Cuidados durante a 22ª semana

Na 22ª semana da gestação, alguns cuidados são importantes para ajudar a aliviar os desconfortos que podem surgir como:

  • Dor pélvica: manter a boa postura, evitando ficar longos períodos em pé ou sentada e mudar de posição ao deitar podem ajudar a aliviar o desconforto. Além disso, fazer alongamentos leves e movimentos suaves, praticar ioga ou pilates, desde que liberados pelo médico, ajudam a fortalecer a musculatura para suportar as mudanças no corpo durante a gravidez. No entanto, se a dor não melhorar, ou se tiver febre, deve-se entrar em contato com o médico imediatamente;
  • Inchaço nas pernas e pés: sentar ou deitar com os pés para cima sempre que possível e tomar pelo menos 8 copos de água por dia, para manter o corpo hidratado e ajudar a melhorar a circulação sanguínea. Além disso, fazer exercícios físicos recomendados pelo médico ajudam a melhorar a circulação e diminuir o desconforto do inchaço. No entanto, se o inchaço não melhorar, começar de forma repentina ou apresentar inchaço nas mãos e no rosto, deve-se procurar ajuda médica imediatamente, pois pode ser sinal de pré-eclâmpsia. Saiba mais sobre pré-eclâmpsia e como é feito o tratamento.
  • Vasos sanguíneos dilatados nas pernas: movimentar sempre que possível, evitar ficar muito tempo na posição sentada ou deitada e não cruzar as pernas quando sentar, ajudam a melhorar a circulação sanguínea e prevenir o aparecimento dos vasos sanguíneos dilatados. Veja mais dicas de como evitar os vasos sanguíneos dilatados na gravidez;
  • Contrações de Braxton-Hicks: movimentar o corpo ou fazer exercícios físicos recomendados pelo médico ajudam a aliviar o desconforto das contrações. No entanto se a contração for forte, muito frequente ou acompanhada de outros sintomas como dor nas costas, sangramento vaginal ou corrimento líquido, deve-se procurar ajuda médica imediatamente, pois a mulher pode ter entrado em trabalho de parto. Saiba identificar os sinais de trabalho de parto.

É importante seguir as recomendações médicas, tomar os suplementos indicados pelo obstetra e fazer uma dieta saudável incluindo frutas, legumes e verduras frescos e alimentos ricos em cálcio como leite, iogurte ou brócolis, por exemplo, para o desenvolvimento dos dentes e ossos do bebê. Saiba mais sobre alimentação na gravidez.

Além disso, deve-se praticar atividades físicas liberadas pelo médico, como natação, hidroginástica ou caminhada, para fortalecer a musculatura e controlar o aumento do peso durante a gravidez.

Confirme em que mês da gravidez está inserindo aqui os seus dados:

22 Semanas de gestação: gravidez semana a semana

Promo Banner

O seu bebé tem agora o tamanho de uma manga e movimenta-se livremente no líquido amniótico. Todo este movimento é fundamental para o desenvolvimento dos ossos, músculos e articulações.

POR Luísa Lisboa

22 Semanas de gestação: gravidez semana a semana

  • Idade da gravidez: 22 semanas (6º mês do 2º trimestre)
  • Idade fetal: 20 semanas
  • 22 Semanas de gestação são 154 dias de gravidez
  • Comprimento do feto: 27,8 cm (medida da cabeça aos pés)
  • Peso do feto: 350 a 430 gr (aproximadamente)
  • Tamanho: manga

Como se desenvolve o seu bebé às 22 semanas de gestação?

O bebé ainda tem muito espaço livre no útero e muda de posição frequentemente. Até à 36ª semana, o seu médico não prestará grande atenção à posição que o bebé adota. A partir desta data, com a possibilidade do parto, a posição do bebé será observada com cuidado.

A pele do bebé ainda está muito enrugada e fina. Gradualmente, com o ganho de peso e acumulação de gordura, o corpo do bebé fica mais redondinho e cheio.

Nesta altura, é natural que já sinta o seu bebé a mexer-se. Habitualmente, os primeiros movimentos parecem um ligeiro vaivém e, nas semanas seguintes, os movimentos tornam-se mais vigorosos e pode senti-los se apoiar a mão sobre o seu abdómen.

Cerca das 28 semanas, deverá sentir o bebé a mexer pelo menos 10 vezes por dia. Se tiver alguma dificuldade em sentir os seus movimentos, deve contactar o seu médico.

Entretanto, o cérebro continua a desenvolver-se rapidamente. As glândulas sudoríparas, que regulam a temperatura corporal, distribuem-se pela superfície da pele.

Todos os órgãos principais funcionam (exceto os pulmões, que continuam a amadurecer até nascimento, momento em que começam a trabalhar. Até ao parto, o oxigénio é fornecido através do cordão umbilical e da placenta).

O que se passa no seu corpo às 22 semanas de gestação

Às 22 semanas de gestação, o seu útero posiciona-se cerca de 2 cm acima do umbigo e expande-se para além do limite da pélvis. O seu umbigo começa a desaparecer devido ao aumento da pressão exercida pelo bebé sobre a barriga. Depois do parto, voltará ao normal.

Esta é uma fase mais tranquila da gravidez. Os enjoos passaram, ou diminuíram, a barriga ainda não cresceu demasiado e os preparativos para a chegada do bebé são uma excelente forma de se dedicar ao bebé e preparar as boas vindas.

Se ainda não tomou algumas decisões como a decoração do quarto ou onde quer que o seu bebé nasça, talvez esteja na altura de preparar uma agenda para os próximos meses.

Preparar outro(s) filho(s) para a chegada do bebé

Se tem outros filhos, está na hora de os preparar para o nascimento do novo bebé. Agora que a sua barriga é visível, é natural que surjam perguntas. Explique-lhe o que se passa e deixe-o tocar a sua barriga e sentir o bebé.

Outra forma de incluir as suas crianças na chegada do novo bebé é envolvendo-as nos preparativos para a sua chegada como a organização do quarto ou a escolha do nome.

Naturalmente, o(s) irmão(s) mais velho(s) poderão sentir ciúmes porque vão partilhar a atenção dos pais com um novo bebé. É importante que lhe(s) diga que cada um tem o seu papel e que ambos são igualmente amados e desejados.

Viajar na gravidez

Se está a pensar viajar, há alguns cuidados que deve ter: fazer paragens para descansar, levar água engarrafada e algumas bolachas de água e sal. Durante a gravidez pode enjoar quando viaja de carro ou de comboio. Vá com tempo e prevenida.

Se viajar de avião ou de barco, não se esqueça de confirmar as condições da companhia para grávidas e eventual documentação que precise de levar consigo.

Onde deixar o bebé depois da licença de parentalidade?

Apesar de parecer muito cedo e que ainda têm muito tempo para decidir, está na hora de procurar o local onde vai deixar o bebé após a licença de parentalidade. Se a vossa opção for por um berçário / creche, é necessário fazer a inscrição com alguma antecedência para assegurar vaga.

Segundo os especialistas, quanto mais cedo o bebé entrar para a creche mais fácil será a sua adaptação. Isto porque, antes dos 8 meses, a ausência dos pais não é muito sentida pelo bebé e, por esse motivo, a ansiedade que sente por se afastar da mãe é menor.

Por volta dos 8 meses, o bebé desenvolve a chamada “angústia do 8º mês” ou “angústia da separação” que desperta sentimentos de insegurança, medo e abandono.

  • Ajudar o bebé a integrar-se na creche
  • Deixar a criança na creche

Medicação na gravidez

Uma vez que os princípios ativos dos medicamentos tomados pela mãe podem atravessar a placenta e expor o bebé aos seus efeitos adversos, a prescrição de qualquer medicamento durante a gravidez só deverá ocorrer quando os benefícios para a mãe sejam considerados superiores aos riscos para o feto.

Esta indicação também é válida para suplementos ou medicamentos elaborados à base de plantas. Assim, não deverá tomar qualquer fármaco sem prescrição médica.

avance para a semana seguinte ou consulte a anterior

Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.

Durante a gestação, o bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé. Lembre-se que cada bebé é único e tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento. As fases do desenvolvimento uterino aqui apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores às indicadas.

  • Com quantas semanas o bebé encaixa?
  • Como calcular a data provável para o parto?
  • Depilação para o parto: sim ou não?
  • 10 Alimentos que deve evitar na gravidez

22 semanas de gravidez: o desenvolvimento do bebê

Comprido como uma cenoura e com braços e pernas mais proporcionais, seu filho já mede, mais ou menos, 27,8 cm com 22 semanas de gravidez. Ele fica mais ativo dia após dia: chuta (você já deve sentir!), se espreguiça, agarra o cordão umbilical, chupa o polegar, aperta aos mãozinhas, move os pés… Uma festa!

Publicidade

22 semanas de gravidez: o desenvolvimento do bebê

O pâncreas, órgão fundamental para a produção de hormônios, vem se formando, assim como os primeiros dentes surgem sob a gengiva. A cada semana seu bebê ganha tecido adiposo, formando o corpinho macio que você vai carregar nos braços muito em breve!

22 semanas de gravidez: preparando a digestão

Enquanto cresce, seu filho prepara o organismo para a vida do lado de fora. Por enquanto, a única coisa que ele engole é o líquido amniótico, como uma forma de treinamento mesmo. Aos poucos, ele vai aprendendo – e o sistema digestivo também. Por enquanto, isso vai se acumulando no intestino e dá origem ao primeiro cocô, que ele deve fazer logo que nascer: o chamado mecônio. É uma substância pastosa e bem escura, semelhante a uma graxa. Depois, conforme o bebê for mamando, o cocô se transforma e ganha outra cor e outra consistência. Vá se acostumando porque falar de cocô será normal, depois que o seu filho nascer…

Publicidade

As papilas gustativas são minúsculas, mas já começam a funcionar. A essa altura, com 22 semanas de gravidez, o sabor do líquido amniótico pode ser influenciado por alguns alimentos ingeridos pela mãe. Por isso, essa é a hora certa para caprichar numa alimentação saudável e variada. Isso ajudará seu filho a aceitar e gostar de diferentes comidas na introdução alimentar – e na vida toda!

Seu corpo com 22 semanas de gravidez

A barriga está cada vez maior e mais evidente e, com isso, chegam os palpites – sobretudo os que você não pediu. Basta começar uma atividade simples, como faxina em casa, por exemplo, para ouvir que isso é perigoso e que você não deveria se esforçar. Vamos combinar que é uma boa desculpa, de vez em quando, não é? Mas os palpites, embora, na maioria das vezes, sejam excesso de carinho e preocupação, podem irritar. Principalmente porque os hormônios podem nos deixar com os nervos à flor da pele. Respire, relaxe e encha-se de informação para poder responder com propriedade. A princípio, grávida pode fazer faxina, sim, mas alguns tipos de esforços, como arrastar móveis pesados ou subir em escadas muito altas para limpar vidros, por exemplo, devem ser evitados em alguns períodos. Aqui tem uma matéria completa sobre o assunto.

Ah, e se você tem outras dúvidas sobre atividades que podem ou não ser praticadas durante a gestação, sem prejudicar sua saúde ou a saúde do seu bebê, não deixe de baixar o nosso livro, “Os 500 PODE e NÃO PODE da gravidez”. Lá, você encontra tudo – e mais um pouco!

Já escolheu o berço?

Como você já passou da metade da gestação, a realidade de estar com o bebê nos braços fica mais perto. É importante, ao menos, começar a pesquisar os itens mais pesados do enxoval, para organizar melhor o tempo e as finanças. Você já decidiu, por exemplo, se vai adquirir um berço? Mais do que pensar em um item bonito, para compor a decoração do quarto dos sonhos, é importante considerar alguns aspectos, como a rotina da família, o espaço disponível, o orçamento, se você vai querer que o bebê durma perto da sua cama ou não e mais. Para você não errar na escolha, preparamos um guia com todas as respostas sobre a escolha do berço do bebê. Veja aqui!

Quer saber mais? Assine a newsletter de BabyHome e receba toda semana mais dicas sobre como o seu bebê está se desenvolvendo. É rápido e grátis.

Categorias FAQ

Deixe um comentário